O que é a União Europeia, como funciona e vantagens para os membros

O que é a União Europeia

Europa  / 

Se você não faltava das aulas de História e Geografia na escola sabe minimamente sobre do que se trata a União Europeia. Com a recente saída do Reino Unido o bloco econômico e político ficou em evidência e levantou questões importantes na mídia, como a necessidade de sua existência e quais as reais vantagens para os países participantes.

O maior e mais antigo bloco do mundo é uma união de vários países europeus com regras políticas, econômicas e sociais integradas e iguais. Inicialmente, o objetivo era incentivar a cooperação econômica entre os países membros, o que reduziria os riscos de conflitos pois eles seriam economicamente dependentes entre si.

Sua criação se deu logo após a Segunda Guerra Mundial.

Países da União Europeia

Membros da União Europeia
O bloco da União Europeia é constituído por 28 países:

Saiba quais são as cidades mais baratas para viver na União Europeia.

Saída do Reino Unido da UE

Um referendo votado em 23 de junho de 2016 resultou na saída do Reino Unido da União Europeia, em um processo conhecido como Brexit (abreviação das palavras Britain e Exit). A votação foi apertada, mas a saída do bloco venceu por 51,9% dos votos válidos.

Motivos para a decisão

As contestações ao modelo político e econômico adotado pelo bloco, bem como a recusa do país em entrar na zona do Euro, foram os principais motivos para a decisão, até então inédita, já que nenhum outro país havia pedido para sair da União Europeia até então.

A saída definitiva acontece após dois anos, pois é preciso entrar em acordo com os outros 27 países.

Por que a União Europeia existe

Em 1958 foi criada a Comunidade Econômica Europeia (CEE) constituída por Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.

O fim da Segunda Guerra Mundial fez com que esses países buscassem cooperação mútua e por meio do Tratado de Roma o bloco, também chamado de Europa dos Seis, tinha como principal objetivo fechar acordos e integrar a produção siderúrgica dos países, o que beneficiaria a todos financeira, poítica e socialmente.

Essa integração tornaria os países mais fortes e desenvolvidos e impediria o surgimento de conflitos que pudessem provocar guerras, conforme o que aconteceu antes com a Primeira e Segunda guerras mundiais.

A União Europeia não deve ser confundida com o espaço Schengen. Saiba mais sobre o espaço Schengen e entenda as diferenças.

As missões da União Europeia no século 21 são

  • Manter e consolidar a paz entre os países membros;
  • Aproximar os países europeus por meio da cooperação operacional;
  • Preservar os valores, identidades e diversidade europeus;
  • Garantir a segurança dos cidadãos europeus;
  • Promover a solidariedade econômica e social.

Quais as vantagens para os países da União Europeia

Além de proporcionar o crescimento econômico e político integrado, os países que participam da União Europeia têm acesso aos benefícios do bloco, sendo os principais:

Mercado único

Também chamado de mercado interno, esse é principal motor da economia europeia, pois permite a livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas entre os países membros. Isso contribuiu, ao longo dos anos, para melhorar o nível de vida dos europeus.

Moeda única

Moeda única da União Europeia
O euro é uma das principais moedas mundiais, e embora nem todos os países membros a utilizem facilita o comércio entre os Estados e torna o mercado único mais eficiente.

Você pode conferir o que escrevemos sobre qual moeda levar para a Europa. Veja ainda a cotação do Euro.

Ajuda humanitária e direitos humanos

A União Europeia recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2012 pelos seus esforços em prol da paz, reconciliação, democracia e direitos humanos no continente europeu.

O bloco presta ajuda a mais de 120 milhões de pessoas todos os anos e criou mecanismos de proteção civil para fornecer ajuda humanitária rapidamente, além de promover os direitos das mulheres, crianças e minorias, velar pelo respeito aos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais e exigir o respeito aos direitos humanos ao fechar acordos comerciais e de cooperação com outros país.

Se você planeja viajar para a Europa, saiba que é obrigatório ter um seguro de viagem para a Europa.

Transparência das instituições

Os cidadãos são representados, ao nível da União, no Parlamento Europeu, que é eleito diretamente a cada cinco anos, enquanto os países são representados pelo Conselho Europeu, que define a direção e prioridade das políticas da União Europeia, e pela Comissão Europeia, que define as legislações.

Quais as vantagens para as pessoas que vivem na União Europeia

Quem vive nos países membros da União Europeia tem livre acesso a todos os Estados do bloco. Isso significa que não é necessário passaporte ou visto para visitar, trabalhar ou morar em outros países, o que aumenta as possibilidades de intercâmbio, aprendizado, especialização e conhecimento entre os cidadão de diversos países.

Quem fundou a União Europeia?

O Tratado de Maastricht, assinado em 1992, deu início à União Europeia, visando a integração e cooperação econômica entre os países membros. Hoje, o bloco tem como base os tratados aprovados de forma voluntária e democrática pelos países que o constituem.

Conheça a bandeira da União Europeia

Bandeira da União Europeia
O principal símbolo da União Europeia – e também o mais conhecido – é a bandeira, que é constituída por 12 estrelas douradas dispostas em um círculo por cima de um fundo azul. Por trás desses símbolos está a ideia de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos europeus.

Veja ainda como planejar uma viagem para a Europa.

COMPARTILHE

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.