Com a flexibilização das medidas sanitárias da Covid-19, viajar para Europa em 2022 está nos planos de muitos brasileiros. Mas, para garantir uma estadia tranquila e segura, é importante verificar as exigências impostas por cada país, providenciar documentos e outros detalhes.

Acompanhe o nosso artigo e descubra o que deve providenciar antes do embarque.

Vale a pena viajar para Europa em 2022?

Após a abertura das fronteiras e dois anos de pandemia, muitas pessoas estão pensando em viajar para Europa em 2022. Mas, será que esse é o melhor momento? Na verdade, a decisão depende tanto do seu destino quanto do objetivo da sua viagem.

Contudo, é preciso considerar o impacto que a pandemia da Covid-19 teve em todo o continente. Isso reflete no aumento dos custos com a viagem e algumas condições para ingressar no país, como ter o esquema de vacinação completo e/ou ficar em quarentena após o desembarque.

Dessa forma, avalie os prós e contras, o que precisa para viajar para Europa e tome a decisão mais assertiva para seus objetivos e condições financeiras. Porém, se o país de destino apresenta um risco de contágio da Covid-19, se possível, o mais seguro é adiar a viagem para um período mais seguro.

O que vai mudar nas viagens para a Europa?

Algumas medidas sanitárias adotadas para conter o avanço da 5ª onda de Covid-19 afetaram a forma de viajar para Europa em 2022. Contudo, as novas regras variam de país para país, mas geralmente envolvem a apresentação do teste PCR negativo, certificado de vacinação e até a quarentena dos estrangeiros após o desembarque.

Em uma reunião realizada no dia 25 de janeiro de 2022 entre os Estados-membros da União Europeia, foi acordado que viajantes europeus estarão liberados de fazer testes e quarentenas para entrar nos países do bloco.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Contudo, isto só irá acontecer se o viajante estiver com o ciclo vacinal completo ou recuperado de Covid-19. Caso contrário, as restrições deverão ser cumpridas.

Precisa de vacina para entrar na Europa em 2022?

A situação sanitária continua bastante instável na Europa. Diante disso, por motivo de segurança, a entrada de turistas nos países europeus é permitida mediante a apresentação do comprovante de vacinação expedido pelas autoridades competentes do país de origem. Mas é preciso conferir se o país destino aceita o Certificado de vacinação brasileiro, nem todos aceitam.

Para ser válido, o Certificado de Vacinação Brasileiro deve estar traduzido para o espanhol, inglês, francês ou alemão. Ademais, os turistas brasileiros podem obter o documento digital através do Ministério da Saúde do Brasil, na versão em espanhol.

Atualmente, os países europeus aceitam a entrada dos turistas imunizados com duas doses ou dose única das seguintes vacinas:

  • CoronaVac;
  • Pfizer;
  • Janssen;
  • Moderna;
  • Astra-Zeneca;
  • CovidShield.

Além da vacina, é provável que os turistas precisem apresentar um teste de Covid-19 na chegada ao destino. Isto é, se a autoridade sanitária do país considerar necessário. Por isso não deixe de conferir se o país que você vai visitar exige o teste negativo.

Portugal, por exemplo, exige o teste negativo. A Espanha não.

Vacinação para viajar para Europa em 2022

Os menores de 12 anos podem viajar sem comprovante de vacinação para diversos países da Europa, desde que o seu acompanhante esteja vacinado ou autorizado a viajar. Tampouco é necessário apresentar exame PCR negativo, somente o formulário de controle sanitário.

O que saber antes de viajar para Europa em 2022?

Devido à pandemia do Covid- 19, as regras para viajar para Europa em 2022 variam de acordo com a situação sanitária do país de destino e a situação vacinal de cada viajante.

Assim, a recomendação é visitar o site da embaixada para obter informações atualizadas sobre as exigências cobradas para a entrada de estrangeiros.

Embora não haja necessidade de brasileiros solicitarem visto para viagens de turismo à Europa com duração inferior a 90 dias, os viajantes devem apresentar os seguintes documentos na hora do embarque:

  • Passagem de volta: o cidadão brasileiro viajando a turismo para os países do Espaço Schengen devem apresentar a passagem de retorno com limite máximo de 90 dias;
  • Seguro viagem: os países do Espaço Schengen exigem o seguro viagem com cobertura médico-hospitalar no valor mínimo de 30 mil euros;
  • Comprovante de hospedagem: comprovante de reserva em hotel ou carta convite, caso fique hospedado em residência de familiares ou amigos;
  • Comprovante financeiro: comprovante bancário, cartão de crédito ou dinheiro com valor capaz de cobrir as despesas durante a estadia. Na França, por exemplo, é cobrado 120 euros por dia;
  • Documentos: declarações que atestem o motivo da entrada no país se é por turismo, estudo ou trabalho voluntário, por exemplo;
  • Passaporte válido: passaporte com validade a superior a 3 meses após a saída do país.

Como comentamos acima, os países da Europa exigem o comprovante de vacinação atestando o ciclo vacinal completo, com ou sem a dose de reforço.

Além disso, também costuma ser exigido o teste PCR ou comprovante de recuperação Covid-19. Mas, é claro, cada país é soberano e aplica diferentes condições para a entrada de estrangeiros. Portanto, verifique essa informação com antecedência.

Seguro viagem continua sendo obrigatório

O seguro viagem continua sendo obrigatório para viajar para Europa em 2022 nos países do Espaço Schengen. Segundo as regras do Tratado, o viajante deve contratar uma apólice com cobertura de no mínimo 30 mil euros para despesas médico-hospitalares. Em geral, o seguro viagem Europa também cobre despesas como:

  • Despesas médicas e hospitalares (DMH);
  • Cobertura odontológica e farmacêutica;
  • Regresso sanitário;
  • Traslado de corpo e médico;
  • Seguro bagagem extraviada;
  • Seguro por morte acidental e invalidez permanente.

Em tempos de pandemia, vale a pena contratar um seguro viagem Covid. A maioria das seguradoras do Brasil oferece esse benefício e garante assistência médica para o beneficiário em caso de contágio da doença. Sem dúvida, é uma cobertura essencial tendo em vista o aumento dos casos e os custos altos dos hospitais na Europa. Visite o site do Seguros Promo para verificar os valores.

Outra cobertura que pode ser importante para não interferir na vida financeira é contratar um seguro viagem que ofereça cobertura para quarentena de Covid-19, caso teste positivo na véspera de voltar para a casa e seja impedido de embarcar. A seguradora Assist Card foi pioneira em lançar planos com essa cobertura específica após o caso do casal das Maldivas, mas a seguradora Affinity também já apresenta planos para possível quarentena.

Além disso, é importante destacar que o seguro viagem não é obrigatório para alguns países como os do Reino Unido, por exemplo. Mesmo assim a sua contratação é recomendada para garantir uma viagem mais tranquila e segura.

Cartão Wise te ajuda a economizar na viagem para a Europa

A Wise lançou o seu cartão internacional no Brasil. Emitido com a bandeira Visa, é possível fazer compras e pagamentos em mais de 200 países e territórios de maneira simples, prática e econômica.

O cartão Wise é uma extensão da conta multimoeda Wise, a única no Brasil que permite ter dados bancários em 11 moedas e manter o saldo na conta em mais de 50 moedas diferentes, em um só lugar. Funciona, como uma verdadeira casa de câmbio na palma da mão.

Com o cartão, os usuários evitam o transtorno de ter que converter o dinheiro antes de viajar para Europa em 2022. Isso porque é possível comprar em vários países como um local, realizando a conversão instantaneamente e direto pelo aplicativo da Wise.

Para solicitar o cartão Wise no Brasil, basta seguir o passo a passo indicado abaixo:

  1. Acesse o site da Wise;
  2. Selecione “Criar conta” no menu superior;
  3. Informe o seu e-mail, crie uma senha e indique qual o seu país de origem;
  4. Após criar a conta multimoeda Wise, solicite o cartão;
  5. Acesse a página e clique em “Cartão de débito” e “Adicione os seus dados”;
  6. Clique em “conta pessoal” ou “conta empresarial”;
  7. Informe os dados solicitados;
  8. Por fim, anexe o documento com foto válido e o comprovante de residência.

Após terminar o processo de solicitação, é só aguardar a aprovação e o cartão será enviado para o endereço cadastrado.

Se você não conhece bem a marca, veja esse artigo que escrevemos sobre a Wise e veja nossa avaliação desse cartão.

Alugar mala pode ser melhor que comprar

Embora muitos turistas prefiram comprar as suas próprias malas, esse pode ser um gasto extra para viajar para Europa em 2022, principalmente quem precisa levar várias. Uma boa ideia para economizar tempo na compra e espaço na sua casa é alugando uma mala. A GetMalas é uma plataforma online de aluguel de malas que presta um serviço confiável e de qualidade.

A plataforma disponibiliza diversos modelos nos tamanhos P, M e G com diárias com preços acessíveis. É muito simples alugar. Basta acessar a plataforma reservar a sua mala e informar a data que precisará delas. A GetMalas irá entregá-las no dia combinado e em perfeito estado para a sua viagem.

Quais os melhores sites para encontrar hospedagem na Europa em 2022?

A hospedagem é um dos maiores gastos do orçamento para viajar para Europa em 2022. O segredo para economizar e encontrar o lugar ideal para sua estadia é simples: pesquisar muito. Existem vários sites para encontrar hospedagem na Europa que facilitam essa busca. Para te ajudar na escolha, selecionamos os 3 melhores do mercado.

Booking

O Booking é um dos principais e maiores sites para encontrar hospedagem na Europa. Ele disponibiliza apartamentos, hostels, hotéis e até hospedagens residenciais nos principais países da Europa e do mundo.

Além disso, é possível usar os filtros avançados para classificar a busca de acordo com o preço, avaliações e comodidades. Assim, para encontrar o local ideal, leia as avaliações com antecedência, também observe as políticas de cancelamento e reembolso.

Airbnb

O Airbnb é uma plataforma mundialmente conhecida que reúne anfitriões e viajantes de diversas partes do mundo, inclusive na Europa. Pelo site é possível diferentes tipos de acomodações como quartos, casas e apartamentos para locação.

O Airbnb é uma plataforma confiável, fácil e segura de usar, se destaca pela possibilidade de entrar em contato com o proprietário, atendimento 24 horas e conferência das acomodações.

El Quarto

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, o El Quarto é um site de reserva de hotéis em diferentes países. Garante preços baixos e acomodações em hotéis de 1 a 5 estrelas, é possível aproveitar algumas ofertas como o cancelamento gratuito da hospedagem. Além disso, a plataforma é bastante segura e oferece condições de pagamentos flexíveis.

Como viajar mais tranquilo pela Europa?

A Europa é repleta de paisagens deslumbrantes e lugares encantadores. Assim, se o seu intuito é viajar mais tranquilo e explorar todas as particularidades dos países do continente europeu ao seu tempo, a melhor maneira é alugar um carro.

Alugar carro para viajar para Europa em 2022

Com o aluguel de um carro na Europa, você tem mais liberdade de ir e vir. Não precisa se preocupar com horários do trem, a insegurança de pegar o ônibus correto e os altos custos com táxi para se locomover pelo país de destino.

Então, pensando nisso, a Mobility criou um site com diversas ofertas de aluguel de veículos das principais locadoras da Europa. Para conferir as opções, basta acessar o site dessa empresa brasileira e inserir algumas informações sobre a sua viagem, como: local de retirada do veículo e as datas para o aluguel.

Assim, com base nos dados que você inseriu, o site apresenta uma lista das ofertas disponíveis e os detalhes de cada carro. Dessa forma, é possível escolher aquele que atender às suas necessidades e alugar o veículo.

Quanto custa viajar para a Europa em 2022?

Se você planeja viajar para Europa em 2022, cumpra o seu ciclo vacinal e pesquise sobre os requisitos exigidos pelo país de destino. Além disso, também coloque na ponta do lápis todos os custos que você terá durante a sua estadia no exterior.

Para ter uma ideia do quanto ela pode custar, fizemos uma simulação de gastos para uma viagem de 15 dias no mês de abril de 2022 para Lisboa, Portugal. Consideramos despesas para 1 viajante com orçamento econômico, que inclui passagens na classe econômica e hospedagem em hostels.

Despesa Valores
Passagens aéreas ida e volta (classe econômica) R$ 3.750
Seguro viagem Europa c/ cobertura para Covid-19 (DMH) R$ 439
Acomodação em hostel R$1.811
Despesas com alimentação R$ 2.234
Aluguel de 1 mala G R$ 90
Despesas com passeios R$ 1.200
Despesas com aluguel de carro R$ 1.940
Total R$ 11.464

É claro que o destino europeu escolhido vai afetar no orçamento. Viajar para Portugal é muito mais barato que para a Inglaterra, por exemplo. Por isso, falar exatamente quanto custa uma viagem para a Europa é muito relativo, pois depende não só do destino escolhido como também do perfil do viajante.

Como pudemos observar, é possível viajar para a Europa em 2022, desde que sejam tomados os devidos cuidados e, claro, atenção redobrada com a documentação solicitada em cada destino. E mais uma vez, não esqueça que o seguro viagem é obrigatório para os países do Espaço Schengen. Nós temos um comparador de seguro viagem em parceria com o Seguros Promo onde encontra diversas seguradoras e planos, seja básico ou completo.