Universidade do Porto: conheça uma das melhores instituições do país

Segunda maior instituição superior de Portugal, a Universidade do Porto foi fundada em 1911. Com uma ampla oferta de cursos atrai estudantes do mundo inteiro e cada vez mais brasileiros iniciam os estudos na UPorto. Se você pretende se inscrever na universidade em Portugal, apresentamos tudo sobre a Universidade do Porto que você deve saber antes de se inscrever.

História e reconhecimento da Universidade do Porto

Maior universidade do norte do país, a Universidade do Porto é referência internacional de ensino e pesquisa em diversas áreas. Além de destino de muitos brasileiros que querem estudar em Portugal.

No momento de sua fundação, a Universidade do Porto contava com três faculdades: Ciências, Medicina e Comércio. Nos anos seguintes foram crias das faculdades técnicas, posteriormente denominada Engenharia, a faculdade de Letras, de Farmácia e Economia.

A partir de 1974 a universidade passou sucessivas expansões, sendo criadas mais oito faculdades até 1996.

Os 29.718 alunos (dados do ano letivo de 2017/2018) estão espalhados nas 14 faculdades, localizados em 3 polos universitários. No total são 419 cursos, sendo 34 licenciaturas, 18 mestrados integrados, 124 mestrados, 84 doutorados e 159 cursos de formação contínua.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Ranking internacionais

Desde 2007 a Universidade figura no Academic Ranking of World Universities das 500 melhores universidades do mundo. Em 2012 saltou da posição entre as 100 últimas colocadas para se posicionar entre as 301- 400, posição que ocupa até a última premiação, de 2019.

No QS World University Rankings de 2021 a Universidade do Porto aparece na 357º colocação. Primeiro lugar em Portugal, empatada com a Universidade de Lisboa.

Internacionalização

No ano letivo de 2019/2020 a universidade contava com mais de 6 mil estudantes estrangeiros. Para alcançar esses resultados, a UPorto passou por um intenso processo de internacionalização, com campanhas em diferentes países para atrair estudantes estrangeiros.

Pelos corredores das faculdades é notável essa diversidade, brasileiros, asiáticos, africanos, assim como europeus das mais diversas nacionalidades são parte da rotina e escutar idiomas variados é uma realidade.

São mais de 2 mil acordos internacionais e 1.151 instituições de ensino superior parceiras pelo mundo, que resultaram em 2.518 estudantes estrangeiros em mobilidade, ou seja, em período de intercâmbio, anualmente.

Quer morar em Portugal? Confira tudo para planejar a mudança.

Faculdades e melhores cursos

A Universidade do Porto é formada por 14 faculdades e a Business School.

A seguir apresentamos cada uma das faculdades e principais cursos:

Faculdade de Arquitectura – FAUP

Uma das mais bem colocadas faculdades de Arquitetura do mundo, foi criada em 1979 derivada da antiga Escola de Belas Artes do Porto. Com cursos de mestrado integrado, mestrado e doutorado em Arquitetura, ainda são oferecidos cursos livres na instituição.

A Biblioteca da FAUP tem cerca de 30 mil monografias, 300 títulos de livros, diverso material multimédia e material cartográfico.

Faculdade de Belas Artes – FBAUP

Também derivada da antiga Escola de Belas Artes do Porto, a Faculdade de Belas Artes conta com mais de 200 anos de experiência, entretanto, no formato atual, foi criada em 1994.

Entre os cursos de licenciatura estão: Artes Plásticas, Design de Comunicação. Conta ainda com mestrados variados na área de artes e design, assim como com os doutorados na mesma área. A faculdade também oferece cursos livres, de especialização

Faculdade de Ciências  – FCUP

Entre as primeiras faculdades inauguradas pela UPorto, a FCUP abriga os cursos de licenciatura: Biologia, Ciências de computadores, Física, Geologia, Matemática e Química, entre outros. Assim como dois cursos de mestrado integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos e Engenharia Física.

São 43 mestrados, alguns em conjuntos com outras faculdades da UPorto. Assim como 28 doutorados, também em conjunto com outras faculdades.

Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação – FCNAUP

Uma das faculdades mais jovens da universidade do Porto, a FCNAUP foi fundada em 1996. Tendo como curso de licenciatura principal as Ciências da Nutrição, a faculdade oferece cinco mestrados, em Ciências Gastronômicas; Alimentação Coletiva; Nutrição Clínica; Ciências do Consumo e Nutrição; e Educação Acadêmica e Clínica.

A faculdade também oferece doutoramentos nas mesmas áreas de especialização. Assim como cursos e formações livres.

