Encontrar um novo emprego após uma demissão pode ser um processo desgastante e estressante, especialmente em cenário de crise. Por isso, contar com o apoio da emprega que demite nesse processo pode torná-lo menos exaustivo. O Outplacement em Portugal, é uma oportunidade para brasileiros que se encontram em processo de demissão, começarem uma nova etapa da carreira.
Neste conteúdo vamos explicar o que é o Outplacement, como funciona, a quem se destina e como pode ser um importante aliado no processo de mudança para Portugal.

Existem empresas de Outplacement para brasileiros em Portugal?

Sim. Existem empresas de Outplacement que podem atender candidatos brasileiros em Portugal.
Porém, é preciso ficar atento ao fato que as empresas são contratadas diretamente pela empregadora, não pelo empregado. Dessa forma, se pretende ser recolocado no mercado, mas deseja uma mudança de país, no caso do Brasil para Portugal, o ideal é realizar o processo com uma empresa portuguesa. Dessa forma, ao negociar com a empresa empregadora no Brasil, você precisa indicar que busca uma recolocação no mercado fora do país.
Apesar de algumas empresas já terem essa política, nem sempre a iniciativa de Outplacement parte da própria empresa, em alguns casos é preciso que o empregado solicite o serviço. Dessa forma, se ao ser demitido você já tenha como objetivo ingressar no mercado de trabalho português, essa pode ser uma boa oportunidade.
Assim, com o serviço da consultoria será possível encontrar vagas que se enquadram nas suas competências profissionais, assim como reduzir o período transacional.

O que é Outplacement em Portugal?

O Outplacement é uma espécie de consultoria que auxilia o processo demissional e de recolocação profissional. Essa consultoria é um recurso usado principalmente por empresas que precisam reformular seus quadros de funcionários, mas não desejam deixar os funcionários demitidos a própria sorte no mercado de trabalho.
Assim, o Outplacement funciona como um consultor que vai auxiliar os funcionários demitidos a se recolocarem no mercado. Essa recolocação pode ser tanto na mesma área, quanto em uma nova área para a qual possua as competências necessárias.
No caso do Outplacement em Portugal, o processo pode ser benéfico para os profissionais brasileiros que estão passando por um processo de demissão, e que simultaneamente desejam direcionar a carreira para o fora do país.

Como um Outplacement pode ajudar a conseguir entrar no mercado de trabalho português?

O Outplacement funciona como uma consultoria, que vai auxiliar o profissional tanto na sua apresentação para o mercado, ou no marketing pessoal, quanto a encontrar as vagas que se enquadram no perfil e nas competências.
Dessa forma, quando o Outplacement pode ser uma ponte importante para ingressar no mercado português, que para muitos brasileiros é completamente novo. Assim, ao invés de realizar todo o processo de busca e recolocação sozinho, tendo que encontrar vagas, adaptar o próprio currículo, entender o que é valorizado no mercado português, o profissional conta com a ajuda da consultoria para se recolocar.
Apesar de ser um serviço pago, que geralmente é custeado pela empresa que está demitindo, mas pode ser descontado parcialmente do funcionário, o Outplacement pode economizar e se mostrar um ótimo investimento.
Recolocação profissional para brasileiros em Portugal

É difícil conseguir vaga de emprego para brasileiros em Portugal?

Vários fatores precisam ser considerados para responder essa pergunta, desde a área, a experiência profissional, a oferta de vagas, entre outros tantos aspectos relevantes.
A economia de Portugal, assim como a maior parte do mundo, passa por um período de instabilidade que torna a busca por emprego um pouco mais difícil e a oferta de vagas mais escassa. Porém, é preciso considerar que, em tempos pré-pandemia, o país passava por um período bastante positivo, com baixa taxa de desemprego e crescimento econômico estável.
Claro que o momento econômico também não era garantia de conseguir emprego para brasileiros em Portugal. Mas era mais fácil encontrar vagas, especialmente em áreas com falta de profissionais no país, como a área de TI.
Com a queda na oferta de vagas em 2020, pode ser mais difícil conseguir emprego, especialmente para quem está começando a carreira ou quem quer mudar de carreira. Assim como, em áreas que sofreram muito com a pandemia, como o turismo.
Por outro lado, em algumas áreas, especialmente as que viram a demanda aumentar, como setor alimentício, e-commerce, tecnologia, etc.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Quanto custa em média uma empresa de recolocação profissional?

O custo de um Outplacement varia, segundo informações divulgadas no site Dinheiro Vivo, pode ser entre 7 e% 13% do salário anual do candidato.
Geralmente, os custos são cobertos pela própria empresa que está demitindo, o que não gera perdas diretas para o funcionário.

Principais empresas de Outplacement em Portugal

Existem algumas empresas de Outplacement em Portugal, entre as principais estão:

Precisa mesmo contratar um Outplacement/empresa de recolocação profissional?

O Outplacement pode tornar o processo de recolocação profissional em uma busca menos exaustiva. Apesar de ser possível encontrar um emprego por conta próprio, a consultoria pode ajudar muito no processo. Especialmente considerando que o objetivo é entrar em um mercado novo, em país ainda desconhecido profissionalmente.
Assim como, o serviço de Outplacement pode dar mais segurança e tranquilidade uma vez que envolve a perda do emprego. Em momentos de incerteza econômica, o serviço pode ser um amparo para os profissionais e reduzir o estresse e a ansiedade que envolvem ficar desempregado.

Recomendação: só venha para Portugal com emprego garantido

Contando com o serviço de Outplacement para brasileiros em Portugal ou não, a recomendação é a mesma: não se mude sem um trabalho garantido. Mesmo que ao perder o emprego no Brasil você receba um bom acerto, não vale a pena se mudar para o país sem ter um trabalho garantido.
A recomendação se dá por vários motivos, como a necessidade de um contrato de trabalho para conseguir o visto de trabalho, assim como as dificuldades que podem ocorrer para conseguir se recolocar no país. Dessa forma, se você não tem nada garantido, além da possibilidade de ficar ilegal no país, pode ter que gastar todas as economias para sobreviver no país até conseguir um trabalho.
Além da consultoria para recolocação profissional, é essencial ter um bom planejamento para a mudança. Para ajudar você neste processo, preparamos um programa especial, o Programa Morar em Portugal, conta com aulas em vídeo, e-book, fóruns e mais. Tudo para auxiliar você durante todo o processo de mudança, desde o visto até a adaptação no país.