Morar na Alemanha: tudo o que você precisa saber

Alemanha  / 

A Alemanha atrai muitos brasileiros por ser um país moderno, onde se entende que tudo funciona muito bem (o que nem sempre é verdade), e proporciona alta qualidade de vida. Se você também se sente atraído por esse país, deve estar daí se perguntando “como eu faço para morar na Alemanha?”

Preparei especialmente para você um conjunto de respostas sobre as perguntas mais comuns, como os documentos necessários, as cidades mais indicadas para morar na Alemanha, custo de vida, entre outros. Sempre buscando um viés otimista, porque se for para ler algo desanimador eu recomendo que você leia jornais.

Então vamos, lá! Lá para a Alemanha!

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O que você precisa para morar na Alemanha?

Para morar na Alemanha você precisa começar já com duas coisas: uma fonte de renda e vontade. Muita vontade.

Sem ter um trabalho, uma bolsa de estudos, ou qualquer outra fonte de renda que lhe garanta dinheiro suficiente para pagar suas contas você não conseguirá permissão de residência (chamado de Aufenthaltstitel).

E a vontade precisa ser grande, pois só assim você conseguirá enfrentar as dificuldades que podem surgir, começando pelo idioma, burocracias, diferenças culturais, etc.

Ter um emprego ou uma bolsa de estudos facilitará muito a sua entrada no país, e também vai te “livrar” de uma outra preocupação: em qual cidade morar?

Berlim é a sua cidade dos sonhos? Leia este artigo sobre a capital da Alemanha.

Melhores cidades para morar na Alemanha

A melhor cidade para morar na Alemanha depende muito do seu estilo de vida, e na Alemanha tem cidades para todos os gostos. De vilarejos a metrópoles, a alta qualidade de vida é um fator em comum entre as cidades da Alemanha.

Eu morei em cidades com estilos bem diferentes, como Colônia (Köln) e Bonn. Cada uma oferece coisas diferentes que se adequaram bem ao estilo de vida que tive em cada uma delas. Agora moro em Düsseldorf e apesar de estar aqui há pouco tempo, já gosto da cidade. Posso dizer que é difícil escolher de qual cidade eu gostei mais.

Mas eu tenho umas informações que podem lhe ajudar a escolher a melhor cidade para você morar na Alemanha. Leia este artigo sobre as melhores cidades da Alemanha.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Como é morar na Alemanha na opinião dos brasileiros?

Sempre que brasileiros se reúnem, em algum momento a conversa vai chegar nesse ponto: o que gostamos e o que não gostamos da vida na Alemanha.

Ainda não conheci ninguém que está 100% feliz por morar na Alemanha, mas também não conheci ninguém 100% insatisfeito. O que mais incomoda os brasileiros que vêm morar na Alemanha é a frieza dos alemães. É difícil se integrar e fazer amizades, principalmente porque o processo é lento. Demora um tempo até que alguém lhe cumprimente com “Oi, tudo bem?”. Em geral é só um “oi”, porque eles não querem saber da sua vida e não querem que você saiba da vida deles enquanto vocês não se conhecerem bem.

Fora isso, mesmo quem está com saudades de casa, ou já de malas prontas para voltar para o Brasil, em algum aspecto diz que gosta de morar na Alemanha. Se você quer saber um pouco mais sobre o “jeito alemão”, confira aqui um pouco sobre a cultura da Alemanha.

Quanto custa morar na Alemanha?

Morar na Alemanha não é caro.

Se você conseguir fugir das cidades com custo de vida mais elevado, como, por exemplo, Munique, Hamburgo e Berlim, você encontrará cidades com alta qualidade de vida e baixo custo. Mas a gente gosta de ver números!

Então, com base na minha experiência, eu diria que com uma renda mensal líquida de 1.000€, você vai ter que se organizar bem com as finanças, mas já consegue viver sem grandes preocupações. Há um tempo escrevi com um pouco mais detalhes sobre o salário mínimo na Alemanha e o custo de vida, então, se você quiser ver mais números, leia o artigo.

como morar na alemanha

Como é o mercado de trabalho na Alemanha

O mercado de trabalho na Alemanha é bastante concorrido e exigente. O trabalhador tem que ser qualificado, passar por um curso técnico ou um curso de graduação na área em que deseja trabalhar.

Existem empregos informais, porém isso não facilitará sua estadia na Alemanha. Os empregos informais são muitas vezes ocupados por estudantes alemães que querem um dinheirinho extra.

Se você quer saber um pouco mais sobre questões relacionada a emprego na Alemanha, confira aqui.

Há muitas oportunidades de trabalho para brasileiros?

Para brasileiros tem sempre oportunidade de trabalho na Alemanha… desde que seja uma pessoa qualificada e que não fale apenas português.

De uma forma geral os brasileiros são bem-vindos, e depois do 7 x 1 os alemães até desenvolveram uma compaixão pelo nosso povo. Mas para arrumar emprego na Alemanha não importa tanto a sua nacionalidade, e sim sua qualificação, o que já influencia também no valor do seu salário.

Para buscar por vagas, conheça os melhores sites para procurar emprego na Alemanha aqui.

Morar na Alemanha como aposentado vale a pena?

A impressão que eu tenho é de que os alemães aguardam ansiosamente pela aposentadoria, pois é quando eles podem se dedicar integralmente aos seus hobbies, ter uma vida mais tranquila, e desfrutar do que construíram durante todos os anos de trabalho.

Ainda não conheci um brasileiro que se aposentou na Alemanha ou veio morar aqui depois de se aposentar no Brasil. Mas os alemães aposentados que eu conheço estão felizes, e são de certa forma muito independentes. Para saber mais informações, leia este artigo sobre aposentar na Europa.

Veja também qual é a expectativa de vida na Alemanha.

Qual é o clima na Alemanha?

A Alemanha é um país relativamente grande, então cada região tem uma característica climática mais marcante.

O extremo norte e o extremo sul têm invernos mais rigorosos. Já aqui na região onde moro (Região do rio Reno), o clima é mais “ameno”: faz um frio considerável no inverno, com uns poucos dias de temperaturas abaixo de zero, e um calor absurdo, que chega a 30 graus no verão.

É interessante como as estações do ano são bem definidas… em pelo menos 11 meses do ano a gente tem certeza de qual é a estação na qual estamos: até que chega o mês de abril.

Abril deveria ser o início da primavera, começando o calor, mudando o clima devagar, passarinhos cantando, esquilinhos passeando. Mas de repente esfria, no outro dia neva, depois de uns dias faz 27 graus, então tudo fica cinza e começa a chover, e sabe se lá o que virá na semana seguinte.

Até existe um ditado popular em duas versões: “April, April, der macht es er will” e “April, April, der weiß nicht was er will”. O primeiro diz: Abril, Abril, que faz o que quer, e o segundo diz: Abril, Abril, que não sabe o que quer.

Leia também este artigo sobre curiosidades da Alemanha.

Verão vs Inverno

Claro que as temperaturas do inverno e do verão são muito diferentes, mas acredito que mais do que o frio ou o calor, a luminosidade é o fator que causa maior impacto entre o verão e o inverno.

Durante o verão, o sol nasce por volta das 5 horas da manhã e se põe depois das 9 horas da noite. Os dias são longos, as pessoas estão de bom humor e bem-dispostas. Já no inverno, o sol custa a aparecer. Em algumas regiões o sol aparece depois das 7:30 da manhã, e vai embora rapidinho, por volta das 4 ou 5 horas da tarde.

Confesso que foi mais fácil acostumar com o frio do que com a variação na luminosidade. Outro fator que dificulta a adaptação é a variação da temperatura entre o dia e a noite, que pode chegar a 10 graus de diferença, sendo a noite sempre mais fria, claro. Nesse ponto é que aprendemos a nos vestir no estilo cebola. Tentando estar com a roupa adequada para cada momento do dia.

Além da temperatura, a sensação térmica é o que nós realmente precisamos saber antes de sair de casa. Baixe um aplicativo ou consulte a previsão do tempo online, isso pode melhorar muito a sua relação de amor e ódio com o inverno.

Como nós gostamos (de novo) de números, um exemplo do clima na Alemanha pode ser Berlim. No inverno, a temperatura em Berlim chega a -15° e no verão chega a quase 30°. Acredite, o verão na Alemanha pode ser bem quente!

Você quer tirar a cidadania alemã? Leia este artigo e veja se você tem esse direito e como tirar.

Como funciona o sistema de saúde na Alemanha?

Esse ponto é muito importante e merece ser destacado sempre. Não há sistema público de saúde na Alemanha. Aqui tudo será cobrado do paciente. Do curativo ao instrumento cirúrgico necessário para colocar a pessoa funcionando de novo, você vai receber tudo discriminado na conta.

Mas calma, existem seguros de saúde, e o seguro de saúde é obrigatório. Saiba mais sobre o sistema de saúde na Alemanha neste artigo e saiba também sobre o seguro de viagem para Alemanha, é obrigatório.

Quais os documentos necessários para morar na Alemanha?

Aqui vai uma listinha do básico:

Vale a pena morar na Alemanha?

Vale a pena com certeza!

Na pior das hipóteses, você vai descobrir que prefere morar no Brasil ou em outro lugar que não seja a Alemanha… e só de tomar essa decisão, pode considerar que valeu a pena morar na Alemanha.

Para mim valeu muito a pena no âmbito profissional, mas também em questões pessoais, como aprender um novo idioma, ter contato com pessoas de vários outros países, viajar e atualizar meu conceito de qualidade de vida.

Comidas típicas da Alemanha: veja o cardápio de delícias desse país.

Vantagens e desvantagens de morar na Alemanha

Só vi vantagens!

  • Tive contato com muito mais estrangeiros do que se estivesse no Brasil;
  • Melhorei meu inglês, aprendi espanhol e (um nível básico de) alemão. Conheci pessoas de tantos cantos do mundo que acabei aprendendo mais um idioma. No caso do espanhol, sou eternamente grata às amizades da Espanha, Colômbia, Venezuela, Argentina e Chile;
  • Viajei bastante;
  • Aprendi mais sobre a história do mundo e até do Brasil… é interessante olhar nosso país de um outro ângulo.

Tá bom, nem tudo é perfeito, mas a desvantagem é algo tão pessoal…

Abrindo meu coração para vocês, eu posso dizer o que é difícil, mas ainda assim não consideraria uma desvantagem:

  • Estar longe da família e dos amigos não é fácil. Mas tem gente que não sofre tanto com isso;
  • Outra desvantagem é não entender perfeitamente como funcionam as burocracias e como resolver problemas, além de não dominar o idioma, e demorar três vezes mais para conseguir algo que no Brasil você conseguiria em minutos. Isso é desgastante e frustrante.

Por hora, acho que acabou a minha lista de desvantagens, que eu considero mais como dificuldades de se viver em um país diferente. É uma lista bem pequena, né? Acho que sempre teremos relatos sobre dificuldades de viver em um país que não é o “seu”.

Se você se animou, e já vai dar os primeiros passos para morar na Alemanha, lhe desejo muito sucesso! O caminho pode ser meio chato, mas vale a pena! Para começar, saiba aqui como aprender alemão.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Rachel é brasileira e mora na Alemanha há cinco anos. Formada em biologia, deixou Minas Gerais para fazer mestrado em São Paulo, e o doutorado a trouxe para a Alemanha. Ainda não sabe se vai parar por aqui, ou qual será a próxima parada. Adora viajar, contar causos e conhecer pessoas.