Existem diversos meios para procurar emprego. Não é mais necessário bater de porta em porta para saber se existem vagas, mas ouso dizer que essa ainda pode ser uma maneira eficiente. Os sites de emprego em Portugal são muito completos e contam com vagas de todas as áreas.

Sites de emprego em Portugal
Índice 15 principais sites de emprego em Portugal Como me cadastrar em um site de emprego em Portugal? Agências de emprego em Portugal Emprego com particulares Empresas de recolocação profissional Como conseguir emprego em Portugal pela internet? O que é preciso para trabalhar em Portugal? É fácil arrumar emprego em Portugal? Dicas para conseguir um emprego no país

Para ajudar os nossos leitores, vamos fazer uma lista com os melhores sites de emprego em Portugal e algumas dicas para conseguir emprego por aqui.

Descubra o segredo para uma nova vida em Portugal!

Conheça nosso Ebook Como Morar em Portugal e saiba tudo o que precisa para uma mudança sem estresse: dicas de moradia, burocracia simplificada e o melhor da cultura local. Garanta agora seu e-book e dê o primeiro passo em direção ao seu sonho europeu!

CONHECER O EBOOK→

15 principais sites de emprego em Portugal

Portugal é um dos países mais escolhidos pelos brasileiros que estão imigrando. Se esse é o seu caso, para conseguir trabalhar em Portugal o ideal é começar a busca após consultar esta lista. Isso, porque, se fizermos uma busca na internet, vamos achar muitos sites de emprego em Portugal, mas nem todos são confiáveis e atualizados.

A seguir, listamos os 15 principais sites de emprego portugueses, sendo alguns generalistas, outros de nicho. Confira quais são e como encontrar a sua tão sonhada vaga:

1. Net Empregos

Net Empregos é o maior site de empregos em Portugal, com centenas de vagas anunciadas diariamente. Apesar do layout ser bem ultrapassado e confuso, a maior vantagem é poder fazer uma triagem dos resultados.

Na hora de fazer a busca, na parte da pesquisa avançada, você pode escolher a região de Portugal, a área e até dizer se está a procura de um full time (8h diárias) ou part time (meio período, 4 horas diárias). Também é possível filtrar os resultados por categorias, algumas delas bem específicas – se você for de informática, por exemplo, pode escolher se está a procura de um cargo de gestão de redes, de análise de sistema ou de técnico de hardware.

Por outro lado, no portal algumas áreas afins estão condensadas em categorias únicas como Banca/Seguros/Serviços financeiros. Além disso, é possível fazer um cadastro e receber as novas vagas na sua área diariamente por e-mail.

2. Carga de Trabalhos

Carga de Trabalhos  é um site excelente para quem é da área de comunicação, marketing e design. Aliás, você pode – e deve – filtrar a sua busca por categorias já em um primeiro momento. Para ter uma ideia do nicho de mercado que o Carga de Trabalhos pretende cobrir, listamos as principais áreas onde há vagas ofertadas:

  • Audiovisual;
  • Comercial;
  • Comunicação;
  • Design;
  • Fotografia;
  • Ilustração;
  • Jornalismo;
  • Marketing;
  • Multimídia;
  • Produção;
  • Publicidade.

Há muitas vagas para candidatos já experientes, mas também é possível encontrar ofertas de estágios ou trabalho voluntário. Vira e mexe aparece igualmente vagas no exterior, principalmente em países africanos de língua portuguesa.

A maior desvantagem do Carga de Trabalhos é a dificuldade para fazer a pesquisa por palavras-chave ou regiões. Tem que ir olhando todas as vagas e conferindo o local um a um, basicamente. Outro problema são as escassas ofertas – o que é um retrato do mercado de trabalho nessas áreas no país.

Comparando com o Net Empregos, por exemplo, você rapidamente irá reparar que há poucas ofertas de vagas.

3. Sapo Emprego

Sapo Emprego é um site bastante popular e conta com muitas ofertas de emprego em Portugal. Além das vagas disponíveis no país, também é possível encontrar vagas no exterior. Ao todo são mais de 44 mil vagas cadastradas (em dezembro de 2021) e é uma boa forma de encontrar algo na sua área de trabalho. Você pode pesquisar também especificamente por vagas em teletrabalho (remoto), o que é uma vantagem em tempos de pandemia.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal legalmente e com segurança?

Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência, cidadania e outros trâmites. É da nossa confiança.

ENTRAR EM CONTATO →

Melhores sites de emprego em Portugal

Uma dica interessante é se registrar no site, dessa forma você pode guardar o seu CV e outros documentos que irão facilitar os processos de candidatura. Tendo o registro você também pode salvar as ofertas para responder quando for melhor além de ver um histórico das vagas a que se candidatou.

4. Expresso Emprego

Expresso Emprego ainda não é um site muito popular, mas é possível encontrar boas posições e o portal é muito bem organizado. Ele pertence ao jornal impresso e o grande diferencial aqui é o nível de filtragem que você consegue realizar.

Você pode pesquisar por empregos em Portugal, no exterior, ver as ofertas da semana e também os últimos anúncios criados pelos recrutadores. Dá para pesquisar direto pela referência do anúncio, pela data de publicação, pelo tipo de contrato, pela experiência profissional, pelas habilitações literárias, pelas funções e pelos setores.

Apesar das poucas vagas, o site tem um grande potencial de crescimento por isso vale a pena ficar de olho.

5. Jooble

Jooble é um site de emprego presente em 71 países, incluindo Portugal. Segundo o SimilarWeb, o Jooble é um dos 3 sites mais visitados do mundo no segmento de emprego e carreira.

Em Portugal, você encontra anúncios de vagas das mais variadas, com destaque para vagas em part-time (meio expediente) e para trabalhar em home office (em casa).

Existem mais de 25 mil vagas anunciadas (em dezembro de 2021) e você pode filtrar a sua busca por palavras-chave, o que é uma grande vantagem. Deve digitar a opção que mais se adequa ao seu perfil no campo “Em qual cargo você deseja trabalhar?” e pode filtrar também pela localidade. São mais de 20 regiões de Portugal disponíveis para você pesquisar. Tem a opção também de ver as vagas de modo geral anunciadas em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e outras cidades.

6. Alerta Emprego

Alerta Emprego também é uma das opções de sites de emprego em Portugal que serve tanto para recrutadores como para candidatos. É possível autorizar para que o site mande notificações de novas ofertas.

Dá para pesquisar por empregos recentes, por palavras-chave ou pelo nome das empresas. Através do site dá também para criar o seu CV e deixá-lo na base de dados que é pesquisável tanto por empresas como por recrutadores. Também recomendamos criar um Alerta Emprego que te deixará a par das últimas oportunidades.

Você pode igualmente filtrar a sua pesquisa por full-time (o dia todo), part-time (meio período), estágio, trainee. Algumas empresas grandes como a Decathlon e o supermercado Continente anunciam pelo Alerta Emprego, por isso vale a pena ficar de olho nas possibilidades que vão surgindo.

7. BEP

BEP – Bolsa de Emprego Público – de Portugal anuncia vagas no setor público do país.

Você pode encontrar vagas para professor, investigador científico, assistente operacional, profissionais técnicos, entre outras funções. O site mostra os concursos públicos abertos com a localização e a data limite para concorrer além dos detalhes para se candidatar.

Dentro do site, em Pesquisa Avançada, você pode filtrar por carreira, categoria, habilitação literária, data de publicação entre uma série de outras possibilidades.

Atenção, para a maioria das vagas no setor público é necessário ter o Estatuto de Igualdade de Direitos.

8. IT Jobs

Assim como o Carga de Trabalhos, o  IT Jobs é um site exclusivo para um nicho de candidatos. Sendo dedicado exclusivamente às vagas de emprego e formação em Tecnologias da Informação, no IT Jobs você encontra diversas ofertas para trabalhar com TI em Portugal, podendo ainda fazer uma busca de acordo com a região que prefere ou filtrar por empregos remotos.

Em 7 de dezembro de 2021 haviam 2.188 anúncios de vagas para TI em Portugal e 10 ações de formação listadas. Existia também um evento anunciado. O site é ótimo para acompanhar regularmente mesmo que não esteja necessariamente a procura de emprego, já que através dele você fica sabendo dos eventos e oportunidades para aprimorar a sua formação.

9. TuriJobs

Não é só a área de TI que conta com um site especializado. o TuriJubs também surgiu para atender a um nicho, no caso de vagas relacionadas com o Turismo e a Hotelaria.

Se você é dessa área, o TuriJobs vai ser a melhor ferramenta entre os sites de emprego em Portugal. O candidato tem a possibilidade de fazer uma pesquisa mais detalhada, com o cargo que procura, a região, ou ainda colocar uma palavra-chave específica.

A busca atenderá a cargos muito diferentes como chefe de sala, cozinheiro, recepcionista, técnico de turismo. Muitas redes de hotéis famosos como a Sana e a imobiliária Sotheby’s vão buscar colaboradores no portal.

10. Indeed

É um dos sites de emprego em Portugal mais utilizados e possui presença mundial. No Indeed você encontra vagas em todas as áreas, podendo fazer a pesquisa por região. Em termos globais, 10 ofertas são adicionadas por segundo no mundo.

O site é interessante porque nele você pode encontrar avaliações de empresas e fazer perguntas (sobre o processo seletivo ou sobre o futuro da empresa, por exemplo). Também é possível deixar ativo um alerta de ofertas para estar sempre a par dos anúncios.

11. LinkedIn

Infelizmente, o LinkedIn não é muito utilizado em Portugal. Geralmente, apenas as grandes empresas cadastram as suas vagas e oportunidades de trabalho. Mas mesmo assim, é importante ter um cadastro atualizado na plataforma, seja para trabalhar em Portugal ou em qualquer outro país da Europa.

A rede social profissional é gratuita e é possível disponibilizar o currículo em diversos idiomas, como em inglês e espanhol. Além disso, pode buscar vagas pelo cargo, empresa ou na cidade desejada.

Outra vantagem do LinkedIn é ficar a par de formações e acompanhar o que os seus colegas estão fazendo em termos profissionais. É um excelente lugar para fazer networking.

12. CareerJet

Já o site CareerJet também pode ser uma excelente oportunidade para encontrar trabalho. O portal compreende um sistema de busca em mais de 90 países, por isso, pode ser interessante para quem cogita trabalhar fora de Portugal.

O modo de pesquisar é bastante simples, no campo “Título do emprego” você pode incluir uma palavra-chave que defina a sua busca, a empresa onde deseja trabalhar ou o próprio título do emprego. Em “Onde” poderá inserir o concelho (Município), o distrito (Estado) ou a região. É um site de fácil utilização e vale a pena conferir as oportunidades abertas.

13. Jobtide

Jobtide é um dos sites de emprego em Portugal onde você pode fazer a busca pela área desejada. É necessário fazer um cadastro gratuito para ver as ofertas de emprego em Portugal. Segundo o site, mais de 20 mil pessoas já foram contratadas através dele.

Além das buscas em Portugal, você pode realizar a sua pesquisa em outros países.

O diferencial aqui é que, além de vagas de emprego, você pode buscar também oportunidades de formação. Para encontrar opções de formação deverá marcar a sua Categoria e selecionar uma Localidade.

14. Emprego XL

O site Emprego XL é outra opção de sites de emprego em Portugal e é bastante fácil pesquisar pela cidade desejada. As cidades com mais oportunidades anunciadas são Lisboa e Porto.

O site é 100% gratuito, ou seja, todos os serviços disponíveis não são pagos. Para o candidato tem a vantagem de assinar a newsletter com as últimas ofertas de emprego enquanto que para as empresas têm a vantagem de entregar estatísticas de quantas vezes foram visualizados cada um dos anúncios publicados.

15. Emprego Saúde

Para os profissionais da área da saúde, o Emprego Saúde pode ajudar a encontrar uma vaga com maior facilidade porque opera exclusivamente nesse nicho.

O foco do site de emprego incluem os seguintes profissionais:

  • Enfermeiros;
  • Fisioterapeutas;
  • Médicos;
  • Dentistas.

O site também oferece artigos e um setor onde só publicita concursos. É importante lembrar que os profissionais de saúde brasileiros precisam validar o diploma em Portugal para trabalhar.

Outros sites de emprego em Portugal

Além desses sites de emprego em Portugal que já citamos, existem outros que você pode consultar, para ver mais vagas.

Gosta de conteúdo em vídeo? No nosso canal do Youtube, destacamos os melhores sites de emprego em Portugal, acompanhe:

Como me cadastrar em um site de emprego em Portugal?

Não tem nenhum segredo. Agora que você já sabe quais são os principais sites de emprego em Portugal, deve entrar em cada um deles para criar uma conta e cadastrar o currículo.

Geralmente, os sites de emprego solicitam os seguintes dados:

  • Dados pessoais, tais como, nome, email, telefone para contato;
  • Carta de apresentação;
  • Experiências profissionais;
  • Formação acadêmica;
  • Cursos extras e profissionalizantes;
  • Idiomas, bem como o nível de fala, escrita e leitura;
  • Domínios de informática;
  • Habilidades pessoais: liderança, comunicação, proatividade, etc.

E não esqueça de inserir uma foto no seu perfil. Diferente do Brasil, em Portugal é muito comum ter foto no currículo. Porém, pense direitinho na foto que irá colocar. Lembre-se que você está em busca de um emprego e precisa passar uma imagem profissional para o recrutador. Tenha atenção a postura, a roupa e ao fundo da foto.

Agências de emprego em Portugal

Para quem não gosta de procurar emprego pela internet, existe uma alternativa aos sites de emprego em Portugal. Estamos falando das agências de recrutamento.

As agências de recrutamento (ou agências de emprego) são empresas que prestam serviços de recrutamento para outras empresas. Ou seja, uma empresa está precisando preencher uma vaga, então contrata uma agência de recrutamento para que faça todo o processo seletivo.

Apresentamos as principais agências de emprego em Portugal, confira:

ManPower

É uma agência de recrutamento muito conhecida, que possui escritórios no mundo inteiro. A ManPower está no mercado há mais de 60 anos e possui vasta experiência em recrutamento e mais de 500 clientes em Portugal.

Randstad

Também é uma agência muito conhecida em Portugal. A Randstad está presente em mais de 40 países e faz recrutamento e seleção para trabalhos fixos ou temporários, além de dar formações.

Adecco

Com mais de 1.500 clientes em Portugal, a Adecco ajuda as empresas a encontrar a pessoa ideal para cada vaga, seja ela permanente ou temporária.

Kelly Services

Presente em 39 países, a Kelly Services é especializada em gestão de recursos humanos. Faz recrutamento para todas as áreas, para posições permanentes ou temporárias.
Não deixe também de consultar as seguintes agências:

Emprego com particulares

Também é possível encontrar empregos pelos grupos do Facebook e diretamente com donos de pequenas empresas, chamados de particulares em Portugal. Muitas vezes o emprego pode mesmo existir, mas é preciso pesquisar quem é a empresa, o que ela faz, etc.

Jamais passe os seus dados pessoais antes de ter certeza da idoneidade da pessoa. Fique atento e nunca acredite em propostas milagrosas.

Empresas de recolocação profissional

Existem algumas empresas de recolocação profissional em Portugal, chamadas de Outplacement. Elas funcionam como uma espécie de consultoria que auxilia o profissional a entrar no mercado de trabalho, ajudando-o no marketing pessoal, bem como na busca por vagas que vão ao encontro do perfil e competências do interessado.

As principais empresas de recolocação profissional que atuam em Portugal são:

Como conseguir emprego em Portugal pela internet?

Para conseguir um emprego em Portugal pela internet é preciso ter muita persistência. Preparei alguns passos para te ajudar nessa busca. Vamos lá!

Aprenda inglês

O inglês é fundamental para garantir um emprego em Portugal. Não importa se você está procurando emprego como atendente de loja ou diretor-executivo de uma multinacional, o inglês será sempre necessário. Um terceiro idioma será um diferencial.

Diferente do Brasil onde é ensinado apenas o básico, as escolas públicas e privadas em Portugal ensinam mesmo o inglês, ou seja, os jovens terminam o secundário, equivalente ao ensino médio, fluentes no idioma.

O fato do país receber muitos turistas também contribui para que o idioma seja amplamente falado e exigido nos mais variados empregos. Além disso, o país faz parte da União Europeia, sendo assim, há muitas empresas sediadas em Portugal que possuem filial em outros países europeus.

Muita gente pode não acreditar, mas basta procurar por vagas de emprego para verificar o que estou dizendo. Além disso, algumas entrevistas podem acontecer em português e inglês. Portanto, se quer mesmo conseguir uma oportunidade em Portugal, comece aprendendo o idioma.

Tenha qualificações

Se está pensando em trabalhar em Portugal, busque se qualificar porque o país é muito pequeno e trata-se de um mercado competitivo.

Profissionais altamente qualificados tendem a conseguir boas oportunidades, salários e podem inclusive, contar com um visto especial, chamado de Blue Card ou Cartão Azul.

Prepare o seu currículo

É importante que você saiba que o modelo de currículo em Portugal é diferente do utilizado no Brasil. Portanto, ajuste o formato do seu currículo.

Portugal adota o modelo da União Europeia, chamado de Europass. Basta entrar na plataforma e criar o seu currículo gratuitamente. Você vai precisar preencher alguns dados pessoais, as suas experiências profissionais, sua formação acadêmica e afins, suas competências linguísticas e digitais, carta de apresentação e incluir uma foto.

Você também pode criar várias versões do seu currículo: português, inglês, espanhol, francês e outras línguas. Depois é só fazer o download em formato PDF.

Cadastre-se nos sites de emprego

Além de fazer o seu currículo no Europass, entre nos sites de emprego e faça o seu cadastro em cada um deles. É preciso ter paciência, pois você vai preencher diversos formulários com as mesmas informações.

Utilize o LinkedIn

Essa rede social profissional é excelente para fazer networking em Portugal. Por isso:

  • Mantenha o seu perfil e currículo atualizado na plataforma;
  • Faça conexões com empresas e profissionais da área;
  • Seja uma pessoa ativa no LinkedIn, ou seja, participe de grupos e fóruns, comente nas publicações, compartilhe conteúdos que possam ser relevantes para a sua rede de contatos e para a sua área. Marque presença na rede social e procure fazer networking.

Busque por vagas

As vagas de emprego não caem do céu, você precisa correr atrás delas – e muito – além de ter bastante paciência. As dicas que podemos dar são:

  • Utilize o LinkedIn também para fazer networking. As grandes empresas divulgam as vagas abertas e até abrem processos seletivos pela própria plataforma;
  • A plataforma do Europass disponibiliza um campo de busca de emprego, no qual é possível encontrar ofertas não só em Portugal como em toda a União Europeia;
  • Entre nos sites de emprego que você se cadastrou para procurar oportunidades para o seu perfil profissional.

Ative as notificações

Vários sites de emprego e o LinkedIn permitem que você ative as notificações caso uma empresa divulgue uma vaga com o seu perfil. Faça isso e seja um dos primeiros a enviar o currículo. Não perca tempo! Esse pode ser o diferencial para se destacar em um processo seletivo.

Prepare-se para a entrevista e boa sorte!

Teve o currículo selecionado e os recrutadores entraram em contato? Prepare-se para a entrevista. Esteja apresentável para tal momento, mantenha a calma e seja você mesmo.

Se no currículo constar que você fala inglês ou qualquer outro idioma, prepare-se ainda mais. Sei de casos em que a entrevista começou em português e seguiu em outro idioma para comprovar a fluência.

O que é preciso para trabalhar em Portugal?

Para trabalhar em Portugal é preciso, primeiramente, conseguir uma proposta de trabalho. Para isso, precisa pesquisar por oportunidades, se candidatar as vagas, fazer entrevistas e ser contratado.

Se você não é cidadão europeu ou não ainda não mora em Portugal, será necessário providenciar o visto de trabalho. Para solicitá-lo, você precisará apresentar uma série de documentos, sendo indispensável um contrato ou promessa de trabalho e o passaporte. Só quando o visto for aprovado é que deve comprar a passagem e realizar a mudança.

Após chegar em Portugal, terá que realizar o seu registro na Segurança Social, solicitar o NIF e procurar o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – para solicitar a Autorização de Residência para fins de trabalho.

É cidadão europeu e conseguiu um emprego em Portugal?

Então, você pode pular a solicitação do visto e se mudar a qualquer momento. Ao chegar no país, deverá solicitar o “Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia” na Câmara Municipal da cidade que irá morar e trabalhar.

Para isso, deve apresentar, além do comprovante de residência, o contrato de trabalho em Portugal que comprova que você tem condições financeiras para viver no país.

Está irregular em Portugal e conseguiu um emprego?

Se você foi para Portugal como turista ou com visto de estadia temporária e por uma sorte conseguiu um contrato de trabalho, pode fazer a Manifestação de Interesse e regularizar a sua situação no país.

Construção sites de emprego em Portugal

Atenção: não aconselhamos ninguém a ir para Portugal como turista se a intenção é morar no país. A lei da imigração não permite trabalhar com visto de turista e você acaba assumindo diversos riscos.

Em tempos de pandemia, muitas pessoas nessa situação perderam os seus empregos e passaram por grandes dificuldades. Além disso, se acontecer alguma fiscalização do SEF poderá ser deportado para o Brasil e impedido de entrar na Europa por um bom tempo.

É fácil arrumar emprego em Portugal?

Não. Nunca é fácil arrumar emprego em Portugal ou nem em qualquer outro país, principalmente agora, em tempos de pandemia. Segundo uma reportagem da RTP do dia 2 de dezembro de 2021, o país já soma 6,4% de desemprego.

No entanto, existem algumas áreas que estão sempre em busca de profissionais qualificados como Tecnologia da Informação, Marketing e Administração. Para essas áreas, os profissionais com uma boa qualificação tendem a ter maior facilidade na hora de arrumar emprego.

É preciso ter muito foco e perseverança para buscar um emprego em Portugal. Prepare-se para receber muitos “nãos” e para a falta de retorno das empresas as quais se candidatar. Independente da área que atua, sendo fácil ou difícil, o importante é não desanimar. Uma hora ou outra, a oportunidade vai aparecer.

Dicas para conseguir um emprego no país

Atualmente, conseguir emprego não está fácil para ninguém. Por isso, para quem está procurando emprego em Portugal, é necessário estar atento a alguns detalhes que podem fazer a diferença:

  • Atualizar o currículo no formato Europass;
  • Ter a documentação para visto de trabalho em Portugal em ordem;
  • Atualizar o perfil do LinkedIn;
  • Estar sempre atento aos sites de emprego em Portugal;
  • Participar de comunidades de divulgação de vagas;
  • Sempre aprimorar as suas habilidades e capacidades profissionais;
  • Aprender uma língua estrangeira;
  • Não esperar que o emprego dos sonhos caia do céu.

Além dos empregos no setor privado, brasileiros em Portugal também podem concorrer a concursos públicos desde que tenham o Estatuto de Igualdade de Direitos, o que pode ser uma boa oportunidade para uma carreira estável fora do Brasil.

Dica final para quem está em busca de emprego em Portugal

Trabalhar em Portugal não é fácil e muitas pessoas se enganam quando se mudam para cá achando que a vida vai mudar da noite para o dia. Será necessário muito esforço e força de vontade, temos que “engolir muitos sapos” e estar dispostos a mudar de vida.

Por isso que muitas vezes quando nos perguntam se vale a pena trabalhar em Portugal respondemos que depende do perfil da pessoa. Porque aqui trabalha-se muito, e a vida não é fácil. Para quem está acostumado a viver com tudo muito fácil, a adaptação pode ser complicada.

Mas é o que dizem, todo o sacrifício que fazemos depois terá uma recompensa. Por isso é que não devemos esperar nada acontecer de “mão beijada”. Correr atrás dos nossos sonhos e batalhar para crescer na vida é o que nos faz vencer e amadurecer.

Se o seu sonho é morar em Portugal, nós podemos ajudar. Criamos o Programa Morar em Portugal, são 22 vídeo-aulas com o fundador do Euro Dicas, Erick Gutierrez, em que ele ensina todos os passos necessários para fazer a sua mudança, desde o visto até a chegada no país! Vale a pena!