Comprar dólar e euro: como trocar seu dinheiro antes de viajar

Câmbio de moedas  / 

Quando se trata de viajar para o exterior, comprar dólar e euro torna-se uma tarefa obrigatória. Afinal de contas, para realizar compras e custear despesas com hospedagem e restaurantes fora do Brasil, é necessário ter em mãos a moeda do país de destino. Ou pelo menos a que é mais aceita em outros países.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Se você vai realizar uma viagem internacional, mas não sabe onde comprar dólar e euro, acompanhe o artigo a seguir. Confira dicas de onde trocar o real, e descubra ainda outras maneiras de realizar o câmbio, mesmo sem sair de casa.

Tudo que você precisa saber para comprar dólar e euro

Existem diversas formas de comprar dólar e euro para sua viagem ao exterior. É importante lembrar que as moedas sofrem alterações quase que diariamente. Assim, acompanhe sempre a flutuação do câmbio. Não existe um momento ideal ou momento certo, se você pretende viajar e deixar a compra da moeda para a última hora, correrá o risco de não conseguir comprar o valor desejado, ou pela cotação não ser favorável ou porque você não tem mais o dinheiro necessário para comprar.

Dessa forma, o mais fácil e inteligente é comprar dólar de forma constante, em intervalos regulares. Defina um período, separe os recursos de suas receitas e compre a moeda estrangeira respeitando a estratégia definida. O dólar está sujeito à variação de valores com base em diversos fatores, por exemplo:

  • Fatos econômicos – fim da intervenção na economia norte-americana;
  • Eleições presidenciais;
  • Queda de preços de commodities e etc, traduzidos em expectativas e tendências, por sua vez interpretadas por agentes envolvidos com o uso da moeda (importadores, exportadores, investidores, especuladores e governo).

O pequeno investidor e o consumidor comum interessados na moeda estrangeira, mais como uma maneira de estruturar sua próxima viagem, muitas vezes sentem-se impelidos a tentar acertar a melhor hora para comprar dólar ou Euro em por muitas vezes acabam pagando mais por comprar na véspera do passeio.

Saiba qual a cotação do dólar em tempo real.

Onde comprar dólar e euro

Casas de câmbio

Os lugares onde são realizadas as trocas de uma moeda por outra são as casas de câmbio. Elas permitem que o turista possa comprar dólar e euro, além de moedas de outros países. Atualmente, pode-se dizer que todas as capitais do país possuem casas de câmbio. Inclusive, a concorrência entre elas baseia-se basicamente no valor das taxas cobradas por cada uma. Logo, vale sempre fazer aquela pesquisa antes de comprar dólar e comprar euro.

Além disso, você pode encontrar algumas casas de câmbio nos principais aeroportos do Brasil e do exterior. Por isso, se você esqueceu ou não teve tempo para realizar suas trocas com mais planejamento, elas são uma opção. As casas de câmbio nos aeroportos são bastante confiáveis, e, caso você deseje comprar dólar e euro em bastante quantidade, as taxas de câmbio costumam ser negociáveis.

Também é importante ressaltar que para prestar esse tipo de serviço, a empresa precisa ser autorizada pelo Banco Central. Inclusive, em seu site a autarquia disponibiliza uma lista com as instituições autorizadas a atuar no mercado cambial. A taxa para comprar dólar e euro em uma dessas instituições custa 1,10% a título de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Câmbio de moedas

Casas de câmbio online

Se você busca praticidade, que tal comprar dólar e euro em casas de câmbio online? Inclusive, quando se faz a transação pela internet, você pode optar por fazer a retirada da nova moeda em uma das sedes da empresa. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário agendar o dia e o horário em que deseja retirar o dinheiro. No entanto, caso você não more nas proximidades da loja ou não possua disponibilidade de horário, também pode optar pelos serviços de “câmbio delivery”.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Nessa modalidade, o cliente recebe o dinheiro em sua casa ou em seu trabalho. Porém, cabe explicar que na maioria das vezes, isso envolve uma taxa extra. Nós do Euro Dicas usamos e recomendamos a Bee Câmbio, que é de confiança e entrega o seu dinheiro em casa. Confira o valor em tempo real a cotação do euro e descubra dicas para economizar.

Bancos

Atualmente, a maioria das instituições bancárias realizam operações de câmbio como o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander e Bradesco, por exemplo. E, assim como as casas de câmbio, os bancos também cobram suas taxas próprias se você quiser comprar dólar e euro.

Além do IOF de 1,10%, há a cobrança de uma margem de lucro sobre a cotação do câmbio. Sabe como fazer transferência bancária internacional? Explicamos aqui.

Comprar dólar e euro antes ou durante a viagem: qual o mais vantajoso?

De acordo com a maioria dos especialistas, comprar dólar e euro ainda no Brasil é mais vantajoso do que realizar a troca no exterior porque, geralmente, você consegue negociar a cotação. E evita, claro, a cobrança de taxas mais altas em cidades turísticas.

Além disso, é sempre importante lembrar que a melhor maneira de evitar os imprevistos é tendo um “plano B”, como um cartão de crédito pré-pago internacional.

Cartão de crédito pré-pago internacional: vale a pena?

Essa é talvez uma das questões mais comuns de quem está pensado em viajar para o exterior. Seja por querer economizar tempo na hora de comprar dólar e euro ou simplesmente para ter consigo a praticidade do famoso “dinheiro de plástico”.

Embora prático, o cartão de crédito pré-pago internacional é uma das formas mais caras de trocar moeda nacional pela internacional. Isso porque além da cotação do câmbio turismo (que envolve o câmbio comercial acrescido de algumas tarifas), o IOF cobrado nessa modalidade é de 6,38%. No entanto, o cartão de crédito também oferece vantagens. A segurança, por exemplo, é uma delas. Afinal de contas, andar com dinheiro em espécie aumenta a chance de problemas, como perda ou roubo.

Cartão de crédito internacional

E no caso do cartão pré-pago internacional, caso aconteça algum desses episódios, é possível ligar para a administradora e solicitar o cancelamento do cartão.

Sabendo disso, recomenda-se comprar dólar e euro para as despesas menores, como alimentação, passeios e compras, por exemplo. E usar o cartão de crédito para as maiores, como hospedagem e as passagens aéreas. Inclusive, você pode conferir as nossas dicas para comprar passagem com milhas aéreas.

Dicas para comprar dólar e euro

Fazer uma transferência para o exterior pode ser um processo caro, mas depende da plataforma utilizada. A operação pode ser realizada nas agências bancárias físicas ou pelo próprio internet banking. Porém, cabe salientar que cada instituição possui suas próprias tarifas e limite de envio diário.

Nesses momentos, comprar dólar e euro pode ser um grande desafio, principalmente para quem estuda fora do país ou tem familiares morando por lá. Mas, graças à tecnologia, atualmente existem plataformas online dedicadas a remessa de dinheiro ao exterior. Conheça a seguir, as duas mais vantajosas do mercado atualmente:

Remessa Online

Outra forma de comprar dólar e euro sem sair da casa é contar com os serviços oferecidos pela Remessa Online. Trata-se, na realidade, de outra plataforma online de remessa de dinheiro ao exterior, só que nesse caso, brasileira. Ela atua em parceria com o Banco Máxima, instituição financeira encarregada de intermediar as transações. O custo do serviço é de apenas 1,3% sobre o valor, mais o IOF de 0,38% ou 1,10%, dependendo se está a enviar dinheiro para terceiros ou para si mesmo.

Essa é a plataforma que nós do Euro Dicas mais utilizamos por ser confiável, mais rápida e oferecer as menores taxas. Se você ainda não sabe como funciona a Remessa Online, leia esse artigo que escrevemos sobre a plataforma.

TransferWise

A TransferWise é uma plataforma de transferência de dinheiro ao exterior. Fundada em 2011, a empresa britânica realiza transferências internacionais para centenas de países com excelentes taxas. Entre as suas principais vantagens, estão a tarifa única e a rapidez do serviço. A TransferWise cobra uma única tarifa, que varia de acordo com o valor da remessa e país de origem e destino.

Nesses valores, está incluso o IOF de 0,38% para remessa de dinheiro para a conta de terceiros e de 1,10% para contas de mesma titularidade. Toda a transação é feita de forma simples e rápida e o dinheiro cai na conta do beneficiário em até quatro dias úteis, dependendo do país. Dessa forma, comprar dólar e euro torna-se até oito vezes mais barato do que pelos bancos comuns. Também confiamos e recomendamos a TransferWise, leia esse artigo sobre ela para saber mais.

Agora, que você já sabe como e onde comprar dólar e euro, trocar a moeda brasileira não será mais motivo de preocupação. Então, tome nota das dicas acima e na hora de fazer sua viagem ao exterior, esteja atento às melhores taxas e aos melhores serviços do mercado.

Leia também nosso artigo com dicas completas sobre como comprar euro mais barato.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.