Quem nunca sonhou em tirar um ano sabático para viajar pelo mundo? Chega um momento da vida em que é preciso fazer uma pausa, mas quando as férias já não resolvem, um ano sabático pode ser a solução. Se você também tem vontade de conhecer diversos países e culturas diferentes, hoje vamos te contar o que é e como é possível se organizar para fazê-lo.
O que é ano sabático?
O ano sabático, também conhecido como gap year, nada mais é do que um tempo reservado para desacelerar e fazer o que você realmente deseja. Digamos que é um período de pausa na carreira, sendo que o tempo pode ser de alguns meses ou então um ano completo (12 meses). Esse ano pode ser dedicado para refletir, ter novas experiências ou mudar o estilo de vida.
Durante esse ano a pessoa tira um tempo para cuidar de assuntos pessoais, realizar projetos de vida, fazer uma viagem, aprender um novo idioma, ir para um intercâmbio no exterior (seja em qualquer idade) ou então viajar pelo mundo e conhecer diversos países.
O propósito do ano sabático é realizar mudanças profundas na sua vida ou carreira, não apenas fazer uma breve pausa para retornar à vida normal.
Por que as pessoas fazem o ano sabático?
As pessoas fazem um ano sabático após um longo período de trabalho e quando precisam repensar algo, descansar, cuidar de familiares ou então colocar um projeto pessoal em prática.
Muitos funcionários públicos têm direito a licenças não remuneradas e até licenças-prêmio (recebendo o salário normalmente) após um número determinado de anos consecutivos de trabalho.
Algumas empresas encorajam os profissionais a tirar um sabático
Algumas empresas privadas também liberam seus funcionários para o ano sabático e, durante esse período, o contrato fica congelado sem remuneração e sem ônus para a empresa para que o profissional possa voltar ao trabalho após o término do ano sabático.
Para conseguir esse ano livre é preciso ter uma carreira sólida, anos de experiência e um bom relacionamento com seu chefe direto ou proprietário da empresa.
Como definir a finalidade do ano sabático?
O período sabático é ideal para quem deseja conhecer outros países e explorar novos lugares, mas ele não se limita a isso. Na verdade, é comum encontrarmos pessoas que tiraram esse período para estudar, como os intercambistas.
Quer saber mais? Confira nosso guia de como fazer intercâmbio de graça na Europa.
O que você precisa saber sobre o período sabático
Antes de tirar um ano sabático, você precisa saber que o propósito não é abandonar tudo. Pelo contrário, você irá dar uma pausa para refletir e adquirir experiências que irão mudar sua vida dali para frente.
Quais são os seus objetivos?
Antes de entrar de cabeça nessa experiência, é preciso saber quais são os seus objetivos. Nesse momento, comece a refletir sobre o que você deseja vivenciar ou que novos conhecimentos quer aprender.
Normalmente, as pessoas tiram o sabático para fazer coisas como:
- Refletir sobre a vida;
- Prestar trabalho voluntário, para ter uma nova perspectiva de vida;
- Conhecer novos países e culturas;
- Aprender novos conhecimentos.
Descubra aqui como fazer trabalho voluntário na Europa.
Impacto na família e trabalho
Tirar um ano sabático não é sinônimo de abandonar tudo sem pensar. Pelo contrário, é algo que deve ser planejado, pois irá interferir na sua vida familiar, pessoal e profissional. É preciso ter em mente que essa decisão não afeta apenas a sua vida, como também a de outras pessoas.
Afinal, elas também devem ser consultadas com antecedência e preparadas para o seu ano sabático. Uma dica bacana é refletir sobre o impacto que a sua viagem irá provocar na sua vida atual, como:
- Terei meu emprego de volta quando retornar para casa?
- Minha família vai ficar bem com a minha ausência por 1 ano?
- Como ficará o meu relacionamento amoroso com o ano sabático?
- Poderei voltar a estudar quando chegar do período sabático?
- Tenho orçamento financeiro para ficar um ano sem trabalhar?
Saiba porque o intercâmbio é uma experiência que pode mudar a sua vida.
Como se organizar para fazer um ano sabático?
Para tirar um ano sabático é necessário planejar sua carreira, verificar se você tem direito para tirar esse ano sem trabalhar ou então juntar dinheiro para conseguir realizar esse sonho e não passar necessidades financeiras.
Muitas pessoas decidem tirar o ano sabático após 15 ou 20 anos de trabalho, ou então após terem recebido alguma herança, algum dinheiro inesperado e, até mesmo após terem feito alguma venda de imóvel ou bem de valor elevado.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Tenha uma reserva financeira
Muitas pessoas ainda associam o ano sabático a uma estilo de vida mais simples. No entanto, para se manter no exterior por 12 meses, você vai ter gastos altos com estadia, alimentação, viagens e imprevistos.
Mesmo quem vai fazer trabalho voluntário ou intercâmbio, precisa ter uma reserva financeira para a sua estadia fora do país. Caso contrário, a experiência no exterior será um verdadeiro pesadelo.
Assim, para evitar que isso aconteça, coloque na ponta do lápis todos os gastos que você poderá ter durante 1 ano. Também converse com outras pessoas que já tiveram essa experiência e peça dicas. Em seguida, a sua missão é poupar esse valor e providenciar todos os detalhes da sua viagem.
Confira aqui quanto dinheiro levar para a Europa? Veja quanto é necessário e qual é o limite
3 passos para tirar um ano sabático
Alguns passos podem ajudar a tirar do papel esse sonho, entre eles:
1. Planejamento
O primeiro passo para conseguir tirar o ano sabático é o planejamento. Você deve economizar dinheiro, vender algum bem (um carro, por exemplo), alugar sua casa durante um ano, sacar seu Fundo de Garantia, tirar um dinheiro da poupança, etc.
2. Ter apoio da família
O segundo passo é envolver sua família no projeto. Se seus filhos não têm mais idade escolar, fica mais fácil. Se não tiver filhos, pode planejar esse ano sozinho ou então na companhia de sua esposa ou esposo e se aventurar em um novo desafio.
3. Ter desapego material
A terceira etapa é desapegar dos bem materiais, saber viver com menos itens e tentar relaxar. Evite despesas com compras no ano sabático, tente algo novo, algo que dê prazer, tente se espiritualizar e aproveitar esse período para se redescobrir.
O que fazer durante o ano sabático?
No seu ano sabático você pode repensar a sua carreira, fazer uma pausa da rotina e se aventurar em novos desafios.
Confira exemplos do que fazer
- Aprender uma nova língua;
- Viajar pelo mundo;
- Fazer um intercâmbio de idiomas – válido para qualquer idade;
- Fazer um trabalho voluntário, por exemplo, participar de uma ONG e ajudar pessoas na África;
- Escrever um livro;
- Lançar um blog;
- Colocar um projeto pessoal em prática;
- Escrever músicas ou aprender a tocar um instrumento;
- Alugar uma cabana no meio do mato e se desconectar;
- Voltar a estudar;
- Fazer um curso técnico ou algo que lhe dê prazer;
- Aprender uma nova profissão.
Entidades que auxiliam no planejamento do sabático
Se você for um viajante experiente, pode planejar o seu ano sabático por conta própria. Por outro lado, se essa vai ser a sua primeira experiência no exterior, é recomendado contar com o suporte de entidades, agências de intercâmbio e plataformas que oferecem atividades para o período sabático:
Worldpackers
A Worldpackers é uma empresa que ajuda viajantes a encontrarem estadia em outros países, mas em troca você precisa desempenhar algum trabalho. É possível trabalhar em pequenos negócios, ONGs, albergues, house sitting dentre outros locais.
Helpx
O Helpx é uma comunidade internacional no qual você troca horas de trabalho por acomodação e comida. Por isso, essa é uma forma barata e segura para viver novas experiências no exterior.
Vida Edu
A Vida Edu é uma empresa portuguesa especializada em programas de estágios remunerados e cursos de línguas para os mais variados destinos. Além disso, essa agência é muito procurada por viajantes, sobretudo por aqueles que pretendem fazer um ano sabático enriquecedor.
Vantagens e desvantagens do ano sabático
Como você pode perceber, o ano sabático oferece vantagens que irão transformar a sua vida. No entanto, antes de embarcar é recomendado descobrir todos os prós e contras que ele oferece.
Vantagens do período sabático
- Vivenciar culturas diferentes;
- Aprender novos idiomas;
- Enriquecer o currículo;
- Descobrir o que você quer fazer na vida;
- Autoconhecimento;
- Realização pessoal;
- Novas amizades;
- Novos conhecimentos interessantes.
Desvantagens
- Não ter renda fixa durante o período sabático;
- Custos elevados;
- Críticas de familiares e amigos.
Ano sabático: a experiência de quem já fez
Uma das melhores alternativas para entender a experiência do ano sabático é conversando com viajantes que o fizeram. Os relatos são surpreendentes e motivam qualquer pessoa que sonha em ter essa vivência.
Por isso, selecionamos abaixo alguns depoimentos de quem teve um período sabático e recomendou a experiência:
“Entre esta viagem e a decisão de finalmente largar o mundo sem sentido em que vivia, foram 2 anos. Finalmente tomei coragem e, aos 41 anos, pedi demissão de uma boa empresa, onde tinha um bom cargo e salário para, finalmente, colocar em prática o sonho da juventude: viajar.” Gabriela Moreno Fonte: E-Dublin
“Quando alguém decide tirar um ano (ou mais) sabático, os objetivos coincidem com os das férias, mas há um elemento adicional: há uma consciente decisão de olhar mais pra dentro, de se reencontrar com seus talentos, dons, paixões.” Lara Lobo. Fonte: Medium
Inspire-se também na história do David, ele viajou mais de 50 países em 8 anos.
Sugestão de livros
Existem excelentes livros sobre ano sabático e trabalhos voluntários no mundo que você pode se inspirar, confira abaixo os melhores:
- Comer, rezar e amar;
- Do for love;
- Glück – O Que Um Ano Sabático Nos Ensinou Sobre A Felicidade;
- Guia Fuja Por um Ano – Mesmo que seu Ano Sabático Dure 3 Meses (Ou 3 Anos ).
Também não deixe de conferir nosso artigo sobre os melhores países para nômades digitais.
Cuidados antes e durante o ano sabático
Para que o ano sabático seja uma experiência inesquecível, é preciso tomar alguns cuidados:
Contrate um seguro viagem
Contratar um seguro viagem antes de partir para o período sabático é o primeiro cuidado que você precisa tomar. O seguro viagem anual pode ser o mais indicado para um ano sabático. Com o seguro, é possível ter acesso a um atendimento médico-hospitalar caso ocorra algum acidente, ou até mesmo ser reembolsado nos casos de bagagem extraviada, overbooking ou cancelamento de voos.
Para encontrar o melhor seguro viagem para o seu período sabático, recomendamos a utilização do site Seguros Promo, que mostra os preços das principais seguradoras do mercado pelo melhor preço.
Faça um roteiro de viagem
O segundo cuidado que você precisa ter é fazer um roteiro de viagem. Por isso, pesquise muito sobre os países que você pretende visitar, confira detalhes sobre meios de transportes, hospedagens e documentação.
Também fique atento a segurança do país. Evite frequentar locais perigosos para turistas e sempre mantenha contato com a sua família. Além disso, fique atento quanto a necessidade de tomar vacinas.
Visto para Europa: tudo o que precisa saber para entrar no continente
Organize as suas finanças
Por fim, reserve um período mínimo de seis meses para guardar dinheiro para a sua viagem. Uma dica bacana é evitar usar dinheiro durante o ano sabático, dê preferência para o cartão internacional.
Você poderá recarregá-lo quando e onde desejar com facilidade e caso seja roubado, pode bloquear o cartão em questão de minutos. Sem dúvida, isso garante mais segurança durante a sua viagem.