Morar em Portugal ou na Espanha: conheça as vantagens e desvantagens

Europa  / 

Morar em Portugal ou Espanha? Cada vez mais brasileiros decidem abrir mão de morar no Brasil para recomeçar, muitas vezes do zero, do outro lado do oceano.

Dentro dos países europeus, Portugal e Espanha encabeçam a lista como os principais destinos para restabelecer a vida pessoal e profissional no exterior.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Ambos os países possuem uma forte ligação com o Brasil, além disso dispõem de exigências legais e burocráticas mais razoáveis quando comparadas a outras nações do bloco europeu. Em todo lugar sempre haverá pontos positivos e negativos, vantagens e desvantagens.

Hoje te apresentamos alguns pontos chaves para você decidir entre morar em Portugal ou morar na Espanha.

Como é morar na Espanha?

Os espanhóis são alegres, gostam de se divertir, de sair com os amigos, de se arrumar. Se assemelham muito aos brasileiros nesse quesito.

Na Espanha come-se bem, a qualidade de vida é muito boa, o sistema de transportes públicos funciona muito bem e o de saúde é muito bom.

Além disso, morar na Espanha é estar rodeado de cultura e história, e para quem não sabe falar espanhol, é fácil se desenrascar com o “portunhol” e facilmente aprender espanhol no dia a dia.

Veja as 7 melhores cidades da Espanha para morar.

Como é morar em Portugal?

Morar em Portugal é aprender novas palavras em português, passar vergonha com expressões que não podemos usar, e aprender a viver em uma cultura que, mesmo tendo sido aquela que nos colonizou, é bem diferente da nossa.

É viver na Europa, mas estar em um clima mais ameno, sem sentir tanto frio no inverno, e poder aproveitar a praia no verão. Fazer amigos portugueses e aprender a apreciar a cultura e comida típica do país. E quando mal perceber, se sentir em casa.

Mesmo já sabendo como é morar em cada país, ainda fica difícil decidir se quer morar em Portugal ou na Espanha, não é? Vamos tentar ajudar mais um pouquinho na escolha, falando de pontos mais específicos.

Veja como escolher o melhor lugar para morar em Portugal.

Como é viver aposentado na Espanha?

Para quem já se aposentou no Brasil e quer viver a aposentadoria na Espanha, é possível. Morar na Espanha como aposentado é desfrutar de uma vida tranquila, com qualidade e segurança.

De norte a sul da Espanha, nesse país com muita beleza e tradição, você pode escolher em qual cidade você prefere aproveitar a sua aposentadoria. Uma cidade mais movimentada, ou uma mais calma, à beira mar, ou nas montanhas.

Como é viver aposentado em Portugal?

Portugal tem sido um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para passar a aposentadoria. Pela segurança, qualidade de vida e facilidade da língua, desfrutar da aposentadoria em Portugal é uma boa ideia para quem tem vontade de sair do Brasil e morar na Europa.

O Algarve é um dos locais mais procurados, por ter um clima mais agradável, paisagens e praias lindíssimas. O Algarve já foi considerado o melhor lugar do mundo para viver a aposentadoria.

Saiba também como é morar no Algarve.

Aproveitar a gastronomia, aprender mais sobre a cultura portuguesa, se encantar pelas belas paisagens, pela arquitetura e pela história do país e de cada região. Cada canto de Portugal tem seus encantos.

Pensando em morar em Portugal?

Venha morar em Portugal sem complicações nem imprevistos com ajuda do nosso guia Como Morar em Portugal.


Num só lugar, você aprenderá o passo a passo para conseguir trabalho em Portugal e tudo sobre custos de vida, as melhores cidades para viver, cidadania, vistos, documentos necessários, educação e muito mais.


Receba grátis o índice e primeiras páginas!

RECEBER AMOSTRA »

Há emprego na Espanha?

Durante o verão, a Espanha tem muito mais ofertas de trabalho, porém são para contratos temporários. Por outro lado, existem mais vagas em Engenharia Informática, Mecânica e Industrial e nos setores de tecnologia.

Saiba como trabalhar na Espanha aqui.

Há emprego em Portugal?

Em Portugal durante o verão também existem muitas ofertas de emprego temporário. Porém, para empregos fixos, é um pouco mais complicado, mas há vagas. É essencial fazer uma busca antes de se mudar, para ver como está a oferta na sua área.

Veja o nosso artigo sobre como trabalhar em Portugal e sites de emprego em Portugal.

portugal ou espanha

Outras vantagens e desvantagens de morar em Portugal

Vantagens

Desvantagens

  • Dificuldade de encontrar emprego (em sua área, salvo exceções);
  • O salário mínimo é muito baixo;
  • Estereótipos dos brasileiros por parte de alguns portugueses.

Outras vantagens e desvantagens de morar na Espanha

Vantagens

  • Oportunidade de aprender o segundo idioma mais falado do mundo;
  • Viver em um dos países mais procurados por turistas da Europa;
  • Cultura expansiva como a do Brasil.

Desvantagens

  • Custo de vida mais alto que o de Portugal;
  • Estereótipo de brasileiros também existe na Espanha;
  • Desemprego ainda elevado;
  • Muitos lugares têm seu próprio dialeto.

Como se compara o custo e a qualidade de vida?

A decisão de morar em Portugal ou na Espanha pode estar na qualidade de vida e no custo. Posso dizer que a qualidade de vida em Portugal é muito boa. Aqui temos segurança, serviços de saúde, transporte e educação muito bons.

Na Espanha tudo funciona muito bem também. Mas quando se comparam os custos de vida, a decisão entre morar em Portugal ou na Espanha costuma pesar, pois o custo de vida na Espanha é maior.

O custo de vida na Espanha é assim tão superior?

Não podemos esquecer que o salário na Espanha também é maior do que o salário em Portugal. E se compararmos o custo de vida do interior da Espanha é bem parecido com o custo de vida do interior de Portugal.

Afinal, morar em Portugal ou na Espanha?

Tanto Portugal como Espanha são países receptivos aos brasileiros e recebem anualmente milhares deles, seja por uma temporada ou como novo lar.

Por isso acho que a escolha entre os países depende mais dos objetivos pessoais e das preferências de quem vai imigrar. O mais importante é pensar e pesquisa bem antes de decidir, por que é uma grande mudança de vida.

Tanto para a Espanha quanto para Portugal é preciso contratar um seguro de viagem Europa para entrar no território. Saiba tudo sobre esse documento obrigatório.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.