A Universidade do Porto subiu 21 posições em um ranking global e se posiciona como a melhor universidade de Portugal, ocupando o 253º lugar. Nesta vigésima edição do QS World University Rankings (QSUR) 2024 foram avaliadas 1500 instituições, com base em nove indicadores.

Universidade do Porto entre as melhores do mundo
Índice Oito universidades portuguesas na lista geral As 10 melhores do mundo Quatro universidades dividem a primeira posição no novo indicador de sustentabilidade Europa e América do Norte dominam, Ásia cresce Melhor resultado do Brasil Reputação é o indicador mais relevante

O primeiro colocado, pelo 12º ano consecutivo, é o MIT – Massachussets Institute of Technology. A segunda posição no ranking ficou com a Universidade de Cambridge, que manteve a vice-liderança conquistada no ano anterior, seguida pela Universidade de Oxford, que subiu um degrau e completou o pódio.

Você já tem o seu seguro viagem para Europa?

Não deixe que a falta desse documento obrigatório estrague os seus planos! Sem ele, você poderá ser barrado na imigração. No Seguros Promo, você garante a tranquilidade de estar coberto em qualquer situação com o melhor preço. Viaje seguro e sem preocupações!

Cotar o meu e viajar seguro →

Este ano, pela primeira vez, três novos indicadores foram considerados nas avaliações: sustentabilidade, empregabilidade dos graduados e colaboração internacional em pesquisa.

Oito universidades portuguesas na lista geral

Além da Universidade do Porto (uma das maiores do país), a classificação geral do QS World University Rankings 2024 traz também outras sete instituições de ensino superior portuguesas.

Apesar da 253ª posição geral da Universidade do Porto, a instituição portuguesa tem resultados melhores em alguns dos indicadores individualmente, com destaque para dois dos novos critérios: em Colaboração Internacional em Pesquisa ocupa a 60ª posição, enquanto em Sustentabilidade aparece no 167º lugar.

Vale mencionar também os resultados em Reputação Acadêmica (214ª) e Número Médio de Citações por Docente/Pesquisador (219ª).

As 10 melhores do mundo

Veja abaixo a lista com as 10 melhores universidades do mundo de acordo com QS World University Rankings:

  1. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT);
  2. Universidade de Cambridge;
  3. Universidade de Oxford;
  4. Universidade de Harvard;
  5. Universidade de Stanford;
  6. Imperial College London;
  7. ETH Zurich – Instituto Federal Suíço de Tecnologia;
  8. Universidade Nacional de Cingapura (NUS);
  9. University College London (UCL);
  10. Universidade da Califórnia, Berkeley (UCB);

Quatro universidades dividem a primeira posição no novo indicador de sustentabilidade

Apesar de não estarem entre as cinco melhores do mundo, quatro universidades ficaram praticamente empatadas no quesito sustentabilidade. A Universidade da Califórnia (10ª na classificação geral) foi a única entre as 1500 instituições a conseguir a nota máxima (100) neste indicador.

Logo abaixo, outras três vieram empatadas com nota de 99,9: Universidade da Pensilvânia (12ª no ranking geral), Universidade de Toronto (21ª) e Universidade de Columbia Britânica (34ª).

Europa e América do Norte dominam, Ásia cresce

O domínio das universidades europeias e norte-americanas fica evidente na lista das TOP 10. Algumas delas, inclusive, tiveram nota 100 em indicadores como Reputação Acadêmica, Reputação entre Empregadores e Relação Corpo Docente/Estudante (quantidade de professores por aluno).

Mas as instituições asiáticas também começam a se destacar: além da oitava posição da Universidade Nacional de Cingapura, Bangladesh aparece no ranking com 11 instituições, Indonésia com 10, Índia e Malásia com 5, e Cazaquistão com 4.

Melhor resultado do Brasil

Na América Latina, o maior destaque é a Universidade de São Paulo (USP), que marca o 85º lugar da lista geral das instituições avaliadas.

Reputação é o indicador mais relevante

Entre os nove indicadores considerados na pesquisa, Reputação Acadêmica é o que tem o maior peso (30%), seguido por Citações por Docentes (20%) e Reputação entre Empregadores (15%).

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

A seguir, aparecem Empregabilidade (5%), Relação corpo docente/estudantes (10%), Estudantes internacionais (5%), Docentes internacionais (5%), Pesquisa realizada em colaboração internacional (5%) e Sustentabilidade (5%).

A decisão de incluir, pela primeira vez, um critério de avaliação baseado em sustentabilidade reflete uma importante mudança no perfil dos estudantes, de acordo com a entidade que está por trás da iniciativa do ranking. Em comunicado oficial para a divulgação da lista deste ano, os organizadores dizem:

“reconhecer que a comunidade estudantil global entende o significado da crise climática e vê uma responsabilidade real entre as universidades em apoiar a agenda da sustentabilidade”.

Para ver a listagem completa e fazer a pesquisa por instituição ou região, acesse o site oficial do ranking.