Empregos em Braga Portugal: saiba como encontrar sua vaga

Braga se tornou um dos principais destinos dos brasileiros que se mudam para Portugal, com isso surge a dúvida: tem emprego em Braga, Portugal? Neste conteúdo vamos mostrar como encontrar um emprego em Braga, o que é preciso para se mudar e dicas para o sucesso na busca.

Como encontrar emprego em Braga, Portugal?

Braga, no norte de Portugal, tem sido um dos principais destinos dos brasileiros que se mudam para o país. Com isso a busca de empregos na cidade e as dúvidas sobre como procurar também tem crescido.

Mas a dúvida sobre como encontrar emprego em Braga é comum para muitos brasileiros. Existem muitas maneiras de encontrar emprego em Portugal, mas se você ainda está no Brasil a maneira mais fácil e eficiente é pela internet.

Para quem já vive na cidade, além de buscar vagas nos sites de emprego, buscar por anúncios nas ruas, nas vitrines e mesmo a indicação de amigos é uma dica valiosa, os portugueses apreciam o “cara a cara” e deixar o seu currículo em alguns pontos de interesse para uma candidatura voluntária pode te trazer uma oportunidade de trabalho se você caprichar na simpatia.

Melhores sites de emprego em Braga

São muitos os sites de emprego em Portugal, na maioria deles é possível escolher uma cidade para a busca, assim, é mais fácil realizar buscas. A seguir separamos alguns dos principais sites de emprego:

Morar, investir ou estudar em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

  • Sapo Emprego, o site apresenta vagas em todos os setores que podem ser filtradas de acordo com o distrito;
  • Net Empregos, site de vagas gerais é possível filtrar pela área com setores que vão desde o turismo a limpeza;
  • Indeed, site de vagas em áreas diversas é usado tanto em Portugal quanto em outros países europeus;
  • IT Jobes, focado na área de TI, o site é ideal para os profissionais que buscam boas oportunidades em Braga;
  • Turi Jobs é um site focado em vagas que envolvem o setor de turismo, desde a hotelaria até os serviços;
  • Carga de trabalhos é voltado para os profissionais de comunicação e design.

Linkedin

O Linkedin é uma ferramenta universal na busca de emprego, independente de onde você deseja trabalhar deve se dedicar a montar um bom currículo na plataforma. Por isso, antes de começar a busca atualize seu perfil, complete os detalhes sobre os cargos que ocupou, inclua os certificados, etc.

Outro detalhe importante, especialmente para quem trabalha na área de tecnologia e comunicação, traduza para o inglês, se você for fluente na língua, claro. Em Portugal, a maioria das empresas exige o inglês fluente nas vagas abertas. Por isso, demonstrar o domínio já no primeiro contato pode ser fundamental no sucesso da busca.

Por fim, atualize sua área de interesse para a região, com isso você começar a receber e-mails com vagas para a cidade e arredores, que estejam de acordo com seu perfil. Além disso, também facilita que as empresas te encontrem mais facilmente quando buscam por profissionais com o seu perfil.

Como preparar um bom currículo para conseguir emprego em Braga?

O modelo de currículo Europass é o mais utilizado em Portugal, ou seja, se você vai buscar um emprego em Braga é bom adequar-se a ele. O modelo surgiu para padronizar o  documento elaborado pelos candidatos a vagas de trabalho em países europeus. Tem como objetivo que as informações apresentadas por candidatos de diferentes países sejam as mesmas, o que permite avaliar com os candidatos com critérios bem estabelecidos.

Preencha o currículo com atenção e coloque sempre as experiências mais recentes acima, ou seja, sua experiência profissional deve ser sempre da mais recente para a mais antiga. O mesmo para a formação. Além disso, inclua uma breve descrição das funções.

Não esqueça de colocar as habilidades linguísticas e certificados de proficiência. Você também pode incluir uma breve apresentação, com suas habilidades que mais se destacam.

Currículo trabalhar em Braga

Colocar foto ou não?

Diferente do Brasil, no qual praticamente não se coloca foto no currículo, na Europa essa ainda é uma prática comum. Não é regra, nem se aplica para todas as vagas, mas em algumas empresas o currículo com foto pode se sobrepor aos que não apresentam imagem do candidato.

Caso você opte por colocar uma fotografia no currículo, tenta escolher uma imagem mais profissional, com nitidez e sem excesso de distrações. De preferência, inclua a mesma foto do seu LinkedIn.

Visto para trabalhar em Braga

Se você não tem cidadania portuguesa ou de qualquer outro país membro da União Europeia, o visto é parte essencial no seu planejamento de mudança.

Antes de arrumar as malas e procurar emprego em Portugal é bom esclarecer que o caminho correto para trabalhar no país é primeiro encontrar um trabalho, depois solicitar o visto e, apenas com o documento em mãos, se mudar.

