A dúvida mais comum de quem quer imigrar para terras lusitanas é se existem empregos para brasileiros em Portugal. Essa é uma questão pertinente e é preciso estudar muito bem o mercado, entender as exigências e analisar a situação antes de se mudar para o país.

Apresentamos em detalhes como é o mercado para brasileiros, áreas mais promissoras e os maiores desafios para quem pretende ingressar no mercado de trabalho português. Confira!

Perguntas  Respostas
Como conseguir emprego para brasileiros em Portugal? Isso pode depender da área. Mas, no geral, nos sites de vagas, LinkedIn e agências de emprego.
Quais os empregos para brasileiros em Portugal? Existem vagas em diferentes áreas, como: restaurantes, marketing, TI, advocacia, construção civil, segurança, entre outras.
Quanto ganha um brasileiro em Portugal? Depende da área de atuação e do cargo.

Existem empregos para brasileiros em Portugal?

Para brasileiros ou não, a verdade é que as taxas de desemprego em Portugal subiram depois da pandemia e com o aumento da inflação.

Mesmo antes disso os portugueses enfrentavam dificuldades. Entretanto, o clima ainda é de esperança para a economia.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a taxa de desemprego em Portugal está em 6,6% — relativa ao último trimestre de 2023.

Então, responder se existem empregos para brasileiros em Portugal é difícil. Depende de uma série de fatores. Desde a área de trabalho, da cidade onde você mora e, claro, das suas competências técnicas como profissional para se colocar no mercado.

Como são os empregos para brasileiros em Portugal?

Os empregos para brasileiros em Portugal variam muito, abrangendo diversos setores e níveis de qualificação.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Alguns encontram oportunidades em setores altamente qualificados, como tecnologia da informação, saúde, engenharia e finanças. Nestes casos, há muitos brasileiros contratados por empresas internacionais ou multinacionais, aproveitando suas habilidades especializadas.

Por outro lado, também há brasileiros empregados em setores “não qualificados”, como restaurantes, limpeza, construção civil e serviços domésticos. Muitos destes empregos podem ser encontrados em áreas urbanas e turísticas, como Lisboa ou Porto, onde há demanda por mão de obra em diversos serviços.

Como explicado, a disponibilidade de empregos para brasileiros em Portugal é diversificada, dependendo das habilidades, experiência e qualificações individuais Depende também das necessidades do mercado de trabalho em diferentes setores da economia portuguesa nas diferentes cidades.

Como um brasileiro pode trabalhar em Portugal?

O primeiro passo para trabalhar em Portugal sendo brasileiro é definir como será o processo de migração e obtenção da autorização de residência. Existem duas possibilidades para trabalhar no país, são elas:

Visto de trabalho

O visto de trabalho em Portugal é essencial para viver e trabalhar legalmente no país. Ele é emitido ainda no Brasil e deve ser solicitado após conseguir um contrato de trabalho no país — mais adiante explicaremos melhor como conseguir.

Além do visto tradicional para trabalho, existem ainda outras categorias de visto, como:

  • Visto D2: para empreendedores e freelances;
  • Tech Visa: focado especialmente em profissionais que trabalham com tecnologia;
  • Visto D3: para profissionais altamente qualificados;
  • Visto para procurar trabalho: lançado em 2022, esse visto permite que o solicitante permaneça no país por até 180 dias em busca de emprego.

Se você vem estudar em Portugal, mas quer trabalhar durante o curso, fique tranquilo. É possível estudar e trabalhar em Portugal, caso atenda algumas condições para não haver conflito de horário das aulas.

Para obter apoio especializado na hora de solicitar seu visto, indicamos o escritório Madeira da Costa. A equipe é experiente e vai ajudar você a escolher o melhor visto para o seu caso, além de providenciar a documentação e encaminhar o pedido. É da confiança do Euro Dicas.

Cidadania europeia

Esta é uma das únicas formas legais de trabalhar em Portugal sem precisar de visto: quando o imigrante brasileiro tem também cidadania europeia. Ela pode ser de qualquer um dos países-membros da União Europeia.

Possuindo cidadania é possível viver e trabalhar em Portugal legalmente sendo brasileiro, graças aos acordos do bloco europeu.

Não recomendamos vir como turista para trabalhar em Portugal

O contrato de trabalho em Portugal ou promessa de trabalho é obrigatório, em muitos casos, para solicitar o visto. Por isso, não recomendamos que você se mude para Portugal sem uma proposta de trabalho garantida, com o contrato necessário para realizar a solicitação do visto.

São muitos os brasileiros que trabalham em Portugal com visto de turista. Contudo, essa não é maneira correta e pode gerar muitos problemas, desde elevadas multas, atrasos para se regularizar junta a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e até conseguir empregos que não garantem os direitos dos trabalhadores.

São riscos que não vale a pena correr!

Invista tempo em planejamento

Por isso, mesmo que seja um processo mais demorado, planeje-se bem e comece a busca por um emprego com antecedência (ainda no Brasil) para se mudar com tudo garantido, inclusive, com o visto correto.

Pode demorar um pouco mais, mas vale a pena fazer tudo corretamente. Com isso, a sua vida em Portugal já começará bem mais tranquila e segura.

Caso você não esteja conseguindo encontrar emprego no país luso, ainda estando no Brasil, e prefere fazer essa busca presencialmente, pode solicitar o visto para procura de emprego em Portugal e vir legalmente em busca da sua vaga.

Esse visto foi lançado em 2022 pelo governo português, e é uma ótima oportunidade para quem busca um trabalho em Portugal. Ele permite que você chegue ao país legalizado e busque por uma vaga durante até 180 dias. Você pode solicitá-lo no site da VFS Global, empresa responsável por encaminhar o pedido.

Como conseguir um emprego em Portugal?

A internet é a melhor aliada de quem precisa procurar emprego, e em Portugal não é diferente. Especialmente quando a busca é realizada a partir do Brasil, sites especializados em vagas e oportunidades de trabalho são essenciais para iniciar o processo.

Adapte o seu currículo para Portugal

Em Portugal, assim como na maioria dos países europeus, o modelo de currículo mais usado tradicionalmente é o Europass. Quando for se candidatar a uma vaga numa empresa portuguesa, pode ser ideal adaptar o seu currículo para esse modelo. Assim, você será melhor avaliado nos processos seletivos do país.

Mulher preenchendo Europass online
Ter um currículo atualizado e no modelo europeu faz toda diferença nas candidaturas.

Porém, mais importante que o formato do currículo são as informações contidas nele. Tenha atenção também às habilidades valorizadas para a vaga, e mostre como você se destaca dos demais candidatos.

Uma dica valiosa é adaptar o seu currículo para cada vaga que se candidatar. Reúna a informação sobre suas habilitações e experiências profissionais de acordo com os requisitos da vaga para a qual você vai se candidatar.

Sites de emprego em Portugal para brasileiros

Existem muitos sites de emprego em Portugal, alguns específicos para certas áreas, outros mais generalistas. O ideal é realizar buscas periódicas. A maioria das plataformas divulga novas vagas diariamente. Entre os principais sites generalistas, estão:

Sites de emprego em Portugal para profissionais de tecnologia

Algumas plataformas com foco na divulgação de vagas para os profissionais de tenologia em Portugal são:

Sites de emprego em Portugal para profissionais de comunicação e marketing

Para os profissionais de comunicação e marketing, alguns sites são:

Sites de emprego em Portugal para profissionais de saúde

Para quem é desta área, o EmpregoSaúde pode ser uma boa alternativa para buscar uma oportunidade. Além, é claro, dos sites gerais e de alguns hospitais como, por exemplo, o Hospital e Instituto CUF, ou o próprio SNS — Serviço Nacional de Saúde.

LinkedIn

O LinkedIn é a principal rede social com foco na carreira dos usuários. Por isso, é uma importante ferramenta para colocação no mercado de trabalho em Portugal, uma vez que apresenta boas ofertas de emprego.

