Dia após dia, podemos acompanhar as altas e baixas do mercado financeiro que impactam diretamente as cotações das moedas estrangeiras, como o euro e o dólar. Nesse cenário, são muitos os mitos e verdades que se espalham pelo mercado de câmbio. Um deles gira em torna de uma pergunta que parece simples: existe melhor dia da semana para comprar euro?

Neste artigo, você tanto descobre a resposta como consegue entender melhor por que esse tipo de pergunta é mais complexa do que parece. Vamos lá!

Qual o melhor dia da semana para comprar euro?

Não existe melhor dia da semana para comprar euro, dólar ou outra moeda estrangeira. Muito menos um melhor horário.

Como a oscilação das moedas acontece por uma série de fatores, o que pode existir são análises combinando esses fatores que culminam em uma recomendação com perspectivas de curto ou longo prazo, ou ambos.

Mas não há verdades absolutas: às sextas-feiras, por exemplo, a taxa de câmbio pode tanto disparar como desabar. O mesmo na segunda e assim por diante.

A oscilação das moedas não escolhe o dia

Tudo vai depender somente do que está acontecendo no mundo financeiro.

Por isso, os dias da semana não importam muito mesmo. Então, vamos ao que pode impactar a subida ou caída de câmbio.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Remessa Online, Paypal, Western Union, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido, fácil de utilizar e tem as melhores taxas.

Enviar Dinheiro com a Wise →
Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Fatores que geram oscilação das moedas

Há diversos fatores que geram variação na cotação do euro e outras moedas, já que indicam cenários de alta volatilidade. São eles:

  • Crises econômicas e/ou políticas;
  • Inflação;
  • Taxas de juros;
  • Riscos fiscais;
  • Contextos de pandemia;
  • Conflitos e guerras — como a Guerra da Ucrânia;
  • Relações comerciais internacionais;
  • Notícias que gerem ruído no mercado financeiro;
  • Variações de oferta e demanda.

Saiba também se é melhor comprar euro no Brasil ou na Europa para fazer a escolha certa – o local faz diferença!

Cuidado com empresas que garantem que o câmbio vai subir ou descer

Falsas promessas existem em todos os lugares e no mercado de câmbio não é diferente.

Empresas, assessorias ou consultorias de câmbio podem, muitas vezes, enganar os possíveis clientes com estratégias de marketing enganosas para terem um suposto diferencial diante da concorrência.

É o caso de quando afirmam que sabem o melhor dia da semana para comprar euro: pura especulação.

Para não cair no conto do vigário, portanto, o ideal é estar bem assessorado ou aprender a analisar os gráficos de variações cambiais para conseguir entender as tendências do mercado. E isso tanto no Brasil como em contextos internacionais.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, assista ao vídeo a seguir do meu canal Câmbio Inteligente,:

Vale a pena esperar cair? Faz muita diferença?

Em geral, não. Mas tudo vai depender do tempo que você tem para comprar euros antes da sua viagem.

Se você não pretende comprar mais do que 5 mil euros ou dólares, a variação do câmbio em determinado período dificilmente fará muita diferença no preço final.

Agora, se ainda faltam dois ou mais meses para sua viagem para a Europa ou para outros lugares do mundo, o ideal é dividir a compra dos seus euros em dois momentos diferentes: um pouco agora e um pouco mais perto da sua viagem, por exemplo. Assim, você consegue aproveitar um preço médio e não corre tantos riscos de gastar mais do que pretendia.

Saiba também se vale a pena comprar euro em casa de câmbio.