Melhores cidades da Espanha para morar: confira o top 5

Repleta de história e cultura, assim como belas cidades, a Espanha oferece muita qualidade de vida para seus residentes, por isso atrai muitos estrangeiros. Se você está planejando mudar para o país, pode estar pensando quais são as melhores cidades da Espanha para morar. Essa é uma das dúvidas mais comuns, afinal a escolha da cidade pode fazer toda a diferença. Conheça a lista e descubra como é a vida em cada uma delas.

Top 5 das melhores cidades da Espanha para morar

Morar na Espanha está nos seus planos? Então certamente você já deve ter pensando em como escolher a melhor cidade para morar na Espanha, mas ainda tem dúvidas sobre qual a melhor opção. Chegou a hora de fazer o planejamento e começar a pensar quais, entre tantos lugares incríveis da Espanha, você gostaria de viver. É difícil mesmo escolher. Mas confira 5 cidades que não dá para deixar de conhecer e prepare-se para uma experiência incrível!

1. Madrid

A capital espanhola, centro intelectual e político do país, é uma das principais portas de entrada para o continente europeu e em todas as estações há sempre o que fazer. A cidade leva a fama de ter uma das noites mais animadas do país, os melhores museus, parques impecáveis, mercados de comida charmosos e bares de tapas, tudo em um lugar relativamente pequeno com pouco mais de 3 milhões de habitantes.

Madrid é repleta de praças monumentais. A Puerta del Sol é o marco zero, onde tudo acontece. Nessa praça está um dos monumentos mais fotografados e também um dos principais símbolos da capital espanhola: uma simpática estátua de um urso que apoia as suas garras em um arbusto.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Em uma caminhada de 4 minutos, você chega na imponente Plaza Mayor, do século XVII, que presenciou importantes momentos da história: movimentos políticos, touradas, casamentos reais e até execuções na época da inquisição.

cidades da espanha madrid

Cultura efervescente

Os museus merecem um capítulo à parte. Uma vez na cidade, renda-se a eles. Casa das obras-primas de artistas espanhóis como Velásquez, Goya, Dalí e Picasso, o Museu do Prado, o Reina Sofia e o Thyssen-Bornemisza são programas obrigatórios.

Entre outros pontos culturais de interessana na cidade está o Palácio Real, em que não faltam luxo e exuberância, o Estádio do Real Madrid, se você gosta de futebol, é claro, o Templo de Debod, presente dos egípcios aos espanhóis, e os famosos mercados, como o de San Miguel. Por falar em culinária, não deixe de fazer uma peregrinação pelos bares de tapas. Come-se maravilhosamente bem e bebe-se melhor ainda.

2. Barcelona

A segunda maior cidade da Espanha é uma das que mais atrai imigrantes que decidem viver no país. A capital da Catalunha, é um museu a céu aberto de alma cosmopolita. Barcelona não é apenas a capital cultural e administrativa da Catalunha, mas também uma das regiões mais ricas da Espanha, onde o povo é extremamente orgulhoso das suas tradições e não se considera espanhol, mas sim catalão.

Barcelona tem as casas mais criativas do mundo, herança do modernismo que deu novas formas e cores à arquitetura. O espetacular Antoni Gaudí é o expoente desse movimento e deixou de herança para a cidade o Palau de la Música Catalana, o Park Güell, as Casas Milà e Batló, além da mais famosa atração da Espanha: o Templo Expiatório da Sagrada Família, obra até hoje inacabada.

Cosmopolita, moderna e uma das melhores cidades da Espanha para morar

Aliás, ô lugar para ditar tendências. Os irmãos catalães Ferran e Albert Adrià revolucionaram a alta gastronomia e ergueram um império fora de série. Berço das misturas gastronômicas, lugar onde comer bem em Barcelona é o que não falta.

No mercado La Boqueria, é possível encontrar gente de todos os lugares do planeta e, claro, comida para todos os paladares, bem nas Ramblas. Já a Barcelona medieval está no bairro gótico, outro “rolê” imprescindível. Ali você encontra a Catedral de Barcelona, construída entre os séculos XIII e XV, e bem pertinho o Museu Picasso.

Assim como em Madrid, Barcelona é uma cidade para saltar de museu em museu. Entre tantas opções, estão a Fundação Miró, Museu de História da Catalunha, Caixa Forum e o Museu do Barcelona, para os amantes do futebol.

cidades da espanha barcelona

Ainda entre ao quefazerno dia a dia – a lista é inesgotável – está o Bairro de Gràcia, um dos mais charmosos da cidade, com ruas estreitas, pracinhas e construções encantadoras. É um lugar boêmio, ótimo para sair à noite, com inúmeros bares e restaurantes.

Com diversão garantida e sol o ano todo, Barcelona é um clássico necessário para quem sonha em viajar para a Espanha, tudo isso à beira do Mediterrâneo. Essa é definitivamente uma das melhores cidades da Espanha para morar e não poderia estar fora da lista.

3. Granada

O destino é a Andaluzia, no sul do país, a Espanha do flamenco e de maravilhas arquitetônicas. A última resistência árabe em terras espanholas, Granada, proporciona uma vida bem diferente das duas grandes cidades apresentadas ate agora.

A principal atração de Granada está no alto de uma colina e faz perder o fôlego. Alhambra é um conjunto monumental de fortalezas, palácios e jardins construídos a partir do século XIII e, no seu auge, chegou a abrigar 40 mil pessoas, entre elas o sultão, sua família, suas concubinas e um exército de empregados. Os ingressos para o complexo são limitados e comprar online com bastante antecedência é essencial.

cidades da espanha granada

História e tradição flamenca

Na colina em frente está o pitoresco Albaicín, repleto de casinhas brancas, ruas estreitas e muitas ladeiras. O Mirador San Nicolás tem uma vista privilegiada de Alhambra e, ao fundo, da Sierra Nevada. Todos os dias, moradores do bairro e turistas se reúnem ali para ver o pôr-do-sol. No bairro Sacromonte vá assistir a um espetáculo de flamenco numa das “cuevas” (cavernas) onde, no passado, ciganos apresentavam-se de forma gratuita.

No centro histórico, na Capela Real, estão enterrados os reis Fernando 3º e Isabel, que expulsaram os árabes da Espanha, em 1942. A cidade também é famosa pelos banhos árabes e a animação noturna. Bares de tapas servem comidinha grátis a cada bebida consumida. E, se você visitar a cidade no inverno, saiba que Sierra Nevada, uma das estações de esqui mais badaladas do país, fica a um pulinho de Granada.

4. Menorca

Um dos paraísos do Mediterrâneo se chama Menorca. Com pouco menos de 700 km², faz parte das Ilhas Baleares, na Espanha, também compostas pela badalada Ibiza, Formentera e Mallorca, onde está a capital da província, Palma.

No verão, as Ilhas Baleares são um destino muito popular de europeus ávidos por temperaturas elevadas, mas Menorca é uma exceção e se diferencia de suas vizinhas pela natureza preservada, sem construções que destoam da paisagem e sem multidões de turistas.

Declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1993, a ilha conseguiu manter um estilo mais calmo e discreto, com poucos resorts e prédios baixos.

Menorca na Espanha

Verão inesquecível

Um dos vilarejos mais charmosos de Menorca e o melhor para se hospedar é a Ciutadella, o centro histórico de Menorca. Entre as suas ruelas, há igrejas seculares, palacetes, muitas lojinhas e o mercado da Plaza de la Liberdad.

No verão, parte da Ciutadella o transporte público para os lugares mais desejados da ilha: as calas (pequenas praias) Macarella, Turqueta, Macarelleta, Son Saura e Mitjana. Nesse momento, feche os olhos e pense em lugares paradisíacos.

A areia é clara, a água extremamente turquesa e o mar gostoso para nadar. Ou seja, um escândalo! Mas, para chegar em quase todas as praias, você faz uma caminhada que pode durar de 15 a 40 minutos.

A boa notícia é que há muito mais a descobrir em Menorca, além de sol e mar de águas cristalinas. A ilha, habitada há milhares de anos, ainda preserva alguns sítios arqueológicos, tem vida cultural agitada no verão e uma ótima gastronomia.

5. San Sebastián

Perto da fronteira com a França, no Norte da Espanha, está uma cidade de bela paisagem que alçou um status privilegiado no mundo da gastronomia. San Sebastián pertence ao País Basco, e faz valer a pena atravessar o Oceano. Além de ser um balneário delicioso para passear, San Sebastián, chamada de Donostia pelos bascos, tornou-se um destino reverenciado por entusiastas da boa mesa.

A pequena cidade tem dois restaurantes com cotação máxima no guia Michelin. Ou seja, três estrelas concedidas por inspetores que certificam tanto a qualidade do que é servido à mesa quanto o ambiente e o serviço do estabelecimento, além de tantos outros restaurantes de alto nível.

Mas, seja qual for o tamanho do seu bolso e apetite, a cozinha da cidade mais comilona da Espanha não decepciona. Mais de 200 bares de pintxos disputam a atenção, a maioria no centro histórico. Os pintxos, similares às tapas espanholas, são delicadas obras-primas em miniatura.

Vive como os locai e faça uma “maratona”! A tradição do txikiteo consiste em sair de bar em bar atrás dos pintxos, provar um ou dois acompanhados de uma bebida, e seguir ao próximo.

San Sebastian na Espanha

Paisagem de cartão postal

Para perder as calorias, tem que caminhar e praticamente tudo que interessa ver na cidade está ao alcance das pernas. A Playa de la Concha é o principal cartão postal de San Sebastián, que possui ainda outras duas belas praias: a Playa de Ondarreta, mais familiar e a Playa de la Zurriola, mais animada e frequentada pelos surfistas.

A arquitetura também impressiona. Há construções góticas e barrocas, edifícios Belle Époque, cubos futuristas do Centro de Congresso Kursaal e muita agitação em algumas épocas do ano.

Em julho, o agito fica por conta do Festival de Jazz. Em agosto é celebrada a Semana Grande, evento com muita cultura popular. Já em setembro, rola o Festival Internacional de Cinema.

Vantagens de morar em uma das melhores cidades espanholas

A Espanha está entre os países da Europa mais procurados pelos brasileiros para começar uma vida nova. Atualmente, estima-se que mais de 100 mil brasileiros estejam morando em terras espanholas e isso não é à toa.

De norte a sul, há uma imensa riqueza cultural, o clima é bastante agradável, a culinária é incrível. Além disso, o custo de vida é um dos menores da Europa. As cidades são seguras, quem trabalha tem direito ao excelente sistema de saúde público e a língua materna, o espanhol, lembra o português, o que faz com que a adaptação seja mais fácil.

Esses são alguns motivos para viver no país europeu e escolher uma das melhores cidades da Epsanha para morar. Mas, na prática, é preciso muito planejamento e solicitar o visto de permanência para se mudar e viver legalmente na Espanha. Em todos os casos, a solicitação de visto deve ser feita ainda no Brasil.

Alugar casa nas melhores cidades da Espanha para morar

Uma das coisas que você deve considerar antes de vir para Espanha é quanto vai pagar de aluguel e o quanto será difícil alugar um apartamento. Se a ideia é viver sozinho, não se aventure por Madrid ou Barcelona. Somente se tiver muita paciência para ouvir muitos “não” ou for uma pessoa de muita sorte.

Além de difícil, é caro tanto para comprar quanto para alugar. Com algumas comparações conseguimos entender se vale a pena ou não ir viver em uma determinada cidade. O salário anual de Barcelona, em média, é de 26 mil euros. Estamos falando de um bom salário.

Porém, a despesa a anual média do custo de aluguel é de 25 mil euros. A conta não fecha, não é mesmo? Para fechar, é necessário dividir casa com uma ou mais pessoas.

Além disso, Barcelona é uma das cidades da Espanha que os imóveis são mais caros para comprar. Se você quer ir para Espanha viver bem, gastando menos, coloque a região da Galícia na sua lista e vá conhecer as cidades. São menores, mas oferecem qualidade de vida e o custo de vida é inferior as cidades mais procuradas, que são Barcelona e Madrid.

Ajuda para morar na Espanha

Se morar na Espanha é o seu sonho você precisa conhecer o nosso Ebook Como Morar na Espanha. Ele será o seu guia mais completo e aliado na hora de preparar a sua mudança: desde a tomada de decisão, como avisar os familiares, documentos a tratar no Brasil, visto ou cidadania, custo de vida, escolha da cidade, a chegada na Espanha e até a adaptação ao país! Vale a pena garantir essa tranquilidade para realizar o seu sonho da melhor maneira. E boa sorte!

Seguro viagem para as melhores cidades da Espanha para morar

Se você está pensando em morar no exterior, e ficou interessado em conhecer as melhores cidades da Espanha para morar, saiba que o seguro viagem é fundamental para garantir sua segurança e bem-estar. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Se preferir, pode também utilizar o portal Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar cotações aqui no Portal.

Quer ficar por dentro de todas as nossas dicas? Assine nossa newsletter.

Adriana Levis Alambert trabalha como jornalista há mais de 20 anos. Se formou na UniverCidade, no Rio de Janeiro, com pós-graduação em Mídias Digitais e Interativas pelo Senac-Rio e pós graduação em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais pela PUC-Rio. Trabalhou como repórter, apresentadora e editora no Canal Futura, Sportv e na Web TV da Petrobras. Atualmente faz um Master em Direção de Cinema Documental, na Escola de Cine de Barcelona, na Espanha. Também trabalha com turismo, adora viajar, conhecer novas culturas e compartilhar suas experiências.

Artigos relacionados

Como morar na Espanha em 2021: guia para planejar a mudança

Se morar na Espanha é seu sonho, temos uma boa notícia: existem diversas maneiras de morar na Espanha, e com certeza uma é perfeita para você. Saiba como.

Custo de vida na Espanha 2021: quanto você precisa para morar no país

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa alugar um apartamento, as principais contas do mês, mercado, lazer e mais.

Cidadania Espanhola: como conseguir o passaporte europeu

Existem 3 situações em que brasileiros podem ter direito à cidadania espanhola. Conheça o processo para solicitar e quais os documentos necessários.

Profissionais em falta na Espanha: lista de profissões e salários médios

Apesar dos vários anos de crise económica na Espanha e o elevado desemprego, existem profissionais em falta na Espanha. Conheça a lista de profissões.

Visto para Espanha: quais são, custos e como conseguir

Conheça quais os tipos de visto para Espanha. Saiba como e onde requerê-los, quanto custa e quais os documentos necessários para dar entrada no processo.

Validar diploma brasileiro na Espanha: como solicitar

Se você quer morar e trabalhar na Espanha, é provável que precise validar o diploma brasileiro na Espanha para exercer sua profissão. Saiba como aqui.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube