Como fazer intercâmbio de graça na Europa: guia por país

Europa  / 

O sonho de estudar no exterior é comum, porém não tão acessível para a maioria. Além dos gastos com a universidade, é preciso planejar, também, o valor para se manter no país escolhido. Por isso, hoje vamos te contar como fazer intercâmbio de graça na Europa.

Como fazer intercâmbio de graça na Europa

Conseguir uma bolsa de estudo no exterior ajuda, e muito, na concretização do sonho de estudar fora. Já é um gasto a menos para o estudante ou para a sua família, que irá bancar sua estadia em outro país.

As bolsas podem ser, por exemplo, em mensalidades, ajuda de custo com alimentação e locomoção, moradia etc. Cada universidade possui um programa, com critérios distintos para concessão de bolsas.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Descubra por que o intercâmbio é uma experiência que pode mudar a sua vida.

Requisitos para solicitar uma bolsa de estudo

Para um estudante conquistar sua bolsa de estudo no exterior é preciso:

  • Apresentar histórico escolar com boas notas;
  • Apresentar toda a documentação exigida pela universidade;
  • Saber idiomas;
  • Aprimorar suas competências;
  • Contar uma boa história que conecte seu estudo com o que pretende fazer no futuro profissional, por exemplo;
  • Pesquisar tudo, desde os países que mais irá se adaptar, até as universidades que mais lhe agradem e os requisitos para participar do processo seletivo;
  • Acompanhar as datas dos processos seletivos.

Como uma bolsa de estudo pode ser concedida

Geralmente, uma bolsa de estudo é concedida em uma das três categorias:

  • Necessidade: quando é levada em consideração a renda ou a situação socioeconômica de um candidato;
  • Mérito: quando você precisa provar que tem um nível avançado e diferencial acadêmico, esportivo, artístico ou outro;
  • Perfil: quando, por exemplo, uma universidade quer aumentar o número de mulheres cursando engenharia.

Países que oferecem bolsa de estudo para universidades

intercambio estudante

Conheça alguns dos principais países que oferecem bolsa de estudo:

  • Alemanha;
  • Espanha;
  • França;
  • Itália;
  • Portugal.

Como fazer intercâmbio de graça na Alemanha

A Alemanha é o quarto destino mais escolhido do mundo por estudantes de ensino superior, de acordo com o ranking da Consultoria QS. E, o melhor: o país oferece estudo gratuito desde 2014 para cursos de graduação e pós-graduação.

Não é necessário falar alemão fluentemente para se inscrever em uma vaga de um dos 900 cursos oferecidos. Porém, é necessário saber inglês (nível avançado), pois as aulas são ministradas no idioma e isso deve ser comprovado por meio dos exames de proficiência IELTS ou TOEFL.

O DAAD oferece bolsas para estudantes de mestrado e PhD no país.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

A Fundação Alexander von Humboldt também oferece bolsa de estudos para brasileiros que queiram estudar na Alemanha.

Saiba como é estudar na Alemanha.

Como fazer intercâmbio de graça na Espanha

A Espanha também é muito procurada por estudantes brasileiros que pretendem estudar de graça na Europa, principalmente por ter um ensino de qualidade.

A Fundação Carolina, o Santander Universidades e a Associação Universitária Iberoamericana oferecem bolsas para candidatos da América Latina.

Brasileiros que queiram estudar na Espanha podem concorrer, também, a uma bolsa de estudo na Universidade Complutense de Madrid. A universidade possui convênio com mais de 900 instituições em 77 países, principalmente com universidades brasileiras.

O Instituto Cervantes também costuma divulgar quando alguma universidade está oferecendo bolsa de estudo na Espanha para brasileiros.

Confira informações sobre a Universidade Autônoma de Madri, que está entre as melhores universidades da Espanha.

Como fazer intercâmbio de graça na França

Todas as universidades na França são públicas e o governo francês investe fortemente em educação.

Instituições francesas oferecem mais de 200 bolsas de estudos para brasileiros. Para saber mais sobre todas as bolsas e os critérios para concorrer a uma vaga, acesse o Campus France.

Veja informações sobre como é estudar na França.

Como fazer intercâmbio de graça na Itália

A Itália possui diversos programas de bolsa de estudo para estrangeiros cursarem graduação ou pós-graduação no país. Pelo menos 24 instituições italianas disponibilizam mais de 130 cursos de pós-graduação e MBA por meio do programa Invest Your Talent in Italy.

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores italiano recebe candidaturas de estrangeiros para o seu programa de bolsa. É possível concorrer a uma bolsa de estudo se o seu curso estiver entre os beneficiados do programa e se a universidade estiver na lista das universidades do programa.

A Universidade de Bolonha, por exemplo, oferece bolsas de graduação e pós-graduação.

O Consulado Geral da Itália em São Paulo orienta que os interessados em saber como fazer intercâmbio de graça consultem o site do consulado ou os sites das universidades.

Não deixe de ler também o artigo que fizemos sobre intercâmbio na Itália.

Como fazer intercâmbio de graça em Portugal

Muitos brasileiros que pensam em como fazer intercâmbio de graça na Europa se interessam pelas bolsas de estudo em Portugal, principalmente pela facilidade da língua.

Para fazer o intercâmbio com bolsa de estudos no país, o estudante deve ficar atento aos programas disponibilizados pelas instituições portuguesas.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia é uma que oferece bolsa de estudo. Além disso, muitas universidades, como a Universidade do Porto, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Aveiro, por exemplo, costumam receber bolsistas.

É possível, também, verificar as bolsas disponíveis no Santander Universidades e buscar informações junto ao Consulado Geral de Portugal.

Leia também o artigo que fizemos sobre a Universidade Aberta de Portugal.

Outras bolsas para estudar de graça

No site ERASMUS você pode verificar as bolsas de estudo que estão disponíveis na União Europeia para estudantes estrangeiros.

Por meio desse programa, você pode estudar em uma universidade portuguesa, espanhola, alemã, norueguesa ou de outro país no mundo todo!

Além disso, programas do Governo, como o Ciência sem Fronteiras, o CAPES e o CNPq oferecem bolsas de estudos para estudantes cursarem universidades no exterior.

O Portal Universia e o site Estudar Fora também oferecem informações para as pessoas que querem saber como fazer intercâmbio de graça. Você também deve pesquisar informações nos sites das universidades de seu interesse para saber como concorrer a uma bolsa de estudos.

Concursos e competições

Várias organizações – instituições internacionais de agências de intercâmbio – realizam concursos online que dão como prêmio um intercâmbio. A ONU é um exemplo. Todos os anos, promove um concurso de redação que oferece a estudantes do ensino superior uma semana de eventos em Nova Iorque com despesas pagas.

Além disso, existe uma plataforma especializada que promove competições por vagas, oferece prêmios e bolsas de estudos no exterior todos os anos: a Sqore.

Como fazer intercâmbio de graça no Ensino Médio

Até agora, vimos bastante informação sobre como fazer intercâmbio de graça em universidades. Mas você sabia que é possível, também, que estudantes que ainda não estão no nível superior participem de programas de intercâmbio?

Pois é. O jovem pode estudar no exterior, aprender um novo idioma, uma nova cultura e ainda ganhar uma experiência incrível morando em outro país!

United World Colleges (Global)

Este programa possibilita que o estudante faça um intercâmbio em vários países do mundo!

O United World Colleges consiste em uma rede de 17 colégios de 4 continentes, que oferece ao jovem a oportunidade de estudar com pessoas do mundo todo de graça e por um período mais longo.

É possível que alunos do 1º e do 2º anos do Ensino Médio se inscrevam para cursar dois anos escolares em um colégio cadastrado.

ESO Astronomy Camp (Itália)

Outro exemplo de como fazer intercâmbio de graça estando no Ensino Médio é por meio do ESO Astronomy Camp. Trata-se de um intercâmbio de uma semana nos alpes italianos, fazendo atividades ligadas à astronomia.

No programa, alunos do Ensino Médio de diversos países participam de palestras, atividades práticas e observações celestes noturnas, fazendo uma imersão no inverno da Europa – tendo em vista que essa experiência ocorre após o Natal.

Acesse o site da oportunidade para saber mais.

Além desses programas, há muitos outros disponíveis para jovens, como, por exemplo, o Programa Férias-Trabalho, na França. Para saber mais sobre todos eles, entre na plataforma Inspira Sonho.

Apresentamos algumas instruções sobre como fazer intercâmbio de graça na Europa. Se este for mesmo o seu sonho, pesquise mais informações nas plataformas indicadas e comece a se preparar para os processos seletivos!

Boa sorte!

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.