Como comprar euro, saiba como fazer um bom negócio e onde comprar.

Comprar euro

Câmbio de moedas  / 

Comprar euro (ou qualquer outra moeda) é quase uma arte e requer muita pesquisa. Não deixe de maneira nenhuma para última hora, seja para uma viagem ou para morar fora.

A cotação do Euro muda todo dia, na verdade, todo minuto. Quando começamos a planejar nossa mudança, o euro era vendido a R$2,70 e poucos meses já custava R$3,38. Por isso vou dar algumas dicas também de como minimizar a perda de dinheiro no câmbio.

Qualquer oscilação faz muita diferença, principalmente se for trocar uma grande quantidade de dinheiro, como é o caso das pessoas que querem morar fora e/ou fazer intercâmbio.

Opções para comprar euro

Dinheiro

A maneira mais tradicional e barata. Quando se efetua a compra, existe um imposto de 0,38% (IOF, imposto sobre transações). Algumas casas da câmbio oferecem desconto quando tem muito dinheiro em caixa, e pode ser uma boa oportunidade.

A principal desvantagem é que é perigoso andar com muito dinheiro, em qualquer lugar do mundo, e você não quer correr riscos com a poupança da família. Mas pelo menos um pouco de euro em espécie você terá que comprar.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.


Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26 »

Cartões Viagem Pré-Pagos

Os famosos cartões de débito para viagem, ganharam muita popularidade porque era gratuito para solicitar e só pagava o IOF (como em espécie).

Porém em 2014, com muita saída de dinheiro do país através desse método, o governo brasileiro taxou os cartões de débito pré-pagos internacionais em mais 6%, totalizando 6,38% de imposto nesse método.

A principal vantagem é que é seguro, tem assistência mundial e reposição em até 24h em caso de problemas. O que eu usei quando mudei para a Irlanda foi o VTM do Banco Rendimento.

Cartão de Crédito Internacional

Essa pode até ser uma boa solução para quem vai “turistar“, mas de maneira alguma para quem pretende levar grandes quantias de dinheiro para o exterior.

Além de você não ter como comprovar facilmente que tem dinheiro no aeroporto (o que pode te complicar), tem o IOF de 6,38% e o pior de tudo, a taxa de câmbio é uma incógnita, por que vai ser baseada no dia do fechamento do seu cartão de crédito, e os bancos costumam trabalhar com uma cotação própria (bem mais cara).

A única “vantagem” é poder pagar em 30 dias e/ou parcelar.

Transferência bancária internacional

Se você vai morar fora do Brasil, não precisa trocar todo seu dinheiro para euro de uma única vez. Aliás, nem deve.

Eu recomendo que você traga dinheiro para as primeiras semanas, apenas para chegar e conseguir abrir uma conta bancária no país. Depois disso, abre um mundo de novas oportunidades para comprar euro (e quase sempre mais vantajosas), como a Transferwise, por exemplo.

Veja como eu compro euro e envio para Portugal.

Como comprar euro para turismo

Procure perto da sua casa, geralmente em centros comerciais e em shopping’s tem as principais casas de câmbio. É bom lembrar que o valor varia de uma para outra, então é bom pesquisar, cada centavo conta.

Eu recomendo olhar a ferramenta melhor câmbio que basicamente faz uma comparação da cotação do euro entre as casas de câmbio mais próximas da sua casa.

Para comprar euro, esteja preparado com um documento com foto, e talvez precise de um comprovante de residência. A compra de moeda será registrada em seu CPF para controle do governo / registro em imposto de renda.

Olhe a cotação do euro todos os dias

A regra básica para fazer um bom negócio na hora de comprar euro é olhar a cotação do euro SEMPRE. Só assim você vai saber se realmente está barato ou não.

Outra coisa para ficar atento, quando acontece alguma crise política/financeira que gera desconfiança, o real desvaloriza e o euro fica “mais caro“. Por isso acompanhe sempre a cotação e aproveite o pronunciamento de boas notícias políticas.

Não compre euro de uma única vez

A maior parte das pessoas junta todo o dinheiro que quer trocar, e troca de uma única vez. Mas isso não é uma boa ideia. Isso por que por mais que você ache que a cotação do dia é uma boa oportunidade, ela pode oscilar e descer, por exemplo.

A melhor maneira para não sofrer muito com a oscilação, é comprar aos poucos, assim você nunca vai pagar muito caro, nem muito barato. Isso garante que na média, você pagará um bom valor no euro.

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.