Europa

Carta de recomendação para mestrado: o que é e como fazer

Muitas vezes quando vamos nos candidatar a uma vaga de mestrado as universidades nos exigem uma carta de recomendação. Mas o que realmente é essa carta de recomendação para mestrado?

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Para te ajudar nessa dúvida, vamos ver como é feita essa carta de recomendação para mestrado e para que serve.

O que é a Carta de recomendação para mestrado?

A carta de recomendação para mestrado é uma carta que você deverá apresentar à universidade para que a banca avaliadora possa saber um pouco mais sobre você, a sua personalidade e o seu histórico acadêmico.

Essa carta normalmente é escrita por alguém que te conhece dentro do ambiente acadêmico ou profissional, por exemplo, um professor ou um supervisor. A carta de recomendação para mestrado tem muito mais valor se for escrita por alguém que realmente conviveu com você.

Carta de recomendação para mestrado: a quem deve pedir?

Como falamos no ponto anterior, a carta deverá ser escrita por alguém que realmente te conhece. Por exemplo, não adianta pedir uma carta de recomendação para o presidente da empresa onde você trabalha ou para um ótimo professor que nunca te deu aula.

As cartas de recomendação são pessoais e devem ter um conteúdo que demonstre que a pessoa realmente te conhece. Por isso, o ideal é pedir uma carta de recomendação para mestrado para algum professor da universidade (ou o seu orientador, que esteve mais tempo ao seu lado) ou para o seu supervisor direto no trabalho.

O que não pode faltar na carta de recomendação para mestrado

Uma carta de recomendação para mestrado não deve apenas conter o seu histórico e apenas falar que você é um bom aluno ou um bom funcionário. Idealmente ela deve conter alguns atributos pessoais, as suas qualidades, suas competências que fogem ao ambiente acadêmico e, se possível, as suas conquistas.

É necessário que a pessoa que esteja escrevendo a carta não deixe de fora informações básicas como, por exemplo, quando vocês trabalharam juntos e por quanto tempo, em qual projeto, qual era o seu papel no projeto e qual o papel da pessoa que está fazendo a carta.

A carta é a sua apresentação para a faculdade e deverá mostrar que você é o candidato ideal para aquela vaga de mestrado.

Se vocês está pensando fazer um mestrado em Portugal, confira os melhores mestrados do país em diferentes áreas. Saiba também quanto custa esta formação em Portugal.

Modelos de carta de recomendação para mestrado

Muitas universidades possuem seus próprios modelos de carta de recomendação para mestrado. Porém, caso você esteja se candidatando a uma universidade que não tenha fornecido esse modelo, veja algumas dicas de um passo a passo (em 7 tópicos) para fazer uma boa carta de recomendação.

Não se esqueça que essa carta não é (e nem deve ser) escrita pelo candidato.

1. Comece a carta colocando a data e o destinatário (é importante que o candidato saiba para quem ele deve enviar a carta);

2. No primeiro parágrafo, faça uma apresentação do candidato, aproveite para incluir o nome do candidato e a que vaga ele está se candidatando no mestrado;

3. Faça um parágrafo informando de onde você conhece o candidato e qual a relação de vocês. Fala um pouco sobre você e a sua experiência, seu currículo (muito brevemente, focando nos pontos relevantes para a candidatura);

4. Nos próximos parágrafos (3 ou 4, dependendo da quantidade de informação), aproveite para falar sobre os projetos onde trabalharam juntos e o desempenho do candidato nessas tarefas. Pode ser bem específico e detalhado, mostrando as qualidades do candidato e complexidades das tarefas realizadas;

5. Seria interessante fazer um parágrafo falando por que você acha que o candidato deveria conseguir a vaga e por que você o está apoiando na candidatura;

Pensando em morar em Portugal?

Venha morar em Portugal sem complicações nem imprevistos com ajuda do nosso guia Como Morar em Portugal.


Num só lugar, você aprenderá o passo a passo para conseguir trabalho em Portugal e tudo sobre custos de vida, as melhores cidades para viver, cidadania, vistos, documentos necessários, educação e muito mais.


Receba grátis o índice e primeiras páginas!

RECEBER AMOSTRA »

6. Faça um último parágrafo concluindo tudo o que você falou e ressaltando novamente as habilidades e qualidades do candidato. Se possível, fale um pouco sobre como o candidato poderia contribuir para a universidade.

7. Finalize a carta de recomendação para mestrado com um “atenciosamente”, assine com o seu nome completo informando o seu cargo e informações de contato.

Como fazer uma carta de recomendação para mestrado

Onde encontrar um modelo?

Para poder se inspirar, você pode fazer uma pesquisa na internet e ver alguns modelos de carta de recomendação para o mestrado que as pessoas já enviaram. Veja algumas sugestões:

E se for em inglês?

Se você precisar fazer uma carta de recomendação para mestrado em inglês, mas a pessoa que for fazer não for fluente, não entre em pânico. Não tente traduzir na internet e nem você mesmo. A carta de recomendação é muito importante para ir com erros.

O ideal é que você procure um tradutor oficial para que a sua carta seja traduzida de maneira correta.

Diferença entre carta de recomendação, carta de intenção e carta de apresentação

Muitas pessoas ficam confusas no processo de candidatura de mestrado, pois normalmente são pedidos muitos documentos e não sabemos bem do que se trata cada um. Vamos tirar essa dúvida.

Carta de recomendação

É uma carta escrita por outra pessoa, para ressaltar as qualidades do candidato. Ela é muito importante, pois é o único documento que não é escrito pelo candidato, e ele irá ressaltar as qualidades que o candidato afirmou ter em sua carta de intenção/motivação.

Carta de intenção ou motivação

A carta de intenção é escrita pelo candidato, explicando o motivo pelo qual ele está se candidatando aquela vaga. Na carta de motivação o candidato pode incluir como as suas experiências poderão contribuir para o seu trabalho, como ele será uma mais-valia no programa e falar do seu histórico.

Carta de apresentação

Normalmente, a carta de apresentação é entregue junto com o currículo. Nela você se apresenta de uma maneira mais completa do que o currículo, mostrando por que você é o candidato ideal para a vaga de mestrado.

Dicas para ter uma excelente carta de recomendação para mestrado

Partilhamos com você algumas dicas para conseguir uma boa carta de recomendação para mestrado:

  • A carta deve ser bem escrita e ter pelo menos uma página;
  • Não invente e nem omita informações relevantes;
  • Se for fazer uma carta em inglês (ou outra língua que não seja a sua), solicite o auxílio de um tradutor oficial;
  • A carta não pode ter erros gramaticais;
  • Deverá ter informações relevantes de acordo com a vaga que está sendo almejada;
  • Solicite a carta de recomendação para mestrado com antecedência, para que ela não seja feita às pressas e sem zelo.

Tem vontade de fazer mestrado em Portugal? Então recomendamos a leitura do nosso Ebook Como Morar em Portugal, trata-se de um guia completo para você se mudar para o país para estudar. Boa sorte!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Julia Discacciati

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Artigos Relacionados

Fechar