O processo do visto de trabalho é simples, mas exige os documentos corretos. A solicitação do visto de residência para atividade profissional subordinada exige:

  • Apresentação do contrato ou promessa de trabalho;
  • Declaração emitida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional;
  • Comprovativo de que está habilitado ao exercício da profissão, quando esta se encontre regulamentada em Portugal.

A lista completa de documentos você encontra no site da VFS Global, empresa terceirizada pelos Consulados de Portugal no Brasil para realizarem o processo do visto.

Só vá para a Portugal com o seu visto em mãos

Se você pretende trabalhar em Portugal, vale reforçar que o visto adequado é essencial para começar uma vida legalizada no país. Solicitado ainda no Brasil, o documento é a garantia de entrada no país e um facilitados no processo de legalização. Quando chegar ao país, deve-se dar entrada na autorização de residência, o documento que garante a permanência legal em Portugal.

Vale destacar que o visto é o primeiro passo e começar com o pé direito no país significa se mudar com a documentação correta, que assegure seus direitos como trabalhador.

Há vagas específicas para brasileiros em Braga?

O número de brasileiros em Braga já é de quase 10 mil pessoas, com isso o número de empreendimentos de conterrâneos da cidade tem crescido. E essa é uma boa oportunidade para brasileiros que desejam trabalhar na cidade, buscar emprego em negócios de conterrâneos.

Claro que nem sempre se tratam de negócios que buscam especificamente mão de obra brasileira, mas em alguns casos ela é valorizada, especialmente quando envolve o setor de alimentação e comidas típicas do Brasil.

Mas mais que isso, a comunidade brasileira costuma desenvolver ações que envolvem os imigrantes e podem ser uma boa maneira de conseguir emprego na cidade. Por isso, faça uma busca de empreendimentos brasileiros e busque os que se enquadram nas suas qualificações.

Áreas que os brasileiros se destacam no mercado de trabalho português

O setor de turismo tem sido um dos principais empregadores de brasileiros em Portugal. Com ampla oferta de trabalho no cenário pré-coronavírus e boas perspectivas para o pós, o país tem no setor uma das principais fontes de renda. Com isso, não é raro encontrar brasileiros como atendentes de mesa nos restaurantes, nas cozinhas e em outros setores.

O setor de beleza também tem grande abertura para os brasileiros. Especialmente nas áreas de estética, depilação, manicure e cabeleireiros, são áreas com boas oportunidades para profissionais qualificados que querem trabalhar em Portugal.

Mas nem só no turismo ou setor de beleza estão os brasileiros. Há também uma boa oferta na área de TI, que valoriza a qualificação dos profissionais brasileiros e sofre com a falta de profissionais em Portugal. Assim como a área de engenharia em Portugal, que tem muito oferta de vaga e facilidades para os profissionais brasileiros.

Outra área com boa oferta é a de marketing, muitos empresas portuguesas que buscam entrar no mercado brasileiro contratam profissionais locais para trabalhar as estratégias no novo mercado.

trabalhar em Braga

Dicas para conseguir vagas de emprego em Braga

As dicas para conseguir trabalho em Braga, Portugal, são quase as mesmas de conseguir no restante do país. O primeiro ponto é preparar um bom currículo, considere as observações que apresentamos antes de começar a se candidatar para várias vagas.

Além disso, analise as vagas com atenção e esteja ciente se você tem ou não as competências exigidas, caso não tenha, é pequena a chance de ser chamado para uma entrevista.

Busca vagas periodicamente, boas oportunidades podem surgir a qualquer momento e, se você buscar apenas quando uma vez, pode não encontrar a oportunidade se enquadra no seu perfil.

Cuidado, desconfie de ofertas fora do padrão ou de promessas muito irresistíveis, nem tudo é o que parece, por isso, entre sempre no site da empresa, pesquise sobre o negócio, a reputação, etc. Não se deixe enganar por vagas mentirosas.

Exemplos de vagas

Buscamos no Indeed alguns exemplos de vagas de emprego em Braga, Portugal. A seguir listamos algumas em áreas variadas e destacamos as principais exigências, confira:

Seja persistente!

Buscar emprego pode ser difícil em qualquer lugar, especialmente quando envolve uma mudança de país, com um mercado de trabalho completamente novo. Por isso, seja persistente. Pode ser que você envie vários currículos, se candidate para muitas vagas e não tenha nenhum retorno.

Mas se este é o seu projeto de vida, não desista. Continue buscando vagas de emprego em Braga Portugal, identifique os seus pontos fracos em relação às competências desejadas e se qualifique para estar preparado.

Além disso, planeje muito a mudança, ele é fundamental para começar uma nova vida no país. Para ajudar nesse processo, preparamos o e-book Como Morar em Portugal, um guia completo com todas as informações, desde a documentação, até o processo de adaptação no país.

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Graduada em Jornalismo, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos. Atualmente é mestranda em Ciência da Comunicação na Universidade do Porto.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube