Empregos para brasileiros em Portugal: veja como conseguir

Portugal  / 

Em busca de qualidade de vida, diversos brasileiros sonham em viver em terras lusitanas. Caso você pense em trabalhar na terrinha, é essencial se informar sobre as oportunidades de empregos para brasileiros em Portugal. Existem vagas disponíveis em todo o país, tanto em Lisboa e Porto, que são as principais cidades, quanto no interior. Mas, é importante saber quais são os seus objetivos e com o que está disposto a trabalhar.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Neste artigo vamos falar sobre os empregos em Portugal para brasileiros, quais os tipos, quais as melhores áreas e as mais difíceis, entre outras coisas.

Há empregos para brasileiros em Portugal?

Sim. Mas as pessoas têm que lembrar que Portugal não é Brasil, e ao mesmo tempo Portugal não é o país que vai salvar a sua vida.

Não me entendam mal, Portugal é um país maravilhoso. As pessoas é que se mudam para cá com uma visão equivocada, de que vão chegar, conseguir o melhor emprego do mundo, ficar ricas e pronto.

É possível sim conseguir um emprego bom, mas tem que procurar muito e, é possível que tenha que aceitar outros empregos que não sejam na sua área até aparecer o emprego certo. Tem que se adaptar, pois trabalhar em Portugal não é fácil, mas no Brasil também não!

Quem possui formação superior, experiência profissional e domina outros idiomas pode se candidatar para as vagas abertas no país e solicitar o visto de trabalho para morar em Portugal.

Existem vagas específicas de emprego para brasileiros?

Podemos dizer que há duas formas de emprego para brasileiros em Portugal: com diploma ou sem diploma. A maior parte das vagas engloba funções que não requerem ensino superior. Mas, também temos muitos casos de pessoas que exercem funções de especialistas com graduação completa.

Os cargos que exigem nível superior muitas vezes são preenchidos pelos nativos, que possuem um ótimo nível de educação e são capacitados na maior parte das áreas. Porém, nada impede que um brasileiro consiga vagas específicas, especialmente nas áreas de profissionais mais procurados em Portugal. Tudo vai depender da experiência profissional e das qualificações acadêmicas e técnicas. Confira algumas áreas que se destacam quando falamos de emprego para brasileiros em Portugal.

Profissões em alta

Existem algumas áreas em alta de emprego para brasileiros em Portugal. Marketing, Direito, Contabilidade, Finanças, Recursos Humanos, Logística e Construção civil são algumas delas.

Trabalho em comércio

Outra área muito admirada pelos portugueses no Brasil e um bom setor de emprego para brasileiros em Portugal é o comércio. De acordo com os lusitanos, os brasileiros têm mais facilidade para vender produtos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Profissionais de tecnologia

Portugal possui mão de obra escassa em determinadas áreas e uma das principais é a de Tecnologia da Informação. Portanto, essa é uma ótima oportunidade para os brasileiros formados em cursos deste campo. Veja como trabalhar com TI em Portugal aqui.

Profissionais na área de saúde

Os profissionais brasileiros da área de saúde também são reconhecidos em Portugal, especialmente os dentistas. Porém, é importante saber que os mesmos precisam validar o diploma em Portugal para exercer legalmente a profissão.

Área estética

Muitos brasileiros vêm atuando na área estética de Portugal. Isso acontece porque o Brasil possui um forte mercado neste setor. A referência de excelente qualidade dos serviços oferecidos em nosso país, faz com que a busca por profissionais brasileiros para trabalhar como esteticista em Portugal seja grande.

emprego estética para brasileiros em Portugal

Quais áreas são mais difíceis para os brasileiros?

Em áreas onde a alta qualificação técnica ou acadêmica é exigida. Porém, os brasileiros que decidem viver em Portugal e possuem formação acadêmica, falam outros idiomas e possuem experiência, podem encontrar oportunidades para começar de baixo e crescer na empresa.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Não são poucos os brasileiros que atuam na área de TI, área médica ou acadêmica no país europeu. Então a questão de ser mais fácil ou mais difícil depende das suas habilitações e área de formação.

É fácil conseguir emprego em Portugal sendo brasileiro?

Existem empregos em Portugal para brasileiros (empregos que precisam do português do Brasil nativo).

Estando com a situação legalizada, passa a concorrer por uma vaga de igual para igual com as outras pessoas, pesando somente sua experiência e qualificações.

Existe preconceito com brasileiros na hora de procurar emprego?

Eu já ouvi relatos de pessoas que sofreram preconceito, mas só posso falar por mim. Eu nunca sofri preconceito em entrevistas de emprego nem nas empresas que trabalhei. Sempre fui tratada da mesma maneira que os portugueses, e conheço pessoas que também nunca sofreram xenofobia, não estou dizendo que não existe, estou dizendo que nunca sofri com isso, apesar de ter ouvido relatos de outros que já passaram por esta situação.

O mercado de trabalho é diferente para quem tem cidadania?

Na minha opinião a diferença não está na cidadania, mas sim na autorização para trabalhar. Se a pessoa não tem cidadania, mas tem autorização ou visto de trabalho, a cidadania não faz diferença.

Até porque, as pessoas não sabem que eu, por exemplo, tenho dupla cidadania, pois quando abro a boca sou 100% brasileira. O que muda é na hora de apresentar os documentos.

Sem visto a situação complica

Se a pessoa não tiver visto, aí a situação já fica complicada. Primeiro que fica muito difícil conseguir um contrato de trabalho. Depois, se não conseguir um contrato, mas conseguir um emprego, pode acabar sendo “passada” para trás, trabalhando sem receber e sem poder provar que estava a prestar algum serviço para a pessoa.

Aí a pessoa fica sem documento no país, não consegue trabalho, e vai dizer que não existem empregos em Portugal para brasileiros. Por isso, na minha opinião, temos que fazer tudo da maneira correta.

documento empregos para brasileiros em Portugal

Como encontrar emprego para brasileiros em Portugal?

Vagas de emprego para brasileiros em Portugal muitas vezes são para funções em que não é necessária formação no ensino superior, como cargos de recepcionista, auxiliar de cozinha, segurança, garçonete, entre outros. Todos eles possuem uma remuneração mensal de ao menos um salário mínimo português, que corresponde a 600€ em 2019.

Mas, os brasileiros também têm espaço para vagas que necessitam ensino superior e os salários podem ser um pouco mais altos. Ofertas para vagas especializadas têm uma demanda menor no país, já que a maior parte de seus nativos são formados na faculdade.

Porém, a mão de obra para área de Tecnologia da Informação, por exemplo, é escassa, oferecendo uma boa chance para os brasileiros especializados nesta área conseguirem emprego. Veja a seguir, o passo a passo essencial para os brasileiros que procuram emprego em Portugal.

Busque o máximo de informações sobre Portugal

Antes de tomar a decisão de se mudar, é importante buscar o máximo de informações possível sobre como é viver no país. Entenda sobre o mercado de trabalho da cidade que pretende morar, se informe a respeito do custo de vida e também sobre opções de estudo. Apenas desta forma, terá certeza que vale a pena sair do seu país.

Esteja preparado para a concorrência

Antes de se mudar para a terrinha, é importante que saiba que normalmente emprego para brasileiros em Portugal está relacionado a funções que os portugueses não querem exercer. Se você quer atuar em sua área e possui apenas um diploma, as chances de sucesso serão limitadas. É necessário superar pessoas que nasceram e foram educadas no país.

Aliás, a educação local é muito boa e quase todos saem da escola com excelente nível de inglês. Se especialize ao máximo e pense até em fazer algum curso no país antes de buscar um emprego, caso pretenda trabalhar na sua área.

Mas, se tiver disposição para qualquer tipo de trabalho, as coisas podem ser um pouco mais fáceis. Com o tempo, será possível encontrar um emprego melhor, principalmente com todos os documentos legais para viver no país.

Economize antes de se mudar

Planejar sua mudança e fazer uma boa reserva para sobreviver nos primeiros meses é essencial. Leve em conta os gastos com alimentação, moradia, água, luz, gás e internet. O ideal é que você leve o suficiente para ao menos seis meses residindo no país.

A quantia vai depender do local escolhido para morar. Você pode calcular o custo de vida da cidade a partir dos dados disponibilizados pelo Numbeo. Não esqueça que geralmente, é exigido um valor caução para o aluguel de imóveis (em média três meses adiantados de aluguel).

Legalização para trabalhar em Portugal

Para brasileiros, é possível ficar em Portugal na condição de turista por até três meses. Depois deste tempo, será necessária uma autorização de residência legal. Para obter o visto de trabalho é necessário ter uma proposta de emprego, uma carta convite de uma empresa portuguesa que deseja te contratar, o que não é algo muito fácil.

Quem resolve se mudar sem ter um trabalho certo, pode conseguir a autorização de moradia através da comprovação de subsídios. Isso geralmente é comum em casos de brasileiros que querem fazer faculdade utilizando o ENEM. Porém, se o seu foco é emprego para brasileiros em Portugal, não é permitido trabalhar com visto de estudantes de graduação. Pessoas que fazem cursos à distância ou mestrado têm mais chances de conseguir uma autorização de trabalho, porque a flexibilidade de horários é maior.

Para exercer uma função remunerada é necessário obter um título de residência que deve ser renovado em um ano. O meio mais simples para conseguir viver e trabalhar legalmente em Portugal é a partir da cidadania europeia. Descendentes de italianos, portugueses, alemães e outros possuem o direito deste reconhecimento. Porém, o processo pode ser um pouco burocrático.

Adaptando o currículo na busca de emprego em Portugal

É essencial deixar claro em seu currículo que está disponível para morar em Portugal por tempo indeterminado. As empresas portuguesas prezam muito pela experiência profissional do candidato. Busque cargos que você já exerceu no Brasil ou que abrangem sua área de formação.

Uma dica importante é que você não deve usar o modelo de currículo brasileiro. Para confeccionar um bom currículo na busca de emprego para brasileiros em Portugal, acesse a plataforma Europass e faça seu currículo de acordo com o padrão europeu.

Fique atento às placas de estabelecimentos

Quando estiver em busca de emprego em Portugal, fique atento aos restaurantes, lojas, bares e diversos outros estabelecimentos que colocam anúncios de vagas em murais e plaquinhas. Caso encontre alguma, entregue seu currículo impresso e converse com algum funcionário, preferencialmente com o dono ou gerente.

emprego em café para brasileiros em Portugal

Como atualizar seu LinkedIn na busca de emprego em Portugal

O LinkedIn é uma rede social corporativa muito importante, na qual você consegue entrar em contato com pessoas da sua área de atuação por comunicação direta ou através de grupos. Na busca de emprego para brasileiros em Portugal, é essencial atualizar seu LinkedIn de acordo com seus objetivos.

Em geral, além de inserir toda a sua formação acadêmica e experiência profissional, é interessante colocar as informações em inglês. Mas, em Portugal não se fala português? Sim, porém o inglês é uma língua universal e pode atrair para seu perfil multinacionais localizadas no país.

Caso seu objetivo seja trabalhar em Lisboa, não tenha dúvidas em colocar seu perfil em inglês, porque lá estão alocadas as empresas maiores e globais. Se o seu interesse é trabalhar no interior, talvez seja interessante adaptar para o português de Portugal.

Veja abaixo, algumas dicas para o uso do LinkedIn na busca de emprego para brasileiros em Portugal.

  • Preencha seu perfil de forma completa;
  • Faça o cadastro do seu currículo em inglês;
  • Deixe seu perfil sempre atualizado;
  • Faça um bom resumo de suas qualificações profissionais;
  • Mantenha o networking;
  • Trabalhe em uma rede de artigos com pessoas de Portugal;
  • Siga as empresas que gostaria de trabalhar;
  • Seja membro de grupos da sua área de interesse;
  • Use o aplicativo do LinkedIn;
  • Produza conteúdo para a rede.

Os melhores sites para emprego para brasileiros em Portugal

A OLX.pt é uma plataforma muito forte em Portugal. O site pode ser utilizado para buscar vagas de emprego em diversas áreas como call center, construção civil, limpeza, telecomunicação, hotelaria, atendimento em lojas etc. Procure o anúncio que mais combina com seu perfil e entre em contato com o contratante.

Existem ainda muitos sites de empregos gerais, veja alguns a seguir.

Além da OLX e os sites de emprego listados acima, é possível cadastrar o seu currículo no Instituto de Emprego de Portugal. O Serviço Público de Emprego Português compartilha informações sobre ofertas de trabalho no país. Registre o seu currículo e acesse milhares de anúncios de vagas por toda a região.

Exemplos de vagas de emprego abertas para brasileiros se candidatarem

Fizemos uma busca de emprego para brasileiros em Portugal abertas nos sites de vagas. Veja algumas opções em diferentes cidades para portadores de diploma ou não.

Marketing – Porto

O Grupo Health Porto busca por um profissional de Marketing apaixonado pelo mundo digital, por inovação e novos métodos de trabalho. O funcionário será responsável por apoiar a implementação do plano de marketing do grupo, desenvolver campanhas, gerir a atualização de conteúdos online, planejar e criar Newsletters. Confira a vaga e seus pré-requisitos no indeed.pt;

Cabeleireiro – Sintra

Um salão de cabeleireiro no Alegro Sintra busca cabeleireiro para integrar sua nova equipe. Para a vaga, é necessário ter título de residência válido, experiência profissional, certificado de cabeleireiro e disponibilidade imediata. A vaga é full time e oferece possibilidade de carreira. Veja a oportunidade no net-empregos.com;

Técnico de Informática – Évora

A empresa Hays busca um profissional para a função de Técnico de Informática no setor agroalimentar. O funcionário será responsável por desenvolver o departamento de TI da empresa e realizar a manutenção de hardware e softwares, fazendo também a coordenação e manutenção de todo equipamento informático. Confira a vaga no expressoemprego.pt;

Empregado de Mesa (Garçom) – Porto

Michael Page Portugal está divulgando uma vaga em busca de profissionais para servir clientes em um restaurante conceito na Avenida Boavista-Porto. O profissional terá que assegurar um bom atendimento, esclarecer dúvidas e receber os pagamentos. Veja a oportunidade também no expressoemprego.pt.

Como se destacar no mercado de trabalho português sendo brasileiro?

Para quem busca emprego para brasileiros em Portugal é importante saber que o mercado é exigente. É necessário ao menos saber falar inglês e espanhol para trabalhar em um restaurante, por exemplo. Portanto, é essencial se preparar antes de ir para Portugal e procurar vagas.

Existem empresas que dão preferência para cidadãos portugueses e isso ocorre em qualquer lugar do mundo. Contratar um nativo é mais simples e não é necessário lidar com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF. Porém, as empresas levam em conta o currículo e experiência profissional do candidato em primeiro lugar. Então, ter um currículo competitivo pode te dar vantagem ao concorrer com candidatos portugueses.

Brasileiros costumam ter maior experiência profissional

Se você está procurando emprego para brasileiros em Portugal a boa notícia é que, em geral, somos mais experientes que os portugueses. Não é comum europeus alinharem trabalho e estudo, enquanto no Brasil é totalmente normal trabalhar durante a graduação. Assim, os brasileiros podem estar à frente no que diz respeito a experiência no mercado de trabalho.

Se o seu desejo é morar e trabalhar em Portugal, existem inúmeras possibilidades para realizá-lo. Se planeje, procure com calma, se empenhe e não desista até conseguir o sonhado emprego para brasileiros em Portugal. Preparamos um e-book sobre Como morar em Portugal que vai ajudar você a se planejar para a mudança.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Mariele é brasileira, formada em Jornalismo e especialista em Marketing Digital. Nasceu em Minas Gerais, estudou em Portugal e hoje mora em São Paulo. Suas duas grandes paixões são: viajar e escrever. Já visitou 9 países e conhece especialmente Portugal e Itália. Todos os dias aguarda ansiosamente pela próxima viagem.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.