Se você está pensando em fazer a licenciatura em terras lusitanas, já pode ter se deparado com o termo Ano Zero. No primeiro momento, o Ano Zero em Portugal pode lembrar os cursos pré-vestibulares tão comuns no Brasil, mas a verdade é que eles são completamente diferentes.

Neste artigo, vou esclarecer o termo e te explicar tudo sobre esse curso preparatório para a graduação em Portugal.

O que é o Ano Zero em Portugal?

O ano zero em Portugal é um curso preparatório pré-universitário oferecido pelas próprias universidades com duração de um ano para que os alunos que possam adquirir competências e conhecimentos necessários para ingressar no curso superior.

Geralmente, os alunos definem se vão fazer o Ano Zero focado na área de Ciências e Tecnologia ou Ciências Sociais e Humanitárias. Dessa forma, eles cursam disciplinas do curso superior e ao ingressar de fato na universidade, podem optar por eliminá-las da grade curricular.

Quem precisa cursar o Ano Zero?

O Ano Zero é destinado a diversas pessoas que desejam ingressar nas universidades portuguesas, mas por algum motivo ainda não conseguiram, criando assim uma alternativa para que possa começar a vivenciar o universo acadêmico.

De maneira geral, quem precisa ou pode cursar o Ano Zero são:

  • Aqueles alunos que já concluíram o ensino médio em Portugal, mas que não obtiveram uma boa nota no Exame Nacional;
  • Os alunos que já concluíram o ensino médio e obtiveram notas boas no Exame Nacional, mas que ainda estão com dúvidas sobre o curso ou ainda não conseguiram a classificação necessária para entrar no curso escolhido;
  • Alunos do ensino médio que tomaram bomba em uma disciplina, mas poderão recorrer ao Ano Zero para prosseguir com os estudos;
  • Alunos estrangeiros que não fizeram o  Exame Nacional, que vamos explicar abaixo.

Como funciona o Ano Zero para estudantes brasileiros?

O Ano Zero para estudantes brasileiros pode ser uma boa alternativa para quem está na dúvida sobre estudar em Portugal ou aqueles que tenham cidadania portuguesa e desejam ingressar na universidade. Afinal, o Ano Zero é uma maneira de você conhecer o ambiente acadêmico e, ao mesmo tempo, se preparar para o Exame Nacional e para o Concurso Especial dos estudantes internacionais.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Porém, os brasileiros que desejarem ingressar no Ano Zero precisam fazer a equivalência do diploma do ensino médio em Portugal.

estudar o ano zero em Portugal

Como se matricular no Ano Zero em Portugal?

Cada universidade tem seu critério de matrícula para o Ano Zero em Portugal e critérios de elegibilidade. Geralmente os documentos solicitados são:

  • Comprovante da escolaridade (para brasileiros, o documento que comprove a equivalência do diploma);
  • Cartão de cidadão ou passaporte;
  • Comprovante de pagamento da taxa de candidatura.

É preciso entrar no site da universidade desejada para verificar os documentos necessários e as datas para a candidatura, pois pode variar de uma instituição para outra. Na Universidade de Coimbra, por exemplo, o período de inscrição em 2021 ocorre entre março e agosto.

Quais universidades oferecem a oportunidade?

Não são todas as universidades portuguesas que oferecem essa oportunidade. Listei as principais universidades públicas e privadas que contam com a opção do Ano Zero em Portugal. São elas:

Melhor faculdade para cursar Ano Zero em Portugal

Não existe necessariamente uma universidade melhor ou pior para cursar o Ano Zero em Portugal. Todas oferecem um ótimo ensino.

Contudo, dentre as instituições que oferecem o curso preparatório, não é novidade que a Universidade de Coimbra conta com um ensino de excelência, estando no ranking das melhores universidades de Portugal.

Ano Zero em Portugal é pago?

Sim, o Ano Zero em Portugal é pago e os alunos não podem concorrer a bolsa de estudos. Veja os valores das anuidades:

Universidade de Coimbra 5 mil euros
Universidade Beira Interior 750€
Universidade Lusófona 2.625€

Observação: as outras universidades que oferecem o Ano Zero não disponibilizaram o valor no site oficial. Para saber mais é preciso entrar em contato por e-mail.

Precisa de visto para realizar o Ano Zero?

Precisa de visto de estudo para realizar o Ano Zero em Portugal. Como o curso preparatório tem duração de 1 ano, o visto ideal é o de Estada Temporária para Estudo que também tem validade de 12 meses.

Caso o estudante internacional consiga ingressar na universidade após cursar o Ano Zero, ele deverá reunir os documentos necessários para solicitar a Autorização de Residência em Portugal no SEF (atual SEA – Serviço de Estrangeiros e Asilo).

O que fazer ao fim do Ano Zero?

Ao finalizar o Ano Zero, espera-se que o aluno esteja capacitado para realizar o Exame Nacional ou os Concursos Especiais para ingressar nas universidades portuguesas. Digo espera-se, porque santo não faz milagre sozinho, né? O aluno também precisa se esforçar! E realizar o Ano Zero não é garantia de conseguir ingressar na universidade.

Ao conseguir ingressar no curso e universidade desejada, o aluno poderá ainda solicitar a equivalência de algumas disciplinas, uma vez, que já as cursou enquanto fazia o Ano Zero. Dessa forma, já consegue eliminar algumas disciplinas na grade curricular.

Vale a pena fazer o Ano Zero em Portugal?

Se você pretende ingressar na universidade portuguesa, mas precisa se preparar para isso ou deseja conhecer o universo acadêmico para ver se é isso mesmo que deseja, com certeza vale a pena fazer o Ano Zero em Portugal.

Sem dúvida, o curso preparatório vai ser bem interessante e vai te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga na universidade.

Se deseja começar seu planejamento, recomendo o nosso ebook Estudar em Portugal. Ele é um guia completo escrito por quem já viveu essa experiência e que reúne todas as informações necessárias para você começar a se organizar e ingressar em alguma universidade portuguesa.