Brasileiros em Portugal, veja quantos são e como é o perfil do brasileiro.

Brasileiros em Portugal

Portugal  / 

Há muito tempo que os brasileiros têm saído do Brasil e tentado a vida em outros países, e em Portugal não é diferente.

Pela semelhança da língua, Portugal acaba atraindo mais os brasileiros, e quando vemos,
há muitos, mas muitos brasileiros em Portugal.

Quantos brasileiros estão em Portugal

De acordo com o relatório do SEF de 2016, existem 81.251 brasileiros residindo legalmente em Portugal. É a maior população de imigrantes no país.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Nesse mesmo relatório, o SEF alega ter identificado 608 brasileiros em situação ilegal no país. Porém, esse número é bem maior, visto que é o número que o SEF identificou, ou seja, existe ainda aqueles que o SEF não conseguiu identificar.

Veja porque você NÃO deve morar ilegalmente na Europa.

Nacionalidades mais representativas em Portugal

  • Brasil – 81.251
  • Cabo Verde – 36.578
  • Ucrânia – 34.490
  • Romênia – 30.429
  • China – 22.503
  • Reino Unido – 19.384
  • Angola – 16.994
  • Guiné Bissau – 15.653
  • França – 11.293
  • Espanha – 11.133

Apoios e Associações à brasileiros em Portugal

Com uma comunidade tão expressiva, existem algumas instituições e casas que servem de apoio para os brasileiros que vivem em Portugal.

Além do SEF, existem dois Consulados do Brasil em Portugal, um em Lisboa e outro na cidade do Porto (norte do país).

Também é possível encontrar apoio e ajuda na Casa do Brasil em Lisboa atua há 25 anos no país europeu e serve como importante ponto de apoio para os cidadãos que precisam de orientação a respeito de diversos assuntos. No site da instituição é possível encontrar mais informações.

Onde moram os brasileiros em Portugal?

Onde moram os brasileiros em Portugal
Os brasileiros estão espalhados por todo o território português. Acho muito difícil ir a uma cidade e não encontrar um brasileiro…

Mas existem aquelas cidades que são mais queridinhas, não por serem mais famosas ou turísticas, mas por oferecerem mais oportunidades para os brasileiros em Portugal, como por exemplo, mais ofertas de trabalho.

Lisboa, Porto, Braga e algumas cidades do Algarve são as que contam com as maiores comunidades de brasileiros.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Quem são os brasileiros que moram em Portugal?

Então, isso é um pouco complicado dizer, pois são muitos brasileiros, cada um com um motivo diferente para estar aqui, mas vamos tentar formar pequenos grupos:

Estudantes sozinhos

Temos os estudantes, que veem somente fazer a faculdade por 1 ano (ou a faculdade inteira por 4 anos).

Estudantes com famílias

Temos os estudantes que veem fazer uma parte dos estudos, mas trazem a família toda (e então colocam os filhos na escola e etc).

Indivíduo sozinho tentando mudar de vida

Existem aqueles que veem sozinhos, tentar uma vida melhor, entram como turistas, acabam não encontrando emprego na área deles mas decidem ficar, trabalhando em outros tipos de emprego, mas sem se legalizar (atenção, não recomendamos isso!). É importante depois de conseguir um emprego, ir ao SEF e pedir o visto para ficar legal no país.

Pessoa que já vem com visto e emprego

Tem brasileiros que já veem com o visto de trabalho e o emprego arrumado, já na sua área, e trazem a família, para viver uma vida melhor, com mais qualidade e segurança.

Aposentados

Tem os aposentados, que resolvem passar o restante da aposentadoria aqui em Portugal, já que existe um acordo entre o Brasil e Portugal para que os aposentados possam viver aqui.

Brasileiros casados com portugueses

Brasileiros (as) que casaram com portugueses e agora moram em Portugal.

Investidores

Brasileiros que vêm para Portugal para investir em alguma coisa, seja na abertura de um negócio, ou na compra de um imóvel.

Brasileiros com dupla nacionalidade

Brasileiros que têm dupla nacionalidade, não necessariamente portuguesa, mas que vieram para Portugal por algum motivo, se apaixonaram pelo país e simplesmente resolveram que querem morar aqui.

Aqui descrevemos algumas características de brasileiros em Portugal, mas existem muitas mais, pois não conseguimos dizer nem quem são os Brasileiros que moram no Brasil…. pois cada pessoa é diferente e tem um objetivo de vida diferente. Aqui demos somente alguns exemplos, mas você pode não se encaixar em nenhum deles.

Cidadania Portuguesa, quem tem direito e como adquirir.

Existe algum visto especial para brasileiros em Portugal?

Visto para brasileiros em Portugal
Não existe nenhum visto “especial” para brasileiros, mas existem vários tipos de vistos para ter uma estadia prolongada em Portugal, devemos encontrar aquela que mais se adequa à nossa situação. Veja os exemplos.

Visto de residência para trabalho subordinado

É o visto emitido para quem ainda está no Brasil, mas já tem um contrato de trabalho em Portugal.

Visto de estudante

É o visto para quem vem estudar. Deve ser tirado antes de vir para Portugal. É necessário uma série de documentos exigidos pelo consulado português e você pode ver como conseguir o visto de estudante para Portugal.

Visto de Empreendedor

É para quem quer abrir um negócio em Portugal. Existem algumas regras e documentos que são necessários. Veja como pedir um visto de empreendedor em Portugal.

Visto de estágio

Também necessita documentos comprovando que você foi aceito em um estágio em alguma empresa em Portugal. Atenção. Esse visto deve ser tirado antes de sair do Brasil.

Startup Visa

É um visto para quem já tem (no Brasil) ou quer criar uma startup em Portugal. Esse é um tipo NOVO DE VISTO que estará disponível esse ano. O processo de candidatura para as incubadoras já começou, e depois que for finalizado, será aberto para os empreendedores.

Veja mais sobre o startup visa Portugal.

Visto para aposentados ou rendas próprias

Para quem já se aposentou e quer viver uma vida mais tranquila, junte-se aos brasileiros em Portugal. Existe um visto para quem já se aposentou e quer morar em Portugal, o visto D7. É necessário a pessoa mostrar documentos que comprovem que ela tem uma renda igual ao salário mínimo vigente em Portugal 580 euros.

Veja como é viver em Portugal depois de se aposentar.

Golden visa

Esse é um visto para pessoas que investem muito dinheiro no país. Existem diversas maneiras de investir dinheiro em Portugal. Veja como funciona o Golden Visa Portugal.

Reagrupamento familiar

Este não é um visto, mas quando um membro da família já está morando legalmente em Portugal, ele pode pedir o reagrupamento familiar, para o restante cônjuges e dependentes. Veja como solicitar o reagrupamento familiar em Portugal.

Os brasileiros em Portugal são felizes?

Muitas pessoas fazem esse questionamento. Mas a resposta não é fácil… até porque, quem sou eu para responder sobre a felicidade dos outros?! O que eu posso dizer é que, quanto mais brasileiros eu conheço, mais eu vejo que a vontade de retornar ao Brasil é mínima.

Isso acontece também quando eu encontro com estudantes que estão na última semana em Portugal e estão se lamentando de ter que voltar para o Brasil.

Mas atenção. A vida em Portugal não é “perfeita“, aqui também temos problemas, aqui também passamos alguns perrengues, a diferença, na minha opinião, é que aqui conseguimos viver com menos, nos sentimos seguros, e também conseguimos fazer bons amigos e formar uma família, ou criar os nossos filhos em escolas boas, sem ter que gastar com isso.

Por isso, vou arriscar a responder que sim, os brasileiros em Portugal são felizes (resposta baseada na minha felicidade!).

Há empregos para brasileiros em Portugal?

Essa também é uma pergunta que as pessoas fazem muito. Sim, existem vagas de emprego para brasileiros em Portugal, mas você tem que lembrar que, dependendo da sua área de especialização, você provavelmente deverá validar o seu diploma, para poder exercer a sua profissão aqui.

Veja como validar o seu diploma em Portugal.

Mas para pessoas qualificadas e com experiência, existe emprego sim. Mas, assim como no Brasil, o emprego não vai cair no nosso colo. Devemos correr atrás, mandar currículos, ver as ofertas e não desanimar.

Veja nossas dicas sobre empregos para brasileiros em Portugal.

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.