Cartão de débito no exterior: saiba como usar e se vale a pena

Câmbio de moedas  / 

Você sabia que atualmente, com a economia globalizada, usar seu cartão de débito no exterior pode ser mais barato do que realizar saques ou trocar dinheiro com antecedência? Sim, é verdade. Mas apesar de ser fácil, isso não é tão simples. Portanto, se você está planejando uma viagem internacional em um futuro próximo, saiba que é essencial conhecer as regras para usar seu cartão de débito no exterior. Você precisa ter certeza de que terá acesso ao seu saldo bancário enquanto está em viagem, o quanto terá que pagar por cada operação e outros detalhes.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Para te ajudar, neste artigo vamos falar como e onde você pode usar seu cartão, quanto custa cada operação, quais são os cartões que valem a pena usar, e outras informações úteis para que você não volte de viagem e perca o sono ao ver seu extrato bancário. Vamos lá?

Posso usar cartão de débito no exterior?

Se você possui um cartão de débito com as bandeiras Visa ou MasterCard (veja o logotipo no verso do seu cartão) não se preocupe, será muito fácil usá-los no exterior. Veja onde usá-los a seguir:

Lojas, restaurantes, supermercados

Assim como no Brasil, você pode usar seu cartão de débito no exterior para pagar contas em restaurantes, lojas, supermercados e similares. Basta verificar se o estabelecimento aceita a sua bandeira. Digo isso porque já passei por alguns casos em que os cartões que não eram aceitos e só fui perceber no momento de pagar a conta. Então, fica a dica.

Pagamento no débito

Outro detalhe importante é em relação aos cartões múltiplos. Prefira utilizar cartões exclusivamente com a função débito, pois algumas vezes, mesmo você falando que a compra é no “débito”, ela é processada como “crédito”.

Caixas eletrônicos (ATM)

Para usar seu cartão de débito em um caixa eletrônico (ATM), o caixa eletrônico deve ser compatível com a rede da sua instituição financeira. Verifique quais redes você pode usar olhando no verso do seu cartão de débito. O Maestro e o Cirrus, duas das maiores redes de caixas eletrônicos, pertencem à MasterCard, enquanto a Visa é proprietária da rede Plus.

Algo muito interessante é que tanto a Visa como a MasterCard oferecem localizadores de caixas eletrônicos online. Você pode usar esses localizadores para verificar a disponibilidade de caixas eletrônicos nos países ou cidades que você planeja visitar.

Cartão de débito no exterior paga IOF?

Em razão de um decreto federal do governo brasileiro, qualquer operação eletrônica com seus cartões (de débito, crédito ou mesmo pré-pago), pagarão os mesmos 6,38% de IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras.

No entanto, ainda há pontos positivos para utilização dessa função. Um deles é que usando o cartão de débito no exterior para pagar suas contas, a cotação do dólar é a do dia da transação (às vezes até do mesmo momento), e não a do pagamento da fatura, como ocorre com o crédito.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

A função débito também evita que você esteja viajando com dinheiro vivo que, convenhamos, independente do lugar onde você esteja, a segurança ainda é a melhor opção.

Como usar o cartão de débito no exterior?

Usar o cartão de débito no exterior é muito fácil, mas antes de viajar é preciso tomar algumas providências. Confira a seguir o que você precisa fazer antes de embarcar para sua viagem.

Informe ao seu banco que você está viajando

Antes de viajar, informe isso ao seu banco. Dê a eles a data de sua partida e seu retorno para que eles não bloqueiem seu cartão de débito por possível fraude, o que pode ser um aborrecimento.

Confirme as taxas de transação internacional que você pagará

Entre em contato com seu banco para saber quais as taxas que serão cobradas pelo uso do seu cartão de débito no exterior, tanto para compras quanto para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos. A maioria dos bancos cobra uma taxa pela conversão da moeda.

Verifique seu limite diário de gastos e saques

Verifique com seu banco qual o seu limite diário de pagamentos e saques para confirmar se ele é suficiente. Caso contrário, peça ao seu banco para aumentar esses limites durante a sua viagem. Saiba ainda quais são as melhores opções para levar dinheiro para o exterior.

O cartão de débito no exterior do Banco do Brasil vale a pena?

Veja quanto custa as operações com cartão de débito no exterior do Banco do Brasil, de acordo com a tabela de tarifas, consultada em outubro de 2019.

Operação IOF Câmbio Tarifas
Saque 6,38% Câmbio de turismo R$ 25
Pagamentos  6,38% Câmbio comercial

E o Santander?

Assim como o Banco do Brasil e várias outras instituições financeiras do Brasil, o banco Santander também tem suas próprias tarifas para a utilização de cartão de débito no exterior.

Operação IOF Câmbio Tarifas
Saque 6,38% Câmbio de turismo R$25,20
Pagamentos  6,38% Câmbio comercial

Atenção: além das taxas dos próprios bancos emissores do seu cartão de débito, o banco dono do ATM que você irá utilizar no exterior também pode cobrar mais uma tarifa sobre o saque. Assim, concluímos que usar o cartão de débito no exterior pode ser uma opção mais econômica para realizar compras. No entanto, deve-se ter cuidado especial na quantidade de saques realizados.

Borderless Card da TransferWise

Os bancos digitais têm trazido muitos benefícios para seus clientes. É o exemplo da TransferWise, que possui o cartão de débito Borderless Card, com a bandeira MasterCard e que pode ser utilizado em qualquer país, sem tarifas ocultas ou preços abusivos.

Pagamento em débito no exterior

Você não gasta nada para pagar com as moedas da sua conta, tem direito a saques gratuitos em caixa eletrônico de até £200 por mês, a conversão de moedas é automática e com base no câmbio real e você paga somente uma pequena tarifa quando converte uma moeda, que varia de 0,35% a 2%.

Como pedir o Borderless Card?

Para conseguir o Borderless Card você precisa criar sua conta na TransferWise, pedir seu cartão e fazer um depósito de no mínimo 20 libras, dólares ou moeda equivalente para compor seu saldo. Assim que tudo estiver conferido, o TransferWise irá liberar o envio do cartão para você.

Infelizmente, até o momento, o Borderless Card não está disponível no Brasil. Mas se você for brasileiro e reside em um dos países onde o serviço é abrangido, pode fazer o seu cadastro sem problema algum.

Se viajar para o exterior está nos seus planos, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Para que você aproveite sua viagem sem maiores preocupações, recomendamos que consulte nosso comparador de seguro viagem. Com ele, você confere todos os planos e valores das melhores seguradoras do mercado e escolhe o melhor seguro viagem que se encaixa ao seu orçamento.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andréia é brasileira, jornalista e consultora de viagens. O seu interesse por lugares, culturas, comidas locais, cafés alternativos e cidades antigas beira ao vício, e por isso ela resolveu unir suas duas paixões: viagens e escrita, para inspirar, ensinar e informar que o mundo é mais acessível e seguro do que a gente pensa, e muito mais maravilhoso do que a gente jamais poderia imaginar!