Brasileiros em Portugal: veja quantos são, o que fazem e se são felizes

Morar fora é um processo que exige muita determinação, organização, foco e pesquisa. Portugal é um dos países mais desejados pelos brasileiros que estão em busca de começar uma nova vida. Se você tem o sonho de viver nas terras lusitanas e está realizando seu planejamento, entenda as opiniões e quais as principais vantagens e dificuldades dos Brasileiros em Portugal.

Brasileiros em Portugal: quem são?

Em janeiro desse ano, o SEF divulgou que são aproximadamente 151 mil, o número de brasileiros em Portugal. É claro que nos últimos meses esse dado pode ter sofrido algumas alterações, especialmente em função do momento que estamos vivendo agora. Mas é interessante notar, que de 2018 para 2019 aumentou em 43% o número de brasileiros em terras lusitanas.

O Euro Dicas conversou com 40 brasileiros para saber o principal motivo de escolher Portugal como destino, quais as principais semelhanças e diferenças entre os países e se sentem vontade de voltar para o Brasil. Entenda agora as principais questões levantadas por quem já vive a experiência e descubra se vale a pena.

Ressaltamos que nosso estudo foi realizado com amigos, colegas e conhecidos que vivem no país, além de claro ter muitos relatos da autora do artigo, que é uma brasileira que já morou (e vai voltar a morar) em Portugal.

A escolha da mudança de país

Ao conversar com os brasileiros em Portugal, o primeiro questionamento foi em relação ao motivo da mudança de país. As respostas predominantes foram sobre segurança e educação.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

A sensação de sentir-se seguro é sempre uma das diretrizes que são mais levadas em consideração pelos brasileiros que escolhem emigrar. Sabemos que infelizmente existem graves problemas de segurança pública no Brasil, e sendo Portugal um dos países mais pacíficos do mundo, a escolha muitas vezes é norteada por esse princípio.

É perceptível também que nos últimos anos, Portugal tem sido o destino de estudantes brasileiros na faixa etária dos 20 aos 35 anos, que almejam uma educação de qualidade, e buscam graduações, mestrados e doutorados nas universidades mais renomadas do país, como a Universidade do Porto, por exemplo.

Experiência pessoal: fui morar em Portugal em 2017, no meio da minha graduação.

Mais do que a vontade de realizar um intercâmbio e morar um tempo fora do país, eu sentia a vontade de viver em um lugar que me proporcionasse uma experiência estudantil diferente do que temos no Brasil.

Além disso, precisava entender como era estar em um país mais seguro, com uma melhor qualidade de vida e uma cultura que não é semelhante com a qual eu estava acostumada.

porto

E os brasileiros estão em quais cidades de Portugal?

Talvez estejam em todas. Ou na grande maioria. Entretanto, a grande parte dos brasileiros que conversamos, estão em Lisboa, Faro e Porto. Se você for estudar em Coimbra ou Braga, também vai conhecer uma grande comunidade de estudantes brasileiros.

O que fazem os brasileiros em Portugal?

A maioria dos brasileiros que entrevistamos nos contou que estão estudando no país. Já falamos aqui no Euro Dicas sobre como estudar em Portugal. Além disso, através de relatos é notável que o número de empreendedores brasileiros está aumentando em terras lusitanas. Conheça 5 casos de sucesso.

Além disso, destacamos os aposentados brasileiros que cada vez mais tem escolhido Portugal como destino, especialmente em função da qualidade de vida que o país proporciona.

Qual é o perfil dos novos imigrantes brasileiros em Portugal?

Segundo matéria publicada no site Vistos Portugal, existem novos perfis de brasileiros que chegaram em Portugal, desde exilados políticos até estudantes qualificados, por exemplo.

São muitos os perfis de brasileiros que chegam ao país, mas nota-se que licenciados, pessoas que pretendem continuar os estudos, famílias, empreendedores, aposentados, pessoas ligadas aos direitos humanos, ativismo e exilados políticos fazem parte dessa nova leva de brasileiros que tem buscado Portugal nos últimos anos.

Aposentados brasileiros em Portugal

Quais as nacionalidades mais representativas em Portugal?

Segundo dados de 2018 do Observatório das migrações, a nacionalidade mais representativa no país, é o Brasil, seguido respectivamente de Cabo Verde, Romênia, Ucrânia, Reino Unido, China, França, Itália, Angola e Guiné Bissau.

Apoios e associações a brasileiros em Portugal

Com uma comunidade tão expressiva, existem algumas instituições e casas que servem de apoio para os brasileiros que vivem em Portugal.

Além do SEF, existem dois Consulados do Brasil em Portugal, um em Lisboa e outro na cidade do Porto (norte do país).

Também é possível encontrar apoio e ajuda na Casa do Brasil em Lisboa, que atua há mais de  25 anos no país europeu e serve como importante ponto de apoio para os cidadãos que precisam de orientação a respeito de diversos assuntos. No site da instituição é possível encontrar mais informações.

Os brasileiros são felizes em Portugal? E quais as vantagens e desvantagens de escolher o país para viver?

Sim, a maioria dos brasileiros em Portugal são felizes. Das 40 pessoas que responderam nossas perguntas, apenas 3 relataram não serem felizes no país.

Existem algumas questões que devem ser levantadas em relação ao quesito felicidade ao viver em outro país. Nesse caso, tivemos relatos onde os brasileiros nos disseram que Portugal é um país excelente para viver, com um custo de vida mais em conta do que no Brasil, ensino de qualidade e segurança.

Muitas pessoas relataram não ter passado por nenhum tipo de problema na adaptação a Portugal. Salienta-se que a gastronomia é um grande ponto positivo, assim como a língua do país também ser português.

As desvantagens citadas pelos brasileiros em Portugal foram referentes à dificuldade de encontrar um emprego na área de formação, especialmente nas pequenas cidades do país.

O valor dos aluguéis especialmente nas cidades maiores também foi bastante citado. Em relação a problemas de adaptação, a saudade da família e dos amigos que ficaram no Brasil, foi o tópico mais lembrado.

torre de belem

Experiência pessoal: Portugal é um país maravilhoso. Tive a oportunidade de passar um tempo nos EUA, e já estive em alguns países da Europa, mas em minha opinião nenhum lugar do mundo se compara a Portugal. O país é calmo, rico cultural e historicamente, com paisagens surpreendentes, cidades lindas e com uma gastronomia sensacional.

Gosto bastante do método de ensino do país, especialmente dos politécnicos. Acho o povo português receptivo, e fiz muitos amigos, tanto portugueses quanto brasileiros. Decidir morar fora não é fácil, por isso a principal desvantagem para mim, na época em que vivi em Portugal era a distância das pessoas que eu amo.

Os brasileiros em Portugal pretendem voltar ao Brasil?

A maioria, não. Das 40 pessoas que responderam a essa pergunta, apenas 7 pretendem voltar ao Brasil, sendo que 4 estão em mobilidade internacional em Portugal.

Como é a comunidade de brasileiros em Portugal?

Quando fizemos essas pesquisas com brasileiros em outros países, por exemplo, os Brasileiros na Alemanha ou Brasileiros na Irlanda, algumas pessoas relataram evitar fazer amizade com seus conterrâneos, pois assim só ficariam falando português e não conseguiriam praticar a língua local.

Com os brasileiros em Portugal, em todas as respostas, notamos que um brasileiro tinha amizade com no mínimo dois os três outros brasileiros. É notável que muitos brasileiros se reúnem em Portugal, criam grupos no Facebook, WhatsApp, grupos de estudos e permanecem unidos gerando grandes amizades.

Experiência pessoal: aproximadamente quinze dias depois de chegar em Coimbra, conheci um grupo de brasileiros que se tornou minha família no país. Com eles eu passei o natal, ano novo e várias datas e momentos importantes. Mesmo depois de voltar ao Brasil, mantenho amizades duradouras com muitos brasileiros que conheci em terras lusitanas.

brasileiros fazendo churrasco em Portugal

Conclusão do estudo Euro Dicas

Portugal é um país magnífico, e existem diversas vantagens em escolher o país para imigrar. Certamente existem algumas dificuldades, afinal começar uma vida nova e ter que se adaptar não é tão fácil.

Entretanto, de acordo com os relatos compartilhados conosco e através de experiência própria, conclui-se que a maioria dos brasileiros não se arrepende de ter escolhido Portugal para viver.

Lembramos que para entrar em Portugal, seja para visitar ou para morar, todos precisam apresentar na imigração um Seguro Viagem Europa. Saiba tudo sobre esse documento e como contratá-lo.

Yara é farmacêutica e pós-graduanda em metodologias ativas para a educação. Totalmente apaixonada por viagens e conhecer novas culturas, ama compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita. Realizou um grande sonho fazendo intercâmbio na Califórnia em 2016, e mobilidade acadêmica em Coimbra no ano seguinte. Paulista que se encantou pelo Porto, mas é louca por Londres, não consegue decidir qual é sua cidade preferida. Adora fazer um mochilão e acredita que conhecer grande parte do mundo é possível. Sempre que tem a chance dá dicas de gastronomia, pontos turísticos e cidades diferentes. Seu amor pela Europa começou há 3 anos e desde então morou em Portugal e viajou pela Espanha, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Itália.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2020 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Custo de vida em Portugal 2020: quanto custa viver no país

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube