Cartão pré-pago internacional, saiba como funciona e as principais vantagens

Como funciona o cartão pré-pago internacional?

Câmbio de moedas  / 

Viajar de férias é sempre muito divertido, mas exige certa dose de planejamento prévio se você quer evitar dor de cabeça e surpresas desagradáveis. Entre a escolha do destino, hotéis, pesquisar os melhores restaurantes e os principais pontos turísticos, você não pode se esquecer de alguns itens essenciais: o cartão pré-pago internacional.

Mas você sabe como ele funciona? Então não deixe de ler as nossas dicas e viaje muito mais tranquilo.

O que é o cartão pré-pago internacional?

Bem, esse tipo de cartão pré-pago funciona basicamente como um cartão de débito normal que usamos no dia a dia para fazer compras, pagamentos e tirar dinheiro no caixa eletrônico, mas a diferença é que ele é habilitado exclusivamente para uso no exterior ou compras em sites estrangeiros.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Como funciona?

O uso é muito simples. Você solicita o cartão pré-pago internacional em uma das empresas que oferecem o serviço e depois basta carregá-lo com a quantia que você quer e na moeda que deseja – euro, libra, dólar ou outra moeda estrangeira. O valor do câmbio será cobrado de acordo com a cotação da moeda no dia do carregamento, sem surpresas.

Você também pode consultar o saldo do cartão diariamente e, se precisar de mais dinheiro, só precisar recarregar novamente através da internet. Alguns cartões também permitem que você deposite valores em diferentes moedas. Isso é bem vantajoso se você pretende fazer uma viagem para diferentes países, não?

Entender como funciona a cotação do dólar é ótimo para ajudar a calcular quanto dinheiro você vai precisar ou quanto sua compra vale.

Vantagens

Sem dúvida algumas das grandes vantagens do cartão pré-pago internacional são a sua praticidade e segurança. Além disso, podemos enumerar uma série de pontos positivos como:

  • Consulta do saldo;
  • Recarga online;
  • Câmbio do dia;
  • Saque diretamente de caixa eletrônicos em qualquer país;
  • Sem variação de câmbio;
  • Reembolso do valor disponível em caso de perda ou roubo.

Veja também o que é e como cálcular a taxa de câmbio.

Desvantagens

Uma das desvantagens do cartão pré-pago internacional é que não são todos os estabelecimentos que o aceitam como forma de pagamento. Além disso, também são cobradas tarifas para saques realizados no exterior.

  • Cotação: moeda turismo (mais alta);
  • Cobrança de IOF de 6,38%;
  • Cobra taxa por inatividade.

Vale a pena usar?

Cartão pre-pago internacionalApesar dessa nova cobrança do IOF sobre os saques realizados no exterior com o cartão pré-pago internacional, a meu ver ainda vale muito a pena utilizá-lo em viagens para fora do Brasil.
Se a gente for comparar dinheiro em espécie X cartão de crédito X cartão pré-pago internacional temos o seguinte:

  • Dinheiro em espécie tem risco de perda ou roubo;
  • Cartão de crédito: você está sujeito à variação de câmbio do dia do fechamento da fatura.

Onde você pode adquirir esse cartão?

Existem várias opções de cartão pré-pago internacional de diversas bandeiras. Agências de turismo, operadoras de cartão, bancos e casas de câmbio oferecem essa opção para quem precisa viajar ao exterior.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Antes de comprar, no entanto, você só deve ficar atento às condições que cada empresa oferece como a melhor taxa de câmbio, as formas de pagamento, entre outras.

Cartão pré-pago da BeeCâmbio

Para quem não sabe, a BeeCâmbio nada mais é do que uma empresa de câmbio que funciona 100% pela internet. A principal vantagem é que você pode comprar moedas estrangeiras como euro, libras ou dólar a taxas mais baixas (3,1%) e com a comodidade de não precisar sair de casa.

Para comprar o cartão pré-pago internacional você deve seguir acessar o site e seguir o passo a passo abaixo:

  1. Fazer uma simulação de valores para a compra da moeda que você deseja;
  2. Conferir o resumo da compra – valores das taxas e impostos cobrados;
  3. Escolher a forma de entrega – delivery ou retirada;
  4. Cadastrar seus dados no site;
  5. Escolher o local da retirada ou informar endereço para entrega;
  6. Escolher a forma de pagamento;
  7. Confirmar o pedido;
  8. Enviar o comprovante do pagamento.

A empresa é bem agilizada e o prazo de entrega de moedas como euro ou dólar demora cerca de quatro dias úteis. Mas você deve ficar atento porque apenas algumas cidades brasileiras contam com o serviço de entrega. Para mais detalhes sobre como realizar o pagamento, leia nosso artigo sobre o cartão pré-pago internacional da Beecambio.

Sempre tenha mais do que uma opção

Sabe aquela velha história de que é melhor prevenir do que remediar? Pois isso vale e muito nesse caso. Se você vai viajar para exterior e quer evitar dor de cabeça desnecessária, leve sempre consigo um pouco de dinheiro em espécie, além do cartão pré-pago internacional. Também deixe o cartão de crédito liberado, mas somente use em caso de urgência.

A gente nunca sabe quando a máquina de cartão resolve dar problema ou aquele restaurante local não aceita nenhum tipo de cartão, não é mesmo? É sempre bom estar preparado para emergências

Não deixe de ler nossos artigos sobre como comprar euro mais barato ou comprar euro em casa de câmbio?

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.