Vagas de emprego no Porto: visto, tipos de contrato e dicas

Cada vez mais brasileiros estão buscando vagas de emprego no Porto ou em outras cidades de Portugal, principalmente pelas semelhanças na língua e pelos benefícios resultantes de atuar no mercado europeu.

Porém, existem uma série de questões que devem ser analisadas antes de qualquer decisão como, por exemplo: como conseguir emprego em Portugal? Qual a documentação necessária? É preciso visto? Onde procurar vagas? E muitos outros detalhes para que tudo saia como esperado.

Se essas são algumas das dúvidas que você possui, não se preocupe! Nesse artigo trazemos várias informações importantes para te ajudar neste processo, respondendo a todas essas perguntas.

Vagas de emprego no Porto: guia para conseguir a sua

Ir para Portugal atrás de emprego pode ser um desafio, mas ao mesmo tempo traz uma série de vantagens, afinal agrega pontos positivos ao seu currículo e abre portas em toda Europa, permitindo ter uma experiência profissional internacional. Além, é claro, de receber em uma moeda mais valorizada e poder até mesmo garantir uma autorização de residência e nacionalidade europeias.

Para trabalhar no Porto ou em qualquer outra cidade de Portugal, os processos são bastante similares, mas é preciso ficar atento aos objetivos e requisitos exigidos pelo cargo desejado. O salário mínimo estipulado no país é de 635€ para o ano de 2020, enquanto a média salarial do ano passado foi de 970€. O valor em questão vai depender da área de atuação, carga horária e tipo de contrato.

Tipos de contrato em Portugal

Antes de analisar as vagas de emprego no Porto, é preciso saber que para trabalhar em Portugal existem duas formas: através de um contrato ou através de recibos verdes. Um contrato é um vínculo empregatício que dá ao trabalhador o direito a férias remuneradas, subsídio de natal, vale-alimentação, salário fixo e seguro desemprego.

trabalho no Porto

Já o recibo verde é utilizado por trabalhadores autônomos, que podem trabalhar para mais de uma empresa e ainda trabalhar de casa, fazendo seus próprios horários, mas sem possuir salário fixo, férias ou subsídio de natal. Além disso, neste caso o subsídio desemprego só pode ser recebido caso tenha pago a Segurança Social por um ano.

Ainda sobre os recibos verdes, é importante se atentar ao fato de que algumas empresas oferecem esse tipo de regime, porém exigem características de um contrato formal de trabalho, assim como muitas vezes acontece de forma semelhante no Brasil. Saiba mais sobre os tipos de contrato de trabalho em Portugal nesse artigo.

Como conseguir emprego no Porto?

Tendo em mente os valores salariais e as formas de regime de trabalho, o próximo passo para aqueles que querem trabalhar na cidade do Porto é saber como conseguir emprego, onde procurar e quais as possíveis exigências.

Você deve buscar em sites para procurar emprego em Portugal como o Indeed, CareerJet, Sapo, por exemplo. Neles, é possível encontrar tanto vagas de emprego que exigem qualificações, quanto sem qualificação.

Se você é da área de TI, Marketing ou outras áreas de tecnologia, o site da UPTEC também oferece vagas de emprego no Porto muito interessantes. O LinkedIn também é um ótimo exemplo de lugar para procurar vagas e enviar candidaturas.

Duração do processo seletivo

Os processos seletivos variam conforme as empresas e as vagas, podendo ter diversas etapas e durar semanas ou meses, como também é possível conseguir entrevistas dentro de poucos dias. Por esse motivo, é recomendado que você já esteja em Portugal e tenha uma reserva financeira para se sustentar durante esse tempo em que se dedica para ingressar no mercado de trabalho português.

Vale também ressaltar que o mercado é bastante competitivo e começar a trabalhar pode não ser tão fácil quanto se imagina. Em alguns casos, pode ser necessário revalidar o diploma, por exemplo. Além disso, é importante avaliar também o custo de vida no Porto.

Vagas de emprego no Porto com alta qualificação

Abaixo vamos falar de vagas qualificadas de emprego e dar exemplos de candidaturas, acompanhe:

Engenheiro de dados

Profissão que vêm tendo cada vez mais destaque no mercado atual, o engenheiro de dados é o profissional responsável pela integração e manutenção de dados nas plataformas de Big Data, bem como por auxiliar os times correlatos na integração desses dados com outras áreas da empresa. Para se candidatar, é necessário ter:

  • Diploma em Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Matemática Aplicada ou área correlata;
  • 3 anos de experiência;
  • Experiência com banco de dados NoSQL, API, Docker, machine learining, ETL, entre outros;
  • Inglês fluente.

Além disso, a empresa preza também por uma boa comunicação e trabalho em equipe. Experiência com desenvolvimento de softwares e big data são um diferencial.

Gerente de desenvolvimento

Nessa vaga, o profissional será responsável pelo treinamento da equipe, manter prazos, identificar problemas e melhorar as metodologias, dividir tarefas, supervisionar projetos, garantir a qualidade da produção, validar documentos técnicos e análises, averiguar arquitetura de softwares, preparar reuniões, dentre outras funções.

Para isso é preciso que o profissional tenha habilidades como conhecimento em software, infraestrutura e programação; experiência em gestão de equipes; facilidade em comunicação; proatividade; agilidade, dentre outras habilidades semelhantes. Como comprovação dessas habilidades, é exigido 5 anos ou mais de experiência na área de software e desenvolvimento e pelo menos 3 anos em gerência. Confira detalhes da vaga para gerente de desenvolvimento.

Outras vagas de emprego no Porto

Front-end Developer

Requisitos para o cargo de Front-end: a empresa busca por uma pessoa curiosa, colaborativa, que queira crescer na empresa e esteja aberta a novas oportunidades, além, evidentemente, de possuir as especificidades técnicas.

Marketing business partner

Requisitos para o cargo de marketing business partner:

  • Afinidade com temáticas que envolvam calçados ou moda responsável;
  • Experiência comprovada em marketing e publicidade digital B2C;
  • Conhecimento de nível pleno em mídias sociais, marketing de influenciadores, métricas de sites e outras práticas;
  • Experiência comprovada com e-mail marketing, geração de leads e SEO;
  • Excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal em inglês. Idiomas adicionais são um diferencial;
  • Experiência em Analytics.

Engenheiro eletrônico

Requisitos para o cargo de engenheiro eletrônico:

  • Ampla experiência no desenvolvimento de produtos eletrônicos de consumo/dispositivos industriais;
  • Conhecimento técnico em: Differential signalling (USB & Ethernet), Linux, Firmware, Power electronics,
  • Battery Management System, Python e C/C++;
  • Pró-atividade;
  • Excelentes habilidades de comunicação;
  • Flexível, enérgico e com alto senso de responsabilidade;
  • Disponibilidade para viajar.

Estagiário SDR

Vagas de estágio, principalmente em startups, prezam principalmente pela empolgação e proatividade, além do entusiasmo pela inovação na área de atuação da empresa. O perfil desejado apresenta habilidades em comunicação oral e escrita, capacidade de organização e gestão de tempo e fluência geralmente em português e inglês, ou francês, como no caso dessa vaga.

como procurar emprego no Porto

As tarefas incluem a prospecção e qualificação de novos clientes em toda a Europa através de telefone, e-mail ou redes sociais, identificando as necessidades e oportunidades que envolvem esses futuros clientes em potencial.

Copywriter

Pessoas com fluência em inglês, que sabem fazer pesquisa e expressar ideias, com conhecimento em SEO e facilidade em gestão de tempo podem se candidatar, por exemplo, para a vaga de Copywriter, em tempo integral ou meio período.

Geralmente, para esse tipo de vaga não é exigido qualificação profissional, a experiência e o seu portfólio são o que acabam contando mais. Porém, cursos de especialização podem ser um bom diferencial.

Visto para trabalhar em Portugal

Para os brasileiros que não possuem uma cidadania portuguesa ou de outro país da Europa, é preciso ter um visto específico para trabalhar em Portugal. Os vistos que permitem o trabalho são o visto de trabalho propriamente dito, o visto de empreendedor, o Golden Visa, o Startup Visa ou também o visto de estudante, em alguns caso.

O visto de trabalho requer que a pessoa já tenha um contrato de trabalho ou uma carta de promessa de trabalho, além de não possuir antecedentes criminais ou histórico ilegal na Europa. Lembre-se sempre de que o visto de trabalho é a sua segurança de que a empresa irá cumprir com o que foi acordado e que você poderá recorrer aos órgãos responsáveis caso seja necessário. Então, antes de procurar e se candidatar para vagas de emprego no Porto pense e pesquise sobre isso.

Se você está pensando em trabalhar no Porto, recomendamos a leitura do ebook Como Morar em Portugal. Nele você confere conteúdo exclusivo e dicas imperdíveis para planejar sua mudança.

Andréia Xavier
Oi! Me chamo Andréia, sou brasileira, jornalista, especialista em Marketing e consultora de viagens (sim, ajudo as pessoas a fazerem o que existe de melhor!). Em 2019 morei na encantadora cidade do Porto, em Portugal, e conheço ainda outros 13 países da Europa, com destaque para Alemanha, Espanha, Itália, França, Holanda e Dinamarca. Meu interesse por lugares, culturas, cafés alternativos e cidades antigas beira ao vício, e por isso resolvi unir minhas duas paixões: viagens e escrita, para inspirar, ensinar e informar que o mundo é mais acessível e seguro do que a gente pensa, e muito mais maravilhoso do que a gente jamais poderia imaginar! Espero que tenha gostado da leitura.

Artigos relacionados

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Documentos para morar em Portugal: confira a lista completa

Aqui vamos apresentar de maneira simples e objetiva os documentos para morar em Portugal que você precisará providenciar para viver no país.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube