A dúvida mais comum de quem quer emigrar para terras lusitanas é se existem empregos para brasileiros em Portugal. Essa é uma questão pertinente e é preciso estudar muito bem o mercado, entender as exigências e analisar a situação antes de se mudar para o país.

Apresentamos em detalhes como é o mercado para brasileiros, áreas mais promissoras e os maiores desafios para quem pretende ingressar no mercado de trabalho português. Confira!

Existem empregos para brasileiros em Portugal?

Para brasileiros ou não, a verdade é que as taxas de desemprego em Portugal subiram com a pandemia, e mesmo antes disso os portugueses enfrentavam dificuldades. Então, o cenário pode não ser positivo para conseguir emprego por agora. Mesmo assim, conforme avançamos em 2022, o clima é de esperança para a economia.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram que no terceiro trimestre de 2021 o desemprego havia diminuído para 6,1%. Um resultado bem melhor do que esperado, quando, em maio do mesmo ano, o desemprego havia chegado a 7,2%.

Então, responder se existem empregos para brasileiros em Portugal é difícil. Vai depender de uma série de fatores. Desde a área de trabalho, da cidade onde você mora e, claro, das suas competências técnicas como profissional para se colocar no mercado.

Como brasileiro pode trabalhar em Portugal?

O primeiro passo para trabalhar em Portugal sendo brasileiro é definir como será o processo de migração e obtenção da autorização de residência. Existem duas possibilidades para trabalhar no país, são elas:

Visto de trabalho

O visto de trabalho em Portugal é essencial para viver e trabalhar legalmente no país. Ele é emitido ainda no Brasil e deve ser solicitado após conseguir um contrato de trabalho no país – mais à frente explicaremos melhor como conseguir.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Além do visto tradicional para trabalho, existem ainda outras categorias de visto, como:

  • Visto D2: para empreendedores e freelancers;
  • Tech Visa: focado especialmente em profissionais que trabalham com tecnologia;
  • Visto D3: para profissionais altamente qualificados.

Se você vem estudar em Portugal, mas quer trabalhar durante o curso, fique tranquilo. É possível estudar e trabalhar em Portugal, desde que atenda algumas condições para não haver conflito de horário das aulas.

Cidadania europeia

Esta é uma das únicas formas legais de trabalhar em Portugal sem precisar de visto: quando o imigrante brasileiro tem também cidadania europeia. Ela pode ser de qualquer um dos países membros da União Europeia.

Possuindo cidadania europeia é possível viver e trabalhar em Portugal legalmente sendo brasileiro, graças aos acordos do bloco econômico.

Não aconselhamos vir para Portugal sem trabalho garantido

O contrato de trabalho ou promessa de trabalho é obrigatório para solicitar o visto para Portugal. Por isso, não recomendamos de forma alguma que você se mude para Portugal sem um trabalho garantido, com o contrato necessário para realizar a solicitação do visto.

São muitos os brasileiros que trabalham em Portugal com visto de turista. Contudo, essa não é maneira correta e pode gerar muitos problemas, desde elevadas multas no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para se regularizar, até conseguir empregos que não garantem os direitos dos trabalhadores.

Por isso, mesmo que seja um processo mais demorado, planeje-se bem e comece a busca por um emprego com antecedência (ainda no Brasil) para se mudar com tudo garantido, inclusive, com o visto correto.

Pode demorar um pouco mais, mas vale a pena fazer tudo corretamente. Com isso, a sua vida em Portugal já começará bem mais tranquila e segura.

Como conseguir um emprego em Portugal?

A internet é a melhor aliada de quem precisa procurar emprego, e em Portugal não é diferente. Especialmente quando a busca é realizada a partir do Brasil, sites especializados em vagas e oportunidades de trabalho são essenciais para iniciar o processo.

Vagas de emprego para brasileiros em Portugal
Você pode fazer a entrevista de emprego em Portugal pela internet

Prepare-se para entrevistas de emprego online e acostume o seu ouvido ao sotaque de Portugal.

Sites de emprego

Existem muitos sites de emprego em Portugal, alguns específicos para certas áreas, outros mais generalistas. O ideal é realizar buscas periódicas. A maioria das plataformas divulga novas vagas diariamente. Entre os principais sites generalistas, estão:

LinkedIn

O LinkedIn é a principal rede social com foco na carreira dos usuários. Por isso, é uma importante ferramenta para colocação no mercado de trabalho em Portugal, uma vez que apresenta boas ofertas de emprego.

Mantenha o perfil no LinkedIn completo e atualizado. É importante que os detalhes da sua carreira sejam apresentados de forma clara, assim como as habilidades e competências para desenvolver o trabalho.

Uma dica importante é manter o perfil também atualizado em inglês. Isso porque muitos recrutadores fazem parte de empresas multinacionais, e você tem que estar preparado para ser encontrado.

Grupos de Facebook

Existem vários grupos de Facebook focados em conseguir emprego em Portugal. Assim como qualquer grupo de Facebook, é preciso ter alguns cuidados para não cair em golpes ou mesmo situações piores.

Fique atento aos tipos de vagas, peça sempre referências sobre a empresa e pesquise sobre ela na internet. Além disso, não viaje sem o contrato de trabalho e sem o visto emitido corretamente. Ofertas muito fora da realidade podem ser um indício de golpe.

Indicação

Se você conhece pessoas que já vivem em Portugal, as indicações podem ser essenciais para conseguir um emprego. Por isso, faça contato com essas pessoas, converse sobre o mercado de trabalho em Portugal, sobre os seus objetivos e expectativas, isso pode ser bom, inclusive, para entender o que lhe espera.

Ter uma rede de contatos faz toda a diferença para quem quer entrar no mercado de trabalho em um país diferente. E em Portugal, essa é uma das formas mais importantes de se conseguir emprego.

Adapte o seu currículo para Portugal

Em Portugal, assim como na maioria dos países europeus, o modelo de currículo mais usado tradicionalmente é o Europass. Quando for se candidatar a uma vaga numa empresa portuguesa, pode ser ideal adaptar o seu currículo para esse modelo. Assim, você será melhor avaliado nos processos seletivos do país.

Porém, mais importante que o formato do currículo são as informações contidas nele. Tenha atenção também às habilidades valorizadas para a vaga, e mostre como você se destaca dos demais candidatos.

Uma dica valiosa é adaptar o seu currículo para cada vaga que se candidatar. Por exemplo, muitas empresas dos Estados Unidos contratam em Portugal, mas não ligam para o Europass. Nesses casos, é mais importante se certificar que o currículo não contém erros de inglês e que você tem as qualificações necessárias.

Quanto ganha um brasileiro em Portugal?

Responder essa pergunta com precisão é bem difícil. O salário de um brasileiro em Portugal vai depender de vários aspectos, desde a sua qualificação, até a área na qual está inserido no mercado de trabalho.

Porém, é preciso considerar que o salário mínimo em Portugal, em 2022 passou a ser de 705€. Já o salário médio era de 1.300€ brutos (dados do INE referentes ao terceiro trimestre de 2021).

Ou seja, os salários no país, de modo geral, se aproximam muito do valor mínimo. A verdade é que são poucas as oportunidades de emprego que ultrapassam o valor médio. E mesmo assim, o custo de vida em Portugal não é dos mais altos da Europa.

Mas claro que cada área tem as suas especificidades e é preciso entender a realidade de cada profissão. Para isso, existem alguns sites nos quais é possível consultar o valor médio de salário a partir da sua experiência. No site Meusalário, por exemplo, é possível consultar os valores médios para várias áreas e carreiras em Portugal.

Existem vagas específicas de empregos para brasileiros?

Podemos dizer que há duas formas de emprego para brasileiros em Portugal: com diploma ou sem diploma. A maior parte das vagas engloba funções que não requerem ensino superior. Mas, também temos muitos casos de pessoas que exercem funções de especialistas com graduação completa.

Os cargos que exigem nível superior são mais comumente preenchidos pelos nativos, que, além de possuírem ótimo nível de educação e capacitação, estão mais familiarizados com a cultura local.

Porém, nada impede que um brasileiro qualificado consiga vagas específicas, especialmente nas áreas de profissionais mais procurados em Portugal. Tudo vai depender da sua experiência profissional, qualificações acadêmicas e técnicas, e claro, da ética da empresa contratante.

Confira algumas áreas que se destacam quando falamos de empregos para brasileiros em Portugal.

Profissões em alta

Existem algumas áreas em alta de empregos para brasileiros em Portugal. Marketing, Direito, Contabilidade, Finanças, Recursos Humanos, Turismo, Logística e Construção civil são algumas delas.

Trabalho em comércio

Outra área muito admirada pelos portugueses e um bom setor de empregos para brasileiros em Portugal é o comércio. Uma ideia comum entre os portugueses sobre os brasileiros é que nós brasileiros temos mais facilidade para vender produtos. Seja pela nossa simpatia ou pela lábia. Se esse estereótipo pode se aplicar a você ou não, mas acaba sendo uma vantagem para usar na entrevista de emprego.

Restaurantes

A área da restauração costuma empregar muitos brasileiros como empregados de mesa (ou garçons no Brasil), e também como cozinheiros e chefs de cozinha em Portugal. É importante garantir que o trabalho ofereça boas condições e – mais importante – um contrato que proteja os seus direitos.

Profissionais de tecnologia

Portugal possui mão de obra escassa em determinadas áreas e uma das principais é a de Tecnologia da Informação (TI). Portanto, essa é uma ótima oportunidade para os brasileiros formados em cursos deste campo.

Tecnologia da Informação atrai brasileiros para trabalhar em Portugal
Profissionais de TI brasileiros são muito requisitados em Portugal

Desde StartUps a gigantes multinacionais, empresas em Portugal estão à procura de engenheiros de software e desenvolvedores para suprir a enorme demanda do mercado. Tanto que oferecem salários e benefícios acima da média, e até anunciam as vagas aos brasileiros com auxílio a imigração. Como é o caso da empresa de TI que quer contratar 300 brasileiros para repovoar a vila de Pedro Álvares Cabral, na região do Central do país.

Se você tem as qualificações para trabalhar na área, saiba como trabalhar com TI em Portugal, desde os salários até como conseguir vaga.

Profissionais na área de saúde

Os profissionais brasileiros da área de saúde também são reconhecidos em Portugal, especialmente os dentistas. Porém, é importante saber que é preciso validar o diploma de odontologia para exercer legalmente a profissão.

Outra oportunidade de emprego para brasileiro em Portugal é na área de medicina. Mas, da mesma forma, precisam passar pelo processo de equivalência de diploma médico, assim como é o caso dos psicólogos brasileiros.

Da mesma forma, profissionais da enfermagem precisarão passar por um processo parecido, além de se adaptar às diferenças da área. Vale lembrar que no país não existe a profissão de Técnico de Enfermagem como no Brasil. O trabalho que no Brasil é feito pelos técnicos de enfermagem, em Portugal é feito pelos enfermeiros graduados.

Os trabalhos semelhantes em Portugal que não requerem curso extra dos técnicos de enfermagem são o de auxiliar de saúde (cuidadores de idosos), e o auxiliar de ação médica (como o auxiliar de enfermagem no Brasil).

Área estética e da moda

Muitos brasileiros vêm atuando na área estética. Isso acontece porque o Brasil possui um forte mercado neste setor. A referência de excelente qualidade dos serviços oferecidos em nosso país, faz com que a busca por profissionais brasileiros para trabalhar como esteticista em Portugal seja grande.

Ainda complementar a essa área, a indústria da moda em Portugal também é de interesse de muita gente no Brasil.

Artistas

Desde os clássicos do Samba e Bossa Nova até os mais recentes Funks Cariocas, os portugueses são grandes consumidores da nossa música. Então, é natural que haja bastante procura por artistas que toquem música brasileira nos eventos, bares, e concertos pelo país. Tanto para a comunidade brasileira em Portugal, quanto para portugueses e outros estrangeiros, músicos brasileiros em Portugal têm também um nicho lucrativo.

Outros artistas brasileiros têm se encaixado também no mercado de trabalho, como é o caso de fotógrafos e tatuadores.

Quais áreas são mais difíceis para os brasileiros?

Em áreas nas quais a alta qualificação técnica ou acadêmica é exigida e existe abundância de profissionais portugueses. Os brasileiros que decidem viver em Portugal e possuem formação acadêmica, falam outros idiomas e possuem experiência, podem encontrar oportunidades para começar em cargos mais baixos e, aos poucos, crescer na empresa.

Não são poucos os brasileiros que atuam na área de TI, área de saúde ou acadêmica no país europeu. Então a questão de ser mais fácil ou mais difícil depende das suas habilitações e áreas de formação.

É fácil conseguir emprego em Portugal sendo brasileiro?

Conseguir emprego em Portugal sendo brasileiro não é fácil. Mas para algumas pessoas pode ser mais difícil que para outras, vai depender de vários aspectos – desde o grau de instrução até os objetivos no mercado de trabalho.

Quem busca por empregos que exigem menor qualificação pode ter mais facilidade em conseguir trabalho. Porém, em algumas áreas, especialmente as mais qualificadas, pode ser bem difícil.

Preferência pelos nacionais

É inevitável, em algumas áreas vai sim haver preferência pelos profissionais nacionais, especialmente quando se relaciona a áreas da comunicação.

Desde jornalistas a fonoaudiólogos, entrar no mercado de trabalho com o sotaque e escrita do português do Brasil podem mostrar-se verdadeiros obstáculos. Esqueça o que ouviu falar sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa. Em Portugal, ela é motivo de debate, não de união.

Fora isso, a verdade é que, na contratação geral de recém-formados, por exemplo, os profissionais portugueses são qualificados, mas os brasileiros têm mais experiência no mercado porque realizam estágios durante a faculdade – o que não é tão comum por aqui.

Mesmo assim, muitas vezes, havendo dois profissionais com mesma competência e formação, o brasileiro pode perder a vaga para o português por ser nativo do país.

Existe preconceito?

Seria mentira dizer que não existe, mas também não existe em todas as empresas e em todas as áreas.

Infelizmente alguns brasileiros sofrem preconceito e até discriminação em algumas áreas de trabalho, o que é um aspecto dificultador para quem quer trabalhar no país. É importante não se deixar abalar, conhecer de antemão o seu valor pessoal e profissional, e também estar preparado para situações de preconceito e até mesmo xenofobia em Portugal.

Exemplos de vagas abertas em Portugal

Realizamos uma busca nos principais sites de emprego em Portugal e selecionamos algumas vagas abertas em áreas variadas. A busca foi feita em dezembro de 2021, por isso, pode ser que já não estejam disponíveis, mas ficam como exemplo.

Confira a seleção:

  • Recepcionista no Hotel Alma Lusa em Lisboa: experiência com estágios, formação em hotelaria e inglês fluente;
  • Full Stack Developer em Vila Nova de Gaia: conhecimentos técnicos da área e idioma inglês obrigatório;
  • Engenheiro projetista de redes hidráulicas em Coimbra: formação em Engenharia Civil, inscrição na Ordem Profissional e experiência comprovada em redes hidráulicas e de gás;
  • Auxiliar de ação médica em Santarém: experiência na área, transporte próprio, e 9º ano de escolaridade;
  • Soldador de estruturas metálicas em Alenquer: formação profissional na área de serralharia ou soldadura e experiência de 3 anos na área de manutenção industrial.

Como se destacar no mercado de trabalho português sendo brasileiro?

Com tanta concorrência num país diferente, como um brasileiro pode se destacar e conseguir um emprego em Portugal?

Como conseguir emprego em Portugal sendo brasileiro
É importante saber como funcionam as entrevista de emprego em Portugal

Vagas de empregos para brasileiros em Portugal muitas vezes são para funções em que não é necessária formação no ensino superior. Como cargos de recepcionista, auxiliar de cozinha, segurança, garçonete, entre outros. Todos eles possuem uma remuneração bruta mensal de ao menos um salário mínimo português, que corresponde a 705€ em 2022.

Mas, os brasileiros também têm espaço para vagas que necessitam de ensino superior e os salários podem ser mais altos. Ofertas para vagas especializadas têm uma demanda menor no país, já que a maior parte de seus nativos são formados na faculdade.

Veja a seguir o passo a passo essencial para os brasileiros que procuram emprego em Portugal.

1. Busque o máximo de informações sobre Portugal

Antes de tomar a decisão de se mudar, é importante buscar o máximo de informações possíveis sobre como é viver no país. Entenda sobre o mercado de trabalho da cidade que pretende morar, se informe a respeito do custo de vida e também sobre opções de estudo. Apenas desta forma, terá certeza que vale a pena sair do seu país.

2. Esteja preparado para a concorrência

Antes de se mudar, é importante que saiba que normalmente empregos para brasileiros em Portugal estão relacionados a funções que os portugueses não querem exercer – e talvez seja preciso aceitar isso em um primeiro momento.

Se você quer atuar na sua área e possui apenas um diploma, as chances de sucesso serão limitadas. É necessário superar pessoas que nasceram e foram educadas no país.

Aliás, a educação local é muito boa e quase todos saem da escola com bom nível de inglês. Se especialize ao máximo e pense até em fazer algum curso no país antes de buscar um emprego, caso pretenda trabalhar na sua área. Com o tempo, será possível encontrar um emprego melhor, principalmente quando tiver todos os documentos legais para viver no país.

3. Adaptando o currículo na busca de emprego em Portugal

É essencial deixar claro no seu currículo que está disponível para morar em Portugal por tempo indeterminado. Além disso, as empresas portuguesas prezam muito pela experiência profissional do candidato. Por isso, busque por cargos que você já exerceu no Brasil ou que abrangem a sua área de formação.

Reforçamos a dica de que você não deve usar o modelo de currículo brasileiro. Para confeccionar um bom currículo na busca de empregos para brasileiros em empresas de Portugal, acesse a plataforma Europass e faça o seu currículo de acordo com o padrão europeu. É um passo importante.

4. Economize antes de se mudar

Planejar a sua mudança e fazer uma boa reserva para sobreviver nos primeiros meses é essencial. Leve em conta os gastos com alimentação, moradia, água, luz, gás e internet. O ideal é que você leve o suficiente para ao menos seis meses residindo no país.

A quantia vai depender do local escolhido para morar. Você pode calcular o custo de vida da cidade a partir dos dados disponibilizados pelo Numbeo. Não esqueça que geralmente, é exigido um valor caução para o aluguel de imóveis (em média três meses adiantados de aluguel).

5. Legalização para trabalhar em Portugal

Para brasileiros, é possível ficar em Portugal na condição de turista por até três meses. Depois deste tempo, será necessária uma autorização de residência legal. Para exercer uma função remunerada é necessário obter um título de residência que permita trabalhar e que deve ser renovado em um ano.

Outra forma de mudar regularizado é a partir da cidadania europeia, como explicamos. Descendentes de italianos, portugueses, alemães e outros possuem o direito a este reconhecimento. Já do Reino Unido, não.

6. Fique atento às placas de estabelecimentos

Quando estiver em busca de emprego em Portugal, fique atento aos restaurantes, supermercados, bares e diversos outros estabelecimentos que colocam anúncios de vagas em murais e plaquinhas – isso é bem comum por aqui. Caso encontre alguma, entregue o seu currículo impresso e converse com algum funcionário, preferencialmente com o dono ou gerente.

7. Se prepare para o estilo português

A cultura nas empresas em Portugal também é diferente das do Brasil. Não adianta querer trabalhar aqui agindo como se ainda estivesse no Brasil. Os portugueses são geralmente mais diretos e até mais secos que os brasileiros, o que é frequentemente interpretado como grosseria.Mas o que interessa é que você precisa se adaptar para sobreviver ao novo ambiente.

Para se destacar no mercado de trabalho, entenda como eles funcionam e aprenda a lidar com o jeitinho português. Não precisa mudar o seu jeito de ser, mas vale a pena trabalhar na sua confiança, assertividade e paciência.

Agora que você já entendeu melhor como funciona o mercado de empregos para brasileiros em Portugal, é hora de começar a planejar a mudança. Para ajudar nesse processo, criamos o Programa Morar em Portugal. Um guia com 22 videoaulas + ebook que ensinam todos os passos que você precisa seguir para mudar para o país, desde o visto até a chegada em Portugal!