Quanto tempo posso ficar na Europa como turista? Saiba tudo

Europa  / 

Quanto tempo posso ficar na Europa como turista? Muitos viajantes têm essa dúvida. Vamos fazer aqui um antes e depois do ano de 2021. Sim, porque as regras que valem hoje e definem quanto tempo um brasileiro pode ficar na Europa como turista serão modificadas a partir de 2021.

Quanto tempo posso ficar na Europa como turista: mudam as regras a partir de 2021

Em 2021 passará a valer o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, que está sendo chamado de Etias. Ele modificará a permissão de entrada de brasileiros na Europa, nos países que fazem parte do acordo do Espaço Schengen.

Atualmente, brasileiros podem viajar como turista para vários países da Europa sem necessidade de pedido de visto. Automaticamente, estes países permitem que um cidadão brasileiro permaneça num prazo máximo de 90 dias.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Veja em quais países da Europa não é exigido visto de turista para brasileiros:

  • Andorra, Chipre, Espanha, Geórgia, Grécia, Itália, Malta, Portugal, Turquia, Vaticano;
  • Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia;
  • Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Irlanda, Mônaco;
  • Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein;
  • Estônia, Letônia, Lituânia;
  • Albânia, Bielorrússia;
  • Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Hungria, Macedônia, Montenegro, Polônia, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Ucrânia.

Em todos os países europeus citados acima, apesar da não exigência do visto e do limite de 90 dias como turista, é necessário cumprir com algumas exigências para que a sua entrada no país seja autorizada. Veja abaixo.

Leia também nosso artigo completo com todos os requisitos para visitar a Europa.

Quais documentos deverão ser apresentados junto com o passaporte?

O fato de estes países europeus não exigirem um visto para turismo de um brasileiro não significa que não são feitas perguntas e exigidos alguns documentos. Podem, porque muitas vezes não é o que acontece.

Algumas pessoas passam pela controle de imigração somente mostrando a passagem de volta para o Brasil, enquanto outras devem provar que têm dinheiro suficiente para passar os dias de férias no país escolhido. Veja o que a imigração pode exigir para entrada na Europa:

  • Passaporte deverá estar dentro da validade de pelo menos 6 meses;
  • Passagem de volta para o Brasil (ou para outro país fora do Espaço Schengen);
  • Dinheiro para bancar as despesas relativas aos dias que ficará no país (que varia de país para país);
  • Seguro de viagem Europa com cobertura de no mínimo 30 mil euros (incluindo assistência médica em caso de acidentes ou doença);
  • Comprovante de estadia em hotel. Caso esteja indo para se hospedar na casa de um amigo ou parente necessita uma carta convite (deverá ser feita pela pessoa que lhe hospedará)

Saiba também quanto dinheiro levar para Europa na sua próxima viagem.

Pelas minhas experiências de viagem à Europa com passaporte brasileiro e a de muitos amigos, nunca me foi exigido o seguro viagem, assim como nunca tive que mostrar o quanto de dinheiro tinha na conta. Porém, se é a sua primeira viagem, é melhor não arriscar e estar preparado para responder as perguntas no controle de imigração.

Quero ficar mais na tempo na Europa

Quanto tempo posso ficar na Europa como turista: posso trabalhar, estudar, ir ficando? Não, não e não.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Você poderá ficar os 90 dias, não poderá trabalhar e se por acaso conseguir um trabalho ou resolver fazer um curso que ultrapasse este período, deverá voltar para o Brasil e pedir um visto de estudante ou de trabalho.

Saiba como conseguir um emprego na Europa: os documentos e requisitos necessários.

Como vai ser a entrada do brasileiro na Europa a partir de 2021

Lá no início falei do Etias, que foi aprovado pelo Parlamento Europeu com intuito de proteger os países membros da União Europeia de imigração ilegal e ameaças terroristas.

O Brasil entrou na lista dos países cujo passageiros DEVEM pedir autorização antes de viajar.

Se hoje basta o passaporte, o seguro viagem, provar onde irá ficar e que tem dinheiro, além da passagem de volta, a partir de 2021 não será mais assim. Antes da viagem, brasileiros deverão preencher um formulário que estará disponível online.

Importante: o formulário deverá ser preenchido com pelo menos 96 horas antes da data da viagem, além de ser cobrada uma taxa de 7 euros.

No formulário será necessário preencher com dados pessoais e histórico de viagens anteriores. Uma vez autorizada a entrada, o passageiro receberá a autorização no e-mail indicado ao preencher o formulário online.

As informações que você colocará serão analisadas nos banco de dados da União Europeia e ainda em sistemas como Interpol.

Saiba como conseguir visto de estudante para Portugal e viver legalmente no país.

Quais motivos podem ser usados para não permitirem a entrada no país europeu

O “candidato” poderá receber um “não” como resposta em casos como:

  • Estar com o nome na lista de pessoas proibidas de entrar nos países membros da União Europeia por crime ou envolvimento com terrorismo;
  • Suspeitos de atividades criminais;
  • Alguém que desrespeitou as regras de imigração na Europa, como por exemplo, quem trabalhou sem autorização ou ficou mais tempo do que permitido;
  • Foi deportado de algum país membro da União Europeia.

Uma vez que for autorizado, o documento terá validade de 3 anos.

Países fáceis de imigrar: saiba quais são os países europeus mais receptivos a estrangeiros.

Vale ressaltar, que nada muda para brasileiros que possuem passaporte de países membros da União Europeia. Desde que ao chegar no país europeu, não tente usar o passaporte brasileiro para entrar.

Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “quanto tempo posso ficar na Europa como turista” prepare corretamente a documentação e aproveite sua estadia no Velho Continente.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor