Como estudar na Espanha

Espanha  / 

O sonho de estudar fora do Brasil mora na esperança de muitos brasileiros e alguns deles conseguem realizá-los e outros deixam de tentar por não saberem as vias de acesso à educação do país escolhido.

Também já falamos sobre os tipos visto para Espanha.

Estudar na Espanha

A Espanha, anualmente, recebe milhares de estudantes, de várias idades e países, e por isso é escolhido como um dos melhores países para passar uma temporada investindo no seu perfil educacional e profissional.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Mas, que maneiras existem de estudar na Espanha? Acredite, são muitas e não apenas viável para quem possua uma condição financeira alta.

Confira agora qual é o custo de vida na Espanha.

Obter bolsas de estudos

A parceria entre Brasil e Espanha vem dando frutos, pois cada vez mais Universidades de ambos países fazem acordos para que seus alunos realizem intercâmbios.

As bolsas de estudos, são uma verdadeira mão na roda para estudantes que não podem custear os gastos de moradia, do curso e de manutenção de estadia na Espanha. Todos os anos, milhares de bolsas são oferecidas aos estudantes brasileiros, e o mais legal de tudo é que a maioria delas possibilita a realização profissional, sem ter que gastar nada.

Você precisa se empenhar

Para isso é preciso ser um ótimo aluno e ficar ligado na divulgação dos editais oferecidos pelas Universidades, empresas e prefeituras.

Se gostaria de morar na Espanha, é importante saber falar a língua espanhola. Veja onde fazer cursos de espanhol.

Entrar em uma universidade para estudar na Espanha

Ingressar em uma universidade espanhola sendo brasileiro não é tarefa fácil, principalmente, pela parte burocrática.

Existem basicamente quatro vias de acesso: através de transferência universitária, vestibular e curso profissionalizante, vejamos cada uma delas.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Transferência Universitária

Para quem já iniciou a graduação no Brasil e deseja terminar os estudos na Espanha o processo é feito diretamente na Universidade escolhida, que fornecerá os requisitos e como proceder.

Vestibular

Aceder a uma graduação exige paciência e dedicação. Primeiramente, você deverá homologar o ensino médio realizado no Brasil e posteriormente se preparar para a prova de acesso.

Curso profissionalizante

Na Espanha eles são conhecidos como FP (Formação Profissional), e possui dois níveis de estudos: Médio e Superior. Este último, após finalizado dá acesso à Universidade diretamente.

Pós graduação

Para quem já finalizou uma graduação no Brasil e quer realizar uma pós na Espanha é preciso analisar os requisitos exigidos pela Universidade Escolhida e apresentar a documentação necessária.

Não se esqueça, é preciso pagar o curso e obter um visto

Assim como os cursos universitários, a Universidade Pública na Espanha é paga, ou seja, você precisa desembolsar uma taxa anual para poder cursar qualquer nível de educação superior.

Vale lembrar que para todos as vias de acesso citadas é necessário obter previamente um visto de residência na Espanha.

Veja quais são os requisitos para entrar na Espanha.

Estudar e trabalhar

O governo espanhol também permite que estudantes estrangeiros possam trabalhar no país, mas apenas por 20 horas semanais e que sejam complementar a sua formação. Essa é uma ótima oportunidade de fazer contato na sua área!

Fizemos um guia sobre como trabalhar na Espanha.

Melhores Universidades

Ficou com vontade de planejar seus estudos na Espanha? Então conheça o ranking de melhores Universidades do país, divulgadas por El Mundo:

Não deixe de ler também mais dicas sobre as melhores universidades da Espanha.

Em destaque na Euro Dicas
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é a TransferWise. Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Nós usamos o Seguros Promo para comparar várias opções e economizar.

    COMPARAR SEGUROS »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Taiana é brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilha no seu blog Partiu Espanha roteiros, dicas e as impressões de viver no exterior.