Borderless Card: conheça o cartão de débito da TransferWise

Um cartão de débito para quem vive sem fronteiras. Assim é o Borderless Card, cartão da bandeira Mastercard oferecido a quem tem conta na TransferWise. O cartão que permite movimentar a conta digital e converter valores utilizando a função débito é aceito em várias partes do mundo. Saiba aqui mais informações sobre esse serviço da TransferWise, como ele funciona e quem pode ter acesso a esse versátil cartão.

O que é o Borderless Card?

O Borderless Card é um cartão internacional pré-pago da Mastercard que todos que abrem uma conta na TransferWise podem solicitar. Ele funciona para saques, pagamentos em lojas que tenham maquininha da bandeira e também pagamentos online (disponível apenas algumas localidades).

O mais interessante é que você pode fazer recargas e pagamentos em mais de 40 moedas diferentes, evitando assim os altos custos de câmbio cobrados pelos bancos tradicionais em seus cartões internacionais.

Quem pode pedir o Borderless Card?

O cartão da TransferWise pode ser solicitado por pessoas e empresas com uma conta multimoeda que residam nos seguintes países:

  • Na Europa: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França (apenas metropolitana), Gibraltar (territórios ultramarinos britânicos) e as Dependências da Coroa Britânica (Guernsey, Ilha de Man e Jersey), Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Irlanda, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Reino Unido, Suécia, Suíça;
  • América do Norte: Estados Unidos.

A estimativa de entrega varia conforme o país em que você fizer o pedido. No próprio aplicativo, você será informado de quando receberá o cartão no endereço indicado.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Para quem mora no Brasil, ainda não é possível solicitar o Borderless Card. Apesar se ser possível realizar o passo a passo no site, os usuários do Brasil recebem um mensagem no final da solicitação para encaminhamento a lista de espera. Mas ainda não há previsão para o serviço ter início no país.

lista de espera TransferWise

Saiba aqui como funciona a TransferWise para empresas.

Como funciona o Borderless Card?

O Borderless Card funciona como todo cartão de débito. Com ele, você pode fazer saques, pagamentos online, movimentar o dinheiro entre contas e fazer pagamentos em lojas (desde que o estabelecimento possua maquininha da Mastercard).

A grande diferença dele para os cartões de débito dos outros bancos é que você pode usar o saldo disponível em diferentes moedas. Por exemplo: você fez uma compra em euros, mas só dispõe de saldo em dólares. Não tem importância, a TransferWise faz a conversão para você, mediante o pagamento de uma taxa.

Como pedir o cartão TransferWise?

Abaixo, vamos te dar o passo a passo para você ter o seu Borderless Card:

1. Abra uma conta na TransferWise, para isso, basta:

  • Acessar o site da TransferWise;
  • Selecionar o botão “Conta Multimoeda”;
  • Depois, em “Abra a sua conta multimoeda gratuita”;
  • Clicar em “Criar conta”;
  • Preencher e-mail, escolha uma senha e indique seu país de origem;
  • Pronto! Você já tem uma conta TransferWise.

2. Peça o seu cartão. Na página da sua conta, clique em “Cartão de débito” e, na sequência, em “Adicione os seus dados”.

3. Escolha entre conta pessoal ou conta empresarial (voltada para freelancers, autônomos, empresas e instituições de caridade).

4. Preencha novamente com novos dados solicitados. A TransferWise vai te solicitar um documento de identificação com foto, um comprovante de endereço e/ou uma foto sua segurando o seu documento. Ao enviar os arquivos, a empresa te dará um retorno em dois dias úteis.

5. Pode ser que a empresa solicite algum saldo inicial em conta para enviar o cartão. Saiba que isto não é uma cobrança de taxa. Este é apenas um valor inicial para validar sua solicitação e estará disponível em saldo para ser usado integralmente quando você tiver o cartão em mãos.

6. Depois que receber o seu cartão TransferWise no endereço indicado, você deverá ativá-lo via aplicativo, utilizando o código de seis dígitos que vem abaixo do seu nome no cartão.

Se você estiver no Reino Unido ou qualquer outro país da Europa, seu cartão ganhará um PIN assim que você ativá-lo. No aplicativo, você pode sempre clicar em “Revelar PIN” para se lembrar dele. Os residentes nos Estados Unidos precisarão criar um PIN assim que ativarem o cartão.

Como carregar o cartão?

Para carregar o Borderless Card, você deve:

  • Ir até a aba “Saldos” da sua conta TransferWise;
  • Depois, escolher em qual moeda deseja fazer o depósito na conta;
  • Selecionada a moeda, você deve clicar em “Adicionar dinheiro”;
  • Pronto! Você já carregou o seu cartão.

E é seguro usar a TransferWise?

Totalmente! É normal que as pessoas acabem desconfiando de qualquer solução “milagrosa”, especialmente no ambiente online. Mas definitivamente esse não é o caso da TransferWise. Foram inúmeras as vezes em que eu enviei e recebi dinheiro de Portugal para o Brasil e vice-versa, além de amigos e familiares que também fazem uso da plataforma.

Enviar dinheiro pelo TransferWise é seguro, pode confiar!

Se eu tenho saldo em euros, posso gastar em outra moeda?

Sim, ao fazer pagamentos, a maquinha irá perguntar se você deseja fazer a conversão. Se aceitar, ela irá converter o dinheiro em saldo na moeda que você deseja, mediante a cobrança de uma taxa. Na hora de sacar da sua conta Borderless da TransferWise, a mesma coisa, o caixa de autoatendimento irá fazer a mesma pergunta.

As tarifas aplicadas são diferentes de uma moeda para outra. Então, para saber, com transparência, quanto você vai pagar de taxa de conversão e poder se organizar melhor, a TransferWise disponibiliza em seu site e no aplicativo da conta um simulador. Clicando em “Tarifas da TransferWise”, você aplica o montante que dispõe em uma moeda, checa quanto terá da outra moeda e, abaixo, vê quanto pagará de tarifa. Veja um exemplo abaixo.

tarifas TransferWise

Borderless Card funciona no Brasil?

Parcialmente. É possível utilizá-lo para saques e compras no débito no Brasil, desta forma, você pode pagar com o seu cartão TransferWise em qualquer lugar que aceite a bandeira Mastercard no Brasil. Mas, como adiantamos, ainda não é possível solicitar o cartão a partir do Brasil. Apesar de ainda não termos o cartão, a TransferWise é legal no Brasil.

Nos países que seguem, o cartão não funciona e você terá que levar algum outro tipo de cartão ou meio de pagamento: Afeganistão, Burundi, Chade, Congo e República Democrática do Congo, Coreia do Norte, Cuba, Eritreia, Iêmen, Irã, Iraque, Líbia, República Centro-Africana, Somália, Sudão e Sudão do Sul, Síria, Territórios Palestinos e Venezuela.

Os cartões emitidos nos Estados Unidos também não funcionam em: Bielorrússia, Bolívia, Camboja, Costa do Marfim, Etiópia, Quênia, Líbano, Mianmar (Burma), Nepal, Níger, Nigéria, Paquistão, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka, Tajiquistão, Tanzânia, Turcomenistão, Uganda, Vietnã e Zâmbia.

Para pagamentos online

Já os pagamentos online com o Borderless Card só estão disponíveis, por enquanto, no Reino Unido, na Suíça, no Espaço Econômico Europeu, na Austrália, na Nova Zelândia e em Singapura.

Mas a empresa afirma em seu site que está trabalhando para que, em breve, os serviços estejam disponíveis em todos os países.

Enquanto o Borderless Card não chega

Se você mora no Brasil ou outro país em que o Borderless Card ainda não chegou, pode ir se familiarizando com os outros serviços disponíveis pela TransferWise. Como forma de simplificar e baratear o envio de dinheiro para o exterior, a empresa conta com taxas até 8x menores que as cobradas pelos bancos — e você nem precisa sair de casa para pesquisar cotações ou realizar as transações.

Na TransferWise você fica sabendo na hora o valor total do envio, utilizando o câmbio real, e não o turismo, aplicado nas casas de câmbio, por exemplo. E o melhor, para se programar com prazos, a plataforma te dá prazos e avisa você sobre cada passo da transação até o recebimento do dinheiro pelo destinatário.

Veja em mais vantagens da TransferWise.

Quais são os limites do Borderless Card?

O Borderless Card vem com limites estabelecidos de acordo com o país onde ele foi emitido. O limite diário é atualizado todos os dias à meia-noite. O limite mensal é atualizado no primeiro dia de cada mês. Você pode consultar o valor diretamente no aplicativo.

Para compras realizadas na Europa, nos Estados Unidos, na Nova Zelândia, em Singapura e na Austrália, há limites pré-determinados para cada transação. Você pode conferir na página sobre limites do site da TransferWise.

Para cartões emitidos na Europa e no Reino Unido, por exemplo, os limites diários de saque são de 1 mil libras. Nas compras online, o limite é de até 10 mil por dia.

Para saber exatamente qual o seu limite, siga estes passos:

1. Acesse a aba “Conta” no aplicativo da TransferWise;

2. Escolha a opção “Gerenciar cartão”;

3. Selecione a opção “Ver limites”.

E o saque, como funciona?

Você pode usar o seu Borderless Card como qualquer outro cartão de débito para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos ao redor do mundo.

Dependendo de onde o seu cartão tenha sido emitido, você poderá sacar sem custos uma quantia inicial (de cerca de 250 dólares ou o correspondente em outra moeda), desde que o saque seja feito na mesma moeda que o depósito na conta (o “adicionar saldo” do aplicativo).

Depois disso, será cobrada uma tarifa de saque de 2% a cada saque.

Para conferir o quanto ainda é possível sacar gratuitamente, e quando você poderá sacar sem tarifas novamente, você deve ir na aba “Saques em caixas eletrônicos” dentro de “Gerenciar conta”.

Ainda não é possível verificar o saldo disponível em caixas eletrônicos, mas a informação estará sempre disponível no aplicativo.

Dicas de uso dos caixas eletrônicos

Alguns caixas eletrônicos podem cobrar suas próprias tarifas, e eles normalmente avisarão antes que você finalize a operação. Se visualizar tarifas adicionais que não deseja pagar, você terá a opção de cancelar a operação e procurar outro caixa eletrônico. Como os caixas não são da TransferWise, a empresa não consegue indicar com certeza em quais localidades haverá cobranças adicionais ou não, porque isto depende da instituição dona do terminal.

Outra dica: para evitar tarifas adicionais cobradas pelos terminais de autoatendimento, certifique-se de estar escolhendo o saque na moeda local de onde o caixa se encontra.

Por exemplo, se você estiver na Itália, escolha o euro como moeda. Se você estiver nos Estados Unidos, escolha o dólar. Isso irá impedir que o caixa acrescente tarifas adicionais à taxa de câmbio.

Paga para pedir o Borderless Card?

Solicitar o seu cartão não custa nada. O que possivelmente será solicitado é que você faça um depósito mínimo de cerca de 20 dólares ou euros para efetivar o envio do cartão.

Mas este valor não é uma tarifa, é crédito que você poderá utilizar integralmente.

Borderless Card dinheiro

Saiba como enviar dinheiro para o exterior de forma simples e rápida.

Borderless Card compensa mais do que um Visa Travel Money?

Para pagamentos em loja, tanto o Borderless Card quanto o Visa Travel Money – VTM- são semelhantes, apenas a bandeira é diferente e há lojas que aceitam ambos ou não.

Já para saque, há diferenças entre os dois tipos de cartão pré-pago internacional. O Visa cobra uma taxa de 2,50 dólares ou euros a cada saque, além das tarifas de uso do caixa eletrônico. Já com o Borderless Card garante uma quantia inicial de saque sem qualquer cobrança (250 dólares ou o equivalente em outras moedas) e, depois, tarifa de 2% sobre cada saque.

Outra questão importante é a facilidade da troca de moeda, enquanto no VTM a moeda é fixa, ou seja, você faz a troca de Real por Euro, mas não pode fazer uma troca na hora de Euro para Coroa Dinamarquesa, por exemplo. No Borderless é possível realizar a troca de uma moeda para outra, facilitando as mudanças de países em uma viagem.

A principal vantagem do VTM é a facilidade de acesso, é possível solicitá-lo em casas de câmbio no Brasil ou, ainda, pela internet. O Borderless, por outro lado, é preciso residir na Europa para fazer a solicitação.

N26 como alternativa ao Borderless Card

O banco alemão totalmente online N26 é uma alternativa à TransferWise e também oferece um cartão de débito e saque da Mastercard.

Assim como o Borderless Card, você precisa residir na Europa e comprovar endereço para pedir o cartão. O N26 também libera até cinco saques iniciais sem cobrança de tarifa. Depois, é cobrado 1,7% no valor sacado. A taxa é inferior à da TransferWise, no entanto, ainda existe esta limitação de acesso ao produto.

Ou seja, a conta no N26 é uma boa opção, mas desde que você resida na Europa.

Vale a pena pedir um Borderless Card?

Sim! Vale muito a pena, desde que você viva na Europa, seja permanentemente ou de forma temporária.

Além das facilidades de levar dinheiro para as viagens de uma forma segura, podendo pagar contas e fazer saques, ele é ideal para quem viaja pelo mundo todo. Isto porque ele concentra, em uma mesma conta, saldos em diferentes moedas, o que garante a possibilidade de pagar menos taxas de conversão do que você pagaria em outros bancos.

Se você for um viajante sem fronteiras, abra sua conta na TransferWise e aguarde, ele será muito útil!

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Brasileira, tem formação em Design de Games e Comunicação em Computação Gráfica. Apaixonada por tecnologia, cinema e literatura, desapegou e foi viver na Europa em 2015. De volta ao Brasil, hoje é grande entusiasta de um estilo de vida quase nômade.

Artigos relacionados

TransferWise: como funciona? Veja nosso guia antes de usar

Será que é seguro enviar dinheiro pela TransferWise? É confiável? Mostramos tudo sobre essa plaforma, como utilizar, preços, vantagens e desvantagens.

Limite de remessas para o exterior: saiba quanto dinheiro pode enviar

Enviar dinheiro para fora é sempre complicado por causa das várias taxas e regras. Veja qual é o limite de remessas para o exterior e como enviar.

Remessa Online vale a pena? Veja como funciona e se é seguro

Saiba como poupar, quais as taxas aplicadas e o passo a passo para utilizar a Remessa Online. Leia ainda o que dizem os utilizadores.

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Descubra aqui

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Esclareça essa e outras dúvidas que muitas pessoas têm na hora de enviar dinheiro para o exterior.

Western Union: como funciona, taxas e passo a passo para enviar dinheiro

Western Union: como funciona o envio e recebimento de dinheiro, quais são as taxas cobradas e se é confiável fazer transferências nessa plataforma.

Remessa Online ou TransferWise: qual é melhor para enviar dinheiro?

Remessa Online ou Transferwise? Comparamos as duas plataformas de envio de transferência internacional e descobrimos a melhor opção. Confira.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube