Universidade de Lisboa: tudo sobre a maior universidade portuguesa

A Universidade de Lisboa atrai estudantes do mundo inteiro, especialmente brasileiros, para os mais diversos cursos. A conquista de reconhecimento internacional tem se intensificado nos últimos, com bons posicionamentos em rankings e reconhecimento nacional. Mas será que a ULisboa é a melhor escolha para você?

Apresentamos a estrutura da universidade, como funcionam as faculdades, principais cursos, como é o ingresso de estudantes brasileiros e mais. Confira.

Conheça a Universidade de Lisboa

Maior universidade de Portugal, a ULisboa é uma das principais referências no ensino superior de país. A história da instituição remonta ao ano 1290, quando foi criado os pilares da universidade sob o nome de Estudo Geral de Lisboa.

A concepção atual da Universidade de Lisboa só aconteceu em 2013, com a fusão da instituição de mesmo nome com a Universidade Técnica de Lisboa, passando a ser a maior universidade do país em número de alunos e orçamento.

A universidade, localizada na capital portuguesa, conta com mais de 50 mil estudantes distribuídos em 406 cursos, entre licenciatura, mestrados e doutorados.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Rankings internacionais

A Universidade de Lisboa é muito reconhecida no cenário internacional. No Acadêmic Ranking of Universities de 2019 está classificada entre as 151 – 200 melhores instituições do mundo, aparecendo em primeiro lugar em Portugal. A universidade tem subido constantemente no ranking, em 2003 estava entre a 351-400 posição.

No QS World University Rankings de 2021, a universidade esta classificada na 357º, tendo caído 19 posições em relação ao ano anterior. A universidade se mantêm em primeiro lugar em Portugal, porém, agora empatada com a Universidade do Porto.

Faculdades da ULisboa

Se você pensa em estudar em Portugal, é importante conhecer a estrutura da Universidade de Lisboa. Composta por 18 faculdades em diferentes áreas de especialização, são elas:

Faculdade de Arquitetura

A Faculdade de Arquitetura, localizada no Polo Universitário do Alto da Ajuda, abriga cursos dos três ciclos de ensino, sendo os destaques o mestrado integrado em Arquitetura, um dos cursos na instituição que mais recebe brasileiros. A universidade também abriga os cursos de Design, em áreas como Moda e Produto.

Faculdade de Belas-Artes

Com raízes na Academia de Belas-Artes, a Faculdade de Belas Artes da ULisboa, oferece cursos em diversas áreas de especialização, como Pintura, Escultura, Arte Multimédia e Ciências da Arte e do Patrimônio.

Faculdade de Belas Artes da ULisboa
Imagem: reprodução do Site da Universidade de Lisboa

Faculdade de Ciências

Em 2011, a FCUL comemorou o primeiro centenário. Com cerca de 40 cursos de mestrado e mais de 20 doutorados, a faculdade abriga mais de 5 mil alunos, em cursos como Química, Biologia, Matemática, etc.

Faculdade de Direito

Fundada em 1913, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a faculdade oferece a licenciatura em Direito, um dos cursos mais buscados pelos brasileiros. Além disso, os mestrados nas áreas de Ciência Jurídica, Prática Jurídica e Prática Jurídica Europeia são alguns dos cursos ofertados.

Faculdade de Farmácia

A FFUL é uma das escolas mais antigas da ULisboa, antecedendo a unificação. Além do mestrado integrado em Farmácia, a faculdade oferece a licenciatura em Nutrição. Também são ofertados cursos de mestrado na área de Análises Clínicas, Ciências Biofarmacêuticas e Engenharia Farmacêutica. O doutorado abrange os cursos de Ciências da Sustentabilidade e Farmácia.

Faculdade de Letras

A FLUL abriga cursos nas áreas de humanos, como 17 licenciaturas em áreas como História, Ciências da Linguagem e Estudos Clássicos. Assim como apresenta uma ampla oferta de mestrados e doutorados.

Faculdade de Medicina

O mestrado integrado em Medicina é a principal oferta da FMLU, entretanto, desde 2018 também disponibiliza da licenciatura em Ciências da Nutrição. A faculdade oferece uma ampla oferta de mestrados na área médica, assim como os doutorados em Ciência Cognitiva, Ciências da Sustentabilidade e Neurociências.

Faculdade de Medicina Dentária

A Faculdade de Medicina Dentária abriga um dos cursos mais buscados pelos estudantes brasileiros, o de Medicina Dentária. A faculdade foi a primeira a disponibilizar o curso no país. Oferece também os doutorados em Ciências e Tecnologias da Saúde Oral e Medicina Dentária.

Faculdade de Medicina Veterinária

Integrado a antiga Universidade Técnica de Lisboa, a Faculdade de Medicina Veterinária, é a mais antiga em Portugal na área. Além do mestrado integrado em Medicina Veterinária, a faculdade oferta o curso de Engenharia Zootécnica na licenciatura. Também disponibiliza 4 mestrados e 2 doutorados.

Faculdade de Motricidade Humana

A Faculdade de Motricidade Humana talvez seja uma das instituições que soe mais diferentes da organização das universidades brasileiras. Nela são ofertados cursos de licenciatura em Ciências do Desporto, Dança, Gestão do Desporto e Reabilitação Psicomotora. A oferta de mestrados é ainda mais ampla, com cursos como Exercício e Saúde, Ergonomia, Treino de Alto Rendimento e Treino Desportivo.

Faculdade de Psicologia

A Faculdade de Psicologia abriga cursos de mestrado integrado, mestrado e doutorado, sendo o mestrado integrado de Psicologia a principal oferta. Entre as opções mestrado estão: Ciência Cognitiva e Neuropsicologia Clínica e Experimental. A faculdade ainda apresenta uma ampla oferta de doutorados.

Instituto de Ciências Sociais

O ICS da ULisboa abriga uma ampla oferta de licenciaturas, com cursos como Ciências da Comunicação, Gestão de Recursos Humanos, Sociologia, Antropologia e Administração Pública. A faculdade também oferece uma ampla variedade de cursos de mestrado e doutorado.

Instituto de Educação

O Instituto de Educação concentra suas ofertas nos cursos de mestrado, com 13 opções para as mais variadas áreas de ensino. Entre as opções de doutorado estão: Ciências da Sustentabilidade, Educação, Educação Artística e Migrações.

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

O IGOT abriga cursos na área de geografia e planejamento urbano. Com ofertas de licenciatura nas áreas de Estudos Europeus Geografia e Gestão do Território. Também oferece 7 mestrados e 4 doutorados.

Instituto Superior de Agronomia

Parte da antiga Universidade Técnica de Lisboa, o Instituto Superior de Agronomia tem mais de 100 anos. Entre as principais ofertas da licenciatura estão Engenharia Agronômica, Engenharia do Ambiente, Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais. No mestrado e doutoramento também apresenta uma ampla oferta, sendo 12 cursos em cada uma das modalidades.

Instituto Superior de Economia e Gestão

O ISEG apresenta uma ampla oferta de licenciaturas e mestrados em áreas como Ciências Empresariais, Economia, Gestão e Finanças. Entre as opções de doutorado estão: História Económica e Social, Matemática Aplicada à Economia e à Gestão e Ciências da Sustentabilidade.

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Entre as principais ofertas no ISCSP estão os cursos de Ciências Políticas e Administração Pública. No mestrado se destacam os cursos de Relações Internacionais e Política Social. A oferta de doutorado engloba as áreas já apresentadas, assim como Estudos de Gênero.

Instituto Superior Técnico

O Técnico da Universidade Lisboa apresenta uma ampla oferta na área de Engenharias, com cursos de licenciatura, mestrado integrado, mestrado e doutorado. O instituto é o maior da universidade em número de alunos, são mais de 11 mil.

Campus da Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa é composta por 8 campus espalhados pela cidade, são eles:

Campus da Ajuda

No campus da Ajuda, localizado na freguesia de mesmo nome, estão as faculdades:

  • Faculdade de Arquitetura;
  • Faculdade de Medicina Veterinária;
  • Instituto Superior de Agronomia;
  • Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas;
  • Estádio Universitário.

Campus da Alameda

Na freguesia de Arroios está o campus Alameda que abriga o Instituto Superior Técnico.

Campus do Chiado

Em uma das regiões mais famosas da cidade, está o campus do Chiado, que abriga Faculdade de Belas Artes.

Campus da Cidade Universitária

O campus da cidade Universitária, localizado na freguesia de Alvalade, concentra o maior número de faculdades, assim como a reitoria.

  • Faculdade de Ciências;
  • Faculdade de Direito;
  • Faculdade de Farmácia;
  • Faculdade de Letras;
  • Faculdade de Medicina;
  • Faculdade de Medicina Dentária;
  • Faculdade de Psicologia;
  • Instituto de Ciências Sociais;
  • Instituto de Educação;
  • Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

Reitoria da Universidade de Lisboa
Imagem: Reitoria em reprodução do site da Universidade de Lisboa

Campus do Jamor

Localizado no concelho de Oeiras, a Compus do Jamor abriga a Faculdade de Motricidade Humana.

Campus de Loures

No concelho de Loures está parte das atividades acadêmicas do Instituto Superior Técnico.

Campus do Quelhas

Localizado na freguesia da Lapa, em Lisboa, está o campus de Quelhas onde está instalado o Instituto Superior de Economia e Gestão.

Campus do Tagus Park

O campus de Tagus Park, localizado no concelho de Oeiras está parte das instalações do Instituto Superior Técnico.

Como se candidatar à ULisboa?

A candidatura na Universidade de Lisboa é realizada online e acontece em duas fases para os estudantes de Licenciatura, equivalente à graduação no Brasil, e mestrado integrado, que une o curso de graduação e o mestrado em um só curso.

Os alunos brasileiros que desejam estudar na ULisboa podem utilizar a nota do Enem para ingresso na universidade. Para ser aceito é preciso atingir a nota mínima necessária, que varia conforme o curso. A Universidade preparou um folheto para estudantes internacionais que desejam ingressar na licenciatura.

Nos casos do mestrado e doutorado, os processos são desenvolvidos por cada uma das faculdades, com avaliação de currículo, classificação anterior, entre outros itens de seriação que variam de acordo com a faculdade.

Residência Universitária

A Universidade de Lisboa disponibiliza 16 residências universitárias com um total de 1.017 camas, distribuídas por 332 quartos duplos, 211 quartos individuais, 44 quartos triplos, 2 quartos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e 4 apartamentos duplos.

Preços do alojamento

Tipo Valor mensal
Quarto partilhado 145€/180€
Estudantes bolseiros 76,26 €

O preço se aplica para todos os alojamentos, exceto a Residência do Campus da Ajuda que tem preços mais elevados e uma variedade maior de dormitório. A Universidade disponibiliza no site da SAS Lisboa os valores completos.

Se comparado ao valor de aluguel de quarto em Lisboa, os preços das residências são muio atrativos e podem ser uma boa opção, mas não são fáceis de conseguir, a concorrência é elevada.

Vida acadêmica na ULisboa

O número de estudantes brasileiros na Universidade de Lisboa é crescente, no ano letivo de 2018/2019, eles representavam 33% dos alunos internacionais matriculados, ou seja, 3 mil alunos.

Ciclos de estudo

A Universidade de Lisboa, assim como as demais instituições de ensino superior em Portugal adota a nomenclatura de ciclos de estudos, chamados de graus acadêmicos, sendo divido em 3.

O 1º ciclo corresponde a Licenciatura e ao Mestrado Integrado, sendo no primeiro 3 anos de curso e no segundo, 5 anos. Enquanto na Licenciatura recebe-se o grau de licenciado, no mestrado integrado é conferido o grau de mestre.

O 2º ciclo corresponde ao mestrado, enquanto o 3º corresponde ao doutorado, em Portugal denominado doutoramento.

biblioteca Universidade de Lisboa

Sistema de crédito

Portugal adota o Sistema Europeu de créditos, ECTs. Cada disciplina, também chamada cadeira, corresponde um valor de crédito, que é determinado pela carga horária de matéria. Assim, quanto maior a carga horária, maior a quantidade de ECTs.

Em um semestre letivo corresponde a 30 ECTs e o ano letivo a 60 ECTs.

Tempo integral e parcial?

Enquanto no Brasil você paga a universidade de acordo com número de disciplinas cursadas, em Portugal esse modelo funciona de maneira diferente. É possível se matricular a tempo integral e parcial.

Na prática, o tempo integral corresponde ao ano normal, com a carga completa de ECTs permitidos, ou seja, 60. Nessa modalidade paga-se o valor completo da propina.

Por outro lado, no tempo parcial, não se pode ultrapassar os 36 ECTS no ano letivo, sendo o número de disciplinas cursadas menor. Assim como o valor das propinas que corresponde a 50% do valor integral.

Cantinas e alimentação

Na ULisboa existem 9 unidades alimentares, distribuídas pelos campus da instituição. Também conhecidos no Brasil como bandejão, os restaurantes universitários servem refeições completas com pão, sopa, prato principal, sobremesa e bebida. As refeições são servidas no almoço e jantar.

Com valores bem acessíveis, 2,75€ para alunos, é uma boa maneira de economizar para quem passa o dia todo nos compus.

Bibliotecas da ULisboa

A Universidade de Lisboa, disponibiliza para os alunos, 35 bibliotecas e centros de documentação espalhadas pela cidade. O sistema integra 50 mil títulos cujo acesso é livre para os estudantes.

Além de todo o acerco, as bibliotecas disponibilizam espaços dedicados aos alunos que podem estudar e usufruir da rede de WiFi e bases de dados disponibilizadas.

Dá para entrar pelo Enem?

Sim, o Enem, como citamos acima é aceito na Universidade de Lisboa para ingresso de estudantes brasileiros.

Custos na ULisboa

Na Universidade de Lisboa não há diferenciação para o valor das propinas, ou mensalidades como são chamadas no Brasil. Nos cursos de licenciatura, mestrado integrado e mestrado, existe diferenciação entre o valor pago pelos estudantes nacionais, que são todos os indivíduos com cidadania portuguesa e os alunos internacionais, que pagam valores significativamente mais altos.

Graduação

Faculdade Licenciatura/Mestrado integrado Valor – nacional Valor – internacional
FAUL Arquitetura 871,52€ 7 mil €
FDUL Direito 871,52€ 3 mil €
FMDUL Medicina Dentária 871,52€ 12.500€
Técnico Engenharia Civil 871,52€ 7 mil €
ISCSP Ciências da Comunicação 871,52€ 3.500€

Mestrado

Faculdade Mestrado Valor – nacional Valor – internacional
FCUL Bioquímica 1.063,47€ 7 mil €
Técnico Engenharia Farmacêutica 2.126,94€ 7 mil €
FMVUL Segurança Alimentar 1.250€ 2.500€
FMHUL Reabilitação Psicomotora 2.240€ 2.240€
ISCSPUL Relações Internacionais 2.500€ 2.500€

Doutorado

Faculdade Doutorado Valor*
Técnico Engenharia Informática e de Computadores 2.750€
ISCSP Ciência Política 3 mil €
FMUL Neurociências 2.750€
FAUL Design 3 mil €
FDUL Direito 3.200€

* O valor das propinas para estudantes nacionais e internacionais é igual.

Vale a pena estudar na Universidade de Lisboa?

Sim. Certamente vale a pena estudar na Universidade de Lisboa.

Reconhecida internacionalmente, a instituição valoriza o currículo de qualquer aluno brasileiro com grandes ambições no mercado de trabalho. Com cursos nas mais variadas áreas, disponibiliza laboratórios e ferramentas para o apoio do ensino.

A educação em Portugal é reconhecida pela qualidade em todo o cenário europeu. Um dos sinais desse reconhecimento está na atração dos jovens graduados no país para importantes mercados europeus, como a Alemanha e a Inglaterra.

Além disso, estudar na ULisboa é a oportunidade de viver em uma cidade cosmopolita como Lisboa, que recebe pessoas do mundo inteiro, sejam turistas ou residentes. A cidade tem uma vida noturna agitada, com zonas que pulsam cultura.

Assim como outras cidades do país, Lisboa é uma cidade com muita qualidade de vida, segura e com fácil ligação aos principais destinos europeus. Além disso, abriga importantes empresas internacionais que podem ser uma boa oportunidade para entrar no mercado europeu.

Animado para estudar na Universidade de Lisboa? Então é hora de começar o planejamento. Preparamos um e-book com todas as informações que você precisa sobre Como Morar em Portugal, desde o visto até os primeiros dias no país.

Conheça também o Instituto Superior Técnico de Lisboa e saiba se vale a pena estudar na instituição.

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Graduada em Jornalismo, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos. Atualmente é mestranda em Ciência da Comunicação na Universidade do Porto.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube