Toda viagem envolve uma série de coisas: expectativas, ansiedade, compromissos e muito planejamento. Ao comprar as suas passagens, tudo o que você menos espera é que imprevistos aconteçam e que o seu voo seja impedido. Infelizmente, esses problemas são mais comuns do que se pode imaginar, e por isso empresas como a Flightright são tão necessárias no mercado.

Essas empresas garantem que, caso você tenha algum problema com o seu voo, receba as devidas indenizações e direitos. Muitas vezes, ir atrás dos seus direitos é difícil, burocrático e complicado demais. Se você conta com empresas que garantem os seus direitos, entretanto, esse caminho é muito encurtado.

Neste artigo, conheça a Flightright e veja como funcionam os serviços. Saiba também se a empresa é confiável, como as indenizações são dadas e descubra se vale ou não a pena acionar os serviços. Boa leitura!

O que é a Flightright?

A Flightright é uma empresa que oferece assistência jurídica online para passageiros aéreos que tiveram problemas com os seus voos, mediando a relação desses clientes com a justiça.

Essa relação costuma ser difícil e burocrática, e empresas como a Flightright prometem simplificar esse processo e encurtar a ponte entre os passageiros e os seus direitos. Fundada em 2010, a empresa garante uma taxa de sucesso de 99% nos casos, além de já ter recuperado mais de 350 milhões de euros dos clientes.

Além dessa alta taxa de casos vencidos, a Flightright já foi reconhecida por inúmeros veículos de comunicação, como o El Mundo e o El País, jornais mundialmente conhecidos.

A empresa possui uma base de dados sobre eventos que podem prejudicar voos diariamente atualizada. Dentre esses eventos, estão os climáticos, greves e engarrafamentos de vias aéreas, por exemplo. Através dessa base de dados, a empresa consegue reconhecer automaticamente quando os direitos dos passageiros aéreos, facilitando ainda mais o processo.

Como funciona a Flightright?

Ao acessar o site da Flightright , você deve usar a calculadora online para saber qual é a compensação pelo dano sofrido por você, tudo conforme as leis da União Europeia. Você pode solicitar os seus direitos em 3 passos simples.

1. Preenchimento do formulário

Na página inicial, selecione qual foi o problema do seu voo: voo cancelado ou remarcado, voo atrasado ou outros. Em seguida, insira o aeroporto de partida e o aeroporto de destino do seu voo. Você também deve inserir a data do ocorrido. Informe se houve voo de conexão e o número do voo.

Após inserir todas as informações, anexe todos os documentos comprobatórios que você tiver: cartões de embarque e desembarque, comprovantes dados pela companhia aérea e qualquer outro documento que você possuir;

2. Envio de documentos e contato

Após enviar esses documentos, basta esperar a equipe de especialistas da empresa analisar e autorizar o seu caso. Nesse momento, eles irão entrar em contato com a companhia aérea por você, reivindicando os seus direitos. Por fim, basta esperar a Flightright entrar em contato com você, informando sobre o sucesso ou não do caso.

3. Indenização

O último e mais simples passo de todos é: receba a sua indenização por atraso de voo, cancelamento, atraso ou qualquer outro problema que você tenha tido.

Vale lembrar que você pode acompanhar o status do seu caso no site oficial, e que você também receberá atualizações constantes por e-mail. Se você ganhar o caso, o dinheiro é transferido para você, e é subtraída uma taxa de sucesso.

Voos cancelados podem ser reivindicados na plataforma Flightright
Para saber se a Flightright vale a pena, você precisa saber se ela atende ao problema que você sofreu.

Se a companhia fizer o reembolso em até 7 dias, a Flighright não cobra a taxa. Após os 7 dias, a taxa é entre 14% e 28% do valor reembolsado + taxa IVA. No caso de pagamentos de compensação, a taxa de sucesso é um pouco maior: entre 20% e 30%, mais a taxa IVA.

Reclamações que podem ser feitas na plataforma

Na plataforma, você pode solicitar os serviços em casos de:

  • Cancelamento de voo;
  • Remarcação de voo;
  • Atraso de voo;
  • Overbooking;
  • Perda de escala.

Independente do caso, é muito importante que você tenha todos os comprovantes referentes ao ocorrido. Cartões de embarque e desembarque, comprovantes de compromissos perdidos, comprovantes dados pela companhia aérea e qualquer outro comprovante que você tiver em mãos.

Todos eles são muito úteis para facilitar ainda mais o processo de indenização.

Pagamento de indenizações e reembolsos

Quando um voo é cancelado, atrasado, sofre overbooking ou quando você perde (por culpa da companhia aérea) um voo de conexão, você certamente sofre danos e estresse por isso. Nesses casos, quando você é afetado(a), tem direito a uma indenização.

Pense na indenização como uma “recompensa” pelo incômodo que você sofreu. É importante lembrar que, para receber a indenização através da Flightrigt, o seu voo deve estar incluso no Regulamento Europeu de Passageiros. Segundo o regulamento europeu, você pode ter direito a até 600 euros de indenização, a depender do tipo e gravidade do problema enfrentado.

O caso do reembolso é um pouco diferente. A companhia aérea deve devolver o dinheiro da passagem se o seu voo for cancelado e não substituído, ou se atrasar por muito tempo. Portanto, o reembolso é um direito seu, enquanto a indenização é uma recompensa. É justamente por isso que, em alguns casos, você pode receber tanto o reembolso quanto uma indenização, caso sofra danos muito significativos pelo ocorrido com o seu voo.

A Flightright é confiável?

Sim, é confiável. A Flightright é uma empresa estrangeira e por isso é avaliada através da plataforma internacional Trustpilot.

A Flightright no Trustpilot possui nota 3.9 (de um total de 5), o que a classifica como uma empresa confiável e de qualidade.

Ela é verificada na plataforma e já recebeu um pouco mais de mil avaliações. Dessas avaliações, 77% dos clientes (aproximadamente mil pessoas) a classificaram como 5 estrelas, número considerado bastante alto. Essas informações foram verificadas no site no dia 07 de janeiro de 2023.

Alternativas à Flightright

É sempre bom ter mais de uma opção na hora de ir atrás dos seus direitos. Por isso, é interessante saber que existem outras empresas que prestam esse tipo de serviço e que também podem te ajudar. A Flightright é uma empresa estrangeira, que atende os clientes em alemão, inglês, francês e alguns outros idiomas, mas o português não está entre eles.

Por isso, se você prefere buscar ajuda através de empresas que falam o seu idioma, há a AirHelp, a Liberfly e a Resolvvi. Todas também garantem resolver problemas com voos atrasados, cancelados, overbooking, perda de conexão e outras questões relacionadas a voo. Dentre todas, a nossa recomendação é a AirHelp.  Nós já utilizamos o serviço e conseguimos uma indenização de forma rápida e segura. Ou seja, não faltam opções que te aproximam dos seus direitos caso seja necessário.

Quer saber o que fazer em caso de extravio de bagagem? Saiba aqui!

Vale a pena acionar seus direitos de passageiro pela Flightright?

Vale, sim!

A Flightright é uma empresa confiável e muito bem avaliada, além de ter uma excelente taxa de sucesso nos casos. Além disso, é fácil utilizar o site e enviar as informações do seu voo, tanto no inglês quanto através da tradução automática do navegador de internet.

Além disso, a taxa de sucesso da empresa é mais baixa que as demais apresentadas acima. A taxa da Liberfly é de 30% do valor da sua indenização, enquanto as taxas da Resolvvi e da AirHelp são de 35%. A taxa de serviço da Flighthight pode ser bem menor, já que varia dos 20% aos 30%.

Somado a isso, na Flightright, você não paga a taxa se o problema for resolvido em até 7 dias, o que diferencia essa empresa das demais. Por todos esses benefícios, sim, vale a pena acionar os seus direitos através da empresa. E o mais importante de tudo: se você teve problemas com o seu voo, não deixe de ir atrás de indenização ou de reembolso em hipótese alguma. Boa sorte!