Visto para Alemanha: veja os tipos, custos e como solicitar o seu

Você sabe quais são os tipos de visto para Alemanha? Brasileiros que queiram ficar mais de 90 dias no país precisam de uma autorização caso queiram estudar, trabalhar e viver no país. Descubra os tipos de vistos possíveis para ficar mais tempo, onde solicitar e como conseguir.

Precisa de visto para Alemanha?

Como outros países parte do território do Espaço Schengen, é preciso ter visto para Alemanha para brasileiros que pretendam ficar mais de 90 dias no país. Os casos em que é necessário solicitar o visto são:

  • Para quem pretende trabalhar no país;
  • Estudantes de ensino superior (faculdade, mestrado, doutorado e pós-doutorado);
  • Aposentados com rendimento;
  • Os cônjuges e filhos de pessoas que adquirirem outros tipos de visto.

Cada um deles requer unir a documentação necessária, dar entrada no local adequado e aguardar o parecer. Entenda um pouco sobre cada um deles:

Quais os tipos de visto para Alemanha?

Como já avisamos, brasileiros que pretendem ficar mais de 90 dias na Alemanha precisam de uma autorização de residência.

Isso porque o visto, que é normalmente tirado no seu país de origem e colado ao passaporte, só tem validade de 3 meses.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Ao chegar na Alemanha é necessário solicitar a permissão de residência. Esse pedido é feito no Departamento de Imigração do país, o Ausländerbehörde.

Além disso, é recomendado que tanto os solicitantes dos vistos, como seus cônjuges (se for o caso), saibam o básico da língua alemã para viver no país.

Segundo o site da Embaixada da Alemanha em Brasília e dos Consulados Alemães no Brasil, são esses os principais tipos de visto para Alemanha:

Visto de trabalho para a Alemanha

Para quem pretende trabalhar no país, existem alguns tipos:

  • Visto para procurar vaga de emprego;
  • Trabalho altamente qualificado;
  • Trabalho voluntário;
  • Au-pair;
  • Visto para estágio;
  • Visto de férias-trabalho;
  • Visto para investidor.

A diferença entre eles é praticamente o tipo de trabalho que você vai fazer no país. Saiba as principais informações sobre cada um dos vistos para trabalhar na Alemanha abaixo.

1. Visto para procurar vaga de emprego

Se você possui um diploma de ensino superior, pode passar até seis meses no país na busca de uma colocação com o visto para procurar emprego na Alemanha. Todavia, somente com esse tipo de visto ainda não é possível adquirir uma atividade remunerada.

Após conseguir uma vaga, o solicitante deve ir ao Departamento de Estrangeiros, solicitar a autorização de residência e, só então, ter os direitos profissionais adquiridos.

2. Visto para trabalhador altamente qualificado

Um trabalhador qualificado precisa já ter recebido uma oferta concreta de emprego. A sua qualificação estrangeira, profissional ou acadêmica, deverá ter sido reconhecida no país.

Caso não tenha a oferta, é preciso ter recebido a autorização para exercer a profissão, caso pretenda trabalhar numa profissão regulamentada como no setor da saúde, por exemplo.

3. Visto para trabalho voluntário

Com validade de 1 ano, com possibilidade de ampliação por mais de 3 meses, o visto para Alemanha para quem deseja fazer trabalho voluntário precisa comprovar o que vai fazer e sua situação financeira.

4. Visto para Au-pair

Visto para Alemanha para interessados até 27 anos, com conhecimento básico do idioma alemão, com casa para estadia e família com um jovem menor de 18 anos. A duração é de 1 semestre ou até um ano inteiro.

5. Visto para estágio

Visto voltado para estágios de profissionais especializados e executivos que receberem bolsas com recursos públicos alemães, programas oficiais da União Europeia ou estágio de aperfeiçoamento profissional.

6. Visto de férias-trabalho

Aprovado em 2019, o Acordo do Brasil com Alemanha permite visto de férias-trabalho por 1 ano. Isso quer dizer que estudantes brasileiros têm permissão de tirar o visto para passar as férias trabalhando no país. Para isso, é preciso ter entre 18 e 30 anos e comprovar que, financeiramente, pode ficar no país. O mínimo de comprovação é de 2 mil euros por mês.

Visto para Alemanha passaporte

Saiba como encontrar emprego na Alemanha.

Visto para investimento/empreender na Alemanha

Brasileiros que queiram investir ou empreender no país podem solicitar o visto. Para isso, é preciso ter um investimento inicial de cerca de 12.500 mil euros, além de preencher os requisitos exigidos pelo governo da Alemanha.

Visto para estudar na Alemanha

Se você for brasileiro e não tiver um passaporte de algum país da União Europeia ou da Suíça, é preciso solicitar um visto para estudar na Alemanha. Para isso é preciso ter recebido uma carta de aceite em uma universidade ou ter interesse em entrar em um curso preparatório, chamado de Studienkolleg.

Para cada carta, um tipo de visto:

1. Visto para candidato ao estudo (Studienbewerbervisum)

Esse é o visto que você deve solicitar para fazer o Studienkolleg. E o que é isso? É quase que uma obrigatoriedade para estudantes estrangeiros que pretendem entrar em universidades da Alemanha.

2. Visto de estudante (Studentenvisum)

O Studentenvisum é o visto de estudante para quem quiser já entrar na universidade após ter o Studienkolleg. Para isso, é preciso ter uma carta de aceite da instituição na qual pretende estudar.

Visto para aposentados na Alemanha

Diferente de Portugal, que existe um visto para aposentados, na Alemanha não é possível esse tipo de visto.

O que se prevê para reformados entra no quesito de regime especial para trabalhadores qualificados. Caso tenha 45 anos ou mais, não seja de cidadania europeia, e tenha rendimento anual inferior a 45.540 euros, é preciso comprovar que possui um plano de reforma adequado.

Para o efeito, são considerados como comprovativos eventuais direitos adquiridos num regime público de pensões do seu país de origem ou de outro país, seguros de pensão ou de vida privados, bens imobiliários ou outro tipo de patrimônio.

Visto para reunião familiar com cônjuge ou parceiro

Para os que desejam uma reunião familiar com o cônjuge e/ou parceiro pode ser solicitado um visto nos casos em que o cônjuge já tenha residência na Alemanha ou viajem juntos e pretendam transferir sua vida em comum para o país.

O primeiro requisito é um casamento válido segundo o direito alemão ou união estável. Parceiros de uma união homoafetiva também podem solicitar um visto caso tenha sido formalizada uma união homoafetiva registrada válida como o contrato de união civil homoafetiva nos termos da lei LPartG).

Outros tipos de visto para Alemanha

Além desses apresentados, os principais, também é possível solicitar vistos nos casos de:

  • Casamento;
  • Permanência de cientistas;
  • Intercâmbio escolar.
  • Curso intensivo de alemão.

Onde solicitar o visto para Alemanha

É preciso solicitar na Embaixada da Alemanha no Brasil, em Brasília, ou nos Consulados nas cidades de:

  • Porto Alegre;
  • Recife;
  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro.

Para isso, reúna a documentação e marque um agendamento online. Para dar entrada no requerimento, é necessário que se apresente pessoalmente. O passaporte, no entanto, pode ser enviado de volta, com o visto, via SEDEX.

Você será informado pela representação alemã competente a data de retirada do visto.

Quanto custa?

A taxa para um visto nacional é de 75 euros. Deve ser paga no ato do requerimento em reais e em espécie.

Documentos necessários para pedir o visto para Alemanha

Cada visto vai necessitar de documentações específicas. Em termos gerais, você vai precisar:

  • Passaporte;
  • Formulário preenchido;
  • 2 fotos atuais (3,5 x 4,5 cm com fundo claro);
  • Contrato de trabalho ou comprovante financeiro;
  • Comprovante de seguro saúde com cobertura mínima de 30 mil euros ou 50 mil dólares.

E se estiver ainda escolhendo o lugar, fizemos uma lista com as cinco melhores cidades da Alemanha para te ajudar.

Quanto tempo demora para sair o visto para Alemanha?

Segundo a Representação alemã no Brasil, o tempo de tramitação demora de 3 a 12 semanas.

Confira também um guia com todas as informações sobre morar na Alemanha.

O seguro viagem é obrigatório

O seguro viagem é um dos itens obrigatórios para solicitar a maioria dos tipos de visto para Alemanha. Sugerimos que você confira os valores de seguro viagem internacional no nosso comparador de seguro viagem do Euro Dicas e escolha as melhores opções de seguro para a sua necessidade.

Leitores Euro Dicas podem aproveitar o cupom EURODICAS5 para ganhar ganhe até 10% de desconto. Escolha a opção de pagamento com boleto bancário e já garanta 5%. Insira o cupom ao final da compra e ganhe mais 5% de desconto. Vale tanto para compras no nosso comparador, como diretamente no site parceiro Seguros Promo.

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Salário mínimo na Alemanha e profissões com melhores salários

A Alemanha é um país muito almejado pelos brasileiros, e pensando nisso, vamos falar tudo sobre o salário mínimo na Alemanha

Como conseguir cidadania alemã: veja o passo a passo completo

Você tem ascendência alemã ou mora na Alemanha? Saiba como obter a cidadania alemã, quanto tempo demora, quem pode solicitar, quanto custa e benefícios.

Morar na Alemanha: tudo o que você precisa saber

Tem vontade de morar na Alemanha? Então leia esse artigo com tudo o que você precisa para mudar para lá: visto, clima, emprego, adaptação, idioma e mais.

Universidades na Alemanha: veja as melhores e como se candidatar

Descubra quais são as melhores universidades na Alemanha, se brasileiros podem se candidatar, custos e se vale a pena estudar nessas instituições.

Custo de vida na Alemanha: saiba os custos de viver no país

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação, seguro de saúde, transporte e tudo o que você precisa saber.

Emprego na Alemanha: guia completo para conquistar o seu

Veja como encontrar emprego na Alemanha, melhores sites para procurar emprego, salários, custo de vida, se precisa falar alemão e outras dicas.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube