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Será que precisa de Visto para Europa? É uma pergunta que quase 90% da população se pergunta, e nessa categoria você encontra todas as respostas, todos os tipos de vistos, quando solicitalos, como e onde.

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Casal de idosos andando em calçadão da Espanha
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Visto de aposentado na Espanha: requisitos e como solicitar

Passar a aposentadoria entre paisagens naturais e históricas, numa região calma, com clima agradável e com uma boa qualidade de vida é o sonho de muita gente. Em terras ibéricas, isso é possível, já que existe uma modalidade de visto de aposentado na Espanha. Neste artigo, explicamos do que se trata, os requisitos e como solicitar. Vem comigo! Existe visto de aposentado na Espanha? Sim. Na verdade, nos referimos ao visto de residência não lucrativa. Por isso, entende-se que os indivíduos que moram na Espanha com esse visto têm rendimentos fixos e se mantêm com esse dinheiro, sem realizar nenhuma atividade laboral na Espanha. Assim, apesar de não ser um visto exclusivo para aposentados, se enquadra perfeitamente para esse público. Como funciona o visto de residência não lucrativa na Espanha? É um tipo de residência para cidadãos extracomunitários, com nacionalidade fora da União Europeia, que não realizam ou não têm o intuito de começar nenhum tipo de atividade econômica na Espanha. Como se trata de uma residência inicial, o visto permite morar na Espanha durante um ano para depois ir renovando-o por mais dois, e assim por diante. Ao chegar nos cinco anos de moradia, pode-se optar pela residência permanente ou de longa duração. É importante destacar que a característica principal desse visto é a impossibilidade de trabalhar. Por outro lado, para consegui-lo, não é necessário investir nada no país, como muitos pensam. Critérios para o visto de residência para aposentado na Espanha Para que você seja elegível para solicitar o visto de aposentado na Espanha, alguns requisitos devem ser cumpridos. Os principais são: 1. Comprovação de renda No caso do visto de residência não lucrativa, você deve comprovar que possui disponibilidade mensal de 400% do índice que a Espanha utiliza como referência para atribuição de ajudas e subsídios, o Indicador Público de Renda de Efeitos Múltiplos (IPREM). Esse indicador, em 2024, equivale a 600€ por mês. Assim, o requerente dessa categoria de visto de aposentado na Espanha deve comprovar a disponibilidade mensal de, no mínimo, 400% desse valor, ou seja, 2.400€ por mês. Vale lembrar que esse valor corresponde apenas para a duração inicial no visto. Para a renovação, pode ser que aumente ou diminua. Entretanto, é importante mencionar que, para cada dependente do titular do visto, deve-se comprovar a disponibilidade de mais 100% do IPREM, ou seja, mais 600€ por mês por dependente,  sejam eles filhos ou cônjuges. Dessa forma, o valor considerado para um casal que deseje aplicar para o visto de aposentado na Espanha, por exemplo, seria de 3.000€ mensais (na cotação de 30 de maio de 2024, o valor equivale à cerca de R$ 16.900), sendo um titular e um dependente. Como comprovar renda para o visto de aposentado na Espanha É possível demonstrar que você possui os recursos necessários mostrando que recebe uma renda regular, como uma pensão, que possui economias com as quais pode viver durante um ano ou uma combinação de ambos, caso você não tenha todo o valor em conta. O fato é que você será obrigado a fornecer um certificado bancário ou extratos bancários de suas contas dos últimos seis meses. Segundo o site do Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha, os documentos estrangeiros devem estar apostilados e/ou legalizados. No caso do Brasil, é necessário tradução juramentada para o castelhano. 2. Seguro de saúde privado Outro requisito importante na avaliação do visto de aposentado na Espanha é o seguro saúde público ou seguro privado contratado com uma asseguradora autorizada a operar na Espanha. Ainda mais, a apólice precisa cobrir todos os riscos segurados pelo sistema de saúde público do país. E isso significa cobertura completa, sem coparticipação ou carência. O fato de admitir o seguro de saúde público na Espanha pode ser bastante contraditório. Significa que você deve ter um número e estar inscrito na Segurança Social do país, embora só tenha direito a esse número quem já residiu na Espanha. Sendo assim, a única opção viável, na maioria dos casos, é a do seguro de saúde privado. Quem tem cidadania europeia, precisa do visto de aposentado? Não. Esse visto é apenas para cidadãos extracomunitários (de fora da União Europeia). Os acordos bilaterais sobre aposentadorias na Espanha indicam que, se você tem a nacionalidade europeia, não precisará de visto se tiver cumprido com as contribuições obrigatórias no seu país. Além disso, você precisa ter contribuído para a Segurança Social espanhola por, ao menos, um ano. Mas isso se aplica apenas se você quiser receber a sua aposentadoria do Estado espanhol. [caption id="attachment_167381" align="alignnone" width="750"] Morar na Espanha como aposentado permite que você possa desfrutar de muita qualidade de vida.[/caption] Para quem contribuiu a vida toda no Brasil, mas tem cidadania europeia, o processo mais rápido inclui obter o certificado de registro de cidadão da União Europeia. Além disso, você também vai precisar tramitar um Número de Identidad de Extranjero (NIE). Nesse caso, você não terá os limites de trabalho do visto de aposentado na Espanha. Ainda mais, existe um acordo bilateral entre Brasil e Espanha que permite que você receba a sua aposentadoria no país. Entretanto, os requisitos podem variar e a conversão das moedas pode não ser favorável. Por isso, recomendamos que você consulte um especialista que avalie o seu caso. Assessoria para solicitar o visto de aposentado na Espanha Achou o processo complicado? Um bom advogado pode ajudar. São muitos os documentos e comprovações necessárias, por isso, se você deseja ter o acompanhamento de um profissional especializado, nós recomendamos a assessoria do Escritório Madeira da Costa. É possível fazer o processo sozinho, mas ter o auxílio de alguém que já conhece a legislação espanhola e o caminho dos trâmites pode tornar a sua solicitação mais segura e tranquila. Documentos necessários para o visto de aposentado na Espanha O pedido de visto de aposentado na Espanha deve ser realizado no Consulado correspondente ao de sua residência, seja no Brasil ou em outro país. Você precisará organizar a documentação e agendar a sua visita para apresentar o seu pedido de visto. Entre os documentos solicitados, deverá levar com você: Passaporte com validade mínima de 1 ano; Fotografia recente, colorida e com fundo branco; Certificado de antecedentes penais; Atestado médico que indique que você está saudável e apto para viajar; Seguro Médico na Espanha com duração de pelo menos 1 ano e requisitos específicos para esse tipo de visto; Documentos que comprovem possuir renda suficiente, conforme requisitos estabelecidos para esse tipo de visto para a Espanha; Comprovante de residência; Modelo preenchido e assinado para solicitação do Visto de Residência não Lucrativa; Formulário de Solicitação de Visto Nacional; Comprovantes do pagamento de autorização de residência no Serviço Consular, dois exemplares assinados do modelo 790 código 052, epígrafe 2.1. Precisa de tradução juramentada? Sim. Os documentos precisam estar apostilados e com tradução juramentada. Para fazer a tradução de documentos para o visto recomendamos a Yellowling. A empresa trabalha com profissionais certificados e os serviços são de qualidade e tratados diretamente pela plataforma. A Yelloling é segura e os serviços têm excelente. Como adquirir o visto de aposentado na Espanha? Do local de solicitação à validade do visto, vamos ver todos os detalhes sobre como consegui-lo. Onde solicitar? Para solicitar o visto de residência não lucrativa na Espanha, é preciso apresentar os documentos no Consulado Espanhol mais próximo à sua residência ou na Embaixada (nesse caso, para quem é de Brasília e região). Quanto custa o visto de aposentado na Espanha? O visto de aposentado na Espanha, ou seja, o visto de residência não lucrativa, se enquadra nos vistos nacionais emitidos pelo Consulado. Isso significa que a taxa para emissão desse tipo de visto é de 80€, segundo o Ministério de Assuntos Exteriores. Quanto tempo demora para a aprovação do visto? O tempo de análise do pedido de visto de aposentado na Espanha depende da demanda do Consulado correspondente à sua área de residência no Brasil, mas estima-se um tempo aproximado de um mês. Porém, o prazo legal para decidir é de três meses a contar do dia seguinte à data de apresentação do pedido, segundo o site oficial do Consulado da Espanha em São Paulo. Com isso, recomenda-se solicitar o visto com pelo menos três meses de antecedência da sua data programada de ida para a Espanha. Validade do visto de residência não lucrativa na Espanha Se toda a documentação estiver correta, após a análise, o Consulado emitirá o visto com uma validade de 90 dias. O visto servirá unicamente para justificar a entrada na Espanha e dar seguimento ao procedimento de pedido de Autorização de Residência na Espanha. Assim, após entrar no país, o titular do visto de aposentado na Espanha tem um mês para iniciar o seu trâmite de expedição da Tarjeta de Identidad de Extranjero (TIE). Isso envolve agendar horários na Oficina de Extranjería ou Comisaría de Policía correspondente mais próxima da sua residência e, em seguida, apresentar alguns dos papéis novamente. Validade da TIE A TIE inicial oferece residência por apenas um ano, com possibilidade de prorrogação. A primeira renovação estende sua autorização de residência por mais dois anos – e você pode continuar renovando enquanto atender aos critérios do visto. Diante disso, vale mencionar que, quando o brasileiro completa dois anos de residência na Espanha, já está apto para realizar o pedido de nacionalidade espanhola por tempo de residência. Com o visto de aposentado é possível levar a família? Sim, é possível levar os seus familiares para viver na Espanha desde que sejam comprovados meios de subsistência adicionais, conforme já comentamos anteriormente. O valor exigido por cada familiar é de 100% do IPREM, ou seja, em 2024, 600€ mensais para um período de um ano. Além disso, é preciso apresentar todos os documentos mencionados neste artigo, adicionando um documento que comprove o grau de parentesco, como certidão de nascimento ou de casamento, ou um certificado de registro de união estável. Esses também precisam ser apostilados. Caso você esteja viajando com filhos maiores de idade, é preciso atestar documentos que comprovem a dependência econômica dessa pessoa, assim como uma carta que comprove seu estado civil. O objetivo é assegurar que essa pessoa continua a fazer parte do agregado familiar. Como solicitar o visto para a família? Os documentos devem ser apresentados presencialmente no Consulado da Espanha no Brasil ou na Embaixada, junto da aplicação da pessoa aposentada. Se o familiar é menor de idade, os genitores devem responsabilizar-se pela apresentação. Em todos os casos, é preciso agendar. Com o visto de aposentado pode trabalhar na Espanha? Não é possível. Esse visto é específico para pessoas que não desejam exercer atividades profissionais e econômicas na Espanha – como o próprio nome indica, "residência não lucrativa". O mesmo se aplica para os familiares. Dessa forma, se você possui intenção de empreender ou trabalhar na Espanha, é preciso entender o tipo de visto espanhol mais adequado para o seu caso. É possível solicitar cidadania por tempo de residência com o visto de aposentado? Como mencionamos, o visto de aposentado, depois de tramitado em território espanhol, dá direito a uma autorização de residência, a chamada autorização de residência não lucrativa. Assim, sendo você o titular de uma residência na Espanha e cumprindo os requisitos para obtenção da cidadania espanhola, podemos dizer que o visto de aposentado é um caminho viável para solicitar a cidadania por tempo de residência. [caption id="attachment_167382" align="alignnone" width="750"] Se quiser ser um cidadão espanhol, poderá pedir a nacionalidade depois de 2 anos morando no país. Foto: Renata Losso.[/caption] Uma grande vantagem é que, na Espanha, todo nacional ibero-americano possui direito a uma redução do tempo de residência para poder pedir a nacionalidade. Assim, todo brasileiro com apenas 2 anos de residência legal no país passa a estar apto a solicitar a cidadania por tempo de residência. A justificativa para essa redução são os laços históricos e culturais entre a Espanha e os países ibero-americanos. Com essa vantagem, o tempo para solicitar nacionalidade pela residência é um dos menores no âmbito europeu e até mesmo mundial. Dessa forma, independentemente de ter ou não antepassados espanhóis, qualquer brasileiro pode se beneficiar dessa redução de prazo. Assim, se você vai morar na Espanha com o visto de aposentado, saiba que será possível solicitar a nacionalidade espanhola num futuro próximo. A Dra. Vivian Madeira, advogada no Brasil e na Espanha pelo Escritório Madeira da Costa, explica em detalhes nesse vídeo quais são as vantagens de solicitar o visto de aposentados na Espanha, quem pode solicitar e como é o processo, acompanhe: Como vimos, qualquer pessoa que comprove que possua os rendimentos mínimas determinados anualmente podem solicitar o visto. Como se preparar para solicitar o visto de aposentado na Espanha? O passo principal para solicitar um visto de aposentado na Espanha é garantir que todos os seus documentos estão em ordem. Inclusive, em alguns casos os papéis devem ter sido emitidos nos últimos 12 meses. Então é melhor agilizar! E precisamos admitir uma coisa: qualquer processo de solicitação de visto pode gerar dores de cabeça e muitas dúvidas. Além disso, ainda que os documentos sejam revisados pelas autoridades competentes, pode haver discrepâncias na interpretação. Por exemplo, pode ser que uma autoridade exija um tipo de específico documento e a outra não. Falo isso por experiência própria! Ainda que nunca tenha solicitado o visto de residência não lucrativa, já passei por processos burocráticos na Espanha que eram idênticos, mas que, na hora de apresentar os documentos, faltava um que não tinha sido exigido anteriormente. Para evitar que isso aconteça e garantir um processo eficaz, recomendamos a assessoria do escritório Madeira da Costa Sociedade de Advogados, que possui uma equipe de advogados e assessores jurídicos na Espanha com muita experiência em migração e nacionalidade. Nada melhor do que ter uma pessoa para dizer exatamente o que você precisa, sem faltas nem excessos. Você poderá receber assessoria tanto na análise de viabilidade do pedido de visto até a emissão do seu cartão de residência na Espanha. Vale a pena morar na Espanha com visto de aposentado? Sim. Se você cumpre com os requisitos de comprovação de renda, este visto pode ser uma opção para encontrar um local tranquilo e seguro para desfrutar a sua aposentadoria. Eu mesma já me imagino passando os meus dias nas praias de Mallorca! Por um lado, precisamos destacar que não são todas as pessoas que têm condições de encaixar nos requisitos desse visto, e o fator que impossibilita o trabalho o torna ainda mais difícil. Por outro lado, a Espanha oferece uma boa qualidade de vida e as condições da saúde pública são boas, o que pode tornar o seu período de aposentadoria um deleite. Com os advogados encarregados de ajudá-lo durante todo o processo, você deve se preocupar apenas com o planejamento da mudança. Como conseguir alugar uma casa? Será que vale a pena comprar? Quanto vou gastar no mercado? Para solucionar essas e outras dúvidas, faça o download do ebook Como morar na Espanha, exclusivo do Euro Dicas. São quase 300 páginas de conteúdo prático para ajudá-lo em cada passo da mudança!

Visto de estudante Irlanda é necessário para quem vai fazer um intercâmbio de inglês no país.
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Visto de estudante para Irlanda em 2024: como solicitar o seu

O visto de estudante Irlanda é um dos documentos mais procurados por quem deseja se aventurar na Ilha Esmeralda. Afinal, esse visto permite que o estudante brasileiro resida em terras irlandesas para estudar e também trabalhar. Inegavelmente, uma das principais preocupações de quem deseja morar no exterior é como se sustentar em um país estrangeiro. Portanto, ter a permissão de trabalhar é uma grande vantagem. Mas se você deseja obter o visto de estudante para a Irlanda, é necessário entender como ele funciona e quais são as permissões que esse visto concede. Me acompanhe! Precisa de visto de estudante para a Irlanda? Sim, o cidadão brasileiro que deseja se mudar para a Ilha Esmeralda para aprender inglês deve obter o visto de estudante para Irlanda. Por meio desse visto, é possível residir em território irlandês durante o período de oito meses, estudando e trabalhando. É importante ressaltar que o visto é necessário somente para os brasileiros que não possuem cidadania europeia. O visto é obtido na Irlanda Diferentemente de outros países, o visto de estudante Irlanda é obtido após a entrada no país. Quem tem interesse em estudar e trabalhar na Irlanda legalmente deverá estar matriculado em uma escola para poder solicitar o visto. Embora possa parecer estranho se considerarmos o processo de visto para outros países, e possa parecer até um pouco arriscado passar pela imigração irlandesa, de acordo com Danilo Neves Gandaia, de 32 anos, é um processo bastante tranquilo. “No aeroporto, a agente de imigração só pediu meu seguro, a carta da escola e minha passagem de volta para o Brasil. No dia de tirar o visto, também não teve quase nenhuma pergunta: a agente pediu meu passaporte, a carta da escola e provas de que eu tinha os 3.000€ [exigidos na época para subsistência]. Então ela bateu o carimbo, deu tchau e pronto”. Danilo contou que a entrada no país foi simples, rápida e prática. [caption id="attachment_165418" align="alignnone" width="750"] Danilo Gandaia foi com visto de estudante Irlanda e achou o processo bem descomplicado. Foto: arquivo pessoal.[/caption] Ele morou na Irlanda entre 2020 e 2021 e, embora a pandemia estivesse em uma fase mais restrita, o processo de apresentação de documentos tanto no aeroporto como para tirar o visto foi extremamente prático. Tipos de visto de estudante São dois os tipos de visto para Irlanda destinado aos estudantes: o Stamp 2 e o Stamp 2A. Entenda como funcionam e a diferença entre eles a seguir. Stamp 2 O Stamp 2 é o visto mais comum entre brasileiros que decidem ir se aventurar na Ilha Esmeralda. É ele, afinal, que permite que o estudante tenha permissão de trabalho — desde que matriculado em um curso de inglês na Irlanda de pelo menos 25 semanas (a modalidade mais comum). É esse visto que possibilita que estudantes trabalhem até 20h por semana e 40h em épocas específicas: entre os meses de junho e setembro — na temporada do verão europeu; e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro, período em que os estabelecimentos costumam contratar trabalhadores temporários. Stamp 2A Menos comum entre estudantes, o Stamp 2A concede o visto para estudar, mas sem a permissão de trabalho. Ou seja, serve para quem fará intercâmbio na Irlanda em um curso de menor duração ou até mesmo por uma escola que não esteja na lista das autorizadas pelo governo, a ILEP (Interim List of Eligible Programmes). Como tirar o visto de estudante para Irlanda? Uma vez tendo ingressado no país, você deverá seguir os passos necessários para poder tirar o visto de estudante Irlanda. Para tal, você deverá seguir o procedimento da cidade em que reside. No caso de Dublin, é necessário que o próprio estudante faça o agendamento por telefone, em inglês. No caso de outras cidades, você precisará ir presencialmente. 1. Agendar entrevista Se você for morar em Dublin, será necessário agendar um horário no escritório da GARDA, chamado Burgh Quay Registration. O agendamento por telefone é um procedimento relativamente recente a fim de facilitar o processo de atendimento. Isso porque antes o atendimento era realizado por ordem de chegada, o que causava imensas filas na porta do escritório de imigração. Quando eu, Rafaella, tirei meu primeiro visto de estudante na Irlanda, por exemplo, no ano de 2014, cheguei na porta da imigração 5h da manhã e a fila já estava grande, mesmo com a GARDA abrindo somente às 8h. Vale ressaltar que o horário de agendamento não implica que você será atendido e imediatamente irá embora. É uma estimativa de horário para o procedimento ser realizado. É difícil fazer o agendamento para visto de estudante na Irlanda? Não necessariamente. Se você vai fazer o agendamento para o visto de estudante Irlanda para viver em Dublin, precisa entrar em contato pelo telefone 1800 800 630. A orientação geral é que você tenha em mãos tanto os dados do seu passaporte como saiba soletrar seu e-mail corretamente em inglês. Agora, se o seu plano é morar em outras cidades, como Cork ou Galway, você precisará se registrar no escritório da Garda (GNIB) mais perto de você. Ao passar pela imigração irlandesa, você receberá um carimbo no seu passaporte e, a partir daquela data, terá até 90 dias para contatar as autoridades e dar entrada no seu visto de estudante. [caption id="attachment_165420" align="alignnone" width="750"] Garanta uma carta da universidade ou escola que você vai estudar para entrar na Irlanda e pedir o seu visto.[/caption] O processo em si não é difícil, mas se comunicar em inglês com os oficiais responsáveis pode ser um desafio para quem ainda tem um inglês mais básico e, ainda, pode ser que a data de registro acabe sendo depois dos 90 dias da entrada no país. Em qualquer um dos casos, não se preocupe. Os oficiais da imigração costumam ser pacientes em relação à comunicação em inglês caso você ainda não esteja familiarizado com a língua e, em página do próprio site da imigração, fica claro que você não tem sua permissão cancelada caso seu visto só saia depois do prazo inicial. Mas isso contanto que você faça seu agendamento dentro dos 90 dias. Depois que você fizer o seu registro e tudo der certo, você receberá o cartão IRP (Irish Residence Permit), que comprova a sua permissão de residência na Irlanda, em até 10 dias úteis. 2. Encontrar moradia Além disso, outro passo fundamental é procurar uma casa ou apartamento para alugar na Irlanda. É possível pesquisar por quartos e apartamentos no Daft.ie, um dos sites mais utilizados por quem procura acomodação. Outra excelente opção para encontrar moradia para os primeiros tempos na Irlanda é utilizar a plataforma Uniplaces. Também há quem pesquise por moradia no Facebook. Há grupos onde as pessoas postam anúncios de quartos e apartamentos para alugar. 3. Comprovante financeiro Em terceiro lugar, será necessário comprovar ao governo irlandês que você possui como se sustentar no país. Para obter o comprovante financeiro, você deverá abrir conta na Irlanda ou possuir extrato no formato autorizado pela imigração. Atualmente, os valores exigidos são: 4.200€ para estudantes que forem ficar na Irlanda por mais de 6 meses; 3.000€ no total ou 500€ por mês para estudantes que forem ficar até 6 meses no país. Essas informações foram atualizadas no site da imigração da Irlanda em setembro de 2023 e a consulta para a atualização deste artigo foi feita em março de 2024. O meu conselho é levar 1.000€ a mais, já que você não poderá utilizar o montante exigido até o momento em que obtiver o comprovante financeiro. Além disso, a depender da cidade em que você decidir morar, o custo de vida pode ser mais elevado, caso do custo de vida de Dublin. 4. Solicitar a IRP Letter A IRP Letter é uma carta emitida pela escola, que serve para dar apoio para a entrevista do visto. Solicite essa carta na sua escola. É importante reforçar que a IRP Letter e a carta da matrícula são documentos distintos e ambos são necessários para a emissão do visto de estudante Irlanda. 5. Comparecer à entrevista Após reunir todos os documentos, o estudante deve comparecer ao escritório da imigração para a entrevista, no dia e horário agendado. Documentos necessários para visto de estudante na Irlanda Para além dos documentos citados acima, você deverá ter consigo, a fim de poder solicitar o seu visto, o seu passaporte e o comprovante do seguro governamental. Portanto, os documentos requeridos para o visto são: IRP letter; Comprovante financeiro no valor pré-estabelecido conforme o tempo do seu período de estudante no país; Passaporte com data de validade superior ao período do visto; Comprovação de pagamento das taxas da faculdade ou escola; Seguro médico privado ou seguro viagem Irlanda, válido por 12 meses ou por toda a sua estadia caso o período de estudos na Irlanda seja inferior; Agendamento do visto impresso. Caso esteja tudo certo, você receberá a carteirinha de visto Stamp 2, com data de validade de oito meses. Não se esqueça de checar todos os dados para verificar se foram inseridos corretamente. Quanto custa o visto de estudante para Irlanda? Após a entrevista, o estudante terá que pagar uma taxa de 300€ referente ao visto de estudante. É aconselhável ter um cartão pré-pago internacional — como o cartão Wise, já que pagamentos com dinheiro exigem que você se dirija até um banco. Documentos para entrar na Irlanda Os documentos para entrar na Irlanda podem variar, a depender do oficial da imigração que irá analisar os seus documentos na entrada do país. Pode ser que sejam solicitados diversos documentos, ou mesmo nenhum. Porém, via de regra, a documentação necessária para entrar no país é a seguinte: O comprovante de matrícula e de pagamento do curso nos parâmetros exigidos pelo governo irlandês; Endereço do local em que irá se hospedar; Comprovante de que possui a quantia solicitada pelo governo do país para a sua subsistência — de 3.000€ ou 4.200€ conforme o tempo de estudos no país. Conforme explicado, esse comprovante pode ou não ser solicitado no momento em que você estiver entrando no país. Por isso, é melhor tê-lo em mãos. Quanto tempo dura o visto de estudante na Irlanda? Em síntese, o visto de estudante Irlanda concede a permissão de estudar e trabalhar em território irlandês durante o período de oito meses. Após esse período, será necessário renovar o visto matriculando-se em outra escola de inglês. A renovação do Stamp 2 pode ser feita no máximo duas vezes. Como faço para renovar o visto de estudante na Irlanda? Se quiser renovar o seu visto de estudante Irlanda, você deve fazê-lo até 12 semanas antes da sua autorização expirar. Antes de fazer o pedido de renovação, você precisa se registrar no serviço online da imigração irlandesa e ter uma cópia digitalizada de uma série de documentos como: Página principal (biométrica) do seu passaporte; Frente e verso do seu cartão IRP; Carta da faculdade ou escola confirmando sua matrícula em um curso de pelo menos 25 semanas; Resultados dos exames realizados no curso anterior; Prova de seguro de saúde contratado (o seguro de viagem não vale para renovação do visto). A lista de documentos completa do visto, no entanto, depende do curso que você está fazendo. Com a documentação em mãos, basta: Fazer o login em sua conta no serviço online da imigração; Encontrar o formulário de renovação de registro; Preencher os dados e iniciar o seu registro; Fazer o upload dos documentos requeridos; Pagar a taxa referente à renovação caso se aplique; Submeter a sua solicitação para as autoridades. Depois será possível acompanhar a sua solicitação por e-mail, já que você sempre receberá informações sobre o andamento do processo — dando certo ou não. Vale a pena assistir ao vídeo da brasileira Bianca de Moura, ela conta a experiência de renovação do seu visto de estudante na Irlanda: O visto de estudante Irlanda pode ser negado? Sim, pode. Mas normalmente isso acontece por conta de problemas com documentação, então garanta que os documentos estejam em ordem e conforme as regras da imigração irlandesa. Pode trabalhar com visto de estudante na Irlanda? Sim. O visto de estudante permite que o intercambista trabalhe até 20h por semana. Permite também o trabalho de 40h semanais na alta temporada da Europa (entre os meses de junho e setembro) e no final do ano (entre 15 de dezembro e 15 de janeiro), já que há alta demanda de lojas em busca de trabalhadores temporários. Danilo, que trabalhou com o visto de estudante em um mercado e em uma lavanderia, comenta: "Eu consegui trabalho na época através de brasileiros, a comunidade brasileira me ajudou muito lá. Foi tudo por indicação, ajuda das pessoas nessa comunicação principalmente através do Facebook, que foi uma ferramenta muito útil." É importante reforçar que o visto de estudante que possibilita trabalho é o Stamp 2. Como mudar visto de estudante para trabalho na Irlanda? Existem algumas formas para mudar do visto de estudante para trabalho. A primeira delas, a mais comum, é conseguir um emprego que patrocine o seu visto de trabalho na Irlanda. Assim, você se torna um trabalhador legal. A segunda maneira é através do visto para quem faz mestrado ou um doutorado, o 1G. Ele permite que os estudantes trabalhem full-time por até 24 meses. Finalizei meus estudos, como conseguir permanecer na Irlanda? Se você deseja continuar na Irlanda após o fim do período de duração do seu visto de estudante, há duas formas de obter o visto de permanência. A primeira forma é matriculando-se em uma universidade reconhecida pelo governo irlandês. São muitas as possibilidades para quem deseja fazer faculdade na Irlanda, conforme o curso desejado e a viabilidade financeira. Do mesmo modo, também é possível aplicar para um emprego na Irlanda nas empresas que concedam o visto de trabalho para cidadãos não-europeus. Procure por empregos na sua área e informe-se a respeito das condições do visto. Quem deseja se mudar para a Ilha Esmeralda pode se beneficiar da obtenção do visto de estudante Irlanda, obtido após a entrada no país. Dicas de como tirar o visto de estudante Irlanda As principais dicas para tirar o seu visto de estudante Irlanda é garantir que: Você saia do Brasil já com toda a documentação necessária dentro da validade requerida; A instituição de ensino em que você planeja estudar seja oficialmente reconhecida e tenha cursos autorizados pela Irlanda. Se você aspira estudar em uma universidade na Irlanda, provavelmente não enfrentará problemas. No entanto, se o seu objetivo é cursar um programa não universitário, é essencial informar-se sobre a validação desses cursos por meio da ILEP caso queira o Stamp 2 – o visto que permite que você também trabalhe. [caption id="attachment_165419" align="alignnone" width="750"] Confira se a instituição de ensino que você aspira estudar é reconhecida pelo governo da Irlanda.[/caption] Além disso, não deixe a ansiedade atrapalhar sua mudança para outro país. Mesmo que você não fale inglês avançado, os agentes da imigração costumam ser práticos e tranquilos. O próprio Danilo está de prova: ele falava um inglês bastante básico quando chegou lá e começou a melhorar depois de aproximadamente 3 meses. Inclusive, ressalta: "Por parte dos irlandeses, eu achei eles bem pacientes e bacanas. Teve sim, pessoas meio grossas, mas foi uma exceção. A maior parte das pessoas tinha paciência, conversava comigo falando mais devagar para eu entender melhor." Perguntas frequentes sobre o visto de estudante Irlanda Agora vamos às respostas a algumas das perguntas mais frequentes sobre o visto de estudante Irlanda. O visto de estudante garante levar algum parente para Irlanda? Em geral, não. Mas conforme o Irish Council for International Students, há algumas exceções. É o caso de: Estudantes de doutorado e pós-doutorado se tiverem fundos suficientes para sustentar a si e a família; Estudantes participando de um programa acordado entre governos no qual tanto o estudante quanto a família são financiados para todas as despesas no país; Crianças que comprovem que estão de visita e voltarão ao país de origem. Precisa comprovar renda para ter visto de estudante na Irlanda? Não necessariamente comprovar renda, mas você precisa comprovar que tem meios de subsistência para viver na Irlanda durante o período dos seus estudos. Com isso: Estudantes que vão ficar mais de 6 meses no país devem comprovar 4.200€; Estudantes que pretendam fazer um curso de até 6 meses devem comprovar 3.000€ no total ou 500€ por mês. Como encontrar vaga na imigração para visto de estudante Irlanda? Se você for morar em Dublin, precisa ligar no número 1800 800 630 para agendar seu registro no país e pedir o visto de estudante Irlanda. No entanto, se você for morar em outra cidade, precisará se registrar no escritório do ​​Departamento Nacional de Imigração da Garda (GNIB) mais perto de você. Agora que você já sabe como funciona o visto de estudante, pode também conferir mais detalhes sobre como estudar na Irlanda. Boa viagem!

Jovem com visto de férias-trabalho na Alemanha pronta para embarcar, no aeroporto.
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Visto de férias-trabalho na Alemanha: saiba como solicitar o seu

Viver a experiência de morar em outro país e mergulhar em uma nova cultura é algo que atrai cada vez mais pessoas em todo o mundo. Mas, por onde começar? Para nós, brasileiros, existem várias opções e o visto de férias-trabalho na Alemanha é uma delas. Com ele, você tem a oportunidade de vivenciar a cultura alemã e ter autorização para trabalhar. Além da liberdade de viajar pela Europa. Se interessou? Leia este artigo para conhecer os requisitos e como solicitar o seu. O que é o visto de férias-trabalho na Alemanha? O visto de férias-trabalho na Alemanha, também conhecido como programa Working Holiday Visa, é um tipo de visto que permite que jovens adultos tenham a oportunidade de conhecer a cultura do país e viajar por ele pelo período de até 1 ano. O Working Holiday Visa funciona graças a um acordo bilateral entre Alemanha e Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Israel, Japão, Nova Zelândia, República da Coreia, RAE de Hong Kong, Taiwan e Uruguai, de modo que haja um intercâmbio entre os residentes destes países. Cada país possui sua regra para aplicação. No Brasil, ele é destinado para jovens entre 18 e 30 anos, que apresentem comprovação financeira para poder morar na Alemanha pelo período de validade do visto. A melhor parte é que você não precisa apresentar comprovação de conhecimentos na língua alemã, facilitando o processo de quem quer tirar um ano sabático na Europa, conhecer mais da Alemanha ou adquirir experiência de trabalho internacional. Quantas horas pode trabalhar com o visto? Por falar em carreira profissional, com o visto de férias-trabalho na Alemanha você tem a liberdade para trabalhar em empregos de tempo parcial ou integral, sem limite de horas por mês. A principal regra para nós, brasileiros, é não trabalhar mais do que 6 meses na mesma empresa. Portanto, se você tiver o visto com validade de 12 meses, deve procurar outro emprego ao fim do contrato de trabalho. Isso pode dificultar um pouco para aqueles que querem ter uma experiência na área de formação, pois com esse visto é mais fácil de conseguir os chamados empregos de férias (Ferienjobs), mas nada é impossível. Já se você quer ser nômade digital na Alemanha, é melhor pesquisar outro tipo de visto, pois para o Working Holiday Visa, infelizmente não é possível trabalhar como autônomo ou freelancer. Quem pode solicitar esse visto? O visto de férias-trabalho é destinado para todos os jovens adultos dos países em acordo bilateral com a Alemanha, que falamos anteriormente. No Brasil, para solicitar esse visto, você deve atender aos seguintes requisitos: Ter nacionalidade brasileira; Ter entre 18 e 30 anos (é possível aplicar até o dia que antecede o seu 31º aniversário); Nunca ter recebido o visto de férias-trabalho na Alemanha antes; Ter como principal objetivo uma viagem de férias (ano sabático, etc.). A última regra é, justamente, para promover o intercâmbio na Alemanha daqueles que desejam aproveitar ao máximo o que o país tem a oferecer e mergulhar na sua cultura. Se você se interessa por fazer um intercâmbio no país, entre em contato com a Beeducation. Com mais de 20 anos de experiência no setor, a equipe vai ajudá-lo a escolher o melhor plano e cuidar de todos os procedimentos necessários para o seu intercâmbio. É da nossa confiança! Quer saber mais sobre o visto de férias-trabalho? O brasileiro Ricardo Freitas solicitou o seu e conta a sua experiência no vídeo, confira! Onde solicitar o visto? O visto de férias-trabalho na Alemanha só pode ser feito no seu país de origem e online, ou seja, no Brasil, deve procurar as Representações da Alemanha. Atualmente, existem quatro consulados da Alemanha no Brasil e o agendamento para solicitar o visto deve ser feito para aquele que atende a região que você vive: Consulado de São Paulo: responsável pelo atendimento dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul; Consulado do Rio de Janeiro: responsável pelo atendimento dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins; Consulado de Porto Alegre: responsável pelo atendimento dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; Consulado de Recife: responsável pelo atendimento dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Mas atenção: cada país tem um número de vistos para serem aprovados durante o período de 12 meses. No Brasil, são liberados 1.000 vistos por ano. Isto significa que no momento que você for fazer a solicitação, o consulado pode não ter mais vagas. Nossa recomendação é insistir e continuar tentando. Como o visto não pode ser solicitado com mais de 3 meses de antecedência da viagem, sempre há chances de surgirem novas vagas. Para evitar erros ou atrasos no seu pedido, indicamos a assessoria especializada Madeira Costa. A equipe tem bastante experiência na solicitação de vistos e vai acompanhar você durante todo o processo, até ter o visto em mãos. Converse com a equipe da Madeira da Costa para esclarecer suas questões. Como tirar o visto férias-trabalho? O processo para solicitar o visto de férias-trabalho na Alemanha é bem simples, mas você precisa ter paciência para conseguir sua vaga de agendamento e levar sua documentação no consulado. Sei que pode ser tentador selecionar outra categoria de visto para a Alemanha para conseguir um agendamento, mas não faça isso, porque você não será atendido. Preencha o formulário corretamente para garantir seu horário. Como preencher o formulário? Para te ajudar a preencher o formulário de agendamento de visto, segue um breve passo a passo: Acesse o site de agendamento online das Representações da Alemanha no Brasil; Desça a página e clique para fazer o agendamento no consulado responsável pelo seu estado; Selecione o serviço de “Visto”, busque pela categoria “Visto Working Holiday” para selecionar e clique em continuar; Confira a lista de documentos necessários para pedir o visto de férias-trabalho na Alemanha e clique em continuar; Selecione uma data e escolha dentre as opções de horários disponíveis. Se não houver data, tente novamente depois; Preencha o formulário com seus dados pessoais (nome, e-mail, telefone, passaporte e data de nascimento), clique em guardar e depois reserve a marcação; Por questão de segurança, salve a comprovação do agendamento e apresente no dia da entrevista. Documentos necessários para pedir o visto Agora que você já agendou sua data para levar a documentação e dar entrada no seu processo de visto de férias-trabalho na Alemanha, chegou a hora de conferir se você tem tudo organizado. E se não tiver, correr atrás para ter tudo em mãos. O Consulado-Geral da Alemanha orienta que os documentos estejam organizados em duas versões: original e cópia simples, seguindo a ordem, sem clipes ou grampos de papel: Formulário VIDEX preenchido online, impresso e assinado; Uma foto biométrica recente nas dimensões 3,5 x 4,5 com fundo claro; Passaporte brasileiro válido por pelo menos um ano a partir da data de emissão do visto e com no mínimo duas páginas livres; Comprovante de residência no Brasil (conta de água, eletricidade, internet, etc); Currículo em inglês ou alemão no formato disponibilizado no site Europass; Comprovação financeira de 600€ por mês para os primeiros quatro meses na Alemanha, totalizando 2.400€, que devem ser depositados em uma conta bloqueada ou comprovados por uma declaração de compromisso emitida pelas autoridades alemãs (Verpflichtungserklärung); Carta de motivação, em inglês ou alemão, com seu planejamento para o caso do visto ser aprovado e, se disponível, contrato de trabalho, comprovante de acomodação, etc.. Com a aprovação do visto, deverá enviar os seguintes documentos por e-mail: Passagem de ida e, se possível, também da volta ao Brasil; Seguro saúde com cobertura mínima de 30 mil euros com validade para todo o seu tempo de permanência na Alemanha. Nunca compre sua passagem para Alemanha sem a aprovação do visto, pois o processo pode levar mais tempo que o esperado ou pior, ser negado. Sempre há a possibilidade de solicitarem documentação extra, portanto, fique atento ao seu e-mail. Precisa de comprovação de renda? Sim. Como falamos na documentação, é necessário comprovar 2.400€ em uma conta bancária bloqueada, que irá liberar automaticamente 600€ por mês para você durante quatro meses. Esse é o valor mínimo exigido, mas ao fazer seu planejamento, analise o custo de vida na Alemanha para escolher uma cidade com oportunidades de trabalho para você se manter pelo período de validade do visto. [caption id="attachment_163733" align="alignnone" width="750"] Não é necessário fazer tradução juramentada de seus documentos para o visto de férias-trabalho. Foto: Nathane Costa[/caption] Se não tiver esta renda, outra maneira de comprovar que você tem como se manter no país é pedir para um residente alemão fazer um Verpflichtungserklärung. Este documento, emitido pelas autoridades alemãs, atesta que ele se responsabiliza financeiramente por você. Quanto custa o visto férias-trabalho na Alemanha? A taxa de emissão do visto de férias-trabalho na Alemanha é de 75€, que deve ser pago em reais, (cerca de R$ 403,62 em espécie com o câmbio de 29 de fevereiro de 2024), no dia da entrega dos documentos no consulado. Você também pode pagar com cartão de crédito internacional, em euros, com as bandeiras Master ou Visa. Outras formas de pagamento, como PIX ou euros em espécie não são aceitas. Validade do visto de férias-trabalho na Alemanha O visto de férias-trabalho na Alemanha tem duração de até 1 ano. Alguns brasileiros relataram que ao solicitá-lo no meio do ano, apresentaram o seguro saúde com validade até dezembro e, por esse motivo, receberam o visto de férias-trabalho com validade de 6 meses. Entregue a documentação conforme detalhamos para ter mais chances de obter um visto com a validade máxima e aproveitar a vida na Alemanha por mais tempo. Posso continuar na Alemanha depois do fim do visto? Se você desejar continuar morando na Alemanha após o fim do visto de férias-trabalho, é possível apenas com a solicitação de outro tipo de visto, já que ele não permite renovação. Consulte algumas das opções mais populares entre os brasileiros: Visto para trabalhar; Visto de Au Pair; Cartão Azul da União Europeia; Visto para estudar; Visto para procurar trabalho na Alemanha. E uma dica: faça a solicitação do novo visto pelo menos 2 meses antes do atual acabar. Assim, você tem tempo para reunir a documentação e lidar com imprevistos. Qual o prazo para obter o visto férias-trabalho? O tempo de tramitação do processo do visto de férias-trabalho na Alemanha é de 6 semanas. Mas, geralmente, em 4 semanas você terá uma resposta. Este prazo conta a partir da entrega da documentação completa no consulado. Lembramos que pedidos feitos com mais de 3 meses de antecedência da sua viagem não serão aceitos. O visto férias-trabalho na Alemanha pode ser negado? Sim, o visto de férias-trabalho na Alemanha pode ser negado, assim como qualquer outro visto. Um dos principais motivos para a negativa do visto é a entrega da documentação incompleta ou incorreta e não cumprimento dos requisitos. Por isso, confira tudo mais de uma vez para não ter problemas. Contar com uma assessoria pode ser interessante para conseguir o visto de férias-trabalho na Alemanha e evitar o indeferimento. Fale com a Madeira Costa, empresa especializada no assunto que vai te auxiliar em toda a documentação e durante todo o processo de obtenção do visto. Tenho cidadania europeia, preciso solicitar esse visto para trabalhar nas férias na Alemanha? Não, a boa notícia é que cidadãos de um país da União Europeia não precisam solicitar visto para trabalhar ou morar na Alemanha. Porém, para exercer qualquer tipo de trabalho, antes de tudo é preciso se registrar no Departamento de Estrangeiros da cidade alemã em que você morar para receber seu número de registro fiscal e declarar imposto de renda. [caption id="attachment_165233" align="alignnone" width="750"] Vivenciar a cultura alemã durante um ano certamente será uma experiência enriquecedora na sua vida.[/caption] Dependendo da sua profissão, pode ser necessário validar seu diploma na Alemanha para poder atuar no mercado de trabalho. Pesquise e planeje bem sua ida para ter sucesso. Vale a pena pedir o visto férias-trabalho na Alemanha? Sim. Para os jovens adultos que nunca tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio na adolescência, o visto de férias-trabalho na Alemanha é um sonho. Principalmente por não ter tantos requisitos para solicitá-lo. O mesmo vale para aqueles que tem interesse em conhecer mais da cultura, viajar pelo país, experimentar sua gastronomia e, até mesmo, aprender alemão - sem necessariamente precisar trabalhar. Por outro lado, esta pode ser a chance que muitos precisam para encontrar uma oportunidade de trabalhar na Alemanha, já que presencialmente é muito mais fácil do que estando no Brasil, e depois fazer a troca de visto. Muitos casais também solicitam justos para viver e sentir a qualidade de vida da Alemanha antes de planejar uma mudança mais definitiva. Outros, possuem ascendência alemã e querem se aproximar mais das suas origens. Todas essas motivações pessoais deverão ser apresentadas ao consulado e serão consideradas para a aprovação do seu visto. Mas te digo, independente do seu objetivo, morar na Alemanha é algo que enriquece muito a alma. Se este é o seu sonho, invista nele.

Pessoas preenchendo formulário de visto.
França Visto

Visto de pesquisador na França: como solicitar o seu

O visto de pesquisador na França oferece benefícios para aqueles que pretendem passar um período trabalhando com pesquisa no país. Ficaram curiosos? Então, conheça um pouco mais sobre esse documento, os pré-requisitos para solicitá-lo e suas condições de renovação! O que é o visto de pesquisador na França? O visto de pesquisador na França é um tipo de visto de longa duração (visa long séjour ou VLS), cuja menção Passeport Talent-Chercheur permite seu detentor fazer um curso de doutorado, realizar trabalhos de pesquisa ou dar aulas em nível universitário na França. Como funciona o visto de pesquisador? O visto de pesquisador na França, assim como o visto de trabalho, é um atestado de seu status de assalariado no país. Isso significa que você terá os mesmos direitos e deveres que um francês assalariado. Ele te permite exercer atividades profissionais, desde que tenha ligação com a Universidade que está te recebendo. Sem dúvidas, trata-se de um visto bastante poderoso. Em minha experiência, por exemplo, por mais que eu fosse uma doutoranda, ele me permitia acessos a espaços especiais da Universidade, bem como a possibilidade de fazer certas demandas exigidas pelo meu trabalho nas bibliotecas em Paris. Quem pode solicitar o visto? Detentores de um diploma de mestrado que estão realizando uma pesquisa científica ou são professores-pesquisadores (em francês, enseignants-chercheurs) podem solicitar o visto de pesquisador na França. Eventualmente, como no meu caso, estudantes de doutorado também podem fazer a solicitação. Contudo, isso vai depender do tipo de vínculo estabelecido com a Universidade francesa, o período de permanência e os recursos financeiros disponibilizados para a sua estadia. Os cônjuges e filhos menores de uma pessoa detentora do visto de pesquisador na França podem se beneficiar de um procedimento simplificado de família acompanhante. Isso significa que eles podem obter a permissão de entrar e permanecer na França sem ter de passar pelo procedimento de reagrupamento familiar. Quais são os requisitos para conseguir o Passeport Talent? Para obter o Passeport Talent, é preciso cumprir com os seguintes requisitos: Possuir um diploma de Mestrado; Ter sido convidado por uma Universidade na França para conduzir trabalhos de pesquisa ou trabalhar com o ensino de nível universitário; Possuir uma Convention d’accueil assinada por um organismo público ou privado - de acordo com esse período de missão de pesquisa ou ensino. Ela deve indicar que você é um pesquisador, o objetivo da estadia na França e a duração de sua permanência. O que é a Convention d’accueil? A Convention d’accueil é um documento administrativo que vai indicar a natureza e a duração dos trabalhos que serão conduzidos pelo pesquisador ou pelo doutorando em questão. Além disso, o documento faz uma precisão dos recursos, das condições de estadia e a cobertura médica que o beneficiário tem acesso. Essa Convention é emitida pela Universidade francesa que vai te receber e deve ser endereçada ao beneficiário. Uma vez com o documento original em mãos, é preciso entregá-la ao Consulado francês de sua circunscrição para fazer a demanda de visto. O procedimento da Convention se aplica aos casos em que o pesquisador ou doutorando é recebe recursos mensais para conduzir seus trabalhos de pesquisa ou cursos na Universidade. Europeus não precisam da Convention A Convention não é emitida para os que possuem nacionalidade dos países da União Europeia, do Espaço Econômico Europeu, da Suíça, da Romênia e da Argélia. Contudo, se você é brasileiro e pretende passar uma temporada na França nos moldes acima descritos, você poderá solicitar uma Convention junto a sua Universidade. Documentos necessários Os documentos necessários para o visto de pesquisador na França são os seguintes: Cópia de todas as páginas de seu Passaporte. Ele deve ter sido emitido há menos de 10 anos, ter pelo menos duas páginas em branco, e ser válido até 3 meses após a data de expiração do visto solicitado; Fotografia de identidade; Comprovante de residência; Convention d’accueil original; Diploma de Mestrado. Esses são os documentos oficialmente solicitados, no entanto, é possível que o Consulado ainda necessite de outros documentos. No meu caso, por exemplo, além dos documentos acima, o Consulado de São Paulo também indicou que eu tivesse em mãos: Comprovante de estadia na França, pelo menos para os primeiros três meses; Cópia do seguro-saúde contratado para a Convention d’accueil; Comprovante dos recursos financeiros que eu ia receber. Como solicitar o visto de pesquisador na França? O passo a passo para solicitar o visto de pesquisador na França ficou ainda mais fácil nos últimos anos devido à implantação de uma ferramenta unificada de solicitação dos documentos nos Consulados brasileiros. Essa mesma ferramenta é utilizada para a emissão de outros vistos, como o visto férias-trabalho na França. Veja as etapas pelas quais você deve passar se quiser ter esse documento: 1. Se certificar de que você é elegível ao visto de pesquisador na França Oficialmente, os requisitos para solicitar esse visto são os mesmos mencionados acima. No entanto, minha experiência mostra que cumpri-los não é o suficiente para fazer a solicitação. Conheço alguns colegas doutorandos que, mesmo cumprindo com esses requisitos, foram aconselhados a solicitar um visto de estudante de longa duração, passando pelo procedimento da Campus France. [caption id="attachment_163645" align="alignnone" width="750"] A Convention e a tradução do diploma são imprecindíveis para o visto de pesquisador na França. Foto: Bárbara Ábile.[/caption] Outros, como eu, até tentaram fazer a solicitação de visto de estudante, mas foram aconselhados pela própria Campus France a solicitar a emissão de uma Convention d'accueil junto a Universidade. Assim, minha sugestão é que você contate, em primeiro lugar, a Campus France. Esse é o melhor meio de se informar dos procedimentos necessários para qualquer tipo de projeto universitário na França. 2. Contatar a Universidade da França Se a Campus France indicou que, no seu caso, você é elegível ao Passeport Talent Chercheur, você deve entrar em contato com sua Universidade da França informando seu projeto de estudos e solicitando a Convention d’accueil. Para isso, peça ao laboratório que vai te receber indicar o melhor contato para tratar desse assunto. Normalmente, é o setor que cuida de alunos estrangeiros. Para adiantar, envie logo neste primeiro contato os documentos justificando o motivo de sua solicitação, como a carta convite do laboratório de pesquisa que vai te acolher na França e o atestado de recursos financeiros para o período. Fiz isso e me economizou um tempão! Já na primeira resposta a pessoa responsável me passou quais outros documentos eu deveria apresentar para a emissão da Convention. 3. Solicitar a emissão da Convention d’accueil A emissão da Convention exige o envio de outros documentos à parte daquele que precisará ser entregue ao Consulado e que citamos anteriormente. Esses documentos podem variar de acordo com a Universidade, mas de maneira geral eles costumam ser: Um formulário da própria universidade francesa com seus dados pessoais; Cópia do seu passaporte; Tradução juramentada para o francês de seu diploma de Mestrado; Atestado de honra de que você não está inscrito como estudante em nenhuma outra faculdade francesa, nem está fazendo pós-graduação na França; Carta convite da pessoa que será responsável por supervisionar seu trabalho na universidade francesa. Essa carta precisa indicar as datas exatas da estadia na França e seu objetivo; Comprovante de recursos financeiros para cobrir os gastos de estadia; Formulário de Convention de séjour assinado pelo laboratório que vai te acolher; Comprovante de que você possui um seguro médico ou um plano de saúde na França válido por toda duração da viagem; Atestado de responsabilidade civil, que assume a cobertura de eventuais acidentes causados a terceiros durante a validade da estadia. Para fazer as traduções com rapidez e garantia de qualidade na entrega, indicamos que conheça a Yellowling. A empresa possui uma equipe de tradutores especializados e certificados e todo serviço é feito online, do orçamento à entrega dos documentos traduzidos. 4. Aguardar a emissão da Convention d’accueil Essa é, de longe, uma das partes mais angustiantes do processo. Em primeiro lugar porque a reunião de todos esses documentos depende de vários fatores, como a assinatura de várias pessoas, conseguir encontrar um seguro médico válido por todo período e pagá-lo. Esse último ponto, pelo menos para mim, foi bem difícil e motivo de muito estresse. Em segundo lugar porque a emissão da Convention costuma demorar, em média, 3 semanas a partir do recebimento do jogo completo de documentos. No entanto, isso também pode variar de universidade para universidade, e depende muito do momento em que você solicitou. Nesse sentido, posso dizer que tive sorte: fiz minha solicitação no final do ano, portanto, ainda que houvesse o medo da pausa de final de ano, eu sabia que não havia tantas demandas desse tipo na universidade. Em 1 semana o documento já havia sido emitido. 5. Receber a Convention original Depois de conseguir reunir todos os documentos e enviar para a universidade, é preciso pensar em como essa Convention original chegará até você. Normalmente, a instituição até envia uma cópia pdf da Convention para você, mas nem pense em tentar marcar um horário no Consulado se você não está com o papel original: será uma perda de tempo. No meu caso, pude contar com o amigo de uma colega que estava na França e que se disponibilizou a pegar minha Convention e fazer a postagem para envio internacional. Como eu tinha uma certa pressa, contratei uma empresa que faz esse tipo de envio de maneira rápida, ainda que custosa. 6. Complete seu pedido de visto online Enquanto sua Convention não chega, vá preparando o conjunto de documentos obrigatórios para solicitar o visto. Uma vez feito isso, complete seu pedido de visto pelo portal France-visas, preenchendo os campos necessários e anexando os documentos solicitados. 7. Apresente seu dossiê no Consulado Após preencher seu dossiê, visite a página de informações dos centros de vistos franceses no Brasil e saiba a quem você deve se dirigir para apresentar seu pedido. Nessa mesma página, você encontrará a ferramenta de marcação de atendimentos no Consulado de sua circunscrição, a partir da qual você deve escolher um dia e um horário. Por fim, basta acompanhar seu processo de pedido de visto. O Consulado vai te convocar para retirar seu documento assim que ele estiver pronto. Quanto custa o visto de pesquisador na França? O visto de pesquisador na França custa 99€. Você deve pagá-lo em moeda local no dia de seu primeiro atendimento no Consulado, em espécie ou cartão de débito. Vale lembrar que o pagamento do visto não significa, obrigatoriamente, que o Consulado vai aprovar sua solicitação. Quanto tempo leva para o visto Passeport Talent ficar pronto? Em torno de 15 dias, mas isso vai depender da demanda da época em que você estiver solicitando. Eu, por exemplo, fiz minha solicitação no início de janeiro e o visto ficou pronto em 14 dias corridos. Qual é a duração do visto? Depende da duração do vínculo especificado em sua Convention d’accueil. Se sua Convention especificar que você ficará na França por até 12 meses, o seu Passeport Talent terá a menção VLT-TS (visa valant titre de séjour) e terá a validade de um ano. Mas, se sua Convention mencionar a permanência por mais de 12 meses, significa que ele poderá durar até 4 anos. Tal permanência está diretamente atrelada à disponibilização de recursos financeiros para tal. Pode renovar? Novamente, isso depende da duração do vínculo especificado em sua Convention d’accueil. Se sua Convention especificar que você ficará na França por até 12 meses, o seu Passeport Talent terá a menção VLT-TS (visa valant titre de séjour) e não será renovável. Mas, se sua Convention mencionar a permanência por mais de 12 meses, significa que ele será renovável. Nesse caso, o Consulado vai emitir um visto simples do tipo Passeport Talent-Chercheur, que terá a validade de três meses. Sendo assim, nos dois primeiros meses após sua chegada na França, você deverá ir até a Préfecture de Police para fazer o pedido de sua carte de séjour pluriannuelle, com menção Passeport Talent-Chercheur. Essa carte de séjour terá uma duração idêntica à que está registrada em sua Convention d’accueil, com um limite de 4 anos. A Convention define tudo Se Convention não mencionar a possibilidade de continuar no país, você não conseguirá renovar seu visto. Lembrando que essa permanência no país está estritamente vinculada à disponibilização de recursos para tal. Só para ilustrar, menciono meu exemplo: O projeto do qual eu participava previa um tempo determinado de uma bolsa de estudos de mestrado e doutorado, portanto, eu só poderia continuar na França após esse período se: a universidade francesa me enquadrasse em outro projeto com acesso a outra bolsa ou se a bolsa de estudos brasileira não exigisse meu retorno para o Brasil após o fim da concessão de recursos. Validação do visto de pesquisador França Se o seu visto de pesquisador na França é o Passeport Talent com a menção VLT-TS (visa valant titre de séjour), será necessário fazer a validação de seu visto. Esse foi o meu acaso. Assim, nos três meses seguintes à sua chegada na França, você deverá realizar esse procedimento via internet. A ferramenta é superintuitiva. Ao final do procedimento, você deverá pagar 225€. Após isso, você recebe um documento pdf que comprova a validação de seu visto, e, portanto, sua legalidade de permanência na França. Visto de estudo ou visto de pesquisador? Existem vários tipos de visto para a França e cada um deles é atribuído em função do projeto do solicitante. Sendo assim, vários critérios são decisivos na hora de indicar a categoria de visto mais adequada, como o tipo de estudo, a instituição, a duração da formação, entre outros. Como vimos, o visto de pesquisador na França exige que você esteja em posse da Convention d’accueil, mas você apenas terá esse documento caso você se enquadre em um projeto específico. Portanto, em alguns casos a emissão da Convention pode ser negada. [caption id="attachment_163644" align="alignnone" width="750"] Se informe junto à Universidade ou à Campus France para saber qual a melhor opção de visto para seus objetivos.[/caption] Se isso acontecer com você, não se preocupe! Normalmente, isso ocorre quando o solicitante está inscrito como estudante de doutorado em uma universidade francesa sem financiamento ou com uma bolsa de estudo na França, mas sem contrato doutoral ou de trabalho. Se esse for o seu caso, basta solicitar um visto de estudante de longa duração. O visto de estudante de longa duração na França autoriza, normalmente, que seu proprietário trabalhe até 60% da carga horária legalizada na França. Sua emissão acompanha o formulário de Demande d'attestation OFII e tem a duração de 1 ano, com possibilidade de renovação. Vale a pena solicitar o Passeport Talent? Na minha opinião, depende da duração do vínculo especificado em sua Convention d’accueil. Se a previsão é que você fique por mais de 12 meses na França, o Passeport Talent vale muito a pena. Ele tem o procedimento de renovação facilitado, possibilita o exercício de uma atividade profissional junto da Universidade mencionada em sua Convention, além de permitir o reagrupamento familiar. Nesse sentido, o cônjuge do titular de um visto de pesquisador na França também pode trabalhar. Quando não vale a pena? Contudo, se a previsão é que você fique até 12 meses no país, acredito que o Passeport Talent não seja a melhor opção. Primeiramente porque é um visto bastante caro: são 99€ para a emissão de visto e mais 225€ para sua validação. Em outras palavras, são quase 330€ em um documento que, na teoria, é uma carte de séjour pluriannuelle, mas não na prática. Além disso, dado que a Convention é um contrato de trabalho, seu status na França passa a ser de assalariado. Isso significa que você deixará de ter acesso a certos descontos previstos para quem estuda na França, como as refeições nos restaurantes universitários. Por isso, de acordo com o que vivi, acredito que para doutorandos que vão ficar até 12 meses na França, o ideal é o visto de estudante de longa duração. Apesar disso, ressaltamos que a escolha por um ou pelo outro pouco depende do solicitante. O poder de decisão está com a Campus France e com a própria Universidade que vai te receber.

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