Ano letivo em Portugal: quando começam as aulas, férias e matrículas

Portugal  / 

O ano letivo em Portugal é diferente do Brasil. Muitas pessoas que se mudam para Portugal para estudar, mas que já estavam estudando no Brasil acabam perdendo um tempo de aula ou até mesmo um período, por causa dessa diferença.

Saber quando fazer a matrícula e como funciona o calendário acadêmico em Portugal é muito importante para que você não perca os prazos e possa se programar direitinho.

Como funciona o ano letivo em Portugal

As aulas em Portugal começam em setembro, e o primeiro semestre é de setembro a janeiro (parece estranho, mas depois acaba fazendo sentido). O segundo semestre vai de fevereiro a junho.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Os meses de julho e agosto são os meses de férias escolares (alguns alunos já têm férias a partir do meio de junho). Nas universidades muitas vezes quando os alunos não tiveram nota para passar nas disciplinas, eles têm que fazer uma nova prova em julho, já no período de férias.

Para os alunos que participam dos exames nacionais (11º e 12º ano), as provas normalmente acontecem em junho e julho.

Ano Letivo em Portugal: o primeiro semestre

  • As aulas começam em setembro;
  • Entre o Natal e Ano Novo tem umas 2 semanas de recesso;
  • As aulas terminam em janeiro.

Ano Letivo em Portugal: o segundo semestre

  • As aulas começam em fevereiro;
  • No carnaval, tem mais um menos 1 semana de folga;
  • Na páscoa, tem mais ou menos 2 semanas de recesso;
  • As aulas terminam na metade de junho/ início de julho.

Feriados e recessos

Existem muitos feriados em Portugal, e os que fazem parte do calendário acadêmico são:

  • Dia 25 de abril (dia da Liberdade);
  • Dia 10 de junho (dia de Portugal);
  • Dia 5 de outubro (implantação da República);
  • Dia 1 de novembro (dia de todos os santos);
  • Dia 1 de dezembro (restauração da independência);
  • Dia 8 de dezembro (Dia da Imaculada Conceição).

Além desses feriados, como já falamos, entre Natal e Ano Novo, tem uma pausa nas aulas. Eles chamam de férias de Natal. Dura aproximadamente 2 semanas.

Matrículas

As matrículas são feitas antes do início do primeiro semestre. Como as aulas começam em setembro, as matrículas devem ser feitas de fevereiro a maio. Atenção que cada instituição tem a sua data certa para matrícula.

As matrículas nas escolas normalmente devem ser feitas presencialmente. Nas universidades são feitas online.

Veja como matricular filhos na escola em Portugal passo a passo.

Por que o ano letivo em Portugal é diferente do Brasil?

Essa diferença acontece por conta das estações do ano. Se você parar para pensar vai ver que faz sentido. No Brasil, o nosso maior período de férias é quando estamos no verão, certo? Em Portugal também!

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Em Portugal e no Brasil as estações do ano são invertidas. Por isso, quando estamos no verão no Brasil, em Portugal é inverno, e consequentemente quando estamos no verão em Portugal, no Brasil é inverno.

Estações do ano em Portugal

Como já sabemos, as estações do ano em Portugal são em épocas diferentes do Brasil. E como já dissemos aqui nesse post, isso influencia o ano letivo em Portugal. Veja como são as estações do ano em Portugal.

Primavera

De 21 de Março a 20 de Junho. A Primavera em Portugal é muito florida, marcada por muitas cores. Nessa época o sol aparece bastante, e os dias são mais secos. É possível ver os pólens no ar, quando venta.

Verão

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

É a estação do ano mais esperada, pois termina o ano letivo em Portugal e começam as férias. Começa dia 21 de junho e termina 20 de setembro. Durante o verão o sol brilha no céu, e quase não chove, o que faz com que as temperaturas subam muito. Em algumas regiões do país os termômetros passam dos 40°C. As pessoas aproveitam essa época para irem às praias ou às praias fluviais.

Outono

É, na minha opinião, a estação mais linda de todas. As folhas caindo no chão, a temperatura amena, a paisagem fica linda. Porém mais pro final do outono começam as chuvas e a temperatura começa a cair, se preparando para a chegada do inverno. O outono começa dia 21 de setembro e termina 20 de dezembro.

Inverno

O inverno em Portugal não é tão rigoroso quando comparamos com a Europa. Existem lugares bem frios, e com neve, como na região da Serra da Estrela e na região de Bragança, por exemplo. Mas no restante do país o inverno não é insuportável. O inverno em Portugal começa dia 21 de dezembro e termina dia 20 de março.

Apesar do ano letivo em Portugal ser diferente do Brasil, com o tempo é muito fácil se acostumar. A única parte ruim, na minha opinião, é que quando temos férias aqui em Portugal, os nossos amigos do Brasil não estão de férias, então fica complicado marcar uma viagem ou um encontro. Tirando isso, a adaptação é muito fácil.

Curiosidades

Em Portugal não existe creche pública para crianças até os três anos de idade, ou seja, se os pais precisam trabalhar, eles devem colocar o filho em uma creche privada. Claro que, caso seja necessário e os pais não tenham condições financeiras, o governo português paga uma parte da creche e ajuda com subsídios.

Outra curiosidade é que, assim como no Brasil, as escolas mais conceituadas são as mais procuradas e, por isso, pode ser que tenha uma fila de espera.

O ensino público é de qualidade

Em Portugal as escolas públicas têm boa qualidade e, por mais que sejam públicas, elas não são de graça e os pais precisam pagar a alimentação dos filhos. Os valores variam conforme o escalão do imposto de renda e as pessoas que recebem mais, pagam mais e cidadãos que recebem menos, pagam menos.

Veja como funciona o ensino público e privado em Portugal neste artigo sobre o tema.

Está com planos de se mudar para Portugal? Sugerimos a leitura do nosso Ebook Como Morar em Portugal. Ele tem mais de 300 páginas que ensinam, passo a passo, como se preparar para a mudança, desde o visto até o planejamento financeiro. Veja o índice com todas as informações contidas no Ebook e confira se vale a pena.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.