Parece estranho pensar em gastar dinheiro para comprar dinheiro, mas dentro de outro país não é possível realizar transações financeiras sem a moeda ali utilizada. É aí que entra a necessidade de acompanhar a cotação do dólar quando se viaja para os Estados Unidos ou qualquer outro país que aceite a moeda.
Como acompanhar a cotação do dólar
Diversos sites e portais de notícias informam diariamente a cotação do Dólar. O mais confiável, no entanto, é o site do Banco Central do Brasil, que apresenta o valor médio e os boletins em uma determinada data ou período.
Mas não é só a cotação diária que importa. O interessado deve verificar também o ranking do VET (Valor Efetivo Total), que mostra o custo total de uma operação de câmbio em reais por dólar, avaliando a taxa de câmbio + tarifas + tributos sobre a operação. Olhando a cotação você descobre facilmente quanto custa um dólar para avaliar o melhor momento para comprar.
A lista avalia os preços praticados nos meses anteriores pelas instituições autorizadas, que não são obrigadas a cobrar o mesmo valor nos dias atuais.
Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. O cartão de débito é em sua casa e você pode sacar dinheiro e fazer compras em 160 países.
Abrir Conta Agora →Passo a passo para comprar dólar
No Brasil, o Banco Central é responsável por executar a política cambial definida pelo Conselho Monetário Nacional. É ele que regulamenta o mercado de câmbio no país e autoriza as instituições que nele operam, que podem ser consultadas no site. São elas:
- Bancos múltiplos, comerciais, de investimento, de desenvolvimento e de câmbio;
- Caixa Econômica Federal;
- Agências de fomento;
- Sociedades de crédito, financiamento e investimento;
- Sociedades corretoras de títulos e valores imobiliários;
- Sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários;
- Sociedades corretoras de câmbio.
As agências de turismo e meios de hospedagem também tinham autorização para operar nesse mercado. O Banco Central derrubou isso, permanecendo apenas aquelas cujos proprietários pediram autorização especial e que podem ser consultadas no site.
O primeiro passo para comprar dólar é verificar o ranking do VET para ter uma base do valor cobrado pelos agentes autorizados nos últimos meses. Em seguida:
- Vá a um agente autorizado ou faça a operação com instituições autorizadas pela internet;
- Serão solicitados documentos, como RG, CPF, CNH, comprovante de residência e comprovante de renda (para determinados valores);
- Informe o valor desejado;
- Negocie as taxas com o agente autorizado;
- Pague e receba o valor equivalente.
Para fazer a conversão, utilize a calculadora do Banco Central. Basta informar a moeda, a quantidade e o dia da operação.
Cobrança e como pagar
As taxas de câmbio são livremente pactuadas entre o comprador e o agente autorizado, mas vale lembrar que não será cobrado apenas o valor da cotação do dólar, mas também as tarifas específicas da instituição.
O valor também pode variar de acordo com o método de pagamento. Geralmente, comprar em dinheiro vivo sai mais em conta do que pagar com cartão de crédito ou em cheque. A forma de entrega da moeda estrangeira também pode interferir no preço final.
O Banco Central lembra que o pagamento da fatura deve ser realizado pelo equivalente em reais, devendo ser utilizada a taxa aplicável pela instituição às operações de câmbio no dia do pagamento.
Dólar comercial X dólar turismo x paralelo
Existem três tipos de taxas de cotação do dólar, que variam de acordo com a natureza da operação. Você deve ter conhecimento de todas elas para não cometer erros na hora da compra.
- Dólar comercial: refere-se às operações de importação, exportação e transferências financeiras. É a taxa utilizada para avaliar a valorização ou desvalorização do real perante o dólar;
- Dólar turismo: refere-se às operações de compra e venda para viagens internacionais. É essa que você deve utilizar quando for comprar a moeda;
- Dólar Paralelo: mercado ilegal de negociação do dólar, sujeito a sanções cabíveis. É oriundo de fontes sem comprovação, geralmente de lavagem de dinheiro e empresas são autorizadas.
Outros países que aceitam o dólar
Além dos Estados Unidos, outros países e territórios utilizam ou aceitam o dólar como moeda de troca:
- Equador;
- Timor-Leste;
- El Salvador;
- Panamá;
- Porto Rico;
- Micronésia;
- Nicarágua;
- Ilhas Virgens Britânicas;
- Ilhas Cayman;
- Ilhas Marianas do Norte;
- Ilhas Marshall;
- Palau;
- Zimbábue;
- Bahamas.
Um dado importante: aqui estamos falando sobre o dólar americano, dos Estados Unidos. Existem outros tipos de dólar, como o dólar australiano, dólar canadense, dólar neozelandês, dólar jamaicano, dólar de Singapura e dólar de Fiji, e suas cotações são completamente diferentes.
Dicas para acompanhar a cotação do dólar
Atente-se aos seguintes pontos para garantir o melhor preço na hora da compra.
Conheça o ranking do VET
No ranking do VET, veja quais instituições fizeram um mínimo de negociações por mês (100, por exemplo) e por um período maior (pelo menos três meses). Isso porque o ranking apresenta os valores praticados anteriormente e pode ocorrer da maioria das operações de um agente terem acontecido justamente quando o dólar estava muito alto. Você pode perder uma boa chance por não avaliar corretamente.
Ainda sobre o ranking, veja quais instituições estão entre as mais baratas por mais de um mês seguido e foque nelas.
Acompanhe notícias
Acompanhe as notícias sobre política e economia no Brasil e no mundo, pois elas interferem diretamente no valor da moeda. Em momentos de crise e instabilidade, é comum que o preço do dólar suba ou abaixe mais de uma vez ao longo do dia.
Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Remessa Online, Paypal, Western Union, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido, fácil de utilizar e tem as melhores taxas.
Enviar Dinheiro com a Wise →Veja a reputação da instituição
Pesquise sempre a reputação da instituição escolhida, independente dela ser autorizada, e nunca compre dólar no mercado paralelo. Além de ilegal, você não terá a segurança de que as notas são verdadeiras e nem o comprovante de compra.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Duvide de preços baixos
Duvide de preços surpreendentemente baixos e use sempre o site do Banco Central como referência.
Peça notas menores
Peça notas de dez, 20 e 50 dólares ao invés de notas maiores. Geralmente, os agentes autorizados trabalham com notas muito altas, que podem ser difíceis de trocar no comércio do país de destino. O ideal é pedir com antecedência para garantir que as notas de menor valor estarão disponíveis.