O ano letivo na Espanha é um dos pontos que causam mais estranheza entre os brasileiros que se mudam para fazer intercâmbio no país, calma que nós vamos explicar o porquê, e também vamos te contar quais são as outras diferenças e como deve se preparar.
Ano letivo na Espanha: o que precisa saber
Se você está pensando em estudar na Espanha, a primeira informação importante que deve ter em mente é que o ano letivo espanhol tem um calendário diferente do brasileiro.
Será necessário também fazer os trâmites de equivalência dos diplomas que você possui no Brasil. A documentação servirá para assinalar em que turma você está apto para entrar na Espanha e dar continuidade aos estudos.
Quando começa o ano letivo na Espanha?
O ano letivo na Espanha tem uma pequena variação da data inicial de acordo com as regiões, porém, o mês de início às aulas é setembro. Confira as datas do calendário de 2018/2019, dessa maneira você poderá ter uma ideia dos anos seguintes também.
Como vocês podem ver, não é como no Brasil, que começa e termina no mesmo ano. O ano letivo na Espanha começa em um ano e termina em outro ano. Veja!
- Andaluzia, Astúrias, Canárias, Castela-Mancha, Castela Leon, Ceuta, Comunidade Valencia, Galícia e Melila: 11 de setembro de 2018;
- Aragon, Cantábria, Rioja e País Basco: 7 de setembro de 2018;
- Madrid: 8 de setembro de 2018;
- Catalunha: 12 de setembro de 2018;
- Baleares e Estremadura: 13 de setembro de 2018;
- Murcia: 5 e 11 de setembro de 2018;
- Navarra: 4 e 6 de setembro de 2018.
E quando acaba o ano letivo na Espanha?
Assim como as datas iniciais, as datas finais do ano letivo na Espanha variam, porém, todas as escolas encerram em junho, entre os dias 20, 21 e 22 de junho.
Há também dois feriados que as escolas em Madrid ficam por alguns dias a mais fechadas: Natal, de 23 de dezembro até 7 de janeiro e Semana Santa, do dia 24 de março até 1 de abril.
Fora estas semanas, como acontece no Brasil, as escolas fecham em feriados nacionais ou da cidade onde estão localizadas.
Sistema educacional na Espanha: veja como funciona da educação infantil até o ensino superior.
Quando são as férias escolares?
Com esse ano letivo espanhol começando em um ano e terminando em outro, fica fácil deduzir quando são as férias: bem no verão europeu.
Entre final de junho e início ou meados de setembro, isto é, quase 3 meses, os estudantes espanhóis e estrangeiros que estudam na Espanha estão de férias.
Veja também como conseguir uma bolsa de estudos na Espanha.
Qual o período de matrícula no ano letivo da Espanha?
Assim como o período do ano letivo na Espanha é diferente do que estamos acostumados no Brasil, a data para matricular-se também é outra. Então, quem está pensando em estudar em uma das cidades espanholas deve ficar muito atento para não perder o prazo.
Normalmente, as matrículas podem ser feitas entre fevereiro e março ou abril e maio. Aqui também existe uma diferença do período de acordo com a região da Espanha.
Outro detalhe é que o processo de inscrição pode exigir, em alguns casos uma entrevista, e em outros, até mesmo uma prova, o que acontece com menos frequência. São detalhes que o estudante interessado deve informar-se na instituição de ensino escolhida.
Veja quais são as melhores cidades da Espanha para morar.
Qual o prazo para fazer a matrícula?
O interessado em matricular-se em uma escola ou universidade da Espanha tem exatos 2 meses para fazê-lo.
Considerando que um estrangeiro terá algumas burocracias para “vencer”, o ideal é tentar logo no início do período. Dessa forma, terá tempo de ir atendendo as exigências que podem ir surgindo pelo caminho até conseguir de fato, concluir a matrícula.
Diferenças entre o ensino na Espanha e no Brasil
Para estudar na Espanha é importante saber a diferença entre o ensino do país com o Brasil, pois será necessário fazer o que é chamado de “equivalência de estudos”. Vale ressaltar, que as diferenças entre o Brasil e a Espanha neste quesito são bem grandes.
A educação pré-universitária incluí os estudos que devem ser concluídos até os 18 anos.
Eu dividi por etapas e vou explicar como funciona e as diferenças.
Veja também como é o ano letivo em Portugal e compare com a Espanha.
Sistema de educação infantil na Espanha
- Primeiro ciclo: inicia-se com 0 anos de vida e se conclui com até 3 anos;
- Segundo ciclo: inicia-se com 3 anos e se conclui com até 6 anos.
Normalmente, o horário das aulas é de 9h até 17h.
O ensino infantil na Espanha não é obrigatório. Sendo que o primeiro ciclo, de acordo com a lei, não é obrigatoriamente oferecido de forma gratuita. Porém, em algumas regiões é possível encontrar escolas sem custos.
No Brasil, seria equivalente ao nosso ensino fundamental com uma carga horário menor.
Ensino primário
Esta fase é obrigatória e tem início quando se completa 6 anos de idade. É dividida em três ciclos, que são:
- Primeiro ciclo;
- Segundo ciclo;
- Terceiro ciclo.
Ensino secundário (obrigatório)
Esta fase começa com 12 anos e vai até aos 16 e também é dividida em ciclos, primeiro e segundo.
As duas fases anteriores, também entrariam no que no Brasil, chamamos de Ensino Fundamental.
Tanto o Ensino primário como o Ensino Secundário, são, de acordo com a legislação local, obrigatórios para todos os jovens.
Conheça também qual o custo de vida na Espanha.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Bachillerato ou “Ensino médio”
É o curso para os estudantes com idade entre 16 a 18 anos que pretendem frequentar uma universidade. Nesta fase, os alunos possuem algumas matérias em comum e outras específicas da área que pretende seguir.
Seria equivalente ao nosso Ensino Médio.
Educação universitária – a partir dos 18 anos
Nesta fase, em média, os alunos estudam 4 anos, somando 240 créditos. Porém, existem algumas graduações com carga horária menor, que podem ser concluídas em 3 anos.
Conheça quais são as melhores universidades da Espanha.
Após concluída a graduação, o aluno pode avançar para outras opções de formação mais avançada.
Confira todas as opções:
- Pós graduação;
- Mestrado;
- Doutorado.
Para cursar uma pós, mestrado e doutorado é necessário conseguir uma carta de aceitação da universidade. As exigências variam muito de acordo com instituição de ensino e curso escolhido.
Saiba quais são os melhores cursos na Espanha.
Cursos técnicos que podem ser feitos por pessoas acima de 16 anos
- Grau médio: são direcionados para maiores de 16 anos;
- Grau superior: são direcionados para maiores de 18 anos.
São como os cursos profissionalizantes no Brasil e normalmente são cursos que facilitam a entrada no mercado de trabalho pois a formação é mais prática.
Para estudar na Espanha, é fundamental que você conheça o idioma, por isso preparamos uma lista com os cursos de espanhol grátis que você pode frequentar.
Agora que você já conhece os pros e contras já tomou sua decisão de viver no país? Então recomendamos o nosso ebook Como Morar na Espanha, que reuni todos os passos para você iniciar seu planejamento e até a sua adaptação no país.