Faculdade de Desporto – FADEUP

Além das salas de aula e laboratório a FADEUP conta com o complexo esportivo do mais alto nível, com ginásios, uma piscina, um pavilhão, uma sala de squash, um campo de futebol relvado e uma pista de atletismo. Além de atender alunos, importantes atletas portugueses usufruem o completo centro de treinamento.

A licenciatura em Ciências do Desporte é oferecido pela faculdade. Assim como os mestrados em Educação Acadêmica e Clínica; Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Acreditado; Gestão Desportiva Acreditado; Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano Acreditado; Treino Desportivo – Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens Acreditado, entre outros. São ainda 4 doutorados em diferentes áreas de especialização.

Faculdade de Direito – FDUP

Uma das referências no ensino de criminologia em Portugal, a FDUP foi fundada em 1995. Com licenciaturas em Direito e Criminologia, a faculdade oferece ainda três opções de mestrado: em Ciências Forenses; em Criminologia e em Direito.

Com quatro cursos de doutorado, são disponibilizados nas áreas já apresentadas no mestrado, além do Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais.

Faculdade de Economia – FEP

Fundada em 1953, a FEP é referência nacional e mundial na área de ciências econômicas e empresariais. Como carro chefe as licenciaturas em Economia e Gestão, a faculdade oferece 15 mestrados em áreas como economia, gestão e marketing, assim como outros três em parceria com outras faculdades.

No campo do doutorado são quatro curso, que além da economia e gestão, também oferece em conjunto com outras faculdades os doutorados de Matemática Aplicada e Media Digitais.

Faculdade de Engenharia – FEUP

A FEUP é uma das mais antigas e prestigiadas faculdades na área de engenharia em Portugal. A faculdade oferece sobretudo o mestrado integrado, modalidade que confere aos estudantes o grau de mestre após a formação.

São 10 cursos de mestrado integrado nas Engenharias Civil, Mecânica, Metalúrgica e de Matérias, Gestão Ambiental, Informática e Computação, entre outras. A oferta de mestrado é ainda mais extensa, com 18 cursos. Assim como 24 programas de doutorado nas mais diversas engenharias e tecnologia.

Faculdade de Farmácia – FFUP

A oferta de mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas é o ponto de partida para quem deseja se graduar na área. Ademais, a FFUP oferece ainda quatro modalidades de mestrado, e 7 doutoramentos, sejam internos ou em conjunto com outras faculdades.

Pioneira no ensino farmacêutico em Portugal, a faculdade estabelece parcerias com diversas entidades nacionais e internacionais para promover a pesquisa.

Faculdade de Letras – FLUP

A FLUP engloba vários cursos da área de humanos, são 13 cursos de licenciatura, entre eles: Ciências da Comunicação, Geografia, História, História da Arte, Línguas e Relações Internacionais, Sociologia, entre outros. Os 31 metrados englobam diversas áreas de estudo, como Museologia, Estudos Africanos, Comunicação e Industrias Criativas, etc.

No doutoramento são 12 cursos, a maioria ministrado em conjunto com outras faculdades.

flup uporto

Faculdade de Medicina – FMUP

Criada em 1922, a FMPU tem como curso principal o mestrado integrado em Medicina. São 13 cursos de mestrado e 19 de doutorado, com especializações nas mais diversas áreas.

A faculdade oferece ainda uma variedade de cursos de formação contínua e especializações.

Faculdade de Medicina Dentária – FMDUP

Fundada em 1989, a FMDUP tem como curso principal o mestrado integrado em Medicina Dentária, o equivalente à Odontologia, no Brasil. Além de ofertar o mestrado em Reabilitação Oral, e em parceria com outras faculdades os mestrados de Ciências Forense e Educação Acadêmica e Clínica.

O doutoramento em Medicina Dentária e Ciências Foreses também faz parte da oferta, assim como o Doutoramento em Segurança e Saúde Ocupacional. Os cursos de especialização em diferentes áreas da odontologia também estão presentes entre as ofertas.

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – FPCEUP

Instalada desde 2005 no Polo Universitário de Aprela, a FPCEUP oferece a licenciatura em Ciências da Educação e o Mestrado Integrado em Psicologia. Também disponibiliza os mestrados em Ciências da Educação, Educação e Formação de Adultos, Temas de Psicologia, assim como outros 5 cursos em conjunto com outras faculdades.

No doutoramento, são mais 6 cursos, nas áreas já citadas. Com uma ampla oferta de cursos de formação livres e atualização, a faculdade estende sua atuação em várias áreas de especialização.

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – ICBAS

Definida como uma escola multidisciplinar e multiprofissional na área das Ciências da Vida, o ICBAS foi fundado em 1976. Além das licenciaturas em Bioquímica e Ciências do meio Aquático, a faculdade oferece o mestrado integrado em Bioengenharia e Medicina Veterinária.

Com 8 ofertas de mestrados e 22 programas de doutoramento em áreas relacionadas.

Porto Business School

Com ampla oferta em MBA’s, pós-graduações e programas de formação para executivos nas áreas da Gestão, Análise Financeira, Comunicação Empresarial, Direção de Empresas, Finanças e Fiscalidade, Marketing, entre outras, a Porto Business School foi fundada em 1988 e figura nos principais rankings internacionais.

Campus da Universidade do Porto

As faculdades da UPorto tem localizações independentes que podem ser dividas em 3 polos distribuídos pela cidade.

Polo 1 – Centro

No Polo 1, localizado na região central do Porto, estão:

  • Faculdade de Direito;
  • Faculdade de Belas Artes;
  • Instituto de Ciências Biomédicas;
  • Faculdade de Farmácia.

Polo 2 – Asprela

Localizado na região norte do Porto, mais distante da zona central, o Polo Asprela também chamado Polo Universitário é o que reúne o maior número de universidades. São elas:

  • Faculdade de Medicina;
  • Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação;
  • Faculdade de Desporto;
  • Faculdade de Engenharia;
  • Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação;
  • Faculdade de Economia;
  • Faculdade de Medicina Dentária.

Polo 3 –  Campo Alegre

Próximo da Boavista, centro financeiro da cidade, no Campo Alegre estão apenas três faculdades:

  • Faculdade de Letras;
  • Faculdade de Ciências;
  • Faculdade de Arquitetura.

Como se candidatar à UPorto?

O processo de candidatura na Universidade do Porto é totalmente online. Dividido em 3 fases, é possível se candidatar em três períodos diferentes do ano.

A primeira fase geralmente acontece entre janeiro e fevereiro, nela são ofertadas a maioria das vagas e é o momento ideal para os brasileiros se candidatarem, assim dá tempo de receber o aceito e dar entrada no visto de estudante sem atrasar para o início das aulas.

A segunda fase acontece entre março e maio e, a terceira e última fase, acontece entre junho e julho.

Cada faculdade tem processo independente, com documentos específicos para cada curso. Por isso, leia com atenção quais são os documentos solicitados pelo curso que você pretende se candidatar, eles devem ser digitalizados para realizar a candidatura e submetidos no site.

Existem duas modalidades de ingresso, estudantes nacionais e internacionais. Caso você tenha dupla nacionalidade e uma delas seja a cidadania portuguesa não é possível se candidatar como estudante internacional e o processo de ingresso deve atender as exigências da candidatura nacional.

Resultados e prazos de inscrição

Após o período de análise das candidaturas, a universidade lança o resultado provisório. Esse resultado, muitas vezes, é o mesmo final. Entretanto, é nesse período que podem ser contestadas as notas atribuídas. Ou, ainda, serem realizadas as entrevistas.

A partir dos resultados definitivos já é possível solicitar a carta de aceite para dar entrada no visto. Todos os prazos estão disponíveis no site da UPorto.

Residência Universitária

A Universidade do Porto disponibiliza para os alunos 9 alojamentos estudantis, sendo 2 próximos ao Polo 1, outros 2 próximos ao Polo 2 e os demais próximos ao Polo 3. As residências acolhem mais de 1.200 alunos da instituição dos 3 ciclos de ensino, mas sobretudo para os alunos da licenciatura, mestrado integrado e mestrado.

Segundo informações da universidade, a preferência para ocupar as vagas é dada aos estudantes bolseiros dos SASUP – Serviços de Ação Social da Universidade do Porto, sendo os bolseiros que precisam se deslocar da residência familiar para estudar, os principais beneficiários. Parte das vagas é destinada ainda aos estudantes internacionais que frequentem a universidade em programas de mobilidade.

Saiba também como alugar quarto no Porto, melhores regiões e preços.

Preços das residências universitárias

O valor das residências universitárias é bastante inferior ao aluguel de quarto no Porto, por isso, as vagas são concorridas e, muitas vezes, os alunos estrangeiros não conseguem alojamento. A seguir apresentamos alguns preços:

Modalidade Valor mensal
Bolseiros SASUP 76,26€
Não bolseiros 160€
Alunos em mobilidade 160€

A lista completa de preços você encontra no site da SASUP.

Vida acadêmica

A vida acadêmica na Universidade do Porto é bastante intensa. A instituição mantêm diversas atividades, disponibiliza cursos de idiomas, atividades extra-curriculares e um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e profissional. Claro que tudo vai depender do seu nível de envolvimento com as atividades.

Ciclos de estudos na Universidade do Porto

Para entender melhor a vida acadêmica na UPorto, vale começar entendendo a nomenclatura. É comum que você encontre a denominação 1º, 2º e 3º ciclo, eles correspondem respectivamente a licenciatura (no Brasil usamos mais o termo graduação), mestrado e doutorado, que aqui é chamado doutoramento.

A graduação tem duração média de 3 anos, enquanto o mestrado 2 e o doutorado de 3 a 4 anos.

Existe ainda uma quarta denominação, o mestrado integrado. Diferente do Brasil, a licenciatura em Portugal não tem TCC – Trabalho de conclusão de curso – como é comum nas universidades brasileiros. No mestrado integrado, os alunos fazem o TCC, que funciona como uma dissertação de mestrado.

O curso tem duração prolongada, são 5 anos, como uma gradação tradicional no Brasil.

Sistema de créditos

Cada disciplina ou cadeira como é chamado na UPorto corresponde a uma quantidade de crédito que varia conforme a carga horária. Os créditos, ou ECTs, máximos em um ano de estudo geralmente são 60, podendo chegar a 75 ECTs. Além disso, existe uma carga mínima que o aluno deve cursar.

centro de estudos universidade do porto

Tempo integral e parcial

Uma dúvida bastante comum dos brasileiros que pretendem estudar na Universidade do Porto é quanto a distinção entre tempo integral e parcial. Quando o aluno se matricula em tempo integral, ele cursa a carga completa de ECTs, ou disciplinas. Caso ele opte pela modalidade parcial, terá limite, que geralmente é a metade do regular.

No tempo parcial, as propinas ou mensalidades, são aproximadamente 60% do valor do integral. O tempo para conclusão é superior também, no caso do mestrado, o período de aula se prolonga por dois anos, e a fase de escrever a dissertação se mantêm em um ano. Totalizando 3 anos para finalizar o mestrado.

Cantina e alimentação

As cantinas da UPorto são o equivalente no Brasil ao bandejão universitário. Nelas são servidos os almoços e jantares, subsidiados pela universidade. O menu, com sopa, pão, prato do dia, sobremesa e bebida custa 2,70€ para alunos de todos os ciclos. Ao todo são 9 cantinas que atendem uma ou mais faculdades.

Existem ainda os Snack-bares, que além de refeições servem lanches e afins. Como são terceirizados, os preços são mais elevados que as cantinas. Todas as faculdades disponibilizam máquinas de venda automática e de café, quem tem preços acessíveis para quem frequenta as faculdades.

Centros de estudo

Além das bibliotecas, a Universidade do Porto disponibiliza ainda os E-Learning Cafés como centro de estudos para os estudantes. Existem duas unidades, uma no Polo Asprela e outra no Campo Alegre, que funciona no Jardim Botânico do Porto. Ambos são mantidos pela universidade e disponibilizam internet e um ambiente apropriado para quem vai estudar.

Praxe

Se você já esteve em Portugal ou procurou fotos das universidades na internet, é comum que tenha se deparado com estudantes uniformizados em capas pretas. Eles fazem parte da Praxe, semelhante ao trote que existe no Brasil. A principal diferença é que o período se prolonga por um ano, uma vez que as entradas nas universidades são anuais.

Os veteranos usam as roupas, enquanto os primeiro anistas precisam enfrentar os trotes constantes para serem aprovados. O movimento é bastante controverso e, por vezes, envolve práticas condenadas pela universidade.

Queima das fitas

Se no Brasil temos bailes elegantes de formatura e colações cerimoniosas, em Portugal tudo se resume ao cortejo de rua, no qual os alunos desfilam por cursos e universidades marcando o fim do período acadêmico. A Queima das fitas conta ainda com uma semana de festival musical que reúne os universitários não só da UPorto, mas de todo a cidade do Porto.

queima das fitas Universidade do Porto

Salas e prédios

A Universidade do Porto é composta de vários conjuntos de prédios e, como já citamos, é comum que alguns cursos sejam ministrados em conjunto por diferentes faculdades. Antes do início das aulas, recomendo analisar seus horários e os mapas dos prédios, são muitas salas e blocos. Ficar perdido entre uma aula e outra é comum.

Pode acontecer ainda de ter aulas em sequência, com intervalos de poucas horas, em diferentes faculdades e ter que se deslocar entre elas. Por isso, confira seu horário e verifique como se deslocar de uma sala para outra ou de uma faculdade para outra entre as aulas.

Dá para entrar na UPorto pelo Enem?

Sim, a UPorto é uma das várias universidades portuguesas que aceitam Enem.

No área de candidatura internacional, a universidade informa que aceita os resultados do Enem para a seleção de estudantes brasileiros que desejam ingressar na licenciatura ou mestrado integrado. Assim como para os estudantes portugueses, cuja nota no exame nacional tem peso de acordo com ao curso pretendido. Assim, as notas podem ter peso diferente de acordo com o curso.

Custos da UPorto

A Universidade do Porto, é uma das instituições que apresenta valores diferenciados para estudantes brasileiros. Esses valores podem ser até 45% menos do que o pago pelos estudantes internacionais. Dessa forma, os estudantes brasileiros pagam mais que os nacionais, mas menos que os demais estrangeiros, pois estão ao abrigo do acordo CPLP.

Os valores se referem ao tempo integral na universidade, ou seja, cursando todos os créditos do ano. Além disso, são valores anuais, que são divididos em 10 vezes pela universidade.

A seguir apresentamos valores de licenciatura, mestrado e doutorado em diferentes cursos e faculdade para o ano letivo 2020/2021.

Licenciatura/Mestrado Integrado

Faculdade Licenciatura/Mestrado integrado Estudante nacional Estudante CPLP Estudante internacional
FEP Economia 697€ 1.925€ 3.500€
FEUP Engenharia Civil a definir 3.300€ 6 mil €
FLUP Línguas e Relações Internacionais 697€ 1.925€ 3.500€
FAUP Arquitetura 697€ 2337,50€ 4.250€
FCUP Ciência de Computadores 697€ 2.100€ 3.500€

Mestrado

Faculdade Mestrado Estudante nacional Estudante CPLP Estudante internacional
FEP Economia 1.500€ 2.750€ 5 mil €
FEUP Engenharia de Software 2.500€ 3.300€ 6 mil €
FLUP Ciências da Comunicação 1.250€ 2.200€ 4 mil €
FMUP Psiquiatria e Saúde Mental 1.250€ 2.475€ 4.500€
FCUP Bioquímica 1.625€ 2812,50€ 4687,50€

Doutoramento

Faculdade Doutorado Estudante nacional Estudante CPLP Estudante internacional
FEP Gestão 3 mil € 3.300€ 6 mil €
FEUP Engenharia Informática 3 mil € 3.500€ 3 mil €
FLUP Estudos do Patrimônio 2.750€ 3.300€ 6 mil €
FAUP Arquitetura 2.750€ 3.312,50€ 4.375€
FCUP Biologia 2.750€ 2.750€ 4.500€

Saiba quanto custa estudar em Portugal e compare os preços da UPorto com outras renomadas universidades do país.

Vale a pena estudar na Universidade do Porto?

Como mestranda da Universidade do Porto, digo que sim, vale a pena estudar na instituição.

Além de ser uma das universidades mais conceituas de Portugal, entre as instituições brasileiras, apenas a USP é melhor conceitua que a UPorto no Academic Ranking of World Universities. O que valoriza o currículo e certamente pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho.

A Universidade do Porto promove um ambiente internacional, no qual é possível ter contato com pessoas do mundo inteiro. Particularmente acredito que ajuda a promover um crescimento pessoal e ampliar os horizontes.

O corpo docente também é bastante qualificado, sendo os docentes doutores e com boa experiência de mercado, o que ajuda a ter um contraponto entre a vida acadêmica e a realidade para quem vai encarar a concorrência por uma vaga.

Outro fator positivo é o suporte que a instituição disponibiliza para os estudantes em termos de licença de softwares, bases de publicação acadêmica, rede de bibliotecas, entre outras questões. Especialmente no mestrado e doutorado que a leitura é essencial, ter acesso a uma infinidade de publicação gratuitamente é um suporte importante.

Além de tudo que citei sobre a universidade, estudar na UPorto vale a pena especialmente pelo Porto. A cidade é agradável, bonita, segura e tem tudo que um jovem precisa para aproveitar a vida na Europa: vida noturna agitada, muitos parques e voos para os principais destinos do continente.

Gostou e quer se planejar para estudar na Universidade do Porto? Então recomendo a leitura do e-book Como Morar em Portugal, nele você confere tudo sobre o processo de mudança, como solicitar o visto, como se instalar no país e muito mais!

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Graduada em Jornalismo, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos. Atualmente é mestranda em Ciência da Comunicação na Universidade do Porto.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube