Encontrar um fiador em Portugal é uma das maiores dificuldades dos brasileiros que desejam alugar um apartamento para viver no país. Como suprir essa exigência de muitas imobiliárias e proprietários? Nesse artigo eu vou mostrar alternativas e te ensinar tudo que você precisa saber a figura do fiador em Portugal. Vamos lá?

Precisa de fiador em Portugal para alugar apartamento?

Depende.

Alguns senhorios (proprietários/locadores) exigem um fiador em Portugal e muitos ainda fazem a exigência de que essa pessoa seja um português nativo. Por outro lado, existem outros senhorios que exigem apenas o valor do caução e rendas adiantadas para que o imóvel seja alugado.

Uma documentação comumente exigida pelos proprietários de imóveis é a apresentação de um comprovante de renda ou contrato de trabalho que mostre que você recebe o suficiente para arcar com o aluguel mensalmente.

Quem pode ser fiador em Portugal?

Segundo o Código Civil português (Decreto-Lei nº 47344 – artigo 627º), o fiador é aquele que vai garantir a satisfação do direito de crédito ficando pessoalmente obrigado perante o credor, ou seja, caso o locatário fique inadimplente com o locador, o fiador deverá arcar as obrigações financeiras.

Seguindo a lei, qualquer pessoa pode se tornar um fiador em Portugal, desde que tenha meios financeiros ou bens móveis ou imóveis para garantir que possíveis dívidas do devedor sejam pagas. No caso de um contrato de aluguel de apartamento, o fiador deve pagar as rendas em atraso para o proprietário do imóvel.

Apesar de muitos proprietários exigirem que o fiador seja um português nativo, no Código Civil não existe nenhuma especificação sobre isso.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Condições para ser fiador

O fiador em Portugal precisa dispor de rendimentos para cumprir com as obrigações em caso de inadimplência da pessoa devedora. Portanto, para se tornar um fiador serão avaliadas as seguintes condições:

  • Se tem uma renda fixa: seja ela de trabalho, pensão ou aposentadoria;
  • Se tem bens móveis ou imóveis;
  • Se está negativado (tem nome sujo) perante ao Banco de Portugal.

Como conseguir fiador em Portugal?

Se ao morar em Portugal você se deparar com a exigência de um fiador para alugar um apartamento, existem duas alternativas:

  • Solicitar um fiador em Portugal através da Easy Sponsor, uma plataforma cujo objetivo é ajudar estrangeiros com essa parte burocrática, fazendo com que a própria empresa se torne a sua fiadora perante o proprietário ou a imobiliária;
  • Tentar uma negociação direta com o proprietário do imóvel para pedir que ele aceite a troca da figura do fiador por aluguéis adiantados.
Contrato assinado de casa com fiador em Portugal
A Easy Sponsor é uma boa alternativa para conseguir um fiador em Portugal

Vale dizer que é uma Easy Sponsor é uma plataforma confiável, criada por uma imobiliária de um brasileiro em Portugal que viu na Easy Sponsor uma forma de solucionar esse problema tão comum aos estrangeiros que vêm morar no país.

Para solicitar que a empresa se torne a sua fiadora ao alugar um apartamento em Portugal, você deve entrar no site oficial da Easy Sponsor, realizar o cadastro e anexar alguns documentos. São eles:

Após o cadastro, a equipe da Easy Sponsor faz uma avaliação da documentação, assim como uma consulta do seu nome em instituições como o SPC e SERASA para aprovar ou não a sua solicitação para fiador em Portugal.

Caso seja aprovado, a própria Easy Sponsor se torna a sua fiadora. É tudo muito simples e rápido!

Caso queira ver uma avaliação completa da Easy Sponsor para conhecer melhor a empresa, leia esse artigo que escrevemos sobre ela.

Tem como alugar apartamento sem fiador?

Sim, alguns proprietários não exigem o fiador em Portugal para alugar um imóvel.

Durante as suas pesquisas, fique atento as “condições de arrendamento” descritas pelo proprietário ou imobiliária.

Nos sites para alugar casa em Portugal, essas condições costumam ficar logo abaixo das fotografias do imóvel. No caso de alugar com a ajuda de um consultor imobiliário, ele será o responsável por te dizer quais as condições exigidas.

Já os proprietários que exigem o fiador em Portugal, podem não estar abertos a negociação. Tente conversar com ele pessoalmente para tentar tirar esta condição para alugar o imóvel.

Ter um fiador facilita o aluguel de um imóvel em Portugal?

Se você encontrar uma casa onde realmente gostou e deseja morar, ter um fiador pode fazer com que o contrato aconteça de forma mais rápida, uma vez que o proprietário terá mais confiança no cumprimento das responsabilidades do aluguel.

Além disso, quando se tem um fiador em Portugal, o valor que terá que desembolsar inicialmente para alugar uma casa costuma ser bem menor se comparado a quem não tem.

Com o fiador é bem provável que tenha que pagar um caução ou um caução + um aluguel adiantado ao assinar o contrato. Sem o fiador, essa conta inicial pode aumentar bastante.

Conforme o Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU), os proprietários podem cobrar até 3 rendas adiantadas + caução, desde que esse acordo entre o locador e o locatário seja registrado por escrito. Porém, nem sempre a legislação é cumprida.

Ao visitar sites de aluguel de apartamento em Portugal você poderá encontrar anúncios que exigem o adiantamento superior a três meses caso não apresente o fiador. Aqui no Euro Dicas já vimos anúncios com pedido de pagamento inicial de 6 meses adiantados + o caução.

Exija o registro do seu contrato nas Finanças

Se esse for o caso, tenha tudo muito bem formalizado em contrato e solicite que o contrato seja registrado nas Finanças. Tenha em mente que caução serve para possíveis reparos no apartamento no caso da sua saída (podendo ou não ser devolvida, a depender do estado do imóvel após o término do contrato).

Já os aluguéis adiantados deverão ser abatidos. Por exemplo, se fechou um contrato por 12 meses e no início pagou 2 aluguéis adiantados, poderá permanecer no imóvel nos 2 últimos meses sem pagar o aluguel, uma vez que já adiantou esse pagamento no momento do contrato.

Lembre-se que o planejamento financeiro é essencial. Portanto, antes de realizar a mudança tenha em mente que terá que desembolsar um valor inicial elevado para alugar um apartamento, independentemente de ter ou não um fiador.

E cuidado com golpes!

Além disso, “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Existem muitos anúncios de casa com preços muito abaixo do mercado e esse é um dos golpes mais comuns em Portugal. Muitas vezes são anúncios falsos de pessoas que querem apenas roubar esse depósito inicial de estrangeiros desavisados. Tenha bastante cuidado!

O nosso conselho é: visite o apartamento antes de fechar o negócio, exija que o seu contrato de arrendamento seja registrado nas Finanças e, caso precise de um fiador em Portugal, conte o auxílio da Easy Sponsor para garantir o aluguel do seu novo lar. E boa sorte!