Levar dinheiro para o exterior: conheça as melhores opções

Câmbio de moedas  / 

Como levar dinheiro para o exterior de maneira segura é uma das preocupações das pessoas que fazem viagens internacionais. Por isso, neste artigo vamos apresentar para você as melhores opções para você decidir qual delas escolher, de acordo com o seu perfil.

Levar dinheiro para o exterior: dicas importantes

Com suas passagens compradas, hotel reservado, é hora de decidir como levar dinheiro para o exterior. É valido ter em mente quanto dinheiro levar para a Europa e saber que se sua viagem for de avião ou vai fazer um cruzeiro, o limite de dinheiro para sair do Brasil é de até R$ 10 mil em espécie (ou o equivalente na moeda estrangeira) sem a necessidade de declarar, de acordo com a Receita Federal.

Para sua segurança é recomendado evitar transportar muito dinheiro em espécie, pois o risco de ser furtado é maior. Caso leve para sua viagem uma boa quantia em dinheiro, separe o valor em locais diferentes. Andar com uma doleira com zíper na cintura (doleira) também é uma boa forma de levar dinheiro para o exterior.

Formas de levar dinheiro para o exterior: dinheiro, cartão de crédito e cartão pré-pago

Sempre recomendamos que nossos leitores viajem com dinheiro e cartão, para garantir a tranquilidade na sua viagem. Levar dinheiro para o exterior em espécie é fundamental (na maioria dos países, euro). Mas um cartão de crédito ou pré-pago também é bastante útil, principalmente no caso de alguma emergência ou eventualidade.

levar dinheiro para o exterior dinheiro

Confira neste artigo estratégias de como comprar euro mais barato.

Antes de escolher a melhor forma de levar dinheiro para o exterior, é necessário verificar as taxas e o IOF cobrado por cada uma delas. E, pela internet ou na casa de câmbio, consulte os valores para a compra de dinheiro em espécie e no cartão pré-pago.

Levar dinheiro em espécie

O dinheiro em espécie é vantajoso porque é aceito em todos os lugares, você já está ciente do valor que pagou pela conversão e pode pagar táxis, ônibus, trens, ir a padarias, fazer compras, ir a restaurantes, entre outras coisas.

Por outro lado, como vimos, há um limite estabelecido pela Receita Federal e a questão da segurança, pois há riscos de a quantia ser furtada ou perdida. Se optar por esta maneira de levar dinheiro para o exterior, uma dica é guardar os valores em um local seguro e andar somente com o valor necessário para o dia, para passeios, restaurantes, passagens, etc.

Já escrevemos um texto sobre os principais golpes em turistas na Europa, que você deve prestar atenção.

Cartão de crédito

Sempre recomendamos levar seu cartão de crédito internacional para sua viagem, pois ele pode ser usado em casos de necessidade e se você tiver encontrado alguma oportunidade de comprar algum produto caro e não tenha dinheiro no momento para pagá-lo. Além disso, esta forma de levar dinheiro para o exterior é bem segura.

No entanto, não recomendamos que você use seu cartão de crédito direto em sua viagem, tendo em vista que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado por suas compras é de 6,38%.

Descubra aqui qual é o melhor momento para comprar dólar e euro.

Cartão pré-pago

Levar dinheiro para o exterior no cartão pré-pago internacional, como o Visa Travel Money, é uma maneira segura e prática para você viajar. Você carrega o seu cartão e o valor do câmbio é o do dia do carregamento, sem surpresas. Além disso, você sabe exatamente quanto pode gastar e é possível consultar seu saldo para verificar quanto ainda tem disponível para suas compras.

Com seu cartão pré-pago, você pode fazer saques em qualquer lugar do mundo e, em caso de perda ou roubo, basta ligar para a empresa que emitiu o cartão para cancelar seu uso e ser reembolsado com o valor que estava disponível nele.

Por outro lado, não são todos os estabelecimentos que aceitam o cartão pré-pago como forma de pagamento. Além disso, são cobradas tarifas por cada saque efetuado, que podem variar de acordo com a moeda carregada.

Levar dinheiro para o exterior: plataformas online

Se você possui uma conta no exterior ou tem algum amigo ou familiar que a tenha, deve saber que as plataformas de envio e recebimento de dinheiro no exterior são formas seguras, baratas e bem práticas para você ter dinheiro na sua viagem. Entre elas, destacamos a Remessa Online e a TransferWise, por oferecerem melhores taxas para seus usuários.

Remessa Online

A Remessa Online é a plataforma que a equipe do Euro Dicas usa e recomenda para levar dinheiro para o exterior. Isso porque são muitas as vantagens da Remessa Online, entre elas, além da segurança, as baixas taxas que são cobradas nas transações.

A instituição utiliza em suas transações o câmbio comercial e cobra IOF de 0,38% e 1,3% de custo da operação, o mais baixo do mercado.

Você pode fazer envio para a conta no exterior quando quiser, no momento mais oportuno, e ter dinheiro quando estiver no exterior, podendo realizar saques e transferências.

Veja neste artigo como funciona a Remessa Online e como poupar no envio de dinheiro.

TransferWise

A TransferWise é outra plataforma de envio de remessas que recomendamos para quem quer levar dinheiro para o exterior. Funciona de forma semelhante à Remessa Online: no momento em que o usuário quiser, ele pode enviar dinheiro para sua ou para outra conta bancária no exterior e sacar os valores quando estiver fora, uma maneira segura e prática.

A comissão cobrada pela instituição é de 2,52% da quantia a ser convertida mais R$ 1,84 (IOF já incluído). Os valores de IOF são alterados, de acordo com o beneficiário do dinheiro. Caso envie dinheiro para conta de outro titular, o valor do IOF é de 0,38%. Se você enviar dinheiro para você mesmo, ou seja, de uma conta pessoal sua para outra conta sua no exterior, o IOF cobrado é de 1,1%. Se ainda não conhece o serviço da TransferWise, veja como funciona nesse artigo.

Como vimos, as plataformas de envio de dinheiro para o exterior oferecem muitas vantagens para quem quer ter dinheiro em outro país, não quer pagar altas taxas e quer ter segurança.

Hoje em dia, existem muitas maneiras de enviar dinheiro para o exterior com segurança, cada uma pode atender a um determinado perfil. Por isso, se você quer saber mais sobre como realizar transferências internacionais, não deixe de ler nossos artigos sobre o tema.

Levar dinheiro ao mudar de país

Se você está planejando morar em outro país, levar dinheiro para o exterior pode ser uma tarefa difícil, custosa e insegura, caso você não estude na melhor forma de realizar o procedimento, tendo em vista que os riscos são maiores devido à maior quantia.

Dessa forma, uma dica bastante útil é você trocar nas casas de câmbio do Brasil somente uma quantia de dinheiro para as primeiras semanas no país e para os gastos menores, como sua alimentação, transportes, compras, etc. e abrir uma conta no Banco N26 (banco alemão, em que é possível abrir uma conta pela internet em apenas 8 minutos).

Tendo sua conta no exterior, você pode usar a Remessa Online ou outra plataforma de sua preferência para realizar as transferências com uma boa taxa de câmbio, sem pagar os absurdos cobrados pelos bancos tradicionais.

COMPARTILHE
Autores

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.