Nos últimos anos, muitos brasileiros têm vindo morar em Portugal e a escolha do imóvel para viver é uma das grandes decisões que devem ser tomadas. As dúvidas são muitas, seja sobre preços, procura de imóveis ou sobre qual a melhor região para viver. Se você vai alugar apartamento em Portugal, acompanhe este artigo. Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Como alugar um apartamento em Portugal?

Na hora de alugar um apartamento é preciso pensar em várias questões antes de tomar a decisão, principalmente se você está chegando agora ao país e ainda conhece a região onde vai morar.
Para ajudar você nesse processo, elaboramos um passo a passo com algumas dicas importantes:

  • Definir a cidade que você quer morar em Portugal;
  • Visitar sites de aluguel de apartamento em Portugal;
  • Escolher uma lista de imóveis que o agrada e entrar em contato com a imobiliária ou locador;
  • Preparar a documentação requisitada;
  • Visitar o apartamento;
  • Fechar o negócio.

A seguir vamos explicar melhor cada um destes itens.

1. Definir a cidade que você quer morar em Portugal

Se você vai morar em Portugal, mas ainda não sabe em qual cidade vai viver, este é o primeiro passo importante. Talvez ele dependa da atividade que você veio fazer no país, como estudo ou trabalho.

Cuidado com o clima

Se tiver mais liberdade para escolher a região onde vai morar, também pode ser interessante pensar em outros aspectos, como o clima. Em Portugal, o Sul costuma ter temperaturas mais amenas, com tempo mais seco. Já no Norte, há mais umidade e o inverno também pode ser mais frio. Você também pode escolher se prefere viver no litoral, no interior ou na serra, por exemplo. Portugal tem todas estas opções.

Orçamento varia de acordo com a região

O preço que você está disponível a pagar pelo aluguel também deve ser considerado, até porque este é o gasto que mais pesa no orçamento. Algumas regiões costumam ser bem caras, como é o caso de Lisboa, Porto e Algarve. Se quiser economizar, você pode morar em cidades menores ou mesmo na região metropolitana das grandes cidades. Ao fazer isso, a economia em aluguel pode ser bem grande.

Cidades turísticas são mais caras

Nos últimos anos, o mercado imobiliário das grandes cidades foi muito movimentado. Porto e Lisboa, principalmente, receberam muito investimento em alojamentos para turistas e outros negócios com investimento estrangeiro. Isso tem pontos positivos para as cidades, já que o turismo movimenta bastante a economia. Mas é inegável que há uma consequência bem clara para os moradores: os aluguéis encareceram bastante nesse período.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Quer morar em Portugal com segurança e qualidade de vida?

Recomendamos a assessoria boutique da Atlantic Bridge, para quem deseja ir para Portugal de forma planejada, sem contratempos e com a segurança de ser acompanhado pelos profissionais mais experientes do mercado.

Saber Mais →

Para conhecer um pouco mais das regiões de Portugal para alugar um apartamento, veja o nosso artigo 13 melhores cidades de Portugal para morar.

2. Visitar sites de aluguel de apartamento em Portugal

Quando você já souber em qual cidade vai morar, é hora de começar a busca por apartamento. Uma boa maneira de fazer isso é visitar sites de aluguel, e Portugal é cheio deles. Você vai poder ter acesso a muitos apartamentos que estão disponíveis para alugar e vai ter uma boa noção de quais são os preços praticados.

Nestes sites, você vai encontrar imóveis anunciados por imobiliárias e outros anunciados diretamente pelos proprietários. Cada tipo de negócio tem suas vantagens e desvantagens.
Alugar apartamento via imobiliária pode ser mais seguro, mas também é mais caro, já que existe o custo da prestação do serviço do corretor. Por outro lado, alugar diretamente com o proprietário pode ser mais em conta, mas é preciso ficar atento aos detalhes da negociação e do contrato.

Separamos os principais sites de anúncio de apartamentos em Portugal. Fique de olho neles:

Idealista

O Idealista é um dos sites mais utilizados para anúncio de apartamentos de aluguel e conta com muitas ofertas. É possível filtrar a busca por região, tipo de apartamento, valor a pagar, entre outras características.

No site, é possível ver fotos e a descrição do imóvel, e você pode enviar uma mensagem diretamente ao anunciante, caso fique interessado.

Imovirtual

O Imovirtual tem um funcionamento bem semelhante ao Idealista e também conta com uma grande variedade de anúncios.

No site, é igualmente possível usar filtros de busca de acordo com as suas necessidades e se comunicar com o anunciante do imóvel para agendar uma visita.

Casa Sapo

O Casa Sapo é outro site muito usado em Portugal para fazer busca de imóveis para alugar. Assim como os anteriores, você terá à disposição uma lista de imóveis, com fotos e descrição disponíveis.

Caso se interesse por algum apartamento, basta contactar o anunciante para marcar uma visita.

Uniplaces

O Uniplaces funciona um pouco diferente. A plataforma tem ofertas de apartamentos e quartos disponíveis para alugar. Os imóveis são mobiliados e muitas vezes já incluem o valor das contas mensais.

É muito usado por estudantes ou por pessoas que passam temporadas curtas em Portugal. Mas nada impede que você utilize o site para encontrar um apartamento para um período mais longo.
Outra diferença é que os apartamentos não podem ser visitados. As informações disponibilizadas pelos proprietários são checadas pela equipe da plataforma, para garantir que os apartamentos estão de acordo com o anúncio.

Ficou interessado? Conheça melhor o funcionamento da Uniplaces.

Airbnb

A plataforma de aluguéis Airbnb é usada para locações de curta temporada, com apartamentos totalmente mobiliados e prontos para serem usados. Você pode ver as descrições das casas e também pode visualizar as avaliações de quem já alugou o imóvel (este é um diferencial do Airbnb).

Se você ainda está em busca do apartamento ideal, alugar um imóvel temporário pelo Airbnb pode ser uma boa solução para você.

Para saber mais, veja o artigo Airbnb: entenda o funcionamento da plataforma.

Além destas plataformas, você também pode acessar diretamente os sites das imobiliárias, se preferir. Confira algumas das mais conhecidas e que possuem imóveis em várias zonas de Portugal:

Grupos do Facebook para alugar apartamento

Vale a pena olhar apartamento em grupos do Facebook? Valer vale, porém é necessário ter muita atenção aos golpes que ocorrem na internet.

Os grupos do Facebook podem ajudar a dar uma noção de como está o mercado e até das imobiliárias e empresas que atuam no setor imobiliário em Portugal.

Porém, tenha muita atenção ao fazer “o negócio da sua vida” através de um grupo do Facebook. Procure garantias e jamais envie documentos e informações bancárias através da rede social.
Descubra aqui alguns dos golpes mais comuns em Portugal e como evitá-los.

Alugar apartamento em Portugal por indicação

Uma indicação pode ser de grande valia para quem quer alugar apartamento em Portugal. Isso porque se você conhece alguém que está de mudança e vai vagar um imóvel, essa pessoa poderá te indicar e encurtar o caminho.

Muitos brasileiros conseguem indicação de outros brasileiros e fecham o negócio antes mesmo do imóvel ser anunciado em imobiliárias e grupos de aluguel.

3. Escolher uma lista de imóveis e entrar em contato

Depois de visitar os sites e escolher alguns imóveis que você gosta e que se adequam ao que procura, é hora de entrar em contato com os anunciantes para marcar as visitas.

Procure marcar mais de uma visita, para ter mais opções de escolha. Se gostar de mais de um apartamento, melhor. Você vai poder decidir com calma e escolher o apartamento ideal para você.

4. Preparar a documentação requisitada

A lista de documentos e exigências para fechar um contrato de aluguel pode variar. Alguns anunciantes exigem mais documentos e comprovações de renda do que outros.
Os documentos solicitados normalmente são:

Documento de identificação

Para sua identificação em Portugal os documentos aceitos são Passaporte, Título de Residência ou Cartão de Cidadão.

Comprovantes de meios de subsistência

Quase sempre os proprietários exigem um comprovante de você tem meios de arcar com o pagamento do aluguel. É possível apresentar contrato de trabalho, recibos verdes (caso seja um trabalhador independente) e Declaração do IRS (Imposto de Renda sobre o Rendimento de Pessoas Singulares).

Veja o que é exigido pelo dono do imóvel e, na falta de algum documento, converse com ele sobre estes comprovantes.

NIF

O NIF (Número de Identificação Fiscal) é semelhante ao CPF do Brasil, e é exigido para este tipo de negociação. Caso você ainda não tenha feito o seu, dirija-se às Finanças para fazer isso. O NIF é necessário em muitas situações, sendo um documento fundamental em Portugal.

Adiantamento do aluguel

Também é muito comum que seja exigido um adiantamento de valor dos aluguéis. Pela lei, o adiantamento máximo que pode ser exigido é de 3 meses do valor.

Mas há pessoas que exigem mais, principalmente, na falta de comprovantes de renda. Em uma situação dessas, o proprietário e o locador combinam um adiantamento maior, para dar mais segurança ao contrato.

O mais importante é ficar atento à negociação para fazer o melhor negócio para você.

Valor de caução

A cobrança de um valor de caução também é uma exigência comum nos contratos de aluguel em Portugal, e muitas vezes esse valor corresponde a 1 ou 2 meses de aluguel.

A caução fica com o proprietário do imóvel até o fim do contrato e deve ser devolvida ao final dele, quando o imóvel for entregue nas mesmas condições em que foi alugado.

Fiador

Normalmente os proprietários pedem que o contrato tenha um fiador português. Como esta é uma questão delicada, principalmente se você chegou há pouco tempo em Portugal, uma possibilidade é tentar negociar essa exigência.

Alguns proprietários e imobiliárias aceitam a troca do fiador pelo pagamento de mais alguns meses de aluguel adiantado. Se esse for o seu caso, explique a situação para o dono do apartamento e tente negociar um pagamento maior em substituição.

Se você quiser conhecer mais a Lei do Arrendamento em Portugal, veja este artigo em que explicamos todos os detalhes.

Alugar apartamento em Portugal no interior

5. Visitar os apartamentos

Embora algumas pessoas ou imobiliárias possibilitem o aluguel de um apartamento sem fazer uma visita prévia, ver o local pessoalmente antes de fechar o contrato é recomendável, para se certificar que tudo está em boas condições.

Quando fizer a visita, fique atento se o imóvel está de acordo com a descrição do anúncio e se contém os móveis ou eletrodomésticos anunciados.

Também é interessante observar qual a posição solar do imóvel, para saber se a casa recebe incidência de luz solar em algum momento do dia. É um grande diferencial para os dias de inverno.

A vista prévia também evita problemas ou cobranças indevidas na devolução da caução quando o contrato acabar. Por isso, faça uma vistoria com o proprietário, para observar eventuais defeitos no imóvel.

6. Fechar o negócio

Depois que você encontrar o apartamento adequado, aceitar as condições do contrato e reunir a documentação exigida, é hora de fechar o negócio. Leia o contrato com atenção, e caso haja alguma discordância, fale com o proprietário antes da assinatura.

Caso o proprietário ofereça dispensar o contrato, fique atento. Ainda que esta situação exija menos documentos e possa dar um pouco menos de trabalho, o contrato é o documento que dá segurança para quem aluga e para quem é dono do imóvel.

Também se certifique se o proprietário emite os recibos dos aluguéis pagos. Os valores gastos com moradia (comprovados com recibo) podem ser declarados no IRS e você pode deduzir até 15% deste valor por ano.

Se você não pretende alugar e tem interesse em comprar um imóvel, veja o artigo Como comprar casa em Portugal.

Quanto custa alugar apartamento em Portugal?

O custo de um apartamento pode variar bastante, levando em conta o tamanho do imóvel, número de quartos, localização e mobília e equipamentos disponíveis na casa. Para que você tenha uma ideia, vamos listar os valores médios atuais, de acordo com o site Numbeo.

Apartamentos em Lisboa

1 quarto no centro da cidade 700€ a 1200€
1 quarto fora do centro da cidade 500€ a 800€
3 quartos no centro da cidade 1200€ a 2000€
3 quartos fora do centro da cidade 800€ a 1500€

Apartamentos no Porto

1 quarto no centro da cidade 550€ a 800€
1 quarto fora do centro da cidade 400€ a 650€
3 quartos no centro da cidade 1000€ a 1600€
3 quartos fora da cidade 650€ a 1100€

Apartamentos em Braga

1 quarto no centro da cidade 500€ a 650€
1 quarto fora do centro da cidade 300€ a 500€
3 quartos no centro da cidade 700€ a 1200€
3 quartos fora do centro da cidade 500€ a 800€

Apartamentos no Algarve

No Algarve, os preços variam muito, pois há áreas mais em conta e zonas consideradas de luxo. Vale a pena ter paciência na procura se você pretende morar no Algarve.

1 quarto no centro da cidade 450€ a 600€
1 quarto fora do centro da cidade 400€ a 600€
3 quartos no centro da cidade 750€ a 1500€
3 quartos fora do centro da cidade 650€ a 1000€

Apartamentos no interior de Portugal

Se você optar por morar no interior, em cidades menores, os preços dos aluguéis vão ser um pouco mais baixos. Veja alguns exemplos de apartamentos T3 no centro da cidade:

  • Aveiro: 700€ a 850€;
  • Barcelos: 400€ a 450€;
  • Covilhã: 370€ a 600€;
  • Guimarães: 450€ a 750€;
  • Setúbal: 750€ a 959€;
  • Viana do Castelo: 600€ a 750€;
  • Viseu: 500€ a 750€.

O que significa T0, T1, T2 e T3 em Portugal?

Com toda certeza, quando você começar a busca por um imóvel em Portugal, vai se deparar com estes termos: T0, T1, T1 + 1, T2, T3 etc. São as denominações de cada tipo de imóvel. Veja:

  • T0: apartamento sem quarto (quitinete);
  • T1: apartamento de 1 quarto;
  • T1+1: apartamento com 1 quarto e outro cômodo menor que pode ser usado como quarto ou escritório (geralmente não tem janela);
  • T2: apartamento de 2 quartos;
  • T2+1: apartamento com 2 quartos mais o cômodo menor que pode ser usado como quarto ou escritório (geralmente sem janela);
  • T3: apartamento de 3 quartos.

Como alugar um apartamento em Portugal estando no Brasil?

Algumas pessoas têm dúvidas sobre a possibilidade de alugar um apartamento em Portugal estando ainda no Brasil. Essa é uma possibilidade. Você pode fazer contato com os anunciantes dos imóveis que interessarem a você.

Entretanto, se você puder evitar, é aconselhável. O ideal é escolher um apartamento quando você já estiver na cidade em que vai morar. Assim, é possível escolher o melhor bairro, além de conferir o imóvel pessoalmente, o que pode evitar frustrações futuras.

Além disso, fazer um negócio à distância e pagar por um apartamento que você sequer visitou, é sempre um risco.

Caso você queira chegar em Portugal com um imóvel já alugado, para não ter que ir a um hotel, escolha um imóvel temporário pelo Airbnb ou pela Uniplaces. Depois, quando já estiver no país, você pode escolher seu apartamento definitivo com calma.

Como pagar o aluguel estando no Brasil?

É muito comum que os proprietários ou imobiliárias peçam o pagamento de uma caução e/ou rendas adiantadas para “segurar” o apartamento para você. É uma segurança que eles pedem para garantir o pagamento já que os estrangeiros normalmente não possuem fiador em Portugal. Mas como fazer isso? É fácil.

Você pode fazer a transferência através dos bancos, dos correios ou das plataformas online. A forma mais vantajosa é através das plataformas online, que são mais baratas, seguras e você faz a transferência em poucos cliques. As plataformas que nós mais utilizamos e recomendamos aos nossos leitores são a Remessa Online, a Wise e a Western Union.

Fizemos o passo a passo na Remessa Online para exemplificar, veja só:

  • Acesse o site da Remessa Online e faça o seu cadastro, clicando e no canto superior direito da página;
  • Depois de logar, clique em “Enviar Dinheiro” e selecione “Pagar aluguel ou compra de imóvel”;
  • Insira o valor a ser pago;
  • Informe os dados de quem vai receber o dinheiro: nome completo, país e dados bancários;
  • Escolha um nome para sua história, ou seja, para o motivo de sua remessa (pode ser “Aluguel em Portugal”, por exemplo);
  • Envie pela plataforma o contrato de locação assinado por você e pelo locatário estrangeiro. A equipe da Remessa Online irá analisar o documento e os dados em até um dia útil. Se tudo estiver ok, sua remessa será liberada;
  • Você receberá um e-mail, informando que sua história foi aprovada;
  • Depois de aprovado você irá fazer uma TED para a conta da Remessa Online informada e enviar o comprovante dentro da plataforma. Quando a Remessa Online receber o seu comprovante, a instituição tem o prazo de até 1 dia útil para realizar sua transferência.
  • Pronto, você vai receber um novo email confirmando o processo.

Assim você faz o pagamento do seu aluguel dentro da lei e de forma simples!

Como alugar quarto em Portugal?

A principal escolha de quem está chegando sozinho em Portugal é alugar um quarto. Essa é uma dica importante para que você possa procurar com calma um apartamento para alugar e não se precipitar.

O site Uniplaces é o mais indicado para quem deseja alugar quarto em Portugal. Nele você pode ver as fotos do espaço, regras do senhorio e toda negociação é online. Ele atua como um intermediador e ainda oferece garantias. Use o cupom de desconto EURODICAS para obter 10% de desconto direto no aluguel.
dicas-para-alugar-apartamento-em-portugal
Se você chegar ao local e as condições não estiverem de acordo com o anúncio, terá 24 horas para cancelar o aluguel. Por outro lado, normalmente o site exige o pagamento de pelo menos dois aluguéis na hora de garantir o quarto. Além disso, ele também cobra uma taxa de cerca de 50€ pelo serviço.

Curiosidades sobre o aluguel em Portugal

Em Portugal, o aluguel é chamado de arrendamento, e o valor mensal pago para alugar apartamento em Portugal é chamado de renda. Já o proprietário do imóvel é chamado de senhorio.

Alugar apartamento em Portugal mobiliado ou sem mobília?

Quando você for alugar apartamento em Portugal, poderá optar por um imóvel com mobília (mobilado, como se diz em Portugal) ou vazio (geralmente os apartamentos contam com os móveis da cozinha), mas será que vale a pena?

A melhor coisa a se fazer é analisar o seu caso e a sua situação em particular.

Quando é melhor alugar mobilhado

Alugar um apartamento mobilhado pode ser a melhor opção caso você ainda esteja no processo de decisão e adaptação. Caso você ainda não tenha certeza se morar em Portugal será provisório ou permanente ou não tenha capacidade financeira para desembolsar um bom valor em móveis logo de chegada, opte por um apartamento já mobilhado.

Tenha especial cuidado ao conferir a lista dos itens que estão disponíveis no apartamento e o estado de conservação e funcionamento. Isso porque um relatório (vistoria), assinado por você e pelo proprietário do imóvel, pode fazer a diferença no final do contrato.

Quando é melhor alugar sem mobília

Caso a sua disponibilidade financeira seja boa e mobiliar uma casa não faça diferença no seu orçamento, comprar os móveis que você mais gosta pode ser mesmo o que precisa para trazer as energias da sua terra natal ao seu novo lar.

Portanto, se você já estiver com a decisão tomada de que Portugal será o seu novo país, alugar um apartamento sem mobília poderá ser a melhor escolha a longo prazo.  Ainda que o gasto inicial seja alto, você vai deixar a sua nova casa do seu jeito e com a sua cara. Ah, e o valor do aluguel sem mobília costuma ser mais baixo.

Cuidados ao alugar um apartamento em Portugal

Lembre-se sempre de que você estará em um país estrangeiro. Por isso, todo cuidado é importante na hora de alugar um apartamento em Portugal.
Separamos uma lista de precauções que podem ajudar você:

  • Verifique a classificação energética da casa, já que isso influencia no valor mensal;
  • Verifique se há aquecimento no imóvel, caso contrário pode ser necessário investir em aquecedores no inverno.
  • Não alugue nada sem antes ver as condições do local;
  • Exija o contrato de arrendamento;
  • Verifique a condição de todos os móveis/eletrodomésticos no apartamento.
  • Verifique se o aquecimento da água é elétrico ou a gás;
  • Verifique se as janelas possuem vedação e vidros duplos, no inverno faz muita diferença;
  • Verifique se há problemas de infiltração, umidade, mofo, etc. Isso agrava no inverno e com as chuvas;
  • Verifique se bate sol no imóvel. É importante para ter menos umidade e a casa mais aquecida;
  • Não realize qualquer tipo de transição bancária, sem antes ver o imóvel e conversar com o proprietário. De preferência realize o pagamento na hora de assinar o contrato;
  • Leia o contrato todo. Veja quais as condições de reparo da casa, dos eletrodomésticos, tempo do contrato e principalmente o combinado para a quebra do mesmo;
  • Dê preferência a imóveis com comércio ao redor, perto de transporte público;
  • Verifique se é uma região segura e tranquila para viver, andar a noite, etc.

Ajuda para morar em Portugal

Se você deseja morar em Portugal, pode contar com a nossa ajuda. Preparamos o Programa Morar em Portugal, um guia completo com 22 vídeoaulas que te contam o passo a passo detalhado de tudo que você precisa fazer para mudar para Portugal sem imprevistos e com segurança! Confira o que está incluído no Programa.