Empregos para brasileiros em Portugal: veja quais são e como conseguir

Portugal  / 

Portugal sempre fez parte da história e do imaginário dos brasileiros, porém agora que o Brasil passa por uma grave crise econômica, o país europeu surge como um dos destinos preferenciais de cidadãos brasileiros que pretendem fugir da violência e encontrar um país melhor e com mais segurança para viver. Neste artigo vamos falar sobre os empregos em Portugal para brasileiros, quais os tipos, quais as melhores áreas e as mais difíceis, entre outras coisas.

Há empregos em Portugal para brasileiros?

Sim. Mas as pessoas têm que lembrar que Portugal não é Brasil, e ao mesmo tempo Portugal não é o país que vai salvar a sua vida.

Não me entendam mal, Portugal é um país maravilhoso. As pessoas é que se mudam para cá com uma visão equivocada, de que vão chegar, conseguir o melhor emprego do mundo, ficar ricas e pronto, melhor vida do mundo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

É possível sim conseguir emprego, é possível sim conseguir um emprego bom, mas tem que ralar, tem que procurar muito, tem que aceitar outros empregos que não sejam na sua área até aparecer o emprego certo, tem que engolir sapo, tem que se adaptar, pois trabalhar em Portugal não é fácil (mas no Brasil também não!).

Quem possui formação superior, experiência profissional e domina outros idiomas pode se candidatar as vagas abertas no país e solicitar o visto de trabalho para morar em Portugal.

Que tipo de emprego os brasileiros arrumam em Portugal?

Todos. É possível encontrar cidadãos brasileiros fazendo de tudo um pouco em Portugal, desde os empregos que exigem uma qualificação maior ou até aqueles em que pedem um curso técnico.

Com mais de 100 mil brasileiros residindo em Portugal, não é incomum você encontrar com algum conterrâneo nas mais improváveis profissões.

Em universidades você se depara com professores doutores brasileiros que encontraram em Portugal uma oportunidade, também existem brasileiros trabalhando em hospitais, padarias, supermercados, postos de gasolina, restaurantes, lojas e, até, em órgãos públicos.

Se você está começando a procurar emprego em Portugal, será útil conhecer a lista dos melhores sites de emprego em Portugal.

Em que áreas temos preferência

Isso é relativo, pois depende muito da qualificação do profissional (formação acadêmica) ou até mesmo da experiência prévia.

Existem muitas brasileiras e brasileiros, por exemplo, que atuam na área de beleza e estética e isso se deve ao fato de que no Brasil esse é um mercado muito forte e as europeias buscam profissionais brasileiras por conta da boa fama e da excelente qualidade dos serviços prestados.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Em lojas e comércios também existem oportunidades para brasileiros, pois os portugueses admiram a forma e a facilidade com que os brasileiros conseguem apresentar e vender um produto. Na área de restaurantes também existem brasileiros trabalhando, inclusive em redes de churrascarias e restaurantes dentro de shoppings onde a comida brasileira é o carro chefe. Geralmente na área de serviços os brasileiros acabam se destacando.

Saiba como trabalhar como esteticista em Portugal e como ser dentista em Portugal.

Quais áreas são mais difíceis para os brasileiros?

Em áreas onde a alta qualificação técnica ou acadêmica é exigida. Porém, os brasileiros que decidem viver em Portugal e possuem formação acadêmica, falam outros idiomas e possuem experiência, podem encontrar oportunidades para começar de baixo e crescer na empresa.

Não são poucos os brasileiros que atuam na área de TI, área médica ou acadêmica no país europeu. Então a questão de ser mais fácil ou mais difícil depende das suas habilitações e área de formação.

Falta de mão de obra em certas áreas

O mercado português de tecnologia, por exemplo, sofre com a falta de mão de obra e para os empresários do setor pouco importa se são brasileiros ou de qualquer outra nacionalidade, desde que tenham autorização de trabalho, documentação para trabalhar e as qualificações exigidas, serão bem-vindos.

Leia o relato de um brasileiro que trabalha com TI em Portugal. Não deixe de ver também a lista dos profissionais mais procurados em Portugal.

É importante ter uma boa formação

Já profissionais que possuem pouca formação dificilmente conseguem uma boa colocação no mercado de trabalho, já que Portugal possui muitos portugueses que precisam trabalhar e estão na disputa também (e eles dão preferência aos nacionais).

O mercado de trabalho é diferente para quem tem cidadania?

Na minha opinião a diferença não está na cidadania, mas sim na autorização para trabalhar. Se a pessoa não tem cidadania, mas tem autorização (visto) para trabalhar, a cidadania não faz diferença.

Até porque, as pessoas não sabem que eu, por exemplo, tenho dupla cidadania, pois quando abro a boca sou 100% brasileira. O que muda é na hora de apresentar os documentos.

Sem visto a situação complica

Se a pessoa não tiver visto, aí a situação já fica complicada. Primeiro que fica muito difícil conseguir um contrato de trabalho. Depois, se não conseguir um contrato, mas conseguir um emprego, pode acabar sendo “passada” para trás, trabalhando sem receber e sem poder provar que estava a prestar algum serviço para a pessoa.

Aí a pessoa fica sem documento no país, não consegue trabalho, e vai dizer que não existem empregos em Portugal para brasileiros. Por isso, na minha opinião, temos que fazer tudo da maneira correta.

Empregos para brasileiros em Portugal: quais as melhores áreas?

Como dito anteriormente, isso depende muito da experiência profissional e das qualificações técnicas e acadêmicas de cada um. Empregos para brasileiros em Portugal existem nas mais diversas áreas, porém o que vai fazer a diferença são as qualificações.

Obviamente que em algumas profissões existe a questão da validação de diploma (especialmente nas áreas da saúde), mas no geral o que é levado em conta é a experiência, o currículo profissional e acadêmico dependendo da área de atuação.

Pode ser útil também saber como funciona o visto de trabalho em Portugal.

Os profissões brasileiros costumam ter mais experiência que os europeus

Profissionais brasileiros da área de tecnologia são muito valorizados em Portugal, mas realmente os profissionais do Brasil saem na frente quando o quesito é experiência, pois por mais que os europeus em geral possuam bastante qualificação acadêmica, são raros os que conseguem aliar estudo e trabalho.

Então, como os brasileiros começam a trabalhar cedo, saem na frente quando o que importa é a experiência, porém encontram alguma dificuldade nas habilitações técnicas e no domínio de outros idiomas (coisa que os europeus se destacam).

É fácil conseguir emprego em Portugal sendo brasileiro?

Existem empregos em Portugal para brasileiros (empregos que precisam do português do Brasil nativo).

Em Portugal não está fácil conseguir emprego, nem sendo português nem sendo estrangeiro, mas isso não quer dizer que é impossível. A pessoa estando com a situação legalizada, passa a concorrer por uma vaga de igual para igual com as outras pessoas, pesando somente sua experiência e qualificações.

Existe preconceito com brasileiros na hora de procurar emprego?

Eu já ouvi relatos de pessoas que sofreram preconceito, mas só posso falar por mim. Eu nunca sofri preconceito em entrevistas de emprego nem nas empresas que trabalhei. Sempre fui tratada da mesma maneira que os portugueses, e conheço pessoas que também nunca sofreram xenofobia (atenção, não estou dizendo que não existe, estou dizendo que nunca sofri com isso, apesar de ter ouvido relatos de outros que já sofreram).

É preciso seguro viagem para Portugal? Sim, é obrigatório. Veja como contratar o seu aqui.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.