14 países mais seguros para mulheres na Europa: conheça o ranking

De acordo com um ranking feito pela US News & World Report, os países mais seguros para mulheres na Europa também estão entre os países mais seguros do mundo, sendo que a Dinamarca ficou com o primeiro lugar geral em 2020.  Saiba quais são os demais países e porque eles ganharam essas posições no artigo.

Tudo sobre os países mais seguros para mulheres na Europa

O ranking da US News & World Report é baseado nas respostas de quase 9.800 mulheres, que preencheram pesquisas para as classificações dos Melhores Países de 2020. A classificação com foco nas mulheres é derivada de uma compilação de cinco atributos do país, que são igualmente ponderados:

  • Cuidado com os direitos humanos;
  • Igualdade de gênero;
  • Igualdade de renda;
  • Progresso;
  • Segurança.

Já é comum que os países do norte da Europa fiquem entre os melhores para viver no mundo, sendo elogiados em vários fatores, que vão desde serviços públicos até inclusão social. O estudo mostra que os mesmos países pontuam muito bem em cuidados com os idosos e mulheres. Portanto, não é surpresa que os escandinavos dominaram a lista de 2020 dos países mais seguros para mulheres na Europa.

A Dinamarca já tinha ficado com o primeiro lugar em 2018 e em 2019, e o pódio do ranking ficou com a Suécia. Mas os quatro primeiros lugares da classificação ainda são dos países europeus, com Suécia, Holanda e Noruega vindo logo em seguida da Dinamarca.
Confira neste artigo, quais são os 14 países mais seguros para mulheres na Europa e veja quais são os fatores que os classificam bem no ranking.

14 países mais seguros para mulheres na Europa

Mulheres que viajam sozinhas vivenciam um misto de liberdade e independência com o medo do assédio, do desrespeito e até da morte. A boa notícia é que os países mais seguros para mulheres concentram-se principalmente no continente europeu e estão no itinerário de milhares de mochileiras e turistas em todo o mundo.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Confira o ranking e conheça quais são os países mais seguros para mulheres na Europa abaixo.

1. Dinamarca

Origem dos antigos vikings, a Dinamarca está localizada ao norte da Europa e é o menor dos países escandinavos. Com território banhado pelo oceano Atlântico e fronteira com a Alemanha ao sul, o país possui um dos mais altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e um sistema de previdência social muito eficiente.

Dinamarca é um dos países mais seguros para mulheres na Europa

A Dinamarca voltou para o primeiro lugar dos países mais seguros para mulheres na Europa e no mundo em 2020, título que ocupou pela última vez em 2018. Sua pontuação em igualdade de gênero foi de 9,6, segurança 9,8, igualdade de renda 9,2, progresso 7,9 e direitos humanos 9,8.

2. Suécia

Localizada na península Escandinávia, no norte da Europa, a Suécia é banhada pelo Mar do Norte e Mar Báltico. Ela faz fronteira a oeste com a Noruega e a nordeste com a Finlândia. O país possui 450 mil km² de área, sendo o terceiro em território na União Europeia. Porém, sua população é de apenas 10,2 milhões de habitantes, tendo baixa densidade geográfica.

A Suécia se destaca quando falamos de economia e também é um dos países com uma das menores desigualdades de gênero no mundo. Entre os países mais seguros para mulheres na Europa e no mundo, a Suécia estava no topo em 2019, mas caiu para o segundo lugar em 2020. Porém, a igualdade de gênero e os direitos humanos subiram para 10. A segurança é de 9,4.

3. Holanda

Os Países Baixos, também chamados de Holanda, estão situados na periferia da Europa Ocidental e possuem uma planície costeira com moinhos de vento característicos do seu desenvolvimento em torno da água. No país, percorrem três grande rios europeus, o Reno, o Mosa e o Escalda, que também passam pelos vizinhos Alemanha e Bélgica e chegam até os movimentados portos holandeses.

Com uma das economias mais fortes da Europa e um PIB considerável, a Holanda é conhecida como um excelente país para se viver. No ranking de países mais seguros para mulheres na Europa e no mundo em 2020, a Holanda ficou com o terceiro lugar, subindo duas posições em relação à 2019. Os direitos humanos foram 10, enquanto a igualdade de renda saltou para 8,1 em 2020, de 6,9 ​​em 2019.

4. Noruega

O Reino da Noruega é o país mais ocidental da península escandinava, formado especialmente por terrenos montanhosos. A maior parte da população norueguesa vive no sul do país, ao redor da sua capital Oslo, que é uma cidade repleta de áreas verdes e museus. A costa da Noruega possui milhares de quilômetros de fiordes e baías, onde desenvolveu-se uma cultura marítima no país, herança de toda a era Viking.

Muito forte economicamente,o país possui baixa taxa de criminalidade e foi considerado o sétimo mais seguro do mundo em um ranking mundial divulgado pelo jornal britânico The Telegraph. A Noruega ficou com o quarto lugar no ranking de países mais seguros para mulheres na Europa e no mundo em 2020. O país teve um 10 perfeito para igualdade de renda. A segurança também era quase perfeita, com pontuação de 9,8, e a igualdade de gênero foi de 8,8.

5. Finlândia

A Finlândia é um país localizado no norte da Europa, que faz fronteira com a Suécia, Noruega e Rússia. Sua capital é Helsinque, que ocupa uma península e ilhas vizinhas do Mar Báltico. O país é moderno e oferece uma excelente qualidade de vida com bem planejadas e confortáveis vilas e cidades, além de vastas áreas de natureza intocada.

A Finlândia, que possui um governo liderado atualmente por mulheres, fica com o quinto lugar dos países mais seguros para mulheres na Europa em 2020 e sexto lugar nos países mais seguros do mundo. A igualdade de renda foi relativamente alta com 8,1, embora tenha diminuído em relação aos 9,6 de 2019.

6. Suíça

Localizada na Europa Central, a Suíça é um país montanhoso, com muito lagos, vilas e elevados picos dos Alpes. Conhecida por suas estações de esqui e trilhas, a Suíça é um país pequeno. Trata-se de um dos países mais ricos do mundo e conhecido por sua neutralidade. Os setores bancários e financeiros são essenciais para sua economia e seus chocolates e relógios são famosos em todo o mundo.

Lago Riffelsee na Suíça

No ranking dos países mais seguros para mulheres na Europa em 2020, a Suíça fica com o sexto lugar e na classificação mundial fica com o sétimo. O país manteve sua posição de 2019. Sua segurança foi considerada perfeita com nota 10, e os direitos humanos também foram elevados, com 9,3.

7. Áustria

Localizada na Europa Central, a Áustria é um país que possui o alemão como língua, repleto de aldeias nas montanhas, com arquitetura barroca, história imperial e um relevo bastante acidentado. Sua capital é Viena, que é cortada pelo Rio Danúbio e abriga os palácios Schönbrunn e Hofburg. A Áustria possui uma democracia parlamentar muito rica culturalmente e de alta renda, além de ser sede de diversas organizações internacionais importantes.

No ranking dos países mais seguros para mulheres na Europa em 2020, a Áustria fica com o sétimo lugar e na classificação mundial fica com o décimo. A Áustria não foi classificada em 2019, mas este ano teve uma pontuação especialmente alta em segurança, com 9,3, e direitos humanos, com 8,5.

8. Alemanha

A Alemanha é o país mais populoso da União Europeia e tem uma das economias mais fortes do mundo. Desde a reunificação, o seu papel na comunidade internacional cresce de forma contínua. A Alemanha fica na Europa Central e faz fronteira com nove nações. Sua paisagem é diversa e possui desde planícies no norte, que alcançam os mares do Norte e Báltico, até os Alpes da Baviera no sul.

Em relação à 2019, o país caiu uma posição entre os mais seguros para mulheres na Europa, indo de 9,8 em 2019 para 8,9 em 2020. Porém, ainda fica com o oitavo lugar na Europa e 11º no mundo.

9. Luxemburgo

Luxemburgo é rodeado por Bélgica, França e Alemanha e é considerado um dos menores países do mundo. Além disso, é o segundo país mais rico, vindo logo em seguida do Catar. Trata-se de uma nação rural em sua maior parte, com florestas densas e desfiladeiros rochosos. Seus castelos e igrejas pontilham as suas colinas e florestas. Luxemburgo é uma terra de duques e duquesas, que parece ter saído de um conto de fadas. Membro da União Europeia, é um centro financeiro muito importante atualmente.

No ranking dos países mais seguros para mulheres na Europa em 2020, o país fica com o 9º lugar e 12º no ranking mundial. Apesar de ter caído uma posição este ano, a classificação de segurança de Luxemburgo melhorou para 9,1, de 8,8 em 2019. A igualdade de renda também subiu de 4,8 em 2019 para 5,5.

10. Reino Unido

O Reino Unido é um país desenvolvido que exerce uma influência considerável na economia, política, ciência e cultura internacional. Fica no extremo noroeste da Europa e inclui a ilha da Grã-Bretanha, que contém a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales, além do norte da ilha da Irlanda. Em 2017, houve turbulências no cenário global devido à votação do público pela saída do país da União Europeia. A votação levantou questões sobre a União Europeia e sobre as políticas de apoio à zona do euro.

A sua posição geral no ranking dos países mais seguros para mulheres na Europa se manteve, ficando com o décimo lugar europeu e 13º no mundo. A pontuação de igualdade de gênero do Reino Unido caiu para 8,5, de 8,8 no ano anterior.

11. França

A França fica na Europa Ocidental e é o terceiro maior país do continente europeu e um dos mais antigos do mundo. Banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo, faz fronteira com Alemanha, Andorra, Bélgica, Espanha, Itália, Luxemburgo, Principado de Mônaco e Suíça. O país exerceu e continua exercendo grande influência no mundo nas mais diversas áreas como política, ciência, economia e, acima de tudo, na cultura.

A França foi um dos primeiros lugares a defender os direitos dos indivíduos e é conhecida pelo lema da revolução francesa que se tornou patrimônio do país: Liberdade, Igualdade e Fraternidade (em francês Liberté, Egalité, Fraternité). No ranking dos países mais seguros para mulheres na Europa, se manteve no 11º lugar europeu e 14º no mundo. O país teve uma pontuação especialmente boa em igualdade de gênero e direitos humanos, com 8,2 para cada.

12. Itália

Localizado no centro-sul da Europa, o território da Itália possui um formato de bota, que se estende até o Mar Mediterrâneo. Com belas cidades históricas e paisagens de tirar o fôlego, o país é mundialmente conhecido por sua culinária e riqueza cultural, que atraem mais de 40 milhões de turistas todos os anos. Na Itália encontra-se o Monte Etna, o vulcão mais alto e ativo da Europa, além de dois países dentro de suas fronteiras, o Vaticano e San Marino.

Mulher turista na Europa

Com alto índice de qualidade de vida, o país é considerado um dos melhores do mundo para se viver. No ranking dos países mais seguros para mulheres na Europa em 2020, a Itália fica com o 12º lugar e na classificação mundial, com o 16º. O país obteve uma pontuação de 6,8 em segurança e 5,5 em igualdade de gênero. Já a igualdade de renda, foi de 1,2.

13. Espanha

Diversos reinos independentes se uniram em 1492 para formar o que conhecemos hoje como Reino da Espanha. O país é uma verdadeira colcha de retalhos cultural, que continua moldando sua identidade ainda hoje. Localizado na Península Ibérica, faz fronteira com Portugal a oeste, com o Mar Mediterrâneo a leste e ao sul e com França e Oceano Atlântico ao norte. O território espanhol encontra-se parte no hemisfério norte e parte no hemisfério ocidental.

A Espanha está entre as principais economias da Europa e possui um PIB que supera 1,4 trilhão de dólares. No ranking dos países mais seguros para mulheres na Europa em 2020, o país fica com o 13º lugar. Já a sua classificação mundial é a 17ª, subindo duas posições em relação à 2019. Enquanto a pontuação de igualdade de renda foi 1,0, a igualdade de gênero foi de 5,5.

14. Portugal

Localizado na Península Ibérica, Portugal faz fronteira com a Espanha. O acesso ao Oceano Atlântico influenciou diversos aspectos da cultura portuguesa, da culinária ao poderoso império marítimo construído. Portugal é um país pequeno, mas com muito mais para oferecer do que o seu tamanho possa aparentar. Além de atrair milhares de turistas todos os anos, o país também tem atraído muitos imigrantes, que se mudam em busca de melhor qualidade de vida.

No ranking dos países mais seguros para mulheres na Europa em 2020, Portugal fica com o 14º lugar. Na classificação mundial, está na 19ª posição. Em uma colocação melhor em relação à 2019, Portugal pontuou apenas 0,9 para igualdade de rendimentos, mas 6,5 para segurança.

Seguro viagem para Europa

Agora que você já conhece os países mais seguros para mulheres na Europa, saiba que o seguro viagem é essencial. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Se preferir, pode também utilizar o portal Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar cotações aqui no Portal.

Mariele é brasileira, formada em Jornalismo e especialista em Marketing Digital. Nasceu em Minas Gerais, estudou em Portugal e hoje mora em São Paulo. Suas duas grandes paixões são: viajar e escrever. Já visitou 9 países e conhece especialmente Portugal e Itália. Todos os dias aguarda ansiosamente pela próxima viagem.

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.

Artigos relacionados

Family Search: saiba se é seguro e como funciona

Para ajudar a conectar familiares existe o Family Search, ferramenta que coleta, preserva e compartilha registros genealógicos no mundo todo.

Apostila de Haia: o que é, como fazer e quanto custa

Entenda o que é a Apostila de Haia, por que ela ajuda quem quer morar fora do Brasil, quais documentos pode apostilar e onde apostilar.

Carta de motivação: modelos e dicas para preparar o documento

Confira dicas para preparar uma carta de motivação, um modelo desse documento e veja exemplos de como escrevê-la para intercâmbio, mestrado e universidade.

Erasmus Mundus: o que é e como funciona esse programa de intercâmbio

O Erasmus Mundus é um programa de intercâmbio que oferece bolsas para brasileiros. Veja como funciona, como se candidatar e dicas para ser aprovado.

Carta convite: veja o que é, para que serve e como fazer

Carta convite: o que é, para que serve, como fazê-lo, qual é o modelo, como e quando usá-la e detalhes a se atentar sobre o documento.

Países fáceis de imigrar: veja os 4 mais receptivos da Europa

Confira a lista de países fáceis de imigrar e descubra o porquê da facilidade. Veja como é a adaptação, visto e burocracias para brasileiros nesses países.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube