Durante o planejamento de uma viagem, vem sempre a pergunta: qual a melhor forma de levar dinheiro? Pagar tudo no cartão de crédito? Levar moeda em espécie? Uma das modalidades mais usadas é o cartão pré-pago e vamos falar aqui de um dos mais antigos e utilizados: o Visa Travel Money. Saiba mais sobre ele e se realmente vale a pena.

O que é o Visa Travel Money?

O cartão pré-pago Visa Travel Money funciona como um cartão de débito no exterior. Você carrega o cartão com o saldo que deseja levar e pode utilizar para saques em caixas eletrônicos no exterior e também para pagamentos nas lojas que possuem a maquininha da Visa.
Você ainda tem a possibilidade de recarregar o cartão nos caixas eletrônicos que aceitam Visa no exterior. A bandeira possui parceria com bancos internacionais, o que garante o funcionamento do Visa Travel Money e uma ampla aceitação do mesmo como forma de pagamento. Se preferir, visite o site oficial da Visa para saber mais.

Como funciona o Visa Travel Money: passo-a-passo

1. Você solicita o Cartão pré-pago internacional em uma das empresas que oferecem o serviço (bancos ou corretoras);
2. Você paga a taxa de emissão, se houver, e já pode fazer o primeiro carregamento. Normalmente, você pode carregar via transferência bancária ou pagamento com boleto bancário;
3. A carga pode ser feita na quantia desejada. Você também pode escolher entre euro, libra, dólar ou outra moeda estrangeira (as possibilidades de moeda variam de uma instituição bancária para outra);
4. O valor carregado fica travado, ou seja, é a taxa de câmbio daquele dia, sem variar ao longo da viagem. Por exemplo: se você colocou 2 mil dólares hoje no cartão, esta quantia permanece a mesma ao longo de toda a viagem, independentemente de variações no preço da moeda;
5. Se precisar de mais dinheiro, basta carregar novamente o cartão pela Internet, como explicado anteriormente.

Como solicitar um Visa Travel Money?

A solicitação do cartão Visa Travel Money pode ser feita pela Internet, no site da Visa ou pelo aplicativo (disponível para Android e iPhone). Você também pode pedir um cartão Visa Travel Money em sua agência bancária no Brasil. Para isso, pergunte se eles trabalham com Visa e se existe essa possibilidade.
Outra possibilidade é pedir em casas de câmbio, como a Confidence Câmbio, que oferece o cartão. A emissão é feita pela própria instituição financeira. As taxas de câmbio variam de acordo com a instituição bancária com a qual você tem relacionamento.

Quais são as taxas do Visa Travel Money?

Para conseguir o seu Visa Travel Money, pode ser que a instituição financeira exija a vinculação com conta bancária, caso do Itaú, do Banco do Brasil e do Bradesco, por exemplo. Já para algumas corretoras online, é dispensável a vinculação com bancos.
Não tem tarifa mensal de manutenção e a taxa de emissão pode ser cobrar ou não, dependendo da instituição financeira. A cada transação, ou seja, a cada vez que você carrega o cartão, é cobrado oImposto sobre Operações Financeira (IOF), com alíquota de 6,38% (a mesma dos cartões de crédito) sobre o montante de dinheiro carregado no Visa Travel Money.

Visa Travel Money pagamento

Travel Money vale a pena?

Acreditamos que sim, pela praticidade e segurança para quem vai viajar. Mas é preciso que você avalie suas necessidades e também possibilidades financeiras durante a viagem.
Existe também a possibilidade de remessa de dinheiro via aplicativos, como Wise, Remessa Online e Moneygram – clique no nome de cada um para visitar os sites oficiais. As taxas e a incidência de IOF são bem menores do que os cobrados dos cartões, porém, é preciso ter uma conta no exterior para receber o valor, exceto no caso da Wise, quem tem um cartão próprio, que vamos falar mais a frente.

Vantagens do Visa Travel Money

  • Evita ter que andar com dinheiro em espécie, o que é mais prático e seguro;
  • Tem suporte por telefone ou online 24 horas, o que é importante principalmente em caso de perda ou extravio do cartão;
  • O valor de conversão da moeda (câmbio de reais para a moeda em questão) é fixo no momento da compra do saldo, o que evita flutuação cambial (oscilações diárias no preço da moeda, provocadas por questões políticas e econômicas de cada país);
  • A solicitação pode ser feita online;
  • Permite sacar dinheiro em caixas eletrônicos em diversos países, credenciados à rede Visa/Plus;
  • Permite que outras pessoas enviem dinheiro para você diretamente pelo cartão;
  • Oferece acesso a promoções e ofertas da Visa;
  • Permite o pagamento de produtos e serviços, como um cartão de débito.

Desvantagens do Visa Travel Money

  • O IOF cobrado é igual ao do cartão de crédito, o que faz com que o imposto incidente seja alto: 6,38%;
  • É mais caro do que adquirir a moeda em espécie ou utilizar a remessa de dinheiro via aplicativos (como Wise ou Remessa Online).

Outras alternativas de cartões pré-pagos

  • Cartão Wise é uma opção mais barata e quem atende mais de 40 países. Além disso, as taxas de câmbio e o IOF são menores dos que os cobrados pelos demais cartões. O único porém, é que o cartão ainda não é enviado para o Brasil;
  • O Mercado Pago da Mastercard é uma alternativa ao Visa Travel Money. Ele não tem taxa de emissão, de anuidade, de manutenção ou taxa de recarga. Mas tem cobrança de R$ 9,99 a cada saque. O IOF é o mesmo, 6,38%.
  • O Cash Passport Mastercard Platinum é outra opção. Na Confidence Câmbio, você não paga para emiti-lo, mas paga IOF de 6,38% e taxa administrativa de R$ 2,99. A cada saque é cobrado 2,50 dólares.

Peculiaridades de cada banco

Dependendo do banco escolhido, há diferenças no que é oferecido.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Itaú

O Itaú trabalha com o Itaú Travel Money, que pode ser da bandeira Visa ou MasterCard, permite recarga em euros, libras e dólares americanos. O serviço só está disponível para correntistas Itaú e possui os valores mínimos/máximos de carga, recarga e saldo, os quais podem ser consultados no site.

Banco do Brasil

Disponibiliza saldo em dólares americanos ou em euros. É possível acrescentar até quatro portadores adicionais, que não precisam ser correntistas Banco do Brasil. Para solicitar a emissão do cartão, é possível acessar o site do BB ou entrar em contato com a central de atendimento telefônico.

Bradesco

Disponibiliza o cartão nas seguintes moedas: dólares americanos, libras e euros. Há um limite para operações, no valor de 3 mil dólares ou o equivalente nas outras moedas.
Agora que você já conhece melhor o Visa Travel Money e as alternativas a ele, confira também como enviar grandes quantias de dinheiro para o exterior.