A maioria das pessoas já enfrentou algum problema de voo alguma vez na vida, não conseguiu embarcar no avião, perdendo uma reunião importante ou teve dificuldades para chegar ao seu destino de férias por causa da companhia aérea. E a GIVT é uma empresa que ajuda o passageiro a conseguir seus direitos.
Quer saber mais sobre esta empresa? Então nos acompanhe neste artigo.

O que é a GIVT

A GIVT é uma plataforma de tecnologia criada na Suíça por profissionais experientes de várias especialidades, como: aviação, finanças, novas tecnologias e advocacia.
A empresa trabalha de uma forma rápida, em defesa do cliente para conquistar direitos em relação a desentendimentos com companhias aéreas por toda a Europa (British Airways, Lufthansa, WizzAir, EasyJet e outras).
A negociação com a companhia área pode ser complicada, principalmente se ela for feita por conta própria. E muitos passageiros não estão cientes dos seus direitos e não sabem como usá-los a seu favor. Por isso, a GIVT visa cuidar de seus problemas de voo, para que você não precise se preocupar com isso, conseguindo sua compensação financeira por voos atrasados, cancelados ou negados.
Veja quais são as melhores companhias aéreas da Europa.

Diferenciais da GIVT

O site da GIVT apresenta alguns motivos pelos quais escolher a empresa para lutar pelos seus direitos:

  • O procedimento de verificação se o passageiro tem direito à compensação demora apenas alguns minutos;
  • Há grande possibilidade de sucesso;
  • A empresa afirma possuir vasta experiência comprovada por milhares de casos de sucesso;
  • A reclamação é verificada de forma gratuita, sem riscos.

Ainda segundo a empresa, o processo pode ser demorado ao reivindicar seus direitos por meio de um advogado e é difícil estimar a probabilidade de sucesso. Além disso, o passageiro pode ter que desembolsar um valor elevado e os riscos são partilhados.
Caso o passageiro busque sozinho seus direitos, sua probabilidade de sucesso é menor, ele precisa ter conhecimentos jurídicos para aumentar suas chances de conseguir compensação e todos os custos e riscos devem ser suportados por ele mesmo.

Passo a passo para usar a GIVT

Acesse o site da GIVT. São três passos para reclamar a sua compensação por um problema de voo.
givt site usar

  1. Insira os dados do seu voo: preencha o formulário, de acordo com o problema ocorrido em seu voo;
  2. A GIVT trata de todo o resto, mantendo você informado sobre o progresso do caso;
  3. A GIVT efetua o pagamento da sua compensação. Em caso de sucesso, é cobrado 29% incluindo IVA (mais 20% em caso de procedimentos legais). Se o caso não tiver sucesso, não é cobrada comissão.

Indenizações que os passageiros conseguem

As indenizações podem variar de acordo com o problema ocorrido no seu voo. Mas, segundo o site da empresa, a indenização pode ser de até 600€ (pouco mais de R$ 2.500, de acordo com a cotação de julho de 2019).
Quando a viagem é feita em grupo ou em família, a indenização total pode ser maior. O site da empresa mostra alguns casos de sucesso de pessoas de diferentes países que conseguiram indenizações.

A GIVT é confiável?

Não sabemos responder com convicção a essa pergunta, pois, a GIVT não aparece em nenhum portal de queixas pesquisado, como Reclame Aqui, Trustpilot, Portal da Queixa, Facebook, entre outros.
No entanto, o site oferece conexão segura e todas as suas informações são preservadas.

Alternativas à GIVT

A GIVT não é a única empresa que atua em defesa do consumidor por problemas de voo, na verdade, há várias empresas nesse segmento.  Dentre elas, a Liberfly e a Airhelp trabalham com voos nacionais e internacionais. As demais apenas com voos que passem pela União Europeia. Se você quiser conhecer mais opções e conhecer empresas com reputação de mercado e com os clientes, visite os sites abaixo:

Aqui no Euro Dicas nós já escrevemos a nossa avaliação da Liberfly, verifique aqui se vale a pena utilizá-la.

Reviews de utilizadores e plataformas

Como a GIVT não aparece em nenhum site de queixas e plataforma pesquisados, conseguimos visualizar apenas reviews de utilizadores (histórias de sucesso de clientes) que constam no site da própria empresa.
givt review
Entretanto, não podemos afirmar que vale a pena sem a opinião isenta dos consumidores sobre a empresa. Por isso, recomendamos que os nossos leitores recorram às demais alternativas citadas acima para conseguir seus direitos com as companhias aéreas. Mas, se você deseja saber mais sobre a GIVT, prossiga com a leitura.

GIVT: como funciona em caso de atraso ou cancelamento

Veja como funciona o processo em caso de atraso ou cancelamento de voo.

Atraso de voo

Caso seu voo atrase por pelo menos três horas, você pode ter direito à compensação. Neste caso, deve tomar as seguintes medidas:

  • Guardar seus documentos de viagem: cartão de embarque, bilhete do voo ou uma confirmação de reserva;
  • Buscar obter informações detalhadas sobre os motivos do atraso;
  • Solicitar refeições e bebidas: isto não limita seu direito à compensação;
  • Não aceitar ou assinar nenhum acordo, por exemplo, dinheiro ou vouchers de voo, sob pena de abstrair do seu direito à compensação;
  • Pedir alojamento em um quarto de hotel, caso o tempo de espera exigir que passe a noite no aeroporto;
  • Caso seu voo esteja atrasado por 5 horas ou mais, você deve solicitar um reembolso do preço do bilhete ou um voo alternativo;
  • Manter os recibos e as faturas da compra de refeições e bebidas, exceto que estes tenham sido disponibilizados pela companhia aérea;
  • Compartilhe informações de contato com outros passageiros que possam também ter direito à compensação.

Cancelamento de voo

Você deve se atentar ao seguinte: o direito à compensação por um voo cancelado é aplicado caso a companhia aérea o tiver informado sobre o cancelamento:

  • Entre 13 a 7 dias antes da data prevista, caso a companhia aérea tenha disponibilizado transporte alternativo que partisse mais de 2 horas antes da hora de partida prevista e/ou chegasse ao destino mais de 4 horas depois da hora prevista de chegada;
  • Menos de 7 dias antes da data prevista (incluindo se o passageiro já estiver no aeroporto), caso a companhia aérea tenha disponibilizado transporte alternativo que partisse mais de 1 hora antes da hora de partida prevista e/ou chegasse ao destino mais de 2 horas depois da hora prevista de chegada.

Não tem direito a compensação no caso de a companhia aérea o informar sobre o voo cancelado, no mínimo, duas semanas antes do voo previsto.
Para estar apto a correr a atrás de indenização, você deve fazer os procedimentos a seguir:

  • Conservar seus documentos de viagem: cartão de embarque, bilhete do voo ou uma confirmação de reserva;
  • Buscar obter informações detalhadas sobre os motivos do cancelamento;
  • A companhia aérea deve lhe oferecer um voo alternativo. Caso chegue com atraso ao seu destino, tem também direito à compensação;
  • Solicite alojamento em hotel, caso seu voo alternativo tenha partida planejada para o dia seguinte;
  • Não aceitar nem assinar nenhum acordo com a cia aérea. Ao aceitar voluntariamente vouchers de voo, milhas ou dinheiro, poderá abdicar do seu direito à compensação;
  • Manter os recibos e as faturas de tudo o que precisar comprar, incluindo refeições e bebidas;
  • Caso a companhia aérea tenha passado a sua reserva para uma classe inferior daquela para a qual o bilhete tinha sido adquirido (downgrade), você tem direito à compensação, mesmo que o voo não sofra atrasos.

É válido destacar que a companhia aérea não é obrigada a indenizar em casos de atrasos ou cancelamento de voo por causa de:

  • Más condições atmosféricas;
  • Instabilidade política no país onde ocorre o voo;
  • Riscos de segurança;
  • Greves de controladores de tráfego aéreo.

Saiba tudo sobre os direitos dos passageiros no site do GIVT.

Como funciona no Brasil e na Europa (incluindo Portugal)

O montante máximo de compensação pela GIVT é de 600€. No entanto, é importante se atentar se o seu voo com problemas for qualificado para compensação, o seu valor dependerá dos seguintes fatores:

  1. Distância;
  • 250€ para voos até 1.500 km;
  • 400€ para todos os voos com mais de 1500 km dentro da União Europeia e para os voos restantes entre 1.500 e 3.500 km;
  • 600€ para todos os voos restantes de mais de 3.500 km.
  1. Companhia aérea que estava operando o voo e em que área:
  • Rota de voo fora da União Europeia – companhia aérea registrada na UE e companhia aérea não registrada na UE: não tem direito à compensação;
  • Rota de voo com partida de país fora do território da UE e chegada a um país no território da UE – companhia aérea registrada na UE: tem direito à compensação, – e se for a companhia aérea não registrada na UE: não tem direito à compensação;
  • Rota de voo com partida de país no território da UE e chegada a um país no território fora da UE – companhia aérea registrada na UE e companhia aérea não registrada na UE: tem direito à compensação;
  • Rota de voo dentro do território da UE – companhia aérea registrada na UE e companhia aérea não registrada na UE: tem direito à compensação.
  1. Tempo de atraso ou cancelamento:
  • Atraso: você tem direito à compensação somente quando o tempo de atraso seja de, no mínimo, três horas para todos os casos mencionados;
  • Cancelamento: se a companhia aérea anunciar o cancelamento, no mínimo, 14 dias antes da data de partida planejada.

Como obter compensação por um voo atrasado

O passageiro deve apresentar à companhia aérea a reclamação de compensação por um voo atrasado (com base, na prática da companhia aérea: por escrito, por e-mail ou através do formulário existente no site do transportador) ou por meio de uma empresa especializada em obtenção de compensação (como a GIVT).
Os documentos necessários para apresentar a queixa são:

  • Confirmação de reserva;
  • Bilhete de avião;
  • Cartão de embarque.

Voo cancelado ou atrasado? Conheça seus direitos e saiba o que fazer.
Veja também nossa avaliação da Flightright e da Skycop e veja se vale a pena utilizar essas empresas.