Com uma economia aquecida no ramo gastronômico e com o setor turístico em alta, fazer um dos cursos de gastronomia em Portugal pode ser uma excelente opção profissional e de uma carreira com muito trabalho. E até, quem sabe, reconhecimento e fama. Hoje vamos falar mais sobre os cursos de gastronomia em Portugal, confira!

Cursos de Gastronomia em Portugal de norte a sul

Os cursos de gastronomia em Portugal estão bem divididos no país, porém se concentram basicamente em três cidades. Lisboa, que fica no Sul, Coimbra no centro e Porto no Norte. Há opções de cursos profissionais e também cursos rápidos de uma área específica. Confira abaixo os locais que oferecem cursos:

Cursos de Gastronomia em Portugal: Lisboa

Em Lisboa, capital de Portugal, você encontra quatro locais onde pode fazer cursos de gastronomia em Portugal, são eles:
ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal
Fundada em 1977, a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) oferece cursos de formação. É possível, por exemplo, fazer cursos modulares de petiscos portugueses, cozinha molecular e restrições alimentares. Além de cursos profissionalizantes de cozinha portuguesa, sushi e street food, padaria biológica, cozinha e pastelaria, padaria profissional, entre outras opções.
Faculdade em Portugal: tudo o que precisa saber para estudar no país.
Instituto Macrobiótico de Portugal
Para os praticantes e interessados em cozinha macrobiótica, o Instituto Macrobiótico de Portugal oferece cursos e formação na área. É possível encontrar e realizar cursos de culinária macrobiótica, cafés da manhã e lanches, receitas sem glúten, alimentação de grávidas e primeiras papinhas do bebê, alimentação para esportistas, entre outros.
Kiss the Cook
A Kiss the Cook é uma empresa que oferece cursos e workshops voltados para o público que gosta de um conceito inovador em uma cozinha.
Cooking Lisboa
A Cooking Lisboa oferece cursos e treinamentos para quem quer aperfeiçoar seus conhecimentos culinários. A escola oferece seus cursos maioritariamente em inglês, porém ensina a fazer a tão deliciosa e cobiçada comida portuguesa, entre outros diversos cursos.
Como morar em Portugal: veja tudo o que precisa saber (e alguns segredos).

Cursos de Gastronomia em Portugal: Coimbra

Em Coimbra está a Escola Superior de Educação que oferece cursos de graduação e mestrado nas áreas do turismo e da hotelaria, gastronomia, etc. Mesmo não estando no eixo Lisboa e Porto, pode ser uma alternativa para quem busca um custo de vida mais baixo para morar em Portugal.
Morar em Coimbra: custos, estilo de vida e trabalho na cidade.

Cursos de Gastronomia em Portugal: Porto

O Porto é segunda maior cidade de Portugal e conta com três locais que oferecem curso de gastronomia, confira.
Escola de Hotelaria e Turismo do Porto
A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto funciona desde 1969 e é uma instituição reconhecida em todo o país. Nela os interessados podem fazer diferentes cursos na área do turismo e da gastronomia, são eles: Gestão e Produção de Pastelaria, Gestão de Restaurantes e Bebidas, Turismo Cultural e do Patrimônio, Gestão e Produção de Cozinha, Gestão Hoteleira e Alojamento, Gestão de Turismo, entre outros.
Morar no Porto: tudo sobre viver na segunda maior cidade de Portugal.
Clavel’s Kitchen
A Clavel’s Kitchen é uma agência de comunicação de culinária e oferece cursos e workshops de formação em gastronomia na cidade do Porto. É possível se inscrever e participar do workshop em sushi, pizza, cozinha asiática, brunch ou fazer cursos de técnicas de culinária, entre outros.
Work Espaço Criativo
A empresa Work Espaço Criativo não se considera um restaurante e nem uma escola, mas promete oferecer cursos e formações para quem ama cozinhar. Com a participação de chefs renomados, por lá você pode fazer workshop de chocolate, pastelaria e doces conventuais cozinha tailandesa, entre outras.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Cursos de hotelaria e turismo

Em Portugal é possível encontrar diversas escolas e cursos de hotelaria e turismo reconhecidos e certificados. Em 2018, para se ter uma ideia, o Turismo de Portugal (órgão do governo português) disponibilizou um documento onde dezenas de escolas e cursos eram listados.

Oferta de cursos

As instituições de ensino oferecem os cursos anualmente e sendo uma área em expansão em Portugal e locais não faltam. A quantidade de vagas disponibilizadas varia de instituição para instituição.

Como fazer

Depois de escolher o curso e a instituição de ensino onde pretende estudar, você deve entrar em contato diretamente com a escola para saber todos os detalhes e datas de ingresso. Com ofertas de cursos bastante diferenciadas, cada instituição estabelece suas regras para a admissão dos estudantes interessados.

Quanto custa

O preço também varia muito de instituição de ensino para instituição de ensino e você pode encontrar valores anuais que rondem os 1.500€ (mil e quinhentos euros) ou que podem ser muito superiores a isso dependendo do nível e titulação.
Saiba tudo sobre estudar em Portugal: quanto custa, visto e melhores universidades.

Diploma

Os diplomas obtidos nas instituições de ensino portuguesas, via de regra, cumprem o Tratado de Bolonha e são válidos em ressalva em todos os países europeus signatários. Caso você pretenda revalidar o diploma no Brasil, terá que consultar a instituição de ensino onde pretende estudar para verificar as possibilidades.

Estágios

As escolas de turismo e hotelaria e gastronomia exigem que seus estudantes façam, como parte da formação nos cursos ofertados, períodos de estágio. Geralmente eles não são remunerados e duram três meses, mas podem ser uma boa porta de entrada para o mercado de Portugal.

Bolsas de estudo

As bolsas de estudo em Portugal são ofertadas em cada instituição de ensino e as regras e exigências variam muito. A melhor coisa a se fazer é entrar em contato diretamente com a instituição de ensino para verificar a disponibilidade e possibilidade de se solicitar uma bolsa de estudos.
Veja como estudar em Portugal de graça: veja as opções de bolsas de estudo e de intercâmbio.

Entrada pelo ENEM

De acordo com o site do INEP / MEC do Brasil, atualmente são 34 instituições de ensino superior em Portugal que aceitam a nota do ENEM como forma de ingresso.
Está pensando em estudar em Portugal? É preciso fazer um planejamento para que isso se torne realidade. Por isso, recomendamos o nosso E-book Estudar em Portugal, que tem todos os passos necessários para você, vale a pena conferir!