As 7 melhores cidades da Espanha para morar

Espanha  / 

A Espanha é aquele tipo de país que todo turista volta para casa pensando “eu gostaria de morar aqui!” ou já fazendo planos de voltar para visitar mais lugares. Cheio de história e cultura, o país tem muito mais do que bonitas cidades, tem qualidade de vida! Se você está planejando em se mudar para a Espanha, deve estar pensando quais são as melhores cidades da Espanha para morar. Essa é uma das dúvidas mais comuns e vamos te ajudar com a lista das melhores cidades da Espanha, acompanhe!

As melhores cidades da Espanha para viver

7. Granada

Granada é um cidade no sul da Espanha com pouco mais de 230 mil habitantes. A região metropolitana tem meio milhão de moradores e no seu entorno estão as montanhas mais altas da Península Ibérica.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

cidades da espanha granada
A cidade possui monumentos considerados Patrimônio da Humanidade, a Alhambra é um exemplo disso, assim como o jardim de Generalife e o bairro de Albaícin. Para quem gosta de curtir a noite, a cidade tem excelentes tapas em famosos bares.Outros pontos importantes são a Catedral de Granada, o Capilla Real e muito mais.

Para se viver é importante saber que a principal atividade do município espanhol é o turismo, então dominar outros idiomas é sempre um diferencial.

Ainda na dúvida sobre qual país morar? Veja esse artigo sobre morar em Portugal ou na Espanha e tire suas dúvidas.

6. Vigo

A cidade espanhola de Vigo é uma das mais próximas de Portugal. Com quase 300 mil habitantes, Vigo está no meio do caminho entre a fronteira de Portugal e a cidade de Santiago de Compostela.

cidades da espanha vigo
Com uma economia forte, tem como um dos principais motores econômicos a pesca, e o porto da cidade é o principal porto pesqueiro da Europa. Também conta com a fábrica da Peugeot/Citroën e uma indústria de construção naval reconhecida na Europa e no mundo.

Veja como morar na Espanha: tudo o que você precisa para fazer as malas e se mudar para o país.

5. Bilbao

A cidade de Bilbao fica no norte da Espanha, bem perto da fronteira com a França. Com mais de 350 mil moradores, Bilbao tem uma região metropolitana de quase 1 milhão de habitantes.

cidades da espanha bilbao
Conhecida e premiada por seu urbanismo, a cidade espanhola foi reconhecida e já ganhou prêmios por sua arquitetura urbanística de qualidade.

Antigamente o município espanhol era um importante pólo de extração de minérios de ferro, mas na década de 1980 passou a ter como principal fonte de economia o setor de serviços. É sede do banco BBVA e da Iberdrola, grandes empresas reconhecidas mundialmente.

É conhecida porque abriga o Museu Guggenheim, que já valeria a visita até a cidade de Bilbao. Há ainda o Casco Viejo, o Mirador de Artxanda, e os pinchos são a cereja do bolo dessa viagem.

Saiba tudo sobre visitar Bilbao e suas principais atrações neste artigo.

4. Sevilha

A cidade de Sevilha fica no sul da Espanha, bem próxima ao estreito de Gibraltar. Com mais de 700 mil habitantes, a cidade espanhola tem uma área metropolitana de quase 1,5 milhão de moradores.

cidades da espanha sevilha
Com clima agradável o ano todo e uma temperatura média de 18.6ºC, Sevilha é um ótimo lugar para se viver.

A cidade surpreende os visitantes com suas antigas construções e com seus pitorescos bairros. Além disso, Sevilha não desaponta quem gosta de uma boa noite com amigos. Saiba tudo sobre morar em Sevilha aqui.

3. Valência

Valência fica no leste da Espanha e possui 800 mil habitantes. Na costa do Mediterrâneo, a cidade espanhola tem sua economia baseada no turismo, apesar de já ter sido uma cidade industrial no passado.

cidades da espanha valencia
Com praias reconhecidas pelo mundo, Valência se tornou destino turístico de pessoas de diversos países da Europa e do mundo. Já escrevemos aqui como é morar em Valência.

2. Barcelona

cidades da espanha barcelona
Barcelona é a capital da Catalunha e se localiza no nordeste da Espanha. Mundialmente famosa por abrigar o time de futebol mais valioso do mundo, o Barcelona Futebol Clube, a cidade tem 1,6 milhão de habitantes e uma economia baseada na indústria.

É o maior centro industrial da Espanha e a cidade também é reconhecida por sua vida noturna badalada. Saiba como é morar em Barcelona, desde custo de vida e transporte até os melhores bairros para morar.

1. Madrid

cidades da espanha madrid
A capital espanhola Madrid (ou Madri) é a maior cidade da Espanha, tem mais de 3 milhões de habitantes e tudo passa pela capital.

A metrópole cosmopolita abriga pessoas de diferentes nacionalidades uma economia forte, sendo considerada um dos principais centros financeiros mundiais. Para se ter uma ideia, Madrid tem sua produção econômica maior que Moscou, por exemplo.

Leia também como é morar em Madrid.

As cidades da Espanha com melhor qualidade de vida

Se o seu destino é Espanha, porém, ainda não tem certeza para onde vai, pensar em uma das cidades com melhor qualidade de vida na Espanha pode ser uma boa maneira de decidir. Essas cidades não levam em conta apenas a beleza, os pontos turísticos e o patrimônio histórico, mas também os serviços públicos de qualidade, atendimento de saúde e educação, que são considerados ótimos:

  • País Basco;
  • Madrid;
  • Navarra;
  • Cantábria;
  • Barcelona;
  • Estremadura.

Alugar casa em Barcelona e Madrid é mais complicado

Uma das coisas que você deve considerar antes de vir para Espanha é quanto vai pagar de aluguel e o quanto será difícil alugar um apartamento para viver. Se a ideia é viver sozinho, não se aventure por Madrid ou Barcelona. Somente se tiver muita paciência para ouvir muitos “não” ou for uma pessoa de muita sorte.

Além de difícil, é caro tanto para comprar quanto para alugar. Com algumas comparações conseguimos entender se vale a pena ou não ir viver em uma determinada cidade:

  • Por exemplo, o salário anual de Barcelona, em média, é de 26.000€. Estamos falando de um bom salário.
  • Porém, a despesa a anual média do custo de aluguel é de 25.000€. A conta não fecha, não é mesmo?

Para fechar é necessário dividir casa com uma ou mais pessoas.

Veja aqui como é o salário na Espanha: descubra os rendimentos dos espanhóis.

Além disso, Barcelona é uma das cidades da Espanha que os imóveis são mais caros para comprar. Se você quer ir para Espanha viver bem, gastando menos, coloque a região da Galícia na sua lista e vá conhecer as cidades. São menores, mas oferecem qualidade de vida e o custo de vida é inferior as cidades mais procuradas, que são Barcelona e Madrid.

Antes de se mudar, recomendamos fazer uma viagem pela Espanha e conhecer bem as cidades para fazer a sua escolha.

Cidades da Espanha: só de passagem

Você também pode ter dúvidas de onde ir na Espanha, quando pensa em passar pelo país somente como turista.

Realmente, não é fácil escolher entre tantas cidades interessantes. Por isso, selecionamos outras 4 cidades espanholas que “você precisa conhecer”. Nosso conselho? Coloque-as no topo da sua lista.

Córdoba

É conhecida pela grande e imponente mesquita que abriga, e isso é só o começo. A ponte romana, o Mercado Victoria, o Alcazar de los Reys Cristianos, são outras atrações imperdíveis. E, claro, não deixe de experimentar o chá árabe.

Salamanca

Com a sua Plaza Mayor que impressiona cheia de estudantes, é considerada uma cidade universitária. Oferece também uma rica viagem pela gastronomia da Espanha.

Conheça neste artigo as cidades perto de Madrid que merecem a sua visita.

San Sebastián

Está bem pertinho da França e é considerada uma das cidades mais bonitas da Espanha, e muito conhecida graças a Playa de la Concha. Além de ser um bom destino para quem aprecia a boa comida.

Toledo

É uma cidade linda, com um centro histórico de tirar o fôlego, além de abrigar um dos mercados mais bonitos da Espanha. Além disso, ainda tem seu lado moderno, visto na Ciudad de las Artes y las Ciencias.

Quer conhecer melhor o sul da Espanha? Veja 10 destinos imperdíveis.

Veja também o que tem ao redor

Estamos acostumados as longas distâncias entre uma cidade e outra no Brasil. Quando visitamos a Europa, deixamos de conhecer alguns lugares que não estavam no roteiro e que poderiam ser acrescentados de última hora.

Faça uma pesquisa rápida e você vai ver que dá para fazer “bate e volta”, em cidades pequenas e lindas, que estão bem pertinho das grandes cidades da Espanha, há muitas opções! Conheça 20 cidades para fazer uma escapada na Espanha, faça o aluguel de carro e boa viagem!

Agora você já conhece um pouco mais das melhores cidades da Espanha, pode decidir, de acordo com o seu estilo de vida, a melhor cidade para morar na Espanha. Faça uma análise e um balanço de prós e contras e se jogue, morar na Espanha vai mudar sua vida!

É necessário Seguro Viagem para Espanha? Sim, é obrigatório, saiba como contratar o seu.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.