Mantenha sempre o perfil no LinkedIn completo e atualizado. É importante que os detalhes da sua carreira sejam apresentados claramente, assim como as habilidades e competências para desenvolver o trabalho.

Foi através da plataforma que o engenheiro Matheus Pereira de Lima, que tem cidadania italiana e formado na área de geração de energia e automação, conseguiu sua primeira entrevista em Portugal. Dois anos antes de se mudar, ele começou a pesquisar vagas. Ele se preparou, fez cursos e especializações, adquirindo as habilidades necessárias para ocupar um cargo no setor.

Perto de se mudar, iniciou um processo seletivo numa grande empresa de energia de Portugal para a posição de Especialista em Operação de Usina Hidrelétrica na região de Braga. O processo envolveu três etapas: prova teórica, entrevista com recrutadores e, finalmente, uma entrevista. No entanto, acabou não conseguindo a vaga.

Matheus Pereira Lima é um brasileiro que conseguiu emprego em Portugal.
O engenheiro conseguiu entrevistas de emprego através do LinkedIn e de agências. Foto: Arquivo pessoal.

Paralelamente, Matheus explorava outras oportunidades. Foi então que uma empresa de recrutamento o chamou para um trabalho na área de instalação, manutenção e treinamento de máquinas de corte de tecido e couro em Aveiro. A primeira entrevista foi realizada por telefone e, posteriormente, pessoalmente na sede da empresa. Trabalhou por 6 meses, o que lhe rendeu uma boa experiência.

Para ele, Portugal oferece ótimas oportunidades para quem está disposto a se adaptar:

“Defina uma cidade para morar, pesquise as empresas, serviços, transporte e infraestrutura. Veja as vagas oferecidas na região, assim você consegue preparar seu currículo para atender essas demandas.

Matheus reforça que:

É preciso se adaptar, ser flexível. E o mais importante: esteja com todos os documentos em dia. Assim sua experiência no mercado de trabalho português será muito mais tranquila”.

Outra dica importante é manter o perfil do LinkedIn também atualizado em inglês. Isso porque muitos recrutadores fazem parte de empresas multinacionais, e você tem que estar preparado para ser encontrado.

Indicação

Se você conhece pessoas que já vivem em Portugal, as indicações podem ser essenciais para conseguir um emprego. Por isso, faça contato com essas pessoas, converse sobre o mercado de trabalho em Portugal, sobre os seus objetivos e expectativas, isso pode ser bom, inclusive, para entender o que lhe espera.

Ter uma rede de contatos faz toda a diferença para quem quer entrar no mercado de trabalho em um país diferente. E em Portugal, essa é uma das formas mais importantes de se conseguir emprego.

Agências de emprego em Portugal para brasileiros

Em Portugal existem agências de recursos humanos, que não necessariamente são exclusivas para brasileiros. Nelas, portugueses, brasileiros e profissionais de outras nacionalidades podem cadastrar o seu currículo em busca de trabalho no país.

O interessante dessas agências é que elas são procuradas pelas próprias organizações para fazer a intermediação entre as empresas e os candidatos para determinada vaga — o que pode ser vantajoso para brasileiros que atuam em áreas específicas.

Funciona da seguinte forma: você cadastra o seu currículo com as suas informações sobre a área de atuação e suas experiências profissionais. Caso o seu perfil seja adequado para determinada vaga, a agência recrutadora entrará em contato para conversar com você e fazer testes (se necessário).

Em seguida, você pode ser encaminhado para as fases de entrevistas e testes da própria empresa para concorrer a vaga.

Existem inúmeras agências de emprego em Portugal, listamos 15 delas para você!

  1. Adecco;
  2. Egor;
  3. Eurofirms;
  4. Grandalvo;
  5. Hays;
  6. Iman;
  7. Kelly Services;
  8. Leader;
  9. ManPower;
  10. Michael Page;
  11. Multitempo;
  12. Nortempo;
  13. Randstad;
  14. Synergie;
  15. Talenter.

Grupos de Facebook

Existem vários grupos de Facebook focados em conseguir emprego para brasileiros em Portugal. Assim como qualquer grupo de Facebook, é preciso ter alguns cuidados para não cair em golpes ou mesmo situações piores.

Fique atento aos tipos de vagas, peça sempre referências sobre a empresa e pesquise sobre ela na internet. Além disso, não viaje sem o contrato de trabalho e sem o visto emitido corretamente. Ofertas muito fora da realidade podem ser um indício de golpe.

Quanto ganha um brasileiro em Portugal?

Responder essa pergunta com precisão é bem difícil. O salário de um brasileiro em Portugal depende de vários aspectos, desde a sua qualificação, até a área na qual está inserido no mercado de trabalho.

Porém, é preciso considerar que o salário mínimo em Portugal, em 2024, passou a ser de 820€. Já o salário médio é de 1.505€ brutos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísitica (INE).

A verdade é que são poucas as oportunidades de emprego que ultrapassam o valor médio. E mesmo assim, o custo de vida em Portugal não é dos mais altos da Europa.

Mas claro que cada área tem as suas especificidades e é preciso entender a realidade de cada profissão. Para isso, existem alguns sites nos quais é possível consultar o valor médio de salário a partir da sua experiência. No site Meusalário, por exemplo, é possível consultar os valores médios para várias áreas e carreiras em Portugal.

Existem vagas de emprego para brasileiros em Portugal?

Podemos dizer que há duas formas de emprego em Portugal: com diploma ou sem diploma.

Há muitas vagas que englobam funções que não requerem ensino superior, como atendimento ao cliente. Mas, também temos muitos casos de brasileiros que exercem funções de especialistas com graduação completa.

Os cargos que exigem nível superior são mais comumente preenchidos pelos nativos, que, além de possuírem ótimo nível de educação e capacitação, estão mais familiarizados com a cultura local.

Garçom brasileiro trabalhando em Portugal.
Em Portugal, há muitos brasileiros trabalhando em restaurantes e muitos que ocupam cargos com alta qualificação.

Porém, nada impede que um brasileiro qualificado consiga vagas específicas, especialmente nas áreas de profissionais mais procurados em Portugal. Tudo vai depender da sua experiência profissional, qualificações acadêmicas, técnicas, e claro, da ética da empresa contratante.

Confira abaixo algumas áreas que se destacam quando falamos de empregos para brasileiros em Portugal.

Quais áreas são mais difíceis para os brasileiros?

Em áreas nas quais a alta qualificação técnica ou acadêmica é exigida e existe abundância de profissionais portugueses.

Os brasileiros que decidem viver em Portugal e possuem formação acadêmica, falam outros idiomas e tenham experiência, podem encontrar oportunidades para começar em cargos mais baixos e, gradualmente, crescer na empresa.

Não são poucos os brasileiros que atuam na área de TI, área de saúde ou acadêmica no país europeu. Então, a questão de ser mais fácil ou mais difícil depende das suas habilitações e áreas de formação.

É fácil conseguir emprego em Portugal sendo brasileiro?

Arrumar um emprego em Portugal sendo brasileiro não é fácil. Mas, para algumas pessoas pode ser mais difícil que para outras, vai depender de vários aspectos — desde o grau de instrução até os objetivos no mercado de trabalho.

Quem busca por empregos que exigem menor qualificação pode ter mais facilidade em conseguir trabalho. Porém, em algumas áreas, especialmente as mais qualificadas, pode ser um pouco mais difícil, mas não impossível.

A programadora, Lídia Tozzi, conseguiu em pouco tempo uma posição após uma busca estratégica por oportunidades de emprego. Ela tem cidadania italiana e mora em Portugal desde 2022.

Lídia Tozzi e família
Lídia e o marido trabalham na área de TI em Portugal. Foto: Lídia Tozzi

Lídia focou suas pesquisas em vagas para iniciantes na área de Tecnologia da Informação (TI). A influência do marido, também profissional de TI, foi crucial para iniciar seu networking, utilizando-se dos contatos dele para expandir sua rede. Lídia dá uma dica de ouro:

“Minhas principais recomendações para quem busca oportunidades em Portugal são: investir em cursos, estudar bastante o mercado de TI e, fundamentalmente, dominar bem o inglês. Ah! E construa uma rede de contatos!”.

Para Lídia, o aspecto mais importante de sua jornada foi o networking genuíno. Ela enfatiza que, em Portugal, o peso das indicações é significativo, já que os profissionais muitas vezes são recompensados por suas referências. Para ela, construir conexões reais foi o fator decisivo para alcançar o sucesso na busca por emprego.

Conheça um pouco mais da história da Lídia, vendo o vídeo do canal Vamos para a Europa:

Taxa de desemprego em Portugal

Como falamos anteriormente, segundo o Instituto Nacional de Estatística de Portugal, a taxa de desemprego atualmente está em 6,6%, um pouco abaixo do que o governo esperava (6,7%), mas ainda mais alta do que em 2022.

A taxa de desemprego no país é mais alta do que a média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que é de 4,8%, e da União Europeia (UE), de 5,9%.

Apesar do cenário, é possível perceber que Portugal oferece vagas em diferentes setores, principalmente na área de turismo, construção civil e tecnologia que estão em grande crescimento no país.

Preferência pelos nacionais

É inevitável, em algumas áreas vai sim haver preferência pelos profissionais nacionais, especialmente quando se relaciona a áreas da comunicação.

Desde jornalistas a fonoaudiólogos, entrar no mercado de trabalho com o sotaque e escrita do português do Brasil podem mostrar-se verdadeiros obstáculos. Esqueça o que ouviu falar sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa. Em Portugal, ela é o motivo de debate, não de união.

Eu mesmo, Maurício, já fui reprovado em vagas da área de Comunicação, principalmente em emissoras de rádio e TV, por falar e escrever “brasileiro” e não português.

Fora isso, a verdade é que, na contratação geral de recém-formados, por exemplo, os profissionais portugueses são qualificados, mas os brasileiros têm mais experiência no mercado porque realizam estágios durante a faculdade — o que não é tão comum por aqui.

Mesmo assim, muitas vezes, havendo dois profissionais com mesma competência e formação, o brasileiro pode perder a vaga para o português por ser nativo do país.

Falar inglês é essencial para morar em Portugal

Se você andar pelas principais cidades do país, como Porto, Lisboa e Algarve, vai notar que muitas pessoas falam inglês, ou até outras línguas estrangeiras. O turismo cresceu muito em Portugal nos últimos anos e isso explica como é fácil encontrar pessoas que não falam apenas o português de Portugal.

No ambiente de trabalho isso é ainda mais importante. É normal encontrar vagas em que não ter o inglês fluente é um fator eliminatório.

Isso não acontece em casos isolados, afinal, quase todas as áreas exigem a língua inglesa, principalmente no atendimento ao cliente, comunicação/marketing, TI, entre outras.

Isso porque, além de Portugal ter muitas empresas estrangeiras em seu território, as próprias empresas portuguesas fazem intercâmbio com outras que estão presentes em países da Europa. Sendo assim, o inglês funciona quase como o idioma principal no mercado de trabalho luso.

Por isso, se o seu inglês anda enferrujado ou você não sabe a língua, busque um curso de inglês online para praticar. Há boas opções que podem te auxiliar a ir mais preparado para o país luso e encontrar uma vaga.

Precisa validar diploma para trabalhar em Portugal?

Depende da sua área de atuação.

Nem todas as profissões ou empresas exigem que o profissional brasileiro valide o diploma para trabalhar em Portugal. Já em outras áreas específicas a validação pode ser obrigatória, como médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, entre outros.

Se você tem dúvida se o seu diploma precisa ou não ser validado, verifique com os órgãos responsáveis se será ou não necessária a validação.

Existe preconceito?

Seria mentira dizer que não existe, mas também não existe em todas as empresas e em todas as áreas.

Infelizmente alguns brasileiros sofrem preconceito e até discriminação em algumas áreas de trabalho, o que é um aspecto dificultador para quem quer trabalhar no país.

É importante não se deixar abalar, conhecer de antemão o seu valor pessoal e profissional, e também estar preparado para situações de preconceito e até mesmo xenofobia em Portugal.

Como os brasileiros impactam o mercado de trabalho em Portugal?

A comunidade brasileira exerce um papel fundamental no mercado de trabalho em Portugal, impulsionando diversos setores econômicos. Como a maior comunidade estrangeira no país, os brasileiros têm sido essenciais para áreas como serviços, construção civil, saúde e tecnologia da informação.

De acordo com dados do Observatório das Migrações (OM), os brasileiros continuam liderando as contribuições estrangeiras para a Previdência Social portuguesa (Segurança Social). Em 2022, suas contribuições atingiram um recorde de 1,6 bilhão de euros, representando 35,9% do total de contribuições feitas por estrangeiros.

Embora a pandemia tenha afetado o mercado de trabalho em Portugal, e em todo mundo, a recuperação segue em andamento.

Além disso, a guerra na Ucrânia fechou algumas portas, mas abriu novas oportunidades para brasileiros, especialmente nos setores agrícola e turístico. No entanto, desafios como inflação e aumento do custo de vida ainda persistem.

Desafios comuns dos brasileiros que buscam emprego em Portugal

Quando os brasileiros buscam emprego em Portugal, enfrentam uma série de desafios.

Embora o idioma pareça o mesmo, as diferenças entre o português brasileiro e o português europeu podem dificultar a comunicação e compreensão no ambiente de trabalho em Portugal.

Outro desafio é reconhecer qualificações profissionais, que nem sempre são aceitas em Portugal, exigindo equivalência ou revalidação de diplomas.

Pessoas fechando contratação de emprego.
A adaptação depende de você, se abra para a cultura portuguesa e para os colegas de trabalho.

A alta competitividade no mercado de trabalho português exige que os brasileiros se destaquem em meio a candidatos locais e de outras nacionalidades.

Além disso, a adaptação à nova cultura, costumes e ambiente social também é um desafio que pode afetar o bem-estar emocional e a busca por emprego.

E, acima de tudo, obter visto de trabalho ou cidadania é fundamental para trabalhar legalmente em Portugal, e o processo pode ser burocrático e demorado, especialmente para quem imigra como turista.

Apesar dos desafios, muitos brasileiros encontram sucesso em Portugal com perseverança, paciência e busca ativa por oportunidades que se alinhem com suas habilidades e experiências.

Como superar os desafios e conseguir uma oportunidade de emprego em Portugal?

O principal é ter resiliência e paciência, mas veja a lista que pode auxiliar a superar os desafios:

  • Determinação e estratégia na busca são as chaves para o sucesso;
  • Setores em alta, como saúde, tecnologia da informação, turismo e construção civil, oferecem oportunidades promissoras para brasileiros. A integração com a União Europeia facilita a mobilidade profissional;
  • Adquirir experiência, mesmo fora da área de formação original, é uma boa dica. Muitos imigrantes recomeçam suas carreiras em áreas diferentes do que estavam acostumados no Brasil;
  • Construir uma rede de contatos é fundamental. Participe de eventos e associações, entenda e respeite a cultura local para ampliar suas oportunidades.

Se as vagas forem escassas, empreender em Portugal também pode ser uma alternativa viável.

Com perseverança e adaptabilidade, você superará os desafios e conquistará seu espaço no mercado de trabalho português.

Como se destacar no mercado de trabalho português sendo brasileiro?

Como o turismo é um ponto forte na economia do país, há muitas opções de vagas de empregos para brasileiros em Portugal para funções em que não é necessária formação no ensino superior.

Exemplo: cargos de recepcionista, auxiliar de cozinha, segurança, garçonete, atendimento ao cliente em geral, entre outros. Todos eles possuem uma remuneração bruta mensal de ao menos um salário mínimo português.

Mas, os brasileiros também têm um bom espaço para vagas que necessitam de ensino superior e os salários podem ser bem mais altos. Ofertas para vagas especializadas têm uma demanda menor no país, já que a maioria de seus nativos são formados na faculdade.

Veja a seguir algumas dicas para os brasileiros que procuram emprego em Portugal.

Cidades com melhores ofertas de emprego em Portugal

Assim como acontece em outros países, as melhores ofertas de empregos estão concentradas nos grandes centros.

Isso acontece porque as grandes empresas e comércios estão localizadas nessas cidades, além delas receberem a maior quantidade de turistas e investimentos de infraestrutura.

Veja quais são as cidades com as melhores ofertas de emprego em Portugal:

  • Lisboa: a capital do país recebe grandes empresas, alta quantidade de turistas e incentivos do governo;
  • Porto: a chamada Invicta também é uma cidade com boas oportunidades. Apesar de ser menor que Lisboa, tem crescido cada vez mais, com sedes de grandes empresas nacionais e multinacionais;
  • Algarve: conhecido por ter as praias mais lindas de Portugal, o Algarve é um ótimo distrito para encontrar vagas de empregos temporários no verão. O turismo nessa estação do ano é muito alto, e os hotéis, restaurantes e comércios em geral costumam contratar muitos profissionais;
  • Oeiras: conhecida como Vale do Silício em Portugal, Oeiras é um polo tecnológico, com grandes empresas como L’oréal Paris, Nike, BMW, Volvo, Dell, Pfizer, Google, entre outras;
  • Braga: uma cidade bem próxima do Porto, Braga tem crescido muito nos últimos anos e recebido, inclusive, muitos brasileiros para morar. A quantidade de vagas não é tão grande quanto nas outras cidades citadas, mas é possível encontrar oportunidades.

Em outras cidades pequenas também é possível encontrar vagas, mas em número bem menor. Para brasileiros que têm qualificações, o ideal é procurar emprego nos grandes centros.

Cuidados ao buscar por empregos para brasileiros em Portugal

A busca por emprego num novo país pode ser, em muitos casos, cansativa. Muitas vezes desligamos os alertas ao estar num país diferentes e isso pode causar transtornos em algumas situações.

Por isso, separamos algumas cuidados que você deve ter ao buscar empregos para brasileiros em Portugal:

  • Entenda que você está num novo país, com uma nova cultura e costumes. Conforme o tempo passa, você vai se adaptando, mas é importante estar aberto às mudanças, inclusive no ambiente de trabalho;
  • Saiba sobre os seus direitos: fique atento ao Código de Trabalho e entenda como funcionam os contratos no país;
  • Planeje-se: nem sempre é possível encontrar um trabalho de primeira. Ter um planejamento financeiro faz com que você não passe por situações difíceis;
  • Cuidado com os golpes: sim, também existem golpes em Portugal. Fique com um pé atrás se a vaga oferece um valor muito alto de salário e uma descrição de trabalho muito subjetiva. Se for por contrato, pergunte qual tipo de contrato será oferecido e de qual empresa se trata.

Perguntas frequentes sobre emprego em Portugal para brasileiros

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Veja o que respondemos sobre o assunto:

Como conseguir emprego para brasileiros de enfermeira em Portugal?

O primeiro passo para conseguir um emprego como enfermeira em Portugal, é validar o seu diploma do Brasil no país luso. Você pode validar no site da DGES – a Direção Geral do Ensino Superior, ou diretamente na Ordem dos Enfermeiros.

Como o processo de validação de diploma pode demorar, vale a pena se planejar bem financeiramente ou buscar alternativas, como trabalhar como cuidadora de idosos.

Brasileiro com emprego em Portugal
Engana-se quem pensa que brasileiros conseguem somente “subempregos” — muitos estão em áreas especializadas.

O segundo passo é a busca por uma vaga. O site Emprego Saúde pode ser uma boa opção, além dos que citamos acima.

Como encontrar emprego de motorista em Portugal para brasileiros?

Além dos sites de emprego, é possível encontrar vagas para motoristas em Portugal nas agências de RH, além do LinkedIn.

Só esteja atento à carta de condução: apesar da CNH brasileira ser válida em território português, para trabalhar neste ramo, pode ser necessário ter a carteira de motorista de Portugal — principalmente se precisar viajar entre fronteiras europeias.

Por isso, antes de buscar emprego nessa área, faça a troca da carta de motorista brasileira pela portuguesa.

Tem emprego de babá em Portugal para brasileiros?

Sim, há vagas de babá em Portugal para brasileiros. As vagas para Ama, como são conhecidas as babás em Portugal, podem ser encontradas em sites de empregos gerais, ou em sites específicos, como o Babysits.pt.

Muitas pessoas divulgam vagas no Facebook também, e até no LinkedIn. Para quem já tem experiência com crianças, pode ser ainda mais fácil conseguir emprego neste ramo.

Caso tenha interesse em trabalhar como babá em Portugal, pode abrir atividade, ou seja, legalizar a sua área de atuação no país luso. Veja as orientações do governo.

Tem vaga de emprego para advogado brasileiro em Portugal?

Sim.

E há muitos advogados brasileiros atuando no país. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Ordem dos Advogados Portugueses (OAP) tinham um acordo de reciprocidade, que permitia que os advogados brasileiros fizessem inscrição na OAP para atuar em Portugal.

Mas tenha atenção a um detalhe importante: o acordo foi cancelado em julho de 2023 pela OAP. Agora, é preciso esperar novas informações para saber como os advogados brasileiros precisarão fazer para poder trabalhar no país.

Além dos sites e agências de emprego, também há a opção de verificar nos próprios escritórios de advocacia se há oportunidades.

Como buscar emprego de dentista brasileiro em Portugal?

O primeiro passo é validar o seu diploma para trabalhar como dentista em Portugal e se inscrever na Ordem dos Médicos Dentistas.

Não há muitas vagas para dentistas nos sites e agências de empregos. O ideal, neste caso, é buscar vagas nas clínicas ou abrir o seu próprio consultório.

Existe emprego de soldador em Portugal para brasileiro?

Sim. Inclusive, essa é uma das áreas com um bom salário em Portugal.

É possível encontrar vagas para soldador em sites de emprego, LinkedIn e agências de trabalho. Também pode entrar em contato com as empresas/indústrias para fazer uma candidatura espontânea.

Se você tem especializações na área, pode ter mais facilidade ainda para conseguir uma vaga.

Vale a pena buscar emprego para brasileiros em Portugal?

Sim, vale.

Ter a experiência de trabalhar num país diferente pode ser único e enriquecedor. É comum ouvir brasileiros falando como a carreira alavancou ao vir trabalhar em Portugal. Pessoas que se especializaram no país e hoje têm uma vida profissional estabilizada.

Você poderá ter a oportunidade de conhecer pessoas não só de Portugal, como de outros países também, além de acrescentar experiências profissionais que podem fazer muita diferença, caso queira voltar para o Brasil e atuar na sua área.

Mas, é bom ter consciência de que cada caso é um caso. É importante fazer uma pesquisa mais profunda sobre as vagas disponíveis, salários oferecidos e avaliar se é compatível com o custo de vida no país.

Independente de você ter qualificações, é importante avaliar o seu objetivo e o motivo que te faz querer trabalhar em Portugal.

Planeje-se para a busca e para a mudança de país

Coloque na ponta do lápis o salário compatível com o cargo que procura e o custo de vida da cidade onde planeja viver. Isso te ajudará a saber se, no seu caso, vale a pena morar e trabalhar em Portugal.

Agora que você já entendeu melhor como funciona o mercado de empregos para brasileiros em Portugal, é hora de começar a planejar a mudança. Para ajudar nesse processo, criamos o Programa Morar em Portugal. Um guia com videoaulas + e-book que ensinam todos os passos que você precisa seguir para mudar, desde o visto até a chegada ao país luso!