Minidicionário Português de Portugal e Português do Brasil

Minidicionário Português de Portugal e Português do Brasil

Portugal  / 

Pretende morar em Portugal, passear ou apenas tem curiosidade sobre as diferenças entre o Português de Portugal e Português do Brasil? Então esse “Minidicionário” é para você!

Contamos com a ajuda de um dos nossos leitores para reunir algumas diferenças e criar um minidicionário que vai te ajudar a se adaptar mais rápido, matar a curiosidade em relação as principais diferenças, e claro, não cometer muitas gafes.

Você pode baixar gratuitamente, basta clicar em “Fazer Download” e preencher seu nome e e-mail para receber sua cópia do minidicionário.

Preencha dos dados para receber sua cópia

Sobre o minidicionário Português de Portugal

Brasil e Portugal tem muita coisa em comum, e talvez, a maior delas seja a língua que compartilhamos. Mas não se engane, apesar de ser a mesma língua existem muitas diferenças que vão além do sotaque.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.

Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26

Nós já escrevemos diversos artigos falando sobre as diferenças da língua nos dois países, mas as diferenças são tantas, que contamos com a ajuda de
um leitor – com muito conhecimento no tema – para criar um Minidicionário Português de Portugal e Português do Brasil.

O que é o minidicionário

É a reunião de diversas palavras em Português de Portugal e a sua relação com as palavras faladas no Brasil. São palavras que foram sendo recolhidas no dia-a-dia e que são úteis para qualquer pessoa que pretenda viajar para Portugal, ou até mesmo só para matar a curiosidade/dúvida.

São mais de 1500 palavras, organizadas por ordem alfabética, desde as coisas simples até o nome dos cortes de carne em Portugal, por exemplo.

Quanto custa o minidicionário?

Nada, é completamente gratuito. Para fazer download basta clicar em “Fazer Download“, preencher seu nome e email (para receber o livro em formato digital – PDF) e clicar em “Finalizar Pedido“, pronto! Você receberá em poucos minutos um exemplar do Minidicionário Português de Portugal e Português do Brasil no seu email.

Sobre o autor

Todo o conteúdo desse minidicionário é um trabalho minucioso de um dos nossos leitores, Sidney Tupiniquim. Agradecemos à ele todo o esforço e emprenho e também por decidir compartilhar de livre e espontânea vontade o vocabulário que foi adquirido durante anos.

Sidney Tupiniquim

Sidney é brasileiro, nascido em São Paulo em 1954. Casou-se com Laurinda, uma portuguesa de Lusinde (Penalva do Castelo, Viseu) que chegou ao Brasil com apenas 12 anos de idade. Casados a 40 anos, tiveram duas filhas e um neto.

Vem daí a forte ligação de Sidney com o país, e de onde ele pode nesses anos todos perceber e anotar as diferenças entre o português de Portugal e o português do Brasil. Sidney faz questão de declarar o seu grande amor por Portugal.

Nota importante

Diversas palavras contidas nesse minidicionário podem ser considerados “calão”, e também podem existir outras palavras de significado semelhante.

Esse minidicionário não tem a pretensão de ser uma verdade absoluta, e as palavras podem variar de acordo com as diversas regiões de Portugal.

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.