Encontrar as melhores escolas secundárias em Lisboa pode ser um desafio. São muitas as questões a se fazer: vale a pena buscar por escolas públicas? O que avaliar nas escolas particulares? Como funciona o sistema de ensino? Será que meu filho vai se adaptar?

Afinal, é uma mudança brusca de vida, que envolve o futuro e a felicidade dos adolescentes. Pode não ser fácil, mas essa será, sem dúvida, uma experiência que marcará a vida deles. Confira algumas dicas para escolher a melhor instituição de ensino para o seu filho.

Quais são as melhores escolas secundárias em Lisboa?

Há muitos fatores a se considerar ao escolher a escola de seu filho. A filosofia de ensino, distância de casa e qualidade de ensino são alguns deles.

Com o resultado dos exames nacionais divulgado pelo Ministério da Educação, alguns jornais publicam rankings das melhores escolas de Portugal, onde as instituições privadas costumam ocupar os primeiros lugares. Um desses jornais é o Público, um dos maiores veículos de informação do país.

Incluindo escolas públicas e privadas em Portugal, o levantamento de dados conta ainda com informações sobre o tipo de instituição, seu contexto socioeconômico, região em que está localizada e avaliação por disciplina acadêmica.

Em parceria com a Católica Porto Business School, a pesquisa de 2021 aponta as seguintes escolas secundárias como as melhores de Lisboa, segundo performance na prova:

1. Academia de Música de Santa Cecília

Em segundo lugar a nível nacional e com média nos exames de 17,95 (em uma escala que varia de 0 a 20), a Academia de Música de Santa Cecília “preza e respeita a formação integral das crianças e dos jovens que aqui crescem, contribuindo para a construção dos seus saberes e competências, bem como do desenvolvimento da sua pessoa”.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Fundada em 1964 pela Embaixatriz Vera Franco Nogueira e pela pedagoga e pianista Gilberta Paiva, é uma instituição que propicia o contato com o universo cultural. Está localizada na freguesia de Santa Clara, em Lisboa.

2. Colégio de São Tomás

O colégio católico foi fundado em 2003 pela Associação para a Educação, Cultura e Formação. Ocupou, em 2021, o 7º lugar em nível nacional, com uma média de 16,93 pontos nos exames.

O Colégio de São Tomás possui dois polos: em Quinta das Conchas, na freguesia do Lumiar, e em Sete Rios, ambos localizados em Lisboa. Enquanto colégio, busca apresentar-se aos alunos “como estrada e assegurar-lhes uma companhia adulta carregada de consistência pessoal para que possamos servir como exemplo útil”.

3. Colégio Moderno

Em 10º lugar a nível nacional e médias de 16,76 pontos em exames, o Colégio Moderno está localizado no campus da Universidade de Lisboa, em Campo Grande.

Sua filosofia está voltada para a ideia de que o processo educativo “não se restringe ao ensino, mas engloba uma educação para os valores em que o respeito pelo outro, pela diferença e a tolerância e solidariedade são essenciais.”

4. Colégio São João de Brito

Fundado pela Companhia de Jesus, o Colégio São João de Brito está localizado na freguesia de Lumiar, em Lisboa. Sua média nos exames, de 16,73 pontos, lhe garante o 11º lugar a nível nacional.

Sua missão está relacionada aos valores da “liderança inaciana e do trabalho comunitário, que implica o discernimento, o diálogo e a participação”, assim como a “prontidão para cooperar, escutar, aprender com os outros e partilhar a nossa herança espiritual e apostólica”.

5. Salesianos de Lisboa – Colégio Oficinas de São José

Em 12º lugar a nível nacional e com médias nos exames de 16,64 pontos, o Salesianos de Lisboa está localizado na freguesia de Campo de Ourique, em Lisboa.

O modelo educativo da escola é baseado no Sistema Preventivo de São João Bosco: a instituição é uma “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que forma para a vida e lugar de encontro entre amigos que sabem viver em alegria”.

Escolas secundárias públicas em Lisboa

Ainda de acordo com o resultado dos exames nacionais, há rankings para as escolas secundárias públicas de Lisboa. Elas não estão nos primeiros lugares, mas algumas estão bem posicionadas.

No caso de Lisboa, a escola pública mais bem avaliada aparece em 31º lugar a nível nacional. A lista também é referente ao ano letivo de 2020/2021. Confira as melhores escolas secundárias públicas de Lisboa.

1. Escola Artística António Arroio

Com a oferta de cursos como Comunicação Audiovisual, Design de Comunicação, Design de Produto e Produção Artística, a Escola Artística António Arroio ocupa o 31º lugar nacional, com média nos exames de 13,59 pontos.

Localizada no Bairro do Alto de São João, segue a metodologia de ensino por projetos, com “pluridocência aliada ao trabalho colaborativo entre professores; percursos de aprendizagem tendencialmente individualizados, facilitados por esta metodologia e facilitadores da inclusão; parcerias com instituições exteriores; integração do saber com o fazer; e possibilidade de interdisciplinaridade pela escolha de temas atuais abrangentes e significativos para os alunos e para a sociedade”.

Adolescentes em sala de aula em escola secundária
Há muitos fatores a se considerar ao escolher a escola de seu filho em outro país

2. Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre

Localizada no Arco do Cego, a Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre ocupa 50º lugar a nível nacional, com média de 12,60 pontos nos exames. A instituição foi dedicada exclusivamente a meninas até 1974.

Hoje, funciona em três pilares: da pesquisa e rigor; da inovação e criatividade e da cidadania. Busca, portanto, “articular a escola com a família para a aquisição de valores, atitudes e comportamentos cívicos e educacionais que contribuam para a formação responsável do jovem no sentido de se tornar cidadão livre, participante e de espírito crítico acentuado”.

3. Colégio Militar

Fundada em 1803 pelo Marechal António Teixeira Rebelo, a instituição, que atingiu o 56º lugar a nível nacional do ensino português, apresenta média nos exames de 12,51 pontos. A escola funcionou até o ano letivo de 2012/2013 em regime de internato masculino, sendo hoje mista e com internato facultativo.

Localizada na Luz, o Colégio Militar tem como missão uma “sólida formação de matriz militar, intelectual, técnica, física, moral e cívica, inspirada nas qualidades e virtudes da vida militar, e na prossecução dos princípios fundamentais definidos no Sistema Educativo Português, bem como relevar o papel da Defesa Nacional e das Forças Armadas na sociedade”.

4. Escola Secundária do Restelo

A média nos exames de 12,41 pontos garante à Escola Secundária do Restelo o 69º lugar a nível nacional. Localizada no bairro do Restelo, entende que “educar é dar um significado que não pode perder de vista a medida humana e a sua abertura para o mundo pela mediação do saber e da reflexão que o acompanha”.

Norteia-se por princípios e valores como: exigência, inclusão, inovação, mérito, participação ativa, solidariedade e transparência. Segue uma “cultura da exigência, das boas práticas e da inovação, orientada pelos valores da ética, solidariedade, inclusão e cidadania”.

5. Escola Secundária Pedro Nunes

No Campo de Ourique, a Escola Secundária Pedro Nunes ocupa o 108º lugar a nível nacional, com média nos exames de 12,06 pontos.

Tem como missão: “dotar os seus alunos das competências científicas, humanísticas e de cidadania (competências transversais) – num ambiente de liberdade e diversidade –, promovendo o saber aprender e o pleno desenvolvimento das capacidades que lhes permitam integrar-se ativamente na sociedade”.

Para isso, busca promover a tomada de consciência dos alunos em relação a seus deveres e direitos; o desenvolvimento da comunicação e da criatividade; e a aquisição de competências e de conhecimentos.

As escolas públicas em Lisboa são gratuitas?

Praticamente sim.

A matrícula em escolas públicas portuguesas é 100% gratuita e pode ser feita pelo portal de serviços públicos e-Portugal.

A partir do ano letivo de 2022/2023, os livros didáticos também passam a ser gratuitos a todos os estudantes do ensino obrigatório nas escolas públicas e nas particulares com contratos de associação.

Esses materiais didáticos são obtidos a partir de um voucher emitido pelas escolas e que podem ser utilizados em livrarias associadas. Os responsáveis pelos alunos, no entanto, ainda devem pagar pelo valor dos demais materiais escolares, como caderno, lápis, borracha e apontador.

Eles também têm de pagar pelas refeições realizadas na escola, com um valor que varia de acordo com o rendimento do agregado familiar. Algumas famílias podem chegar a ficar isentas desse pagamento e, para as demais, o valor gira em torno de 1€ por dia.

As escolas públicas secundárias em Lisboa são de qualidade?

Sim.

Os rankings de escolas, baseados nos resultados dos alunos nos exames nacionais, mostram que as escolas privadas preparam melhor seus estudantes para uma boa performance na prova e admissão no ensino superior.

Isso porque essas instituições costumam ter uma estrutura melhor e acompanhar de perto o desempenho dos jovens. Mas isso não significa que as escolas públicas sejam de má qualidade.

Diversos brasileiros relatam que alunos de escolas públicas também são bem assistidos e têm plena capacidade de, após os anos escolares obrigatórios, ingressar em uma faculdade.

Escolas secundárias particulares em Lisboa

Dependendo da condição financeira e dos objetivos da família, o ensino particular pode ser uma boa opção. Há ainda escolas privadas internacionais que podem facilitar a adaptação de alunos brasileiros. Confira algumas informações a seguir.

Quanto custa uma escola secundária particular em Lisboa?

Os custos de mensalidade das escolas privadas de Lisboa podem variar, de acordo com muitos fatores. Assim como no Brasil, há escolas de todos os tipos e para todos os bolsos.

A média de preços de algumas das melhores escolas, no entanto, encontra-se entre 500€ e 600€ mensais, que são pagos por 10 meses ao ano. Ainda há o custo com a matrícula e, como muitas escolas são de ensino integral, com alimentação.

Confira os valores de algumas das escolas abaixo, com valores referentes ao ano letivo 2022/2023.

Escola Mensalidade Matrícula (anual) Alimentação (opcional)
Academia de Música de Santa Cecília 530€ 300€ 118€ (mensal)
Colégio de São Tomás 590€ 590€
Colégio Moderno 495€ 285€ (matrícula + seguro escolar) + 70€ quota anual) 8,50€ (almoço avulso)
Colégio São João de Brito 594€ 330€ (matrícula) + 35€ (seguro escolar) 145€ (mensal)

Escolas internacionais em Lisboa

Lisboa tem uma boa oferta de escolas internacionais, em especial inglesas, americanas, francesas e alemãs. Privadas, essas instituições de ensino normalmente oferecem ensino bilíngue.

Mas esse não é o único fator positivo desse tipo de escola. Em geral, esses espaços são ocupados por estudantes de diversas partes do globo, o que pode ajudar na socialização dos estudantes brasileiros que acabam de chegar no país.

Como é a educação de adolescentes brasileiros em Lisboa?

João Adani sentiu a diferença na escola quando mudou-se de São Paulo para Cascais, na região metropolitana de Lisboa, em janeiro de 2022. O jovem de 17 anos, na época, iria começar o 2º ano do Ensino Médio do Brasil, entrou na metade do 11º ano do ensino português.

Mesmo assim, não teve grandes dificuldades de se adaptar na escola pública em que estudava.

“Não tinha certeza de como ia ser, mas não tem nem comparação entre o ensino brasileiro e o português. No Brasil eu tinha 15 matérias, estudava o dia inteiro. Em Portugal, senti que estava até um pouco de férias, porque as exigências desceram muito. Na minha experiência, era só estudar um pouco. Na minha classe ninguém estudava quase nada. Com o pouco que estudava, conseguia tirar as melhores notas da turma, porque o Brasil me preparou. O Brasil me exigia muito: na minha interpretação de texto, na hora de fazer prova.”

A socialização na escola secundária

Quanto aos amigos, no entanto, João teve mais dificuldades. Sentiu os alunos do secundário, todos portugueses, mais fechados que aqueles da turma de sua irmã mais nova, que entrou na escola no 8º ano.

Se ela já fez amizades na primeira semana de aula, ele levou seis meses para se enturmar com os colegas. Hoje, João estuda em um colégio internacional, com jovens de todos os cantos do mundo, e conta que é muito mais fácil estabelecer amizades.

Afinal, aqueles adolescentes passaram pela mesma experiência que ele, de mudar para outro país. Isso, segundo ele, “força você a abrir a sua mente”.

Apesar das dificuldades, o jovem considera essa experiência como positiva.

“Fato é que no começo não vai ser fácil, nesses primeiros meses de adaptação. Mas senti que tive um crescimento pessoal gigantesco por causa desses momentos difíceis. Consegui me conhecer mais e agora estou mais feliz, descobrindo novas experiências, num país novo. O segredo é ter um pouco de paciência e acreditar que vai ficar tudo bem, que dá pra aproveitar bastante.”

Agora que você já sabe quais são os benefícios e desafios que as escolas secundárias de Lisboa irão oferecer, a dica final é: visite as escolas antes de realizar a matrícula junto com o adolescente, para que ele possa se ambientar e ajudar na escolha. Boa sorte nos estudos em Portugal!