Profissionais mais procurados em Portugal: salários e melhores vagas

Portugal é o destino de muitos brasileiros em busca de uma boa oportunidade na carreira. Algumas áreas são mais atrativas que outras e por isso é importante fazer uma boa pesquisa antes de querer trabalhar no país lusitano. Se a sua área está entre os profissionais mais procurados em Portugal é hora de começar a busca e se preparar para a carreira no país.

Os 10 profissionais mais procurados em Portugal 2020

Trabalhar em Portugal é o objetivo de muitos brasileiros que desejam emigrar e o número de conterrâneos que desembarcam por aqui aumenta a cada ano em busca de uma oportunidade. Se você está na área dos profissionais mais procurados em Portugal, essa chance de integração no mercado de trabalho português é ainda maior.

O Guia do Mercado Laboral da Hays, de 2020, listou as profissões mais procuradas no mercado de trabalho português:

  1. Comercial;
  2. Tecnologia da Informação;
  3. Engenheiros;
  4. Marketing e Comunicação;
  5. Administrativo;
  6. Financeiro;
  7. Recursos Humanos;
  8. Apoio ao cliente;
  9. Hotelaria*;
  10. Consultores.

*O relatório é do período pré-pandemia, por isso, alguns setores da economia de Portugal sofreram queda considerável, como a hotelaria, que ainda deve demorar para retomar a ampla oferta de vagas.

Atuação dos profissionais mais buscados

Cada uma das áreas mencionados tem subáreas que oferecem mais oportunidades, por exemplo, para os profissionais da Tecnologia da Informação, as carreiras com mais oportunidades são:

Morar, investir ou estudar em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

  • ERP;
  • Business Intelligence Analyst;
  • Front-end Developers;
  • Full-stack developers Java/C#.NET;
  • Mobile Developers.

Já na área de marketing e comunicação, os especialistas mais procurados são:

  • Key Account Managers;
  • Customer marketing managers;
  • Export managers;
  • Marketing & communications managers;
  • Trade marketing specialist.

Salários médios para os profissionais mais procurados

Os salários médios para os profissionais mais procurados varia muito de acordo com a área de atuação. Um profissional da TI, por exemplo, um dos mais bem pagos de Portugal, pode ganhar entre 30 a 35 mil euros anuais no caso de um BI Analyst. Já um programador front-end pode ganhar entre 31 e 47 mil euros anuais.

profissionais mais procurados TI em Portugal

Na área de marketing e comunicação, por exemplo, os salários variam de 25 a 30 mil euros para um Account Manager. Já no caso de um Key Account Manager os salários variam de 40 e 50 mil euros. O profissional responsável pelo Marketing Digital pode receber de 30 a 42 mil euros.

Um engenheiro supervisor de produção, por exemplo, podem ganhar entre 22 e 32 mil euros. Enquanto um engenheiro de automação varia de 28 a 42 mil anuais.

Os salários são considerados bons para o mercado português, uma vez que o salário mínimo é 635€, ou seja, muito acima do valor.

Como se candidatar para cargos nessas áreas

A melhor maneira de buscar um trabalho para profissionais mais procurados em Portugal, é pela internet. São muitas as plataformas com ofertas de emprego, algumas, inclusive, mais direcionadas por áreas de atuação.

Comece sempre pelo LinkedIn, a rede social apresenta várias ofertas de emprego em empresas dos mais diversos portes. Crie um alerta para a sua área de atuação na região que você pretende trabalhar. É uma maneira de buscar emprego em Portugal, sem ter que arriscar sair do Brasil sem nada.

Uma dica importante, mantenha seu LinkedIn em inglês. Muitas empresas portuguesas têm atuação por toda a Europa e buscam profissionais com domínio de outros idiomas e uma boa maneira de demonstrar isso é traduzindo seu perfil.

Além da rede social, existem alguns sites portugueses que você pode consultar periodicamente para encontrar um trabalho, como:

  • Net empregos – é o principal site de empregos em Portugal com uma ampla oferta de vagas em todas as áreas;
  • Indeed – um dos sites mais utilizados na busca de um emprego tem uma ampla oferta com vagas em todos as áreas;
  • IT Jobs – dedicado à área de TI, o site tem ofertas para quem busca uma vaga na área;
  • Carga de trabalhos – com vagas para a área de marketing e comunicação, o site tem boas ofertas diárias.

Precisa validar diploma?

Depende da área de atuação e da empresa na qual você vai trabalhar. A validação do diploma em Portugal é exigida em algumas áreas, como na área da saúde. Mas em outras carreiras, como engenharia e direito, basta a inscrição na ordem portuguesa para poder atuar no país.

Para as carreiras nas quais basta se registrar na ordem profissional, o processo é muito mais simples, você deve estar em dia e devidamente registrado na ordem profissional do Brasil, para fazer a solicitação em Portugal.

Nas áreas nas quais é preciso validar o diploma o processo pode ser um pouco mais trabalhoso, mas existem situações em que é possível apenas reconhecer o grau, ou seja, você reconhece o grau que obteve no Brasil e pode trabalhar em Portugal. O processo vai depender do grau de formação no Brasil, consulte o site da DGES e verifique a sua situação.

Precisa de visto?

Sim, precisa de visto para trabalhar em Portugal, com exceção de quem tem cidadania portuguesa ou de algum país europeu.

O visto de trabalho para Portugal deve ser solicitado ainda no Consulado de Portugal no Brasil, ele facilita o processo de imigração e torna o pedido de autorização de residência mais simples.

Existem três modalidades de visto de trabalho:

  • D1: para quem tem contrato de trabalho com uma empresa portuguesa ou uma promessa de trabalho;
  • D2 (prestadores de serviço): direcionado para profissionais liberais como médicos e advogados;
  • D3: visto para profissionais altamente qualificados.

Entender o tipo de visto certo torna o processo de solicitação mais rápido, uma vez que você direciona o processo de busca por documentos exatamente para o que você precisa.

Melhores regiões para profissionais mais procurados em Portugal

A melhor região do país vai depender da sua área de atuação. O Guia Hays segmentou as buscas de acordo com as três principais regiões de Portugal. Se você é das áreas de:

  • Engenharia;
  • Comercial;
  • Tecnologia da informação.

Qualquer região do país tem uma boa oferta de vagas.

Já na área de marketing e Comunicação, as vagas se concentram sobretudo no sul do país. Nas regiões centrais e norte se destaca ainda a área de Logística e suprimentos.

Dicas para conseguir sua vaga em um bom emprego em Portugal

  • Pesquise o mercado de trabalho e saiba quais são as empresas referência na sua área de atuação;
  • Acompanhe os principais sites de emprego e crie alertas de oportunidades na sua área;
  • Mantenha seu currículo atualizado, preferencialmente no modelo Europass, atualize seu LinkedIn também;
  • Não limite sua busca a uma cidade ou região, oportunidades podem surgir onde você menos espera;
  • Investa em especializações, mesmo que sejam cursos online.

Profissões mais bem pagas em Portugal

Algumas das profissões mais bem pagas em Portugal fazem parte da lista de profissionais mais procurados no país. Por exemplo, engenheiros de diferentes setores, com cargos como Diretor-geral de indústria e de construção, com salários que podem chegar a 170 e 110 mil euros anuais respectivamente.

Outro profissional que faz parte da lista é o diretor de marketing na área do varejo, que pode ganhar até 120 mil euros anuais e o Diretor de Tecnologia da Informação, cujo salário pode chegar a 100 mil euros.

Áreas que mais empregam brasileiros em Portugal

É possível encontrar brasileiros morando em Portugal e trabalhando em todas as áreas. Até mesmo em TI, onde os salários são mais altos, há um bom número de brasileiros ocupando vagas de trabalho.

As áreas de marketing e engenharia também contam com um grande número de brasileiros. Entretanto, é no comércio e no setor de turismo que provavelmente você encontrará mais brasileiros trabalhando. Em cafés, restaurantes, lojas de vestuário e outros tipos de estabelecimentos comerciais é possível encontrar um grande número de brasileiros.

brasileiros mais procurados em Portugal

Mas os brasileiros trabalhando em Portugal não se limitam a serem empregados, muitos empreendedores imigrantes alcançaram sucesso em suas áreas de atuação no país.

É fácil conseguir emprego em Portugal como brasileiro?

Com a crise gerada pela pandemia de coronavírus, é preciso ser realista: fácil arrumar emprego nem sempre é, mas é possível sim.

Claro que tudo vai depender da sua área e do seu grau de especialização. Em muitas áreas os profissionais brasileiros são muito bem aceitos, especialmente quando tem um bom currículo e dominam outros idiomas.

Se esse é o seu caso e sua área está entre os profissionais mais procurados em Portugal, capriche no LinkedIn e monitore os sites mais influentes da sua área. A chance de conseguir um emprego é boa e vai depender do seu empenho na busca.

Mudar de país é uma questão de planejamento, pode levar mais tempo do que você gostaria, mas vale a pena se organizar e se empenhar no processo. Para ajudar nesse período, preparamos um guia completo, com as informações que você precisa sobre Como Morar em Portugal. Nele você encontra todas as informações necessárias, desde o visto, até os primeiros passos no país.

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Graduada em Jornalismo, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos. Atualmente é mestranda em Ciência da Comunicação na Universidade do Porto.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube