Intercâmbio em Portugal

Portugal  / 

Talvez fazer um intercâmbio seja a maior, ou pelo menos a primeira, experiência para quem pretende viver no exterior, nem que seja por um tempo.

O contato com outra cultura, frequentar aulas e cursos em uma instituição de ensino diferente, viajar, fazer amigos, experimentar outros gostos e costumes pode ser de grande valia.

Portanto, se você pretende fazer um intercâmbio, porém ainda não manda muito bem em outras línguas, inclua Portugal no seu destino e se permita ser surpreendido por um país maravilhoso.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como fazer o intercâmbio em Portugal

Você pode fazer intercâmbio através da sua universidade ou até mesmo de maneira independente. Tente encontrar em sua universidade o gabinete responsável por intercâmbios e se informe.

O Erasmus +, por exemplo, mantém parceria com diversas instituições de ensino superior brasileiras para quem tem interesse em estudar na Europa.

Veja a lista com algumas das universidades credenciadas no Brasil:

Porém, se a sua universidade não aparece na lista, não se preocupe. O melhor mesmo é procurar o gabinete de relações internacionais e se informar, pois muitas vezes existem outros programas de intercâmbio que podem ser muito interessantes.

Saiba mais sobre fazer um intercâmbio, uma experiência que pode mudar a sua vida.

Intercâmbio em Portugal por conta própria

Além disso, você pode fazer um intercâmbio em Portugal por conta própria. Basta que você tenha em mente o curso que pretende fazer, pode ser de verão ou de curta duração, e pedir informações para as universidades que você tem interesse.

Saiba que muitas instituições de ensino superior em Portugal aceitam o ENEM como forma de ingresso e isso pode facilitar o seu processo.

Preços e Custos

Os preços e custos para se fazer um intercâmbio em Portugal variam muito. Se você vier como estudante Erasmus, pode ficar isento do pagamento de mensalidades (em Portugal se diz propinas) na universidade dependendo do acordo com a sua instituição no Brasil e terá somente os custos de hospedagem, alimentação e transporte.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

É possível alugar um quarto por € 150,00 (cento e cinquenta euros) por mês, valor que pode variar conforme a região do país, se é compartilhado ou individual e etc. Para se manter no país, você precisará de cerca de € 450,00 por mês.

Escrevemos um texto sobre o custo de vida em Portugal e como este custo de vida se compara com o Brasil, que pode ajudar você a planejar melhor um intercâmbio.

Bolsas de Estudo

Ao fazer um intercâmbio em Portugal, você pode ter a sorte de conquistar uma bolsa de estudos. Existem diversos tipos de bolsa.

  • As que levam em consideração o seu desempenho escolar e acadêmico (bolsas por mérito);
  • As que levam em conta a sua condição social e financeira e as bolsas universitárias voltadas para alunos estrangeiros.

Estas, geralmente, incluem o valor das mensalidades e alguma ajuda de custo, mas também podem variar de acordo com o desempenho na prova e no processo de seleção quando se faz o requerimento.

Não deixe de ler sobre como obter bolsa de estudo em Portugal.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Vantagens e desvantagens de fazer um intercâmbio em Portugal

Entre as vantagens de se fazer um intercâmbio em Portugal está o fato de que vivenciar uma nova cultura é maravilhoso, além disso conhecer o país europeu que colonizou o Brasil, sua riqueza humana e intelectual pode ser inesquecível.

Você pode conferir mais dicas sobre como estudar em Portugal.

Custo de vida é baixo

Outra grande vantagem é em relação ao custo de vida, pois Portugal é um dos países mais em conta para se viver na Europa. Além disso, o intercâmbio em Portugal poderá oportunizar viagens por outros países europeus.

Idioma

O idioma em princípio pode ser considerado uma vantagem para quem tem dificuldade em aprender novas línguas, mas em Portugal você vai descobrir que terá que aprender e se adaptar também.

Você pode conferir algumas diferenças entre o português de Portugal e do Brasil.

Desvantagens

Como desvantagens, a mais relevante é a língua. Como no intercâmbio o que se pretende é aprender, países que falam inglês ou espanhol geralmente ocupam o topo da lista dos preferidos para um intercâmbio o que faz de Portugal um país menos requisitado para essa experiência.

Não perca a oportunidade

Se você tem a oportunidade de fazer um intercâmbio em Portugal, faça. Faça porque você vai crescer, vai fazer amigos, vai aprender muitas coisas novas e ainda corre o risco de encontrar o amor da sua vida.

Não tenha medo, o pior que pode acontecer é você se tornar uma pessoa melhor. Corra atrás e boa viagem!

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.