A imigracão em si é um enorme desafio, mas a maior dificuldade do brasileiro que hoje pretende imigrar para Portugal é uma palavrinha com apenas 7 letras. Estou falando de conseguir um lugar que serve para acumular tralhas, dormir, não pegar frio e chuva , tentar recomeçar a vida e ser feliz por um bom tempo. Acertou quem pensou em ALUGUEL, que aqui é mais conhecido como arrendamento. Pois é, não está fácil alugar imóvel em Portugal!

Sim, minhas caras e meus caros leitores, não está sendo fácil para ninguém conseguir alugar uma boa casa ou apartamento por cá. Prepare-se porque os obstáculos são cada vez maiores. E o fato de você vir do Brasil pode deixar as coisas mais complicadas, em alguns casos. Eu explico.

O mercado imobiliário em Portugal

Vamos primeiro aos fatos: o mercado imobiliário português segue aquecido. O preço dos imóveis para alugar (e para comprar também) continua em alta, apesar da grande incerteza sobre o impacto que a guerra na Ucrânia terá na economia da Europa como um todo.

Dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que a inflação de 7,2% no mês de maio em Portugal já chegou também ao valor dos aluguéis. É preciso estar muito atento a estes números no seu planejamento. E ainda há outros problemas.

Portugal segue a mesma tendência dos irmãos europeus: alta demanda de pessoas necessitando de imóveis para alugar e pouca oferta de unidades no geral. Conclusão: embora, em teoria, existam critérios estabelecidos por lei sobre as possíveis exigências dos proprietários (aqui também chamados de senhorios), há quem abuse – e muito – do aquecimento do mercado e faça cobranças extorsivas.

Ribeira do Porto
Porto, foto de Maurício Martins.

Antes de tudo: conheça a situação em Portugal

Em grupos de Facebook há relatos assustadores sobre o tema, geralmente de quem não se preparou e fez tudo no susto, sem se informar minimamente. Pessoas que chegam em Portugal despreparadas e imploram por um mísero quarto.

Famílias que imigram com filhos e que se dão conta de que estão sem teto. Há muitos brasileiros clamando por ajuda nestes grupos. É desesperador, de cortar o coração. E não há muito a ser feito. Muitas vezes essas pessoas acabam voltando frustradas para o Brasil.

Também recebemos relatos variados sobre brasileiros com problemas para conseguir um espaço para alugar. É gente que se recusa a alugar para quem tem filhos ou para quem tem animais de estimação.

Preconceito e golpes: também podem acontecer

E, sim, há preconceito: pelo simples fato de ouvir um brasileiro do outro lado do telefone perguntando sobre a casa que está para alugar, há proprietários que desconversam. Acredite, este fato lamentável acontece, não vamos mentir. É comum você telefonar para um proprietário português e ele te despachar rapidamente dizendo que o local já não está mais disponível.

No entanto, se você pedir a um amigo lusitano para ligar, pode ser que o mesmo proprietário rapidamente marque uma visita para ver o apartamento. Não se iluda: gente com pensamento pequeno você vai encontrar em qualquer lugar do mundo, infelizmente.

Isso sem falar em famílias que acabam caindo em golpes aplicados, não só nos sites conhecidos de aluguéis de imóveis, como nos anunciados em redes sociais. O golpe é simples: a pessoa, ainda no Brasil, acredita que achou o seu apartamento dos sonhos em Portugal, faz o depósito dos valores e quando chega aqui tem a desagradável surpresa de descobrir que o imóvel já é habitado ou nem mesmo existe. Muito cuidado.

As exigências no aluguel são muitas

Outra coisa que acontece com quem consegue ultrapassar os obstáculos iniciais é ter de lidar com as exigências para fechar o contrato de arrendamento. É normal por aqui pedir fiador. Caso você não tenha (o que é muito comum, afinal a maioria está começando a vida em outro país e não conhece ninguém), é normal ter de adiantar o pagamento de alguns aluguéis, a título de garantia (caução).

Em regra geral, um senhorio pede dois ou três meses de renda, mas isso varia muito. Muito mesmo. E, é claro, tem gente que abusa: já ouvimos relatos de proprietário que queria 12 – sim, você leu direito: DOZE – aluguéis adiantados para fechar o contrato. E durma-se com um barulho desses.

Para quem pretende morar no interior do país, o Governo de Portugal oferece incentivos. Veja quais são eles.

Procurar, procurar e procurar

É óbvio que se você procurar bastante e souber exatamente o que quer (e até onde sua mão pode alcançar), vai acabar encontrando um lindo lugar para morar em Portugal. Apenas atente-se ao fato de que esta não é uma tarefa fácil. Aliás, como nada envolvendo a imigração. Tem gente que acha que imigrar é mudar de bairro e depois se sente completamente perdido, sem saber exatamente o que fez da vida. Não queremos isso pra você.

Procurar uma casa fora dos grandes centros, indo para cidades mais para o interior de Portugal, pode ser uma boa solução para fugir de todas essas dificuldades de alugar imóvel. No geral, você encontra imóveis com preços mais justos nestas regiões, mesmo que muitas vezes eles não sejam tão modernos.

Devo imigrar sem uma proposta de trabalho? Veja a minha experiência.

Casas em Aveiro
Costa Nova/Aveiro, foto de Maurício Martins.

Contar com uma assessoria ajuda

Se você está fazendo seu planejamento de morar em Portugal, vale a pena ponderar se não compensaria contratar uma empresa que faça o chamado relocation e busque o imóvel para você, ainda estando no Brasil. Além da praticidade de chegar aqui e já ter o seu lugar para morar esperando por você, este tipo de empresa, muitas vezes administrada por brasileiros, vai tratar de toda a parte burocrática.

Na Uniplaces, por exemplo, você pode encontrar e reservar acomodação de maneira segura e fácil. Os quartos e apartamentos são verificados pela empresa e caso o alojamento que você alugou não esteja conforme o que você contratou na plataforma, eles devolvem o seu dinheiro. É especialmente indicado para quem ainda está no Brasil e quer chegar no país já com moradia.

No entanto, essa praticidade e segurança tem um preço: a plataforma cobra taxa de locação, mas oferecemos um desconto de 15% na tarifa administrativa através do cupom UPEURODICAS15OFF basta visitar o site da Uniplaces adicioná-lo na parte de pagamentos.

Além disso, você pode optar pelo pagamento via cartão de crédito ou Paypal – que aceita o cartão de débito internacional da Wise.

Deixar para buscar apartamento ou casa já estando em Portugal, enquanto você fica num Airbnb ou num hotel, é extremamente arriscado, pura adrenalina, e nada recomendado, diante do atual cenário. Os bons imóveis são alugados na velocidade da luz, ainda mais em cidades como Lisboa, Porto e Braga.

Conheça histórias de brasileiros que tiveram sua imigração frustrada.

Comprar um imóvel pode ser uma boa opção

E sempre vale avaliar se não é o caso de você comprar ao invés de alugar. Informe-se sobre o crédito imobiliário em Portugal. Em muitos casos, o valor do seu arrendamento vai acabar sendo superior ao da parcela que você pagaria para ter o seu próprio imóvel.

Força e foco! Não é nada fácil, mas você vai acabar conseguindo alugar seu apartamento em Portugal. Basta se organizar e ficar atento para não cair em armadilhas.