Deixou para a última hora o câmbio da moeda estrangeira e a única alternativa é comprar no aeroporto um pouco antes de embarque? Então leia este artigo feito especialmente para responder às dúvidas sobre trocar dinheiro no aeroporto e economize dinheiro. Boa leitura!

Vale a pena trocar dinheiro no aeroporto?

Se você está se perguntando se vale a pena trocar dinheiro no aeroporto, a resposta é: não, não vale a pena e a compra em empresas de câmbio em terminais de aeroportos deve ser feita somente em último caso. E explico os motivos a seguir.

As casas de câmbio têm custo elevado de manutenção

Em primeiro lugar, é importante entender que uma empresa de câmbio que opera em um terminal de aeroporto, seja no Brasil ou no exterior, tem um custo muito elevado, isso porque as administradoras de aeroportos cobram um aluguel muito caro.

Então, com isso, elas precisam repassar parte do custo para o spread do câmbio e, junto a isso, ter o seu lucro – que normalmente é altíssimo, uma vez que o investimento feito foi bastante alto.

As piores taxas de câmbio do país são dos aeroportos

Uma empresa que faz um investimento tão elevado para poder conseguir o espaço e o direito de operar câmbio no aeroporto – onde o fluxo de passageiros é gigantesco –, sabe que seus gastos serão grandes.

Afinal, com o alto fluxo de pessoas indo viajar, muitas delas deixam para fazer câmbio na última hora e acabam tendo que comprar moeda estrangeira no aeroporto.

O que esses viajantes não sabem, no entanto, é que eles vão provavelmente pagar uma taxa de câmbio até 4% acima do que se pagaria numa região mais tradicional de casas de câmbio.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Quando somamos esta taxa a um valor pequeno, a diferença realmente não é grande. Mas se você comprar o montante total que será gasto na sua viagem, uma taxa de câmbio a 4% acaba sendo bastante significativa.

Entenda também como trocar moeda estrangeira no Brasil.

Trocar dinheiro no Aeroporto de desembarque é melhor?

Como mencionado algumas linhas acima, seja em um aeroporto do Brasil ou no exterior, fazer o câmbio antes do embarque ou depois do desembarque nos respectivos aeroportos não é vantajoso.

Melhor trocar em casa de câmbio de zona turística

Uma alternativa para quem deixou o câmbio para a última hora é fazer a troca das moedas em casa de câmbio na zona turística da cidade de destino.

Para isso, basta fazer uma rápida pesquisa na internet – se você já estiver no aeroporto, acesse do seu celular – e procurar pelas casas de câmbio mais próximas do hotel em que você está hospedado.

Caso você não se sinta seguro em chegar ao destino sem papel moeda, recomendo que compre um valor mínimo no aeroporto e deixe para comprar o restante do montante na casa de câmbio na cidade de destino.

Hoje em dia, há de se considerar também que quase todo tipo de serviço é feito via aplicativo e debitado automaticamente no cartão de crédito. Se você tiver uma money wallet no seu celular com uma conta global, você já consegue pagar por serviços em solos internacionais.

Entenda mais sobre os motivos no vídeo a seguir do meu canal Câmbio Inteligente:

Mas cuidado que a casa de câmbio pode não aceitar real

Um ponto de atenção ao optar por comprar câmbio no destino da viagem, é verificar se a casa de câmbio em questão aceita reais.

Isso normalmente consta no site da casa de câmbio, por isso a importância de fazer a pesquisa prévia.

Quando eu devo trocar dinheiro então?

O ideal é trocar o dinheiro com antecedência, faltando um ou dois dias, no máximo, para a viagem. O importante é fazer antes de chegar no aeroporto.

Onde eu devo trocar o dinheiro no Brasil?

O câmbio deve ser feito, sempre que possível, em uma casa de câmbio confiável. Caso você não tenha uma referência, saiba que, normalmente, as casas dos centros das cidades costumam ser bastante confiáveis e com taxas mais justas.

Além disso, ter um cartão de débito internacional, como o da Wise, é uma ótima opção para quem está viajando. O cartão da Wise é aceito em mais de 80 países e possui as menores taxas e o melhor câmbio.

Trocar dinheiro no aeroporto só em último caso

Como enfatizado ao longo do artigo, trocar dinheiro no aeroporto é somente em último caso devido às taxas de câmbio bastante abusivas. Por isso, não deixe de colocar a troca da moeda no checklist da sua viagem!

Perguntas rápidas

Tem Casas de câmbio no Aeroporto de Guarulhos?

Sim. Nos terminais que operam voos internacionais no Aeroporto de Guarulhos você encontra casas de câmbio para fazer a troca da sua moeda.

Banco Safra

  • Terminal 2 – Embarque – Check-in D, Desembarque Leste Internacional (área restrita​);
  • Terminal 3 – Embarque – Check-In G, Embarqu​e – Área Restrita;
  • Desembarque – Área de Restituição De Bagagens.

Telefones (11) 2445-7137 / (11) 2445-7044, com funcionamento 24h.​​

Banco Safra

  • Terminal 2 – Embarque Leste – Check-in D, Embarque Oeste – Check-in C, Saguão Desembarque Leste, Sala Vip Saguão Embarque Leste.

Telefones (11) 2445-2868 / (11) 2445-2734 / (11) 2445-3701 / (11) 2445-3725, funciona 24h​​.

Existe casa de câmbio no Aeroporto de Brasília?

No Aeroporto de Brasília, a casa de câmbio disponível é a Confidence Câmbio.

No site do aeroporto não constam informações de contato e nem a localização exata dentro aeroporto, apenas o horário de funcionamento: todos os dias, durante 24h por dia.