Portugal atrai turistas o ano todo, com isso, um dos mercados de trabalho mais promissores do país é o setor. Trabalhar com turismo em Portugal nos últimos anos foi uma boa forma de entrar no mercado de trabalho, especialmente em posições de carreiras iniciantes. Mas, com as mudanças no cenário do turismo, é preciso alguma cautela antes migrar para trabalhar na área.
Conheça melhor o setor, quais áreas mais promissores, como encontrar uma vaga e o que esperar do setor turísticos nos próximos anos.

Como trabalhar com turismo em Portugal?

O turismo em Portugal tem crescido muito nos últimos anos, o país se tornou um dos principais destinos turísticos na Europa, atraindo viajantes de todo o mundo. Com isso, o mercado de trabalho ficou bastante aquecido e para os profissionais qualificados, não faltavam oportunidades.
Com a paralisação das viagens a turismo por causa da pandemia de coronavírus em Portugal, o setor também foi um dos que mais sofreu e o momento não é o mais otimista. Mas mesmo com diminuição das oportunidades, é possível encontrar algumas vagas na área em Portugal.
Trabalhar em Portugal é o objetivo de muitos brasileiros que pretendem migrar para o país, mas, mais que nunca, quem pretende trabalhar com turismo precisa de cautela para encontrar uma boa oportunidade.

Em Portugal, é necessário ter diploma para trabalhar com turismo?

Depende da área na qual você trabalha. O setor do turismo em Portugal tem vagas nas mais diversas áreas, de camareiros de hotel, até a gestão de empreendimentos turísticos. Por isso, vai depender muito do seu objetivo e da área na qual atua.
Existem no país, muitos cursos técnicos voltados especialmente para a área de turismo. Na Universidade do Algarve, por exemplo, existem algumas escolas que se dedicam aos cursos nessas áreas para formar profissionais prontos para entrar no mercado de trabalho.
Porém, um requisito é amplamente exigido, o domínio de outros idiomas, especialmente o inglês, espanhol e francês, esses são os três idiomas nos quais mais se buscam profissionais capacitados. Dessa forma, a exigência pelo menos do inglês é básico para quem vai lidar com o público ou em áreas de gestão.

Mercado de turismo pós-coronavírus em Portugal

O setor de turismo em Portugal foi um dos mais afetados pela pandemia. O país, que estava acostumado a verões cheios de turistas de norte a sul do país, se viu esvaziado mesmo nos momentos mais otimistas da pandemia. Consequentemente, o setor, que imaginava uma retomada, mesmo que breve, presenciou um cenário bem ruim.
Portugal foi o quarto país mais afetado no turismo na zona do euro. Isso porque além do baixo fluxo de turistas europeus, outros mercados essenciais para o país, Estados Unidos e Brasil, estiveram barrados de entrar no continente europeu a turismo. Com isso, em outubro de 2020 alguns hotéis já anunciaram fechamento sem data de retomada, especialmente no Algarve, Porto e Lisboa.
O país que encontrou no turismo uma das formas de vencer a crise de 2008 que se prolongou por pelo menos 5 anos, agora perdeu uma das principais fontes de receita. Porém, o setor ainda é promissor e com a boa reputação que o país conquistou no turismo, é possível que com o controle da pandemia, Portugal retome o crescimento e volte a atrair turistas.
Mas é preciso ir com cautela, se você pretende trabalhar com turismo, o ideal é ir acompanhando a divulgação de vagas, avaliar se existem oportunidades na sua área de especialização.

Melhores áreas para trabalhar com turismo

Independente da área, é no Algarve que estão a maioria das vagas para o setor de turismo em Portugal, cerca de 40% das ofertas. A região que no verão se torna um dos principais destinos de veraneio dos europeus, tem resorts, hotéis, restaurantes e uma ampla rede de serviços turísticos. Seguido de Lisboa e Vale do Tejo com 20%, o centro que oferece 16% das oportunidades e o norte de Portugal com 13% das vagas.
São as áreas com mais vagas são as que não exigem formação superior, mas que exigem formação técnica dos profissionais, como chefe de cozinha, responsável de sala, empregado de mesa (garçom) e de balcão e recepcionista. Outras funções que também se destacam em procura pelas empresas de turismo são barman e empregado de limpeza.
Confira também como trabalhar com moda em Portugal.

Salários médios do setor de turismo

O salário médio dos profissionais de alojamento e setor de restaurantes em 2019 foi 654€, pouco menos que os 665€ do salário mínimo de Portugal em 2021. Porém, com a escassez de profissionais na área, algumas empresas aumentaram os salários, em troca de exigências maiores dos candidatos, como inglês fluente e carteira de motorista.

Precisa de visto para trabalhar com turismo em Portugal?

Sim. A menos que você tenha cidadania portuguesa ou europeia, o visto é exigido para trabalhar em Portugal. No caso de quem tem cidadania, basta se inscrever como residente na cidade para usufruir de todos os direitos e deveres de um cidadão nacional, assim, é possível trabalhar no país.
O mais indicado é o visto de trabalho, ele é concedido a quem consegue um contrato ou uma promessa de trabalho em Portugal. Nessa modalidade, todo o processo é realizado ainda no Brasil e o visto é garantia de entrada em Portugal de forma legalizada para exercer atividade subordinada de trabalho.
Outra opção para quem pretende trabalhar com turismo em Portugal, porém, de forma independente é o visto de empreendedorismo. Muitos profissionais, especialmente quem já tem experiência na área vê no país uma oportunidade de inciar um negócio próprio. Nessa categoria de visto é preciso comprovar que tem o capital necessário para começar o negócio, assim como ter um plano de negócio bem estruturado.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Com visto de turismo posso trabalhar em Portugal?

Não. O visto de turismo não permite trabalhar em Portugal. A modalidade só permite permanência de 90 dias no país, para fins turísticos.
Assim, se pretende trabalhar é preciso optar por uma das modalidades de visto que citamos acima. Apenas o visto adequado pode garantir acesso aos direitos trabalhistas e outras garantias para o trabalhador, como um contrato, pagamento de férias, subsídio de natal, etc.

Como conseguir vagas na área de turismo?

A internet é a melhor forma de conseguir uma vaga na área de turismo em Portugal, especialmente para quem ainda está no Brasil. Existem sites especializados em vagas de turismo, como o TuriJobs, nele é possível encontrar vagas de cozinheiros, chefe de sala, empregado de mesa (garçom), entre outras.
Outro site especializado na área é o TuriLink, o site ainda é novo, foi lançado em 2019, mas apresenta algumas ofertas, especialmente na área de restaurantes e bares.
Existem ainda outros sites de emprego, esses mais generalistas, nos quais é possível encontrar vagas de trabalho na área. Para profissionais do turismo, que exigem nível superior, o LinkedIn pode ser um importante aliado. Manter um perfil atualizado e, preferencialmente, em inglês, pode ajudar muito a conseguir uma vaga no país.
trabalhar no setor hoteleiro em Portugal
Confira também como é o trabalhar como fotógrafo brasileira em Portugal.

Vale a pena trabalhar com turismo em Portugal?

O setor de turismo em Portugal é um dos mais fortes do país e engloba áreas de hotelaria, restaurantes, passeios turísticos e muitos outras áreas que se beneficiam indiretamente. Porém, com a pandemia de coronavírus, o setor também foi um dos mais afetados no país. Dessa forma, é preciso esperar que a situação se normalize para conhece o novo cenário do turismo no mundo.
Mas, ainda que não seja um prognóstico, é preciso considerar que Portugal tem se destacado muito nos últimos anos. Foram muitos os prêmios recebidos no setor, assim como houve um crescimento ano a ano. Dessa forma, é possível que com a normalização da situação e a reabertura das fronteiras externas, o verão de 2021 seja mais positivo e o turismo volte aos poucos ao patamar que havia alcançado no país.
Assim como tudo na vida, o plano de trabalhar em Portugal com turismo precisa de muito planejamento e, talvez, alguns anos até ser concretizado. Dessa forma, recomendamos que você comece a planejar esse importante passo. Preparamos o Programa Morar em Portugal, ele é um guia completo com um ebook e 22 aulas em vídeo contendo todas as informações, desde o visto até o processo de adaptação no país.