Sistema de saúde na Alemanha, entenda como funciona e ter acesso.

Sistema de saúde na Alemanha

Alemanha  / 

O seguro de saúde na Alemanha é obrigatório. Inclusive para estrangeiros e para pessoas que ficarão no país por um curto período de tempo. A obrigatoriedade do seguro de saúde é inclusive decisiva na aprovação de vistos e permissões. Sem um seguro de saúde válido na Alemanha, o seu visto será negado.

Já que somos obrigados a ter um seguro de saúde, é melhor entendermos como funciona o Sistema de saúde na Alemanha. E já aviso, é um sistema diferente do nosso e cheio de detalhes. Vou tentar deixar uma ideia geral, que pode ajudar nos seus primeiros momentos de contato com esse tema.

Como funciona o Sistema de saúde na Alemanha?

Funciona assim: não existe sistema público de saúde na Alemanha.

Pois é, não é como no Brasil, que você pode ir ao hospital público ou um posto de saúde e levar uns pontos, tomar um soro, ou qualquer outra coisa, de graça. Por isso, todas as pessoas são obrigadas a ter um seguro de saúde na Alemanha.

O Sistema de saúde na Alemanha é divido em seguros de saúde estatais e seguros de saúde privados. O seguro de saúde que você pode ter depende principalmente da sua condição financeira, resumida a sua renda anual.

Conta Bancária Internacional sem custos

Com o cartão Borderless da Transferwise, você obtém seus próprios números de conta pessoal e códigos bancários do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Europa. Grátis e sem mensalidades!


Peça seu cartão, literalmente, em 5 minutos. Não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais:

ABRIR CONTA GRÁTIS »

Seguro de saúde estatal

O seguro de saúde estatal na Alemanha (em alemão, Gesetzliche Krankenversicherung ou GKV) equivale a uma taxa de 14,6% do seu salário (valor bruto). Todas as pessoas que têm emprego na Alemanha e recebem um valor (bruto) inferior a 53.100 Euros por ano têm direito ao seguro de saúde estatal.

A taxa de 14,6% é dividida igualmente entre empregado e empregador, ou seja, cada uma das partes arca com 7,3% da taxa, sendo que a sua contribuição já vem automaticamente descontada do seu salário.

Saúde privado na Alemanha

O seguro de saúde privado na Alemanha (em alemão, Private Krankenversicherung ou PKV) só pode ser contratado por pessoas que recebam um valor anual bruto superior a 53.100 Euros.

Ah, mas eu recebo menos que isso e ainda assim quero contratar um seguro de saúde privado na Alemanha.

Não adianta querer, você não pode*. Mas, se você recebe mais do que os 53.100 Euros anuais e quiser continuar com o seguro de saúde estatal, você pode.

*Estudantes, freelancers, e outras pessoas que não tenham um emprego na Alemanha deverão contratar um seguro de saúde privado. Geralmente as seguradoras oferecem pacotes especiais para esse grupo de pessoas.

E se você estiver procurando um emprego na Alemanha, nós já demos algumas dicas por aqui.

Qual seguro de saúde na Alemanha é melhor, estatal ou privado?

Seguro de saúde na Alemanha
Isso depende das suas necessidades. Um seguro de saúde privado pode ter uma cobertura de serviços mais ampla do que o seguro estatal. Porém, o seguro de saúde ser estatal não significa necessariamente que ele seja pior do que o seguro de saúde privado.

Um dos grandes atrativos do seguro de saúde estatal na Alemanha é que a família do assegurado também será beneficiada, sem custos adicionais.

É possível contratar serviços adicionais privados

Caso o seguro de saúde estatal não cubra todas as suas necessidades, você poderá contratar seguros de saúde adicionais. Um exemplo muito comum é o seguro extra para tratamento dentário. Os seguros de saúde estatais na Alemanha podem cobrir serviços prestados por dentistas, mas com muitas restrições.

Em alguns casos o seguro de saúde estatal cobre o tratamento para os dentes da frente, mas não cobre o mesmo tratamento para os dentes de trás. Sim, e o valor do tratamento doeu mais do que a agulhada da anestesia. Tratamento dentário é algo bastante caro na Alemanha.

E quanto custa o seguro de saúde privado na Alemanha?

Assim como os seguros de saúde no Brasil, um seguro privado de saúde na Alemanha vai ter valores que variam de acordo com a sua idade, histórico médico e profissão, entre outros fatores.

Você deve entrar em contato com as seguradoras e pedir uma proposta. Mas, se você não é estudante, pode esperar que custe pelo menos 200 Euros por mês.

Quanto custam as consultas, tratamentos, exames e todas essas coisas que seguros de saúde da Alemanha cobrem?

Existe uma diferença fundamental entre os seguros estatal e privado. Quem tem o seguro de saúde estatal apenas recebe a cobrança do que não é pago pelo seguro. E antes do tratamento o paciente tem que ser informado dos itens e valores que serão cobrados. Assim, os valores não fazem tanta diferença caso o seu seguro cubra os tratamentos.

Quem tem seguro de saúde privado vai receber a cobrança e depois será reembolsado pela seguradora. Neste caso os valores dos serviços médicos são tabelados, mas são os valores mínimos. Então, esses valores são usados pelos médicos como uma base sobre a qual eles podem cobrar de 30% a 350% do valor da tabela.

O valor da consulta fica a critério do médico

Custo da consulta médica na Alemanha
Isso, 3,5 vezes a mais do que o valor da tabela! Por que? Ainda não encontrei ninguém que soubesse me dar um motivo além de: fica a critério do médico. Assim como o valor fica a critério do médico, o seguro de saúde privado também pode estabelecer um limite máximo para cobrir os valores cobrados. Esteja atento a esses “detalhes” quando quiser contratar um seguro privado de saúde na Alemanha.

O valor da consulta varia muito

Por isso é muito difícil dizer quanto custa uma consulta, porque cada detalhe do procedimento será cobrado. Se o profissional aferir a pressão, se usar o estetoscópio, se fizer uma avaliação abdominal, etc.

Tudo será cobrado e virá discriminado na conta, sendo que cada uma dessas coisas tem lá seu valor na tabela. Entre os serviços discriminados na conta estão ainda: o atendimento da secretária para marcar sua consulta e a emissão de receitas para compra de medicamentos.

A mesma coisa vale para uma diária no hospital. Eles colocam tudo na ponta do lápis. Até para ver televisão tem que pagar.

Os seguros cobrem os medicamentos

Eu vou encerrar essa história com a parte boa, o que eu acho mais interessante e vantajoso dos Seguros de saúde na Alemanha. Os seguros de saúde, estatais ou privados, cobrem os custos dos seus medicamentos (desde que receitados pelos médicos e não sejam puramente de finalidade estética).

Qualquer medicamento que custe mais de 4 ou 5 Euros será pago pelo seguro de saúde. Você deverá pagar uma taxa de mais ou menos 5 Euros no momento da compra, independente do valor do medicamento.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o Sistema de saúde na Alemanha, confira as informações disponíveis no site oficial.

A saúde na Europa não é padronizada

Apesar da maior parte dos países pertencerem à União Europeia, o sistema de saúde não é padronizado e basicamente cada país define as regras de funcionamento. Você pode ver como funciona a saúde em outros países da Europa que já escrevemos sobre:

Você também pode ler como funciona o cartão Europeu de saúde e para que funciona na prática.

Rachel é brasileira e mora na Alemanha há cinco anos. Formada em biologia, deixou Minas Gerais para fazer mestrado em São Paulo, e o doutorado a trouxe para a Alemanha. Ainda não sabe se vai parar por aqui, ou qual será a próxima parada. Adora viajar, contar causos e conhecer pessoas.