ETIAS: como vai funcionar o visto para a Europa em 2023

Você sabia que a partir de 2023 todos os brasileiros vão precisar solicitar o visto ETIAS para viajar à Europa a turismo por até 90 dias?
Acompanhe o artigo a seguir e descubra tudo sobre o novo visto para a Europa. Vamos lá?

O que é o ETIAS?

Se você é brasileiro e pretende viajar para a Europa por um período de até 90 dias, renováveis a cada 180 dias, precisará de uma permissão de viagem, o chamado ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem). Ou seja, se você viajar a turismo ou negócios deve ter a autorização aprovada quando viajar para qualquer um dos países-membros do Espaço Schengen.
O ETIAS é uma autorização de viagem eletrônica criada para os estrangeiros de determinados países que queiram visitar qualquer um dos países-membros da União Europeia e que atualmente são isentos da obrigação de visto.
Portanto, os brasileiros que desejarem visitar a Europa a partir de 2023, para fins de turismo, negócios ou trânsito durante 90 dias, precisarão emitir o ETIAS (sigla em inglês para Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem).
Além do Brasil, outros 14 países da América Latina precisarão aderir a esse novo requisito aprovado pelo Parlamento e Conselho Europeu. A lista inclui Costa Rica, Nicarágua, Venezuela, Uruguai, México, Colômbia, Peru, Honduras, Chile, Paraguai, Guatemala, Panamá, Argentina e El Salvador.
etias mapa
Confira aqui uma lista de documentos para entrar na Europa.

Países que exigem o ETIAS

O sistema eletrônico foi criado pela União Europeia para combater a crise migratória e o terrorismo dentro dos países-membros. Esse novo visto para a Europa é exigido pelos países que fazem parte do Tratado de Schengen, conforme destacamos abaixo:

  • Alemanha;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Dinamarca;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia;
  • Espanha;
  • Estônia;
  • Finlândia;
  • França;
  • Grécia;
  • Holanda;
  • Hungria;
  • Islândia;
  • Itália;
  • Letónia;
  • Liechtenstein;
  • Lituânia;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Noruega;
  • Polônia;
  • Portugal;
  • República Tcheca;
  • Suécia;
  • Suíça;

Qual o objetivo do ETIAS

O novo visto para a Europa garante autorização de viagem para os turistas que queiram visitar os países-membros do Espaço Schengen por até 90 dias. Além disso, colabora para o aumento da segurança nos países europeus, identificando possíveis ameaças ou riscos. Isso porque ajuda a prevenir a imigração ilegal e ajuda a diminuir os atrasos nas fronteiras.
Portanto, o ETIAS será necessário para entrar em um país-membro do Tratado para todos os turistas que, atualmente, não precisam de visto para viajar para a Europa. No entanto, os turistas que quiserem permanecer no Espaço de Schengen por mais de 90 dias ou não podem pedir isenção de visto ETIAS, devem solicitar outro visto Schengen.
Esclareça aqui as suas dúvidas sobre quanto tempo você pode ficar na Europa como turista.

A partir de quando será obrigatório?

O novo visto ETIAS será um requisito obrigatório para todas as pessoas que viajam do Brasil à Europa a partir de 2023. O prazo anteriormente divulgado é que seria obrigatório a partir de 2021, mas houve um adiamento no prazo.
A prorrogação do prazo da obrigatoriedade do visto ETIAS está relacionado à implementação do novo regime de segurança da fronteira, o Sistema de Entrada/Saída (EES). A previsão é que o EES entre em vigor apenas em 2022.
No caso de brasileiros, todos que solicitarem o ETIAS serão rastreados em vários bancos de dados de segurança europeus.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Como vai funcionar nos próximos anos?

O visto ETIAS não será obrigatório no primeiro ano da sua implementação. Essa medida será tomada para que os agentes das fronteiras e viajantes se adaptem às novas exigências.
Funcionará assim:

  • Assim que o ETIAS for realmente implementado, a autorização será opcional. A primeira vez que o viajante entrar na Europa, receberá informações sobre o ETIAS e sua implementação;
  • Na próxima entrada na Europa, o cidadão que já recebeu essa informação precisará apresentar o ETIAS, mesmo que a viagem ocorra apenas alguns dias depois.

Ou seja: na primeira visita à Europa em até um ano da implementação, não será obrigatório apresentar o ETIAS. Na segunda entrada nos primeiros 6 meses depois da implementação, precisará apresentar. A partir de 1 ano da implementação, será obrigatório para todas as entradas.
Nosso conselho é: emita o ETIAS, é barato e você não precisará receber um monte de orientações na chegada na imigração. É só apresentar o documento e entrar.

ETIAS x Visto Schengen

A União Europeia e o Espaço Schengen são dois conceitos diferentes. Isto porque, apesar de todos os países estarem dentro da Europa, nem todos têm suas fronteiras abertas à livre circulação.
Posto isto, o ETIAS é uma autorização de viagem eletrônica que foi criada para não europeus isentos da obrigação de visto, assim como para todas as pessoas que não têm obrigação de visto de escala aeroportuária.
Devido ao seu processo de aplicação automático, é muito simples e rápido requisitar e receber um seu visto sem precisar ir a uma embaixada ou a um consulado europeu.
Os brasileiros que viajarem à Europa a partir de 2023 deverão imprimir pelo menos duas cópias da sua autorização de viagem ETIAS e levá-las consigo durante todo o período que estiverem no Espaço Schengen.
Será obrigatório apresentar seu visto ETIAS antes do embarque (se a viagem for de avião, de barco, etc.).

Visto Schengen não é eletrônico

O visto Schengen, também conhecido por visto Europeu, não é um visto eletrônico. Por isso, não é tão rápido para solicitá-lo e recebê-lo. São necessárias no mínimo 6 semanas.
As solicitações desse visto são processadas individualmente na embaixada ou no consulado do país europeu de chegada, de acordo com o percurso que o candidato terá que fornecer.
Se você já é titular de um Visto Schengen, não precisa solicitar uma autorização ETIAS. Só preste atenção para a data de validade do seu visto Schengen. Basta que você apresente seu visto de residência na fronteira para entrar na área de Schengen. No entanto, se seu visto expirou, você precisará solicitar uma autorização ETIAS para entrar no Espaço Schengen novamente.
Aproveite e descubra como funciona o seguro viagem para o Tratado de Schengen.
Novo Visto ETIAS

Quem deve solicitar?

Os cidadãos dos seguintes países da América Latina devem solicitar o ETIAS de forma obrigatória: Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia.
O solicitante deverá informar seus dados completos, se possui parentes residentes na Europa e qual o país ou países que pretende visitar.
Você pode solicitar um ETIAS online: basta preencher o formulário online com seus dados, como: nome completo, lugar e data de nascimento, sexo, destino, número de telefone e e-mail, nível acadêmico ou informação do emprego atual, informação do passaporte ou de outro documento de viagem válido e país-membro de chegada.
Por enquanto, ainda não é possível ver como será o formulário.

Documentos necessários para o ETIAS

Para preencher o formulário e solicitar o ETIAS, é necessário ter os seguintes documentos:

  • Passaporte brasileiro válido até três meses além da data de estadia pretendida;
  • Cartão de crédito ou débito para pagar a taxa do ETIAS;
  • Endereço de e-mail para receber a aprovação do ETIAS.

A autorização ETIAS será associada ao passaporte brasileiro enviado durante o processo de inscrição. Ou seja, brasileiros com dupla cidadania devem viajar com o mesmo passaporte usado durante a solicitação do ETIAS. Além disso, recomenda-se que o turista sempre tenha uma cópia impressa do documento durante a viagem, caso seja solicitado pelas autoridades locais.
Os viajantes que apresentarem um passaporte não associado a um ETIAS aprovado, podem ter o embarque ou sua entrada em um país Schengen negados.

Quanto custa o ETIAS?

O solicitante precisará informar também se há antecedentes criminais e se possui problemas de saúde. A taxa para a emissão do documento é de 7€ pagos com cartão de débito ou crédito, sendo que os menores de 18 anos estão isentos desse pagamento.
Além do preenchimento e documento de viagem válido por 6 meses, você deve responder a um questionário de elegibilidade ETIAS, com perguntas básicas e de segurança.
Ao completar o formulário, você deverá pagar a taxa do ETIAS. Sua petição será enviada, processada e revisada pelo sistema de segurança do mecanismo de vistos.
Se a sua solicitação for aprovada, você receberá sua autorização de viagem ETIAS anexada ao seu e-mail de confirmação. Se for negada, você vai receber um e-mail com a justificativa da recusa e terá o direito de recorrer.
Saiba aqui tudo sobre o formulário de autorização de viagem internacional.

Prazo de entrega do ETIAS

O serviço é digital e ágil e a autorização é enviada diretamente por email em até 48 horas, podendo demorar até 72 horas. O processo para preencher o formulário demora cerca de 10 a 20 minutos e a resposta é dada entre 24 a 48 horas por meio do e-mail.
No entanto, alguns pedidos podem levar mais tempo para processar, até 72 horas. É por isso que é recomendável que os viajantes solicitem o ETIAS pelo menos duas semanas antes de viajar para poder resolver toda a documentação antes da viagem.
Confira também quais são os documentos para passaporte e os custos para emití-los.

Atenção: uma autorização para viagem ETIAS pode ser anulada ou cancelada

Isso pode ocorrer quando as condições para a emissão do ETIAS já não são iguais ou se existirem razões para crer que a autorização de viagem foi adquirida por meio de fraude.
O visto também pode ser revogado caso não seja permitida a entrada do viajante no Espaço Schengen ou caso ele perca ou seja roubado algum documento de viagem seu.
Nesses casos específicos, a anulação ou a revogação do ETIAS é feita pelas autoridades do Estado-membro que tem a comprovação que levou à tal iniciativa ou à Unidade Nacional ETIAS do Estado-membro onde o viajante chegou.
Outra forma de ser anulado ou revogado é se o sistema automático receber um alerta. Quando isso ocorrer, o sistema verificará primeiramente se o alerta está relacionado a uma autorização de viagem ETIAS válida. Se for esse o caso, o Estado-membro que fez o alerta será o responsável pela revogação da autorização de viagem.

Vou viajar em 2021, consigo pedir já o ETIAS?

Não. Ele só será obrigatório em 2023, na segunda entrada no continente. O ETIAS será válido por três anos ou até o vencimento do seu passaporte. Caso a viagem se estenda para mais de 90 dias, será necessário solicitar outra autorização específica explicando o motivo.
Porém, lembre-se que para entrar na Europa, você precisará mostrar às companhias aéreas e marítimas essa autorização digital junto com o passaporte.
Como preencher o formulário do ETIAS

Como preencher o formulário

A autorização de viagem ETIAS deve ser feita por todos os brasileiros com mais de 18 anos que desejam viajar pela Europa. O preenchimento é feito através de um questionário online, com informações como:

  • Nome completo;
  • Local e data de nascimento;
  • Sexo;
  • Endereço;
  • Número de telefone e e-mail;
  • Nível acadêmico ou informação do emprego atual;
  • Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido;
  • País membro de chegada;
  • Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS.

Uma vez preenchido corretamente o formulário online e, após o pagamento da taxa em €, o pedido é processado pela base de dados avançada do sistema ETIAS.
Se for aprovado, o solicitante recebe uma confirmação juntamente com o ETIAS. Se o pedido for negado, você recebe um e-mail explicando o motivo da negativa e terá a oportunidade de recorrer. Caso uma consulta adicional precise ser feita, o processo pode demorar até duas semanas.

E se eu esquecer de pedir o ETIAS, o que pode acontecer?

Até o final de 2023, os turistas brasileiros podem ficar no Espaço Schengen sem visto por até 90 dias, durante um período total de 180 dias, pois o ETIAS só será obrigatório a partir da sua implantação em 2023, na segunda entrada no continente. A partir de 2024, será obrigatório para todas as entradas.
No entanto, para permanecer no continente europeu por mais tempo devem solicitar um visto na embaixada ou no consulado do país que deseja visitar.
Quando o ETIAS passar a valer, os turistas que desejarem visitar qualquer um dos países já mencionados anteriormente devem ter a autorização antes de viajar. Caso não obtenham o visto, seu embarque será negado.

Em caso de roubo ou furto do documento de viagem

Se o viajante também tiver o seu documento de viagem perdido ou roubado, a anulação do ETIAS será efetuada pelas autoridades do Estado-Membro com as devidas provas para a revogação.
Uma permissão também pode ser anulada se o sistema ETIAS receber um alerta. Nesse caso, o país responsável pelo alerta é que terá que revogar a autorização da viagem.
Para aproveitar cada momento da sua viagem, saiba o que precisa para viajar para a Europa e veja quais os documentos necessários para a permanência em cada país europeu. Estude bem as regras do ETIAS e esteja preparado para uma incrível viagem.
Confira o guia que fizemos sobre emprego na Europa e os vistos por país. Caso você queira ingressar em uma universidade na Europa e solicitar visto de estudo, saiba que a maioria exige exames de proficiência.
Gostou do nosso artigo? Leia também o guia como é morar na Europa e saiba tudo!

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Artigos relacionados

Family Search: saiba se é seguro e como funciona

Para ajudar a conectar familiares existe o Family Search, ferramenta que coleta, preserva e compartilha registros genealógicos no mundo todo.

Apostila de Haia: o que é, como fazer e quanto custa

Entenda o que é a Apostila de Haia, por que ela ajuda quem quer morar fora do Brasil, quais documentos pode apostilar e onde apostilar.

Carta de motivação: modelos e dicas para preparar o documento

Confira dicas para preparar uma carta de motivação, um modelo desse documento e veja exemplos de como escrevê-la para intercâmbio, mestrado e universidade.

Cidades que pagam para morar: 10 regiões encantadoras

Confira a lista de cidades que pagam para morar ou dão moradia ou terreno e veja quais são as condições para isso. Há várias na Europa.

Países fáceis de imigrar: veja os 4 mais receptivos da Europa

Confira a lista de países fáceis de imigrar e descubra o porquê da facilidade. Veja como é a adaptação, visto e burocracias para brasileiros nesses países.

Conseguir emprego no exterior ainda no Brasil: dicas úteis

Conseguir emprego no exterior não é uma tarefa fácil, mas temos dicas para fazer um bom currículo, onde procurar vagas e os melhores países para trabalhar.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube