ETIAS: tudo sobre o novo visto para viajar para a Europa

Europa  / 

Você sabia que a partir de 2021 todos os brasileiros vão precisar solicitar o visto ETIAS para viajar à Europa a turismo por até 90 dias?

Neste artigo, vamos falar sobre o que é e como funciona o visto ETIAS para brasileiros na Europa e te passar todas as informações que você precisa saber para solicitá-lo.

ETIAS para brasileiros na Europa

etias mapa

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

A partir de 2021, todos os brasileiros com mais de 18 anos de idade que pretendam entrar na Europa e viajar pelo continente a turismo por até 90 dias a cada 180 dias precisarão ter um visto ETIAS, válido por 3 anos.

É possível solicitar esse visto por meio de um formulário online.

Formulário de inscrição online

Você pode solicitar um ETIAS online e diariamente; basta preencher o formulário online com seus dados, como: nome completo, lugar e data de nascimento, sexo, destino, número de telefone e e-mail, nível acadêmico ou informação do emprego atual, informação do passaporte ou de outro documento de viagem válido e país-membro de chegada.

Além do preenchimento e documento de viagem válido por 6 meses, você deve responder a um questionário de elegibilidade ETIAS, com perguntas básicas e de segurança.

Ao completar o formulário, você deverá pagar a taxa do ETIAS. Sua petição será enviada, processada e revisada pelo sistema de segurança do mecanismo de vistos.

Se a sua solicitação for aprovada, você receberá sua autorização de viagem ETIAS anexada ao seu e-mail de confirmação. Se for negada, você vai receber um e-mail com a justificativa da recusa e terá o direito de recorrer.

Viajar para o Espaço Schengen

etias bandeiras

Os brasileiros que viajarem à Europa a partir de 2021 deverão imprimir pelo menos duas cópias da sua autorização de viagem ETIAS e levá-las consigo durante todo o período que estiverem no Espaço Schengen.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Será obrigatório apresentar seu visto ETIAS antes do embarque (se a viagem for de avião, de barco etc.).

Você também deve mostrar sua autorização de viagem ETIAS para um funcionário do controle fronteiriço da Área Schengen quando chegar a um país do Espaço Schengen, para ter a aprovação final de entrada.

Leia o artigo que fizemos com tudo o que precisa para viajar para a Europa: documentos, euros e planejamento.

O que é o ETIAS

ETIAS é o Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem (sigla em inglês) ou autorização de viagem ETIAS.

O mecanismo de vistos é novidade e foi criado pela União Europeia. Com ele, cidadãos extracomunitários de 62 países que não precisam de visto para entrar no Espaço Schengen, incluindo brasileiros, poderão viajar e entrar em qualquer país-membro da União Europeia.

O visto é solicitado eletronicamente, em minutos e, caso autorizado, a autorização de viagem chega no seu e-mail, sem transtornos.

Conheça os passaportes mais valiosos em 2018.

Por que foi criado

O ETIAS foi criado com o objetivo de aumentar a segurança interna de seus países membros (contra o terrorismo, por exemplo), prevenir a imigração ilegal e contribuir para a diminuição dos atrasos nas fronteiras.

O visto também tem o intuito de ajudar os viajantes em sua entrada na Europa, pois visa reduzir o tempo de espera e as grandes filas na imigração dos aeroportos.

Atenção: uma autorização para viagem ETIAS pode ser anulada ou cancelada

Isso pode ocorrer quando as condições para a emissão do ETIAS já não são iguais ou se existirem razões para crer que a autorização de viagem foi adquirida por meio de fraude.

O visto também pode ser revogado caso não seja permitida a entrada do viajante no Espaço Schengen ou caso ele perca ou seja roubado algum documento de viagem seu.

Nesses casos específicos, a anulação ou a revogação do ETIAS é feita pelas autoridades do Estado-membro que tem a comprovação que levou à tal iniciativa ou à Unidade Nacional ETIAS do Estado-membro onde o viajante chegou.

Outra forma de ser anulado ou revogado é se o sistema automático receber um alerta. Quando isso ocorrer, o sistema verificará primeiramente se o alerta está relacionado a uma autorização de viagem ETIAS válida. Se for esse o caso, o Estado-membro que fez o alerta será o responsável pela revogação da autorização de viagem.

Diferença entre visto Schengen e autorização de viagem ETIAS

O ETIAS é uma autorização de viagem eletrônica que foi criada para não europeus isentos da obrigação de visto, assim como para todas as pessoas que não têm obrigação de visto de escala aeroportuária.

Devido ao seu processo de aplicação automático, é muito simples e rápido requisitar e receber um seu visto sem precisar ir a uma embaixada ou a um consulado europeu.

O visto Schengen, também conhecido por visto Europeu, não é um visto eletrônico. Por isso, não é tão rápido para solicitá-lo e recebê-lo. São necessárias no mínimo 6 semanas.

As solicitações desse visto são processadas individualmente na embaixada ou no consulado do país europeu de chegada, de acordo com o percurso que o candidato terá que fornecer.

Destacamos que esse visto é válido por até 90 dias. Caso você queria prorrogar sua estadia na Europa, você deve ir a uma embaixada ou a um consulado e cumprir os requisitos de cada país para solicitar outro visto.

Confira o guia que fizemos sobre emprego na Europa e os vistos por país. Caso você queira ingressar em uma universidade na Europa e solicitar visto de estudo, saiba que a maioria exige exames de proficiência.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.