Certamente, você já ouviu falar muito da qualidade da educação em Portugal. De fato, além de primordialmente gratuita, ela é sim de muita qualidade. Quer entender como funciona o sistema de educação em Portugal? Vamos te explicar neste artigo.

Sistema de educação em Portugal: infantário

O ensino básico, e obrigatório, em Portugal começa aos seis anos de idade. Antes disso, é possível utilizar o chamado infantário, que é o equivalente às creches no Brasil, e aceitam bebês a partir dos 3 meses de idade.

Não é fácil conseguir vaga em infantários públicos

Existem poucas vagas no infantário, seja ele público ou privado. Em geral, há os infantários mantidos pelo governo, os da iniciativa privada e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), mantidas por paróquias ou fundações.
O mais comum é o infantário particular e a mensalidade custa, em média, 150 euros (em Lisboa, pode chegar a 300 euros). Mesmo assim, conseguir uma vaga é tão difícil que alguns casais entram na lista de espera assim que descobrem a gravidez.
Os infantários costumam abrir entre 7h e 8h e funcionar até 18h ou 19h. Eles permitem que as mães combinem horários para amamentação. A abertura de vagas acontece em setembro, mas desde janeiro é possível já fazer inscrições.

Sistema de educação em Portugal: ensino básico

O sistema obrigatório de ensino português é dividido em três níveis: ensino básico, secundário e superior. A criança inicia os estudos com 6 anos e passa por 12 anos de estudo no total.
Na realidade, o sistema português é bem semelhante ao brasileiro:

  • 1º ciclo (1º ao 4º anos de escolaridade);
  • 2º ciclo (5º e 6º anos de escolaridade);
  • 3º ciclo (7º ao 9º anos de escolaridade).

Os alunos do 1º ciclo precisam cumprir uma carga horária de 25 horas semanais. Já no 2º e no 3º, as jornadas passam a ser de 30 horas semanais.
As aulas costumam ir das 9h às 15h30. O ano letivo em Portugal é diferente do Brasil. O semestre começa no mês de setembro e vai até janeiro do ano seguinte. Continua de fevereiro a junho. As férias escolares vão de junho a setembro, os meses de verão europeu.

Professores preparados para alunos estrangeiros

Para os imigrantes, uma ótima notícia: professores e alunos são motivados a promover a inclusão dos alunos estrangeiros, que geralmente são muito bem recebidos.

Sistema de educação em Portugal: ensino secundário

Para continuar o ensino em Portugal, entra-se no secundário, que equivale ao ensino médio brasileiro. Ele vai do 10º ao 12º ano. Depois disso, os alunos estão habilitados para ingressarem na graduação.
sistema de educação em Portugal sala de aula
Confira também como são os cursos técnicos em Portugal e as melhores escolas secundárias de Lisboa.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência e outros trâmites. É da nossa confiança.

Saber Mais →

Qualidade do ensino público é alta

A taxa de analfabetismo em Portugal situa-se nos 5,23%, sendo que as regiões Alentejo, Madeira e Centro apresentam valores acima da média nacional.
Isto quer dizer que 95% da população é alfabetizada. Comparativamente ao Brasil, cuja taxa de alfabetização é de 91,3%, Portugal está melhor. Já comparado a Itália, França e Alemanha, que apresentam taxas de 99%, o país ainda tem o que melhorar.
A qualidade do ensino público, no entanto, não é questionável e prova disto é que escola particular em Portugal é  frequentada apenas por uma classe “A+”, e com mensalidades que chegam a 800 euros. A classe média frequenta escola pública.
Geralmente as crianças recebem na escola um bom ensino em línguas e terminam os estudos falando fluentemente inglês e mais um idioma (geralmente alemão ou francês). Os esportes também são levados a sério.

Escola pública, mas não 100% gratuita

As escolas não são totalmente gratuitas em Portugal. Mesmo não pagando mensalidades, os pais pagam valores pela alimentação e pelo material escolar dos filhos. Os valores praticados dependem do imposto de renda de cada cidadão: quem ganha mais, paga mais, e vice-versa.
A matrícula da criança é sempre feita em um endereço próximo à casa da família. E nas escolas mais conceituadas é comum ter fila de espera.
Confira como matricular filhos nas escolas portuguesas.

Sistema de educação em Portugal: graduação

No ano de 2006, as universidades de Portugal aderiram ao Tratado de Bolonha, do qual fazem parte 29 países da Europa. O Tratado foi a maneira encontrada para garantir uma qualidade similar entre as instituições de ensino dos diferentes países, a fim de modernizar e internacionalizar o ensino superior.
O ensino é dividido em três ciclos de estudos – licenciatura, mestrado e doutoramento (doutorado).
A licenciatura têm duração de três anos (seis semestres).
Após a licenciatura concluída, é possível entrar no mestrado, que dura entre um ano e meio a dois anos.
Depois do mestrado, o doutoramento tem duração de 3 a 4 anos.
As aulas no ensino superior costumam ter uma grade que se espalha entre manhã, tarde e noite, sendo difícil para o estudante manter uma rotina de estudos e trabalho. A vantagem é a dedicação exclusiva. Apenas na pós-graduação é que o estudante encontrará a opção de cursos apenas noturnos, viabilizando o trabalho concomitante ao estudo.
Confira um ranking com as melhores universidades de Portugal e como se candidatar.

Ranking das melhores universidades

Em recente ranking que aponta as melhores universidades do mundo, publicado pela Quacquarelli Symonds (QS), a Universidade do Porto é a mais bem posicionada e aparece na 328ª posição, já a Universidade de Lisboa está na 345ª colocação e a Universidade Nova de Lisboa na 405ª.
Conheça as universidades de Portugal que aceitam o Enem.
A USP (Universidade de São Paulo) está na 118ª posição e a Unicamp na204ª, ou seja, no Brasil o ensino superior aparece mais bem posicionado do que Portugal.

Bons resultados constantes

Os bons resultados da educação portuguesa no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) tem chamado a atenção do mundo todo. O teste Pisa é considerado o maior do mundo, envolve meio milhão de alunos a cada três anos, e serve para avaliar o sistema educativo de cada país.
Nos últimos anos, Portugal passou das últimas posições entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), para um nível acima da média de todos os países da organização.
Portugal conseguiu que seus alunos de 15 anos ficassem acima da média nos três domínios avaliados pelo Pisa: ciências, leitura e matemática. E o avanço vem se confirmando de ano em ano, como demonstrado na tabela abaixo. Ou seja: estuda-se bem em Portugal.

Ciências Leitura Matemática
2000 459 pontos 470 pontos 454 pontos
2003 468 478 466
2006 474 472 466
2009 493  489 487
2012 489 488 487
2015 501 498 492

Também já demos algumas dicas para conseguir estudar em Portugal de graça.

Portugal subiu uma posição no ranking de educação da ONU em 2018

De acordo com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), em 2018 Portugal subiu uma posição em relação a 2017 ficando na 41ª posição mundial no ranking da educação enquanto o Brasil se manteve no 79º lugar ficando atrás da Venezuela (71º), México (77º) e Azerbaijão (78º).

Salários dos professores em Portugal

Apesar dos bons resultados constantes, ser professor em Portugal não é uma carreira fácil, assim como acontece no Brasil. São muitas as queixas sobre processo de contratação, uma vez que podem demorar a conseguir se efetivar no quadro de professores e, até conseguirem recebem um salário mais baixo que o primeiro escalão.

Além disso, também são muitas as queixas sobre o plano de carreira, que apesar de existir, as dificuldades para subir de escalão são muitas e um professor pode demorar mais de 30 para alcançar o topo da carreira.

Agora que sabe como funciona o sistema de educação em Portugal já pode planejar sua mudança. Para te ajudar com isso, recomendamos o Programa Morar em Portugal. São 22 aulas em vídeo, desde o planejamento até o período de adaptação. Vale a pena!