Melhores companhias aéreas da Europa, veja quais são e os motivos

Melhores companhias aéreas da Europa

Passagens Aéreas  / 

Geralmente quando a gente começa a pesquisar o destino da nossa próxima viagem, levamos em consideração os valores das passagens aéreas, se alguma promoção está acontecendo, a quantidade de milhas que temos e que eventualmente poderemos utilizar e descontar, porém a qualidade da companhia aérea costuma passar ao lado.

Obviamente que os preços costumam falar mais alto e são um dos principais fatores de decisão da compra das passagens, porém uma coisa muito importante a se fazer é pesquisar a qualidade do serviço prestados pelas companhias aéreas.

Alguns sites ajudam nessa tarefa e o Reclame Aqui, por exemplo, presta um excelente serviço de informação.

Melhores companhias aéreas da Europa

Neste texto vamos lhe ajudar a escolher a sua próxima passagem aérea e acredite, você vai levar em consideração a companhia aérea que você está entregando seu suado dinheirinho. Confira!

Veja também quais são os melhores destinos para visitar na Europa.

Conta Bancária Internacional sem custos

Com o cartão Borderless da Transferwise, você obtém seus próprios números de conta pessoal e códigos bancários do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Europa. Grátis e sem mensalidades!


Peça seu cartão, literalmente, em 5 minutos. Não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais:

ABRIR CONTA GRÁTIS »

Por que são as melhores?

Nós utilizamos o ranking da Skytrax, uma empresa de consultoria do Reino Unido que publica anualmente uma lista com as melhores companhias aéreas do mundo, como referência. A empresa aplica milhões de questionários e 320 empresas aéreas aparecem na publicação de 2017.

Veja abaixo alguns dos 49 tópicos que fazem parte do questionário e que são avaliados pelos passageiros.

  • Qualidade do site da companhia aérea;
  • Política de bagagem;
  • Tempo de espera no check-in;
  • Eficiência no embarque;
  • Serviços de transfer;
  • Qualidade da entrega da bagagem;
  • Conforto do assento;
  • Limpeza do avião (banheiro e cabine);
  • Habilidades linguisticas dos atendentes;
  • Qualidade das refeições.

Você pode conhecer toda a metodologia da pesquisa e outras informações (em Inglês).

Lista das 10 melhores companhias aéreas da Europa

Swiss Airlines
Agora você vai conhecer as 10 melhores companhias aéreas da Europa, confira.

  • British Airways: a companhia aérea do Reino Unido ocupa a décima posição da lista;
  • Aer Lingus: a empresa irlandesa com sede em Dublin aparece na nona colocação do ranking com as 10 melhores companhias aéreas da Europa;
  • Aegean Airlines: a companhia aérea grega está na oitava posição;
  • Norwegian: a norueguesa Norwegian está entre as sete melhores da Europa;
  • Finnair: a maior companhia aérea da Finlândia está na sexta colocação;
  • KLM: a KLM, com sede na Holanda, é administrada pela Air France e aparece na quinta posição;
  • Air France: a companhia aérea da França está na quarta colocação entre as melhores companhias aéreas da Europa;
  • Austrian: a austríaca Austrian Airlines é considerada a terceira melhor empresa aérea da Europa;
  • Swiss Air Lines: na vice-liderança do ranking da Skytrax aparece a empresa da Suíça;
  • Lufthansa: a campeã e considerada a melhor companhia aérea da Europa é a alemã Lufthansa. A empresa aérea ocupa o lugar de destaque no ranking.

Por que as pessoas amam essas companhias?

Pessoas de mais de 105 nacionalidades participaram da pesquisa e não receberam nada por isso. Também, de acordo com a Skytrax, foram 19,87 milhões de participantes e os formulários da pesquisa foi disponibilizado em inglês, espanhol e mandarim.

Ou seja, o banco de dados utilizados pela Skytrax é enorme e as companhias aéreas escolhidas e entendidas como as melhores foram as que melhor pontuação obtiveram nos 49 tópicos disponibilizados.

Importante ressaltar que a análise leva em consideração os serviços ainda em terra, no aeroporto, dentro do avião e de cabine.

Veja nossas dicas de ouro para planejar uma viagem para a Europa.

Vale a pena pagar mais caro e voar numa dessas?

Vale, mas claro que tudo vai depender da sua disponibilidade financeira porque os preços podem variar muito de companhia aérea para companhia aérea. É possível que um mesmo trecho tenha diferenças de mais de 1000%, então calma.

Obviamente que, como certa vez escreveu o gênio Luís de Camões, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. O que eu quero dizer com isso é que viajar sendo uma pessoa solteira e jovem é um tipo de viagem, viajar depois de casar e ter um, dois ou três filhos requer um outro tipo de serviço e embarcar depois de uma certa idade então, nem se fala.

Veja como é voar com companhias aéreas low cost na Europa.

Decida consoante as suas preferências

Pagar mais, em suma, significa ter serviços com mais qualidade e um atendimento diferenciado e as melhores companhias aéreas da Europa levam isso muito a sério. Portanto, a melhor companhia aérea depende da sua disponibilidade financeira, seu estado civil e da sua idade.

Se você achou esse artigo interessante, também pode ser útil consultar algumas dicas para comprar passagens aéreas promocionais